A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E AS MÚLTIPLAS VOZES DAS PARTEIRAS DE
COMUNIDADES TRADICIONAIS DO NORDESTE DO PARÁ, AMAZÔNIA
BRASILEIRA
Interdisciplinaridade; Parteiras Tradicionais; Saber-Fazer; Representação Social; Amazônia.
A presente pesquisa é o resultado de estudos teóricos e de campo constituída entre março de 2021 a fevereiro de 2024 do Curso de Mestrado do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia da Universidade Federal do Pará, em que traz à tona como objeto de debate o saber-fazer do partejar por parteiras tradicionais à luz da Representação Social. Ainda, a pesquisa é alicerçada na área da interdisciplinaridade, em que os elementos da Antropologia, da Etnografia, da Psicologia Social e da Sociologia Comunitária se intercruzam para identificar, descrever e analisar a temática em questão. Objetivou-se, portanto, analisar a representação social e as múltiplas vozes das parteiras tradicionais, suas identidades, aprendizagens, seus saberes, seus ritos, cuidados e sua relação com os cuidados preventivos e curativos para com as parturientes e recém-nascidos da comunidade de Fernandes Belo, município de Viseu, nordeste do Pará, costa amazônica brasileira. A princípio, o referencial teórico deste estudo está assentado em Moscovici (1978; 2001; 2012), Jodelet (1989; 1991), Schweickardt (2020), Brasil (2010; 2012; 2020), Diegues (2000, 2001, 1999), Morin (1986), dentre outros. Metodologicamente, a pesquisa tem como base o método da Representação Social que se assenta na abordagem qualitativa. Os procedimentos técnicos utilizados são a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Quanto aos instrumentos usados na coleta de dados, utilizou-se a entrevista com o uso de um roteiro com perguntas semiestruturadas, o caderno de campo, a máquina fotográfica e o gravador de voz. O processo analítico tomou como base a Análise de Conteúdo (AC) para tratar e interpretar as informações coletadas a partir dos diálogos entre pesquisador e entrevistadas, e, por meio da AC chegou-se a categorização em três eixos: Saberes da Representação; Contextos, Sentidos e Saberes, e; Valores e Atitudes. Foram selecionadas três parteiras denominadas como Murtinha, Cheiro de Jirau e Barbatimão, ambas reconhecidas pela comunidade como as mais referenciadas. Os principais resultados revelaram que os saberes da representação das parteiras está diretamente ligado ao processo de experimentação a partir de observações no partejar e o ofício é atribuído ao “dom” recebido; ademais, os contextos, sentidos e saberes estão diretamente estão vinculados ao processo de conhecimentos cotidianos e locais, assim como ao contexto amazônico por meio de ervas medicinais e rezas; no que concerne aos valores e atitudes mantém como princípio o de servir as parturientes sem desejo de algo em troca, todavia, apresentam insatisfação para o poder público em não reconhecê-las como agentes públicas da saúde. Conclusivamente, pode-se enumerar que o saber-fazer das parteiras é reconhecido pela comunidade de Fernandes Belo e as representações sociais demonstram que os saberes tradicionais das parteiras são estreitamente apreendidos por experienciar por meio de familiares ou “dons” recebidos e acessados pelas parteiras com seus ritos e rituais próprios e, que seus saberes são implementados com os recursos disponíveis no meio ambiente amazônico.