SABERES E TRADIÇÕES INDÍGENAS DA AMAZÔNIA: O Imaginário das Crianças Assurini do Trocará-Tucuruí /Pa.
Assurini do Trocará. Crianças. Imaginário. Indígena.
O Brasil é um país mergulhado em um mosaico cultural, onde 60% do seu território constitui a Amazônia Legal. Além de ser um espaço geográfico, também é político e social formado por imaginações, ideologias e diferentes sujeitos. Entre estes, os indígenas, distribuídos por todo o território brasileiro, porém é na Amazônia que estão a maioria desses povos. Este estudo analisa a estreita relação entre a natureza e os saberes na construção do imaginário das crianças indígenas da aldeia Trocará. A teoria do imaginário ganhou notoriedade no percurso do século XX, sendo foco de diferentes campos de conhecimento; para esta pesquisa compreender o imaginário correspondente aos aspectos insondáveis do ser humano que produz os condicionantes psíquicos e sociais, importantes para a criatividade da imaginação (RUÍZ, 2020). A trajetória metodológica seguiu uma abordagem qualitativa com a coleta de dados realizada por meio de entrevista do grupo focal de imagens artística, realizada junto a 10 crianças, discentes da Escola Wararaawa Assurini, onde foi estimulada a produção de desenhos com o intuito de materializar seus imaginários. Esta pesquisa tem caráter interdisciplinar e faz parte da linha de pesquisa narrativas, memórias e imagens na Amazônia. Durante a pesquisa, foi observado que a criança Assurini introjeta mentalmente a imagem percebida na natureza, as narrativas dos anciãos e demais membros da aldeia, que por sua vez, solidificam seus imaginários durante o processo de socialização.