NARRATIVAS DE UMA ESCOLA NO ESPAÇO DO MANGUEZAL: PESCANDO SABERES NA CULTURA DOS ALUNOS E ALUNAS DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
SABERES TRADICIONAIS, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, AMAZÔNIA.
Ao considerar os saberes tradicionais de uma comunidade local da área costeira, localizada na comunidade em Ajuruteua, no município de Bragança do Estado do Pará, nordeste paraense. Foi criada a partir dos questionamentos vivenciados em sala de aula, uma cartilha de alfabetização e letramento, composta por variados temas relacionados a natureza e a conservação das memórias da comunidade, narradas pelo pescador e cordelista Manoel Ramos. A cartilha foi constituída por vinte e seis cordéis de A à Z, descritas em cada estrofe os detalhes dos conhecimentos e vivências da comunidade aos aprendizes, utilizadas como um material didático- pedagógico complementar em sala de aula. Diante disto questiona-se: quais resultados poderão ser alcançados com a cartilha “Pescando Saberes” em uma turma do Ensino Fundamental da Escola Município? Será que ela atende as necessidades dos alunos e das alunas da turma em questão? Quais seriam os saberes ecológicos que podem ser trabalhados? O que a cartilha representa para estes alunos e alunas? A pesquisa ocorreu na Escola Municipal Domingos de Sousa Melo, localizada na comunidade do Vila do Bonifácio, em uma turma do 5º ano/9 composta por dezenove (19) alunos/as e dois (02) professores da modalidade Educação Jovens e Adultos lotados na referida escola. O percurso metodológico foram a aplicabilidade de um pré-teste, direcionando três professores (convidados e a pesquisadora) a elaborar uma sequência didática a partir da análise das respostas dadas pelo aprendizes e finalizamos a coleta de dados com a aplicabilidade do pós-teste para analisar os resultados que permitissem: I)Identificar as áreas de conhecimentos que podem ser trabalhadas a partir da cartilha; II) Avaliar a representatividade dos saberes ecológicos locais para alunos e alunas do ensino fundamental de comunidades pesqueiras da Amazônia oriental. III) visibilizar os resultados que a Cartilha “Pescando Saberes” tem no processo de letramento.