O IMAGINÁRIO INFANTIL: A IMAGEM DOS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS NA IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS EM TUCURUÍ-PA
Assuriní do Trocará. Crianças. Imaginário. Indígena e não indígena.
Este estudo, realizado junto às crianças indígenas e não indígenas do sudeste paraense, município de Tucuruí-PA, apresenta uma reflexão acerca do imaginário infantil, cujo objetivo geral foi o de analisar as imagens dos indígenas e não indígenas na imaginação das crianças em dois contextos culturais: indígenas da aldeia Trocará e não indígenas da zona urbana. Para isso, os objetivos específicos estabelecidos foram: selecionar as narrativas orais das crianças (indígenas e não indígenas) na singularidade de suas narrativas, oriundas de seus imaginários; descrever as narrativas das crianças da zona urbana e da aldeia Trocará; e interpretar essas narrativas imaginárias a partir de uma abordagem interdisciplinar sobre a teoria do imaginário, com ênfase em Vygotsky (2009); Laplantine e Trindade (2017); Sartre (1996); Maffesoli, (2001); entre outros elencados no percurso do estudo. A trajetória metodológica seguiu pela abordagem qualitativa com a técnica de entrevista do grupo focal junto a 20 crianças, alunos e alunas da Escola de Ensino Fundamental Municipal Francisco de Assis e Escola Wararaawa Assurini, onde foi estimulado a produção de desenhos e apresentação em painel, com o intuito de materializar seus imaginários. Os registros fotográficos, as fontes bibliográficas e orais, também compõem o arcabouço metodológico. Esta pesquisa, realizada com crianças, é justificada por ajudar no entendimento do contexto social, cultural e histórico nos loci pesquisados.