LETRAMENTO LITERÁRIO INFANTIL: LITERATURA, ENSINO E BNCC NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO NORDESTE PARAENSE
Educação Infantil; Literatura para crianças; BNCC; Letramento literário
O letramento literário infantil tem-se mostrado como caminho promissor para uma educação plena, humanizadora e cidadã, metas educacionais evocadas por variados documentos que versam sobre educação, especialmente pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o mais recente documento normativo educacional. Cientes dessa realidade, propomo-nos analisar práticas educacionais de acesso à literatura na infância por meio de estudo de campo a ocorrer na unidade de ensino infantil público Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Doutor Simpliciano Fernandes de Medeiros Junior, na cidade de Bragança, nordeste paraense, diante de antecipados estudos bibliográficos que norteiam a questão. Objetivamos contribuir aos estudos acerca do letramento literário infantil bem como propor caminhos metodológicos de letramento literário possíveis à realidade paraense. Norteiam nossos estudos: COELHO, Nelly Novaes (2010); COSSON, Rildo (2006); ZILBERMAN, Regina/ LAJOLO, Marisa (1993), dentre tantos outros estudiosos sobre educação, literatura e infância