REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE INFÂNCIA E NATUREZA: UM DIÁLOGO COM CRIANÇAS DA COMUNIDADE FAZENDINHA, NA AMAZÔNIA BRAGANTINA
representações sociais, criança, Amazônia.
Esse estudo analisar as representações sociais das crianças da comunidade fazendinha sobre a infância e a natureza e como estas reverberam nos modos de vida que a infância amazônica constrói com a natureza. O referencial teórico-metodológico baseia-se na tríade dialógica, Alter-Ego-Objeto de Marková (2006). Assim, para atender os objetivos proposto, a coleta dos dados foi organizada a partir do campo representacional: onde as crianças estão expostas? O que sabem? E os processos dialógicos que revelam as reverberações entre passado, presente e futuro das representações sociais, desenvolvido a partir dos instrumentos de coleta: observações, entrevistas e elaboração de desenhos. Desse modo, para a organização do campo de análise e em um processo de materializar do ponto de vista teórico-metodológico destacou-se os seus elementos constitutivos: Alter-Ego-Objeto configurando dessa forma três dimensões de analise, e em cada dimensão se destacar análise do discurso influenciado por Lefevre Lefevre (2012). Os resultados para efeito de qualificação ainda se encontram em construção. Entretanto, pretendo apresentar esses resultados a partir do campo representacional constituído pela tríade dialógica, que estão organizados em três dimensões: Onde as crianças estão expostas; O que sabem; e por fim os processos dialógicos que revelam as reverberações entre passado, presente e futuro das representações sociais.