SABERES NEGRO-ÍNDIO: RELAÇÕES ENTRE PLANTAS E ROÇAS DOS QUILOMBOLAS DE ITAMOARISABERES NEGRO-ÍNDIO: RELAÇÕES ENTRE PLANTAS E ROÇAS DOS QUILOMBOLAS DE ITAMOARI
Quilombo Itamoari. Negros-Índios. Saberes-fazeres. Plantas/sementes
Este trabalho tem o intuito de colaborar com a comunidade de Itamoari que fica localizada no nordeste paraense do município de Cachoeira do Piriá. Nesse sentido o quilombo de Itamoari é formado por negros e indígenas, sendo que a união desses dois saberes culturais ajuda no desenvolvimento e crescimento social e econômico. Dessa maneira, esse estudo, busca compreender como se produz os saberes das roças na relação entre Índios e negros no quilombo de Itamoari. Como os saberes e fazeres são repassados pelos mais velhos, para os mais novos quilombolas, uma vez que essas práticas são repassadas por meio da oralidade, e por meio do que eles denominam de dons, reza e saberes espirituais. Assim, os relatos aqui apresentados são fundamentais para compreendermos melhor como se deu o processo de criação do quilombo, bem como a formação de algumas famílias mais antigas da comunidade, por meio de casamentos entre indígenas e negros. Percebemos na pesquisa inicial que os moradores de Itamoari utilizam a prática de subsistência familiar, quer na caça, na pesca e também na coleta, obedecendo sempre regime da natureza, relacionado com o ciclo da lua, as vazantes e enchentes do rio. Tanto, os aportes teóricos que norteiam este trabalho, Antônio Bispo (2015, 2021), Conceição Evaristao (2006), Thompson (2012), Ricoeur (2913) e dentre outros a qual contribuíram de forma direta e indireta para as reflexões e entendimentos. A pesquisa metodológica será desenvolvida por meio do método etnográfico, com observação participante, entrevista e relatos orais. Considero esse trabalho de suma importância para entendermos como se produzem as relações entre negros e índios na formação de quilombos na Amazônia, tendo o quilombo de Itamoari como exemplo desses processos históricos, mas também para elucidarmos a centralidade da terra no debate acerca dos saberes quilombolas.