PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DA INFÂNCIA AMAZÔNIDA (E DA AMAZÔNIA!) NA TRILOGIA TAINÁ
Mídia, Infância Amazônida, Processos de Subjetivação, Currículo
O objetivo principal deste estudo é discutir as representações que os filmes da trilogia Tainá apresentam para o público infantil sobre o território amazônico. Nesse caminho tomamos como objeto de estudo os filmes de ficção: Tainá – Uma Aventura na Amazônia, lançado em 2000, Tainá 2 – A aventura continua, lançado em 2004 e Tainá – A origem, lançado em 2013. Como objetivos específicos, pretendemos: i) Mapear os discursos sobre a Amazônia presentes na trilogia Tainá; ii) Problematizar a representação de infância amazônida que nos é apresentada; iii) Verificar como a dispersão desses discursos se materializa no currículo escolar. Escolhemos esse corpus uma vez que essa trilogia é voltada para o público infantojuvenil, foi produzida no contexto amazônico e é reconhecida mundialmente, alcançando grande sucesso de bilheteria para o cinema nacional. Em paralelo a isso, os filmes divulgam informações e representações da Amazônia e dos modos de vida da infância indígena. Além disso, a história de Tainá tem sido utilizada por profissionais da educação como um recurso didático pedagógico. Diante disso, percebe-se a importância que essa obra cinematográfica assume e as possibilidades de estudos que emergem daí e que nos movem no sentido de desenvolver análises que nos permitam discutir e problematizar o universo de significados que colocam em circulação.