A PRESENÇA DO GÊNERO EXEMPLUM EM NARRATIVAS ORAIS BRAGANTINAS
O projeto “Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense” (IFNOPAP) criado em 1995, pela professora Maria do Socorro Simões, apresenta uma série de histórias que em sua grande maioria possui um viés ou influências de mitos da região. O IFNOPAP que, a princípio, tinha o objetivo de mapear e registrar histórias, mitos e lendas da população amazônica, acabou por ir além, subsidiando pesquisas em diversas áreas, dentre elas, a antropologia, a literatura e até a filosofia. A busca por este mapeamento levou o projeto para diversas cidades no Estado do Pará, inclusive à Bragança. Nesta, as narrativas foram reunidas numa coletânea intitulada Um portal para Bragança e foram postas numa mídia eletrônica. Essa foi, então, a maneira de se colocar disponibilizadas as narrativas coletadas em Bragança, haja vista que, não houve publicação impressa1 como em outras cidades em que o IFNOPAP visitou. O CD-room foi, assim, o melhor modo de se projetar o acervo de narrativas coletadas para que não fosse esquecidas ou mesmo perdidas.
O projeto “Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense” (IFNOPAP) criado em 1995, pela professora Maria do Socorro Simões, apresenta uma série de histórias que em sua grande maioria possui um viés ou influências de mitos da região. O IFNOPAP que, a princípio, tinha o objetivo de mapear e registrar histórias, mitos e lendas da população amazônica, acabou por ir além, subsidiando pesquisas em diversas áreas, dentre elas, a antropologia, a literatura e até a filosofia. A busca por este mapeamento levou o projeto para diversas cidades no Estado do Pará, inclusive à Bragança. Nesta, as narrativas foram reunidas numa coletânea intitulada Um portal para Bragança e foram postas numa mídia eletrônica. Essa foi, então, a maneira de se colocar disponibilizadas as narrativas coletadas em Bragança, haja vista que, não houve publicação impressa1 como em outras cidades em que o IFNOPAP visitou. O CD-room foi, assim, o melhor modo de se projetar o acervo de narrativas coletadas para que não fosse esquecidas ou mesmo perdidas.