RELIGIOSIDADES AFRO-AMAZÔNICAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AFRORRELIGIOSOS DO MOVIMENTO ATITUDE AFRO-PARÁ SOBRE AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO RELIGIOSO (2015-2020)
Religiosidade Afro-brasileira. Racismo Religioso. Movimento Afrorreligioso. Movimento Atitude-Afro Pará
Esta pesquisa analisa as representações sociais de afrorreligiosos do Movimento Atitude Afro-Pará sobre as ações de enfrentamento ao racismo religioso no período de 2015 a 2020. O objetivo principal desta pesquisa é analisar as representações sociais de afrorreligiosos do Movimento Atitude Afro-Pará sobre as ações de enfrentamento ao racismo religioso na área Metropolitana de Belém, especialmente nos municípios de Belém e Ananindeua, considerando que a maior parte das ações desenvolvidas pelo Movimento Atitude-Afro Pará concentram-se nesses municípios. A pesquisa baseia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS) com base em Serge Moscovici e Denise Jodelet para compreender o conhecimento de afrorreligiosos do Movimento Atitude-Afro Pará sobre as ações de enfrentamento ao racismo religioso. O referencial teórico baseia-se em Wanderson Flor do Nascimento, Ariadne Basílio de Oliveira para a discussão sobre racismo religioso. Para a incursão sobre as ações de enfrentamento, utilizou-se os estudos de Maria da Glória Gohn, José Bernardo Toro e Nísia Maria Duarte Werneck, entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois estabelece um canal consistente com pessoas, fatos e locais visando compreender seus sentidos e significados. Para a geração dos dados utilizou-se o questionário e a entrevista semiestruturada com 06 (seis) afrorreligiosos do Movimento Atitude-Afro Pará, aplicados de forma online devido o contexto de pandêmico da COVID-19. O Questionário foi enviado por meio de aplicativos de mensagens (Whatsapp), com intuito de obter o perfil socioeconômico, a formação educacional e étnico/racial de afrorreligiosos sobre o racismo religioso a partir da Tridimensionalidade das representações sociais, a saber: Informação, Atitude e Imagem com base em Serge Moscovici. Para análise do estudo optou-se pela técnica de análise de conteúdo com base em Laurence Bardin e Laura Franco a partir das fases: pré-análise, exploração do material e tratamentos de resultados. Na fase da pré-análise realizou-se a leitura flutuante dos materiais e destacou-se as mensagens que expressavam entendimentos sobre racismo religioso, formas e tipos de ações de enfrentamentos. A fase exploratória foi realizada com auxílio do Programa IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), com vista a identificar os elementos constitutivos das representações sociais relacionadas ao racismo religioso e as ações de enfrentamento. Os resultados revelam que as representações sociais dos afrorreligiosos compreendem o racismo religioso como crime e as diversas formas de violência, sejam elas físicas ou simbólicas, presente no cotidiano. Em reposta a essas violências as ações de enfrentamento ao racismo religioso são desenvolvidas por meio de ações educativas, processos legais e também comunicativas a medida que buscam informar a população e integrar a comunidade afrorreligiosa no atendimento de demandas e questões desde apoio psicológico e materiais. Conclui-se que as ações de enfrentamento ao racismo religioso desenvolvida por coletivos como Movimento Atitude-Afro Pará surgem como resposta ao agravamento das situações de violências e violações sofridas pelos afrorreligiosos. O Movimento Atitude-Afro Pará busca ser uma referência no direcionamento das ações, porém, de maneira horizontalizada e articulada com diversos setores da sociedade aliados na luta por liberdade religiosa e antirracista.