Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLAUDIA GADELHA DA SILVA

DISCENTE: ANA CLAUDIA GADELHA DA SILVA
DATA: 30/12/2023
LOCAL: Campus de Bragança-PA UFPA

O LÉXICO DO RITUAL DA FESTA DA MENINA- MOÇA DO POVO TEMBÉ-TENETEHÁRA: UMA PROPOSTA DE VOCABULÁRIO.

Palavras-Chave: Rito da Menina-Moça; Povo Tembé-Tenetehára; Léxico e cultura. Vocabulário

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Línguas Indígenas

A presente pesquisa insere-se no campo dos estudos do léxico e tem como proposta a elaboração de um vocabulário ilustrado bílingue referente a elementos que fazem parte da etapa final do rito da Festa da Menina-Moça do povo Tembé-Tenetehára. Esse povo vive em aldeias localizadas na região do Gurupí e na região do Guamá, no estado do Pará. A língua Tembé, como tantas outras línguas indígenas brasileiras, necessita de ações que reforcem sua manutenção e continuidade. Este trabalho vai ao encontro dessa necessidade. Assim, por meio do levantamento e registro do léxico da Festa da Menina-Moça, rito ainda praticado pelo povo, pretende-se prover material que sirva ao ensino da língua Tembé nas escolas indígenas em uma proposta que integra língua e cultura. Realizamos pesquisa de campo junto ao povo Tembé-Tenetehára da Aldeia Sede, na região do Guamá. Além disso, recorremos a estudos sobre esse povo a partir de autores como Wagley e Galvão (1961), Gomes (2002), Sales (2000), e Ponte (2014). Para o estudo relacionado à língua, consultamos as obras de Silva (2010) e de Duarte (2007). No que diz respeito à cultura, temos como base teórica Laraia (1932), Gomes (2017) e Diniz (1984). Para aprofundar o estudo sobre rito de Passagem, tomamos como referência Gennep (1997), Furtado e Pilletti (2022), Rangel (1999) e Chevalier e Gheerbrant (1906). Para compreender o estudo no campo do léxico, utilizamos as obras de Biderman (2001), Caldas (2009), Faulstich (1995) e Polguére (2018). Compreendemos que o registro do léxico das manifestações culturais de um povo contribui para a preservação da cultura e da língua, principalmente nos contextos em que língua e cultura demandam esforços para permanecerem ativas.

Presidente - 1639552 - TABITA FERNANDES DA SILVA
Interno - 1705980 - SILVIA HELENA BENCHIMOL BARROS
Externo ao Programa - 2432746 - MARCIA GORETTI PEREIRA DE CARVALHO
Externo à Instituição - ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO