Banca de DEFESA: VIVYANNE RIBEIRO DAS MERCES NEVES

DISCENTE: VIVYANNE RIBEIRO DAS MERCES NEVES
DATA: 11/06/2024
LOCAL: Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança (CBRAG/UFPA)

REPRESENTAÇÕES EM CULTURA MATERIAL ESCOLAR: o estado do conhecimento nas dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Estado do Pará – (2013 - 2021)

representações; cultura material escolar; interdisciplinaridade; Estado do Pará.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

As investigações sobre as representações em cultura material escolar têm se destacado no cenário brasileiro devido à diversidade de objetos existentes no cerne das instituições educativas. Neste estudo, identificou-se que a produção e o uso dos artefatos escolares no Estado do Pará, possuem relações internacionais com a Itália, França e Inglaterra. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi o de analisar as representações em cultura material escolar produzidas nas dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UEPA e UFPA, no período de 2013 a 2021. A questão problema traz o seguinte questionamento: Quais representações em cultura material escolar são identificadas nas dissertações e teses nos PPGED da UEPA e UFPA, no período de 2013 a 2021? Os autores que balizam a análise, são da Nova História Cultural e História da Educação, com enfoque na Cultura material escolar, são eles: Chartier (1990,1991); Burke (2005); Hunt (2001); Pesavento (2008); Bencostta. (2013); Castro (2011; 2013), Benito Escolano (2017); Felgueiras. (2005); Julia (2001); Chaloba (2007); Vidal (2005); dentre outros autores. O percurso metodológico da pesquisa se insere pela Abordagem da Nova História Cultural (NHC) fazendo nexos com a História da Educação. Tem como instrumentos de pesquisa o uso do Estado do Conhecimento que possibilitou a identificação de vínculo de cada produção (UEPA e UFPA). Ressalta-se que efetuei esse mapeamento nos sites dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UEPA e UFPA, os quais disponibilizaram todas as produções científicas, referente ao meu objeto de pesquisa. A técnica de análise dos dados foi operada pela epistemologia dos modos de ver, alicerçadas com os conceitos basilares das representações teórica de Chartier (representações, as práticas e as apropriações), elas permitiram a construção das representações em cultura material escolar trazendo à tona as categorias dos sujeitos escolares, artefatos escolares e instituições escolares. Nos resultados identifiquei 04 dissertações no PPGED/UEPA e 01 dissertação e 05 teses no PPGED/UFPA, totalizando a análise de 10 produções científicas. Diagnostiquei inúmeras representações de cultura material escolar nas dissertações e teses: representações de civilidade e avanço do desenvolvimento do Estado nacional; representações religiosas; a de instruir as crianças como futuro cidadão republicano; as representações para formação patriótica; as representações de valores morais, culturais e educacionais; a de preceitos modernos e republicanos; as representações evangelizadoras e críticas emancipatórias; as representações de civilidade cristã. Tais representações só foram possíveis de serem interpretadas pela identificação da heterogeneidade presente no quadro de tipologias de materiais escolares, cultura material escolar, nas instituições educativas, são eles: as indumentárias; materiais de higiene; materiais de limpeza; materiais visuais, sonoros, e táteis para o ensino; materialidade de escrita; materialidades de Escrituração/Organização da escola; materialidade de Honrarias; materialidades de leitura; mobília escolar; ornamentos; prédios e casas escolares (Arquitetura escolar) e trabalho dos alunos. Por fim, analisei que a diversidade desses artefatos nas instituições escolares permitiu a compreensão da cultura material em perspectivas interdisciplinares, pois, os artefatos situam-se nas áreas de Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

Presidente - 2871989 - ROGERIO ANDRADE MACIEL
Interno - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Externo ao Programa - 255.909.103-82 - CESAR AUGUSTO CASTRO - UFMA
Externo à Instituição - MARGARIDA MARIA PEREIRA DOS SANTOS LOURO DE FELGUEIRAS