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Banca de DEFESA: JAMERSON LOPES VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMERSON LOPES VIEIRA
DATA: 31/05/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança (CBRAG/UFPA)
TÍTULO:

CULTURA MATERIAL DO MÉTODO BIOENERGÉTICO DAS TERAPEUTAS E A PROPOSIÇÃO DO CURRÍCULO INTERCULTURAL NA AMAZÔNIA CAPANEMENSE


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura material; método bioenergético; currículo intercultural, terapeutas; interdisciplinaridade.


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A busca pela medicina alternativa com o uso das práticas terapêuticas e a produção de remédios fitoterápicos e da zooterapia tem crescido no cenário brasileiro, devido a procura, o consumo dos remédios naturais e a ampliação das instituições que efetuam o diagnóstico e tratamento pelo método bioenergético. Nesta pesquisa, o corpo faz parte do universo material, enquanto parte constitutiva da própria corporalidade, intrínseca numa relação exterior e nas relações de interação dinâmica, entre os elementos dos objetos, que se constituem nas diferentes produções de saberes: os saberes do corpo, saberes da cura, saberes dos males do corpo e da bioenergia. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender a cultura material do método bioenergético das terapeutas enquanto proposição do currículo intercultural para a Educação de Jovens e Adultos na Amazônia Capanemense. A questão problema traz o seguinte questionamento: Como os artefatos culturais do diagnóstico e tratamento no espaço Bioenergético são produzidos, usados e apropriados pedagogicamente pelas terapeutas, enquanto constituinte de uma cultura material do bioenergético, contribuem aos sujeitos e a educação na Amazônia Capanemense enquanto proposição do currículo intercultural na Educação de Jovens e Adultos? Os referenciais teóricos estão articulados: a) a epistemologia das práticas culturais cotidianas; b) o campo conceitual da cultura material; c) o Currículo Intercultural; d) as práticas terapêuticas de alternativas/saúde popular, são eles: a) Certeau (2014), Certeau; Giard e Mayol (2013); b) Miller (2013), Rede (2003;1996), Dohmann (2013; 2017) e Funari e Carvalho (2008); c)  Moreira e Candau (2007, 2008), Lopes e Macedo (2011) e d)  Barth (2000), Tavares (2012) e Barbieri (2018), dentre outros autores. A metodologia traz como abordagem, a Nova História Cultural – NHC, com o uso da pesquisa documental, usando as seguintes fontes de pesquisa: o caderno de patologias, constituição das Irmãs do Preciosíssimo Sangue, Jornal de Capanema, a patente do método bioenergético e a ficha de controle dos pacientes. A pesquisa de campo possibilitou o uso do roteiro de entrevistas semiestruturadas com as 04 sujeitas terapeutas no espaço do bioenergético e outros 02 interlocutores. A técnica de análise dos dados tem como base as estratégias, táticas e a epistemologia das práticas culturais em Certeau em diálogo com a construção do currículo intercultural em Freire (1996), Santomé (2011) e Candau (2008), Oliveira (2015) e Fleuri (2006). Nos resultados constatou-se, que as práticas relacionadas ao método enfrentaram desafios e controvérsias, como denúncias por parte de órgãos reguladores da medicina, sendo necessário que o Padre Renato Barth (disseminador da prática entre os países da América do Sul), apresentasse sua defesa, argumentando que o método possui validade e está ancorado nas práticas terapêuticas da medicina tradicional. As terapeutas produzem 25 fitoterápicos para o tratamento, deles optou-se pela produção da pomada universal por possuir saberes da fitoterapia e da zooterapia. Os objetos se articulam na seguinte tríade: o espaço do bioenergético, as sujeitas terapeutas e suas respectivas materialidades, são eles: o prédio, corpos, objetos eletromagnéticos, objetos de proteção individual e assepsia, mobílias; objetos de escrita, indumentárias, objetos de armazenamento e de corte, objetos regionalizados e industrializados. A produção do Currículo Intercultural para a EJA da 1ª e 2ª etapa na Amazônia Capanemense foi construída por áreas de conhecimentos associados aos diferentes componentes curriculares. Por fim, o método bioenergético possibilitou a produção de uma cultura material bioenergética em perspectivas interdisciplinares. Na grande área de Ciências Biológicas (Biodiversidade), na Área de Ciências da Saúde (Nutrição, Saúde Coletiva, Educação Física), na área de Ciências Humanas (Antropologia e Arqueologia/artefatos, Relações Internacionais, Educação/Currículo e História) e na Área de Matemática/Estatística (Fitoterápicos de Tratamento). 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2871989 - ROGERIO ANDRADE MACIEL
Interno - 1331081 - SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - DIANA GONÇALVES VIDAL
Externo à Instituição - IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 28/05/2024 09:21
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