Uma análise do método proposto por Popper para a ciência e de sua possível aplicação ao ensino da Filosofia
Método, Ciência, Ensino e Filosofia.
O objetivo deste trabalho é examinar se o método que Popper propõe para a ciência pode ser aplicado ao ensino da Filosofia. Trata-se de uma questão relacionada à educação e em particular a forma de se ensinar filosofia. Entretanto, tal problemática não está desvinculada de sua teoria da ciência, uma vez que o objeto de nossa análise é o método que ele propõe para a ciência. Nossa pretensão é mostrar que tal método, com algumas adaptações, pode se mostrar um procedimento eficaz para suscitar a reflexão filosófica, na medida em que possibilita não apenas a problematização, mas também a discussão critica das soluções propostas. De modo a analisar a viabilidade de utilizarmos de tal método no ensino da Filosofia, nosso estudo tomou como ponto de partida a análise desse procedimento. Procuramos mostrar que Popper critica e recusa a indução como método da ciência e propõe como alternativa, o de conjecturas e refutações. Elucidamos a natureza de tal procedimento, suas etapas, bem como, o método que ele sugere para a Filosofia, que tem certas similaridades com aquele. Posteriormente, o trabalho irá se voltar para algumas reflexões de Popper sobre a pedagogia. Nossa pretensão é mostrar que o método que ele propõe para a ciência vincula-se a uma concepção de aprendizagem que valoriza a problematização, a busca de solução e a crítica.