Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO TOBIAS AKIM SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIO TOBIAS AKIM SANTOS
DATA: 26/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 2 do Mestrado em Filosofia
TÍTULO:

A coisa em si: solução ou aporia para a refutação do idealismo?


PALAVRAS-CHAVES:

Coisa em si. Refutação ao idealismo. Teoria do conhecimento.


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO:

O presente trabalho tem como problemática o conceito de coisa em si e sua relação com a refutação do idealismo nas edições A e B da Crítica da razão pura de Kant, cujo objetivo principal é dialogar sobre a suficiência ou insuficiência (aporia) da solução apresentada pelo filósofo ao problema do idealismo, no que diz respeito à existência dos objetos externos. Assim, buscaremos responder as seguintes questões: como é feita a ligação do incognoscível ao cognoscível? Kant fundamenta de forma suficiente o conceito de coisa em si? Quais as diferenças e semelhanças das refutações A e B da CRP? Os argumentos de Kant com base no conceito de coisa em si são suficientes para superar a filosofia idealista tradicional?
Deste modo, a postura a ser tomada neste trabalho consiste em buscar provas de que os argumentos de Kant são suficientes para a demonstração de que os objetos não são como sonhos ou ilusões, e que os conceitos de fenômeno e coisa em si, são suficientes para justificar a existência do mundo externo, garantindo assim a refutação do idealismo como um conjunto complementar de argumentos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 327853 - AGOSTINHO DE FREITAS MEIRELLES
Presidente - 1152682 - LUIS EDUARDO RAMOS DE SOUZA
Externo à Instituição - OLAVO CALÁBRIA PIMENTA
Interno - 327411 - PEDRO PAULO DA COSTA COROA
Notícia cadastrada em: 01/08/2016 18:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2