FRIEDRICH NIETZSCHE E JOHN COLTRANE: A manifestação das pulsões apolínea e dionisíaca na improvisação musical do Jazz
tragédia; música; pulsões; improvisação; jazz.
Esta pesquisa tem por objetivo mostrar, através da análise abordada em O Nascimento da Tragédia, que a improvisação musical praticada na música instrumental de orientação jazzística é passível de ser pensada como o resultado do emparelhamento das pulsões apolíneo e dionisíaco. Friedrich Nietzsche é o autor principal a ser pesquisado a partir de sua obra O Nascimento da Tragédia; a primeira obra do então jovem Nietzsche. Ela inaugura um vasto legado que vai perdurar nas décadas seguintes do Séc. XIX, marcando o início de um filosofar sem precedentes e o ponto de partida de sua filosofia. Portanto, ao tomarmos por base essas breves considerações aqui expostas, pretendemos desenvolver o estudo e a pesquisa a ser apresentada de forma dissertativa, a qual será complementada adotando as demais obras do filósofo alemão, além de O Nascimento da Tragédia, à pesquisa bibliográfica das outras obras de Nietzsche entre elas: Os Escritos Preparatórios: O Drama Musical Grego, Sócrates e a Tragédia e A Visão Dionisíaca do Mundo; Richard Wagner em Bayreuth; Ecce Homo; A Gaia Ciência; Humano, Demasiado Humano; Crepúsculo dos Ídolos; O Caso Wagner e Nietzsche contra Wagner, além das anotações e as cartas em que Nietzsche trata da música, ademais far-se-á a consulta de trabalhos dissertativos de pesquisadores que se dedicaram ao estudo filosófico sobre a relação entre a filosofia de Nietzsche e a música. Ademais, pretende-se expor uma análise de uma das obras jazzísticas mais importantes na historiografia do jazz – A Love Supreme, gravada em 1964 por John Coltrane, com a finalidade de ser envolvida nesta pesquisa para exemplificarmos a relação entre as pulsões. Desse modo, além de Friedrich Nietzsche, como interlocutor no estudo e reflexão filosófica na música, o saxofonista John Coltrane, conhecido mundialmente nos anos 60 do séc, XX e de grande influencia na geração de músicos de jazz que vieram posteriormente e por sua influência na estruturação da improvisação musical. A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa é a de abordagem exploratória, por buscar aproximar-se com o fenômeno identificado: a relação entre o pensamento filosófico abordado por Friedrich Nietzsche no Livro O Nascimento da Tragédia e a Improvisação Musical aplicada na música instrumental de orientação jazzística, levando-nos a conhecer mais a seu respeito e, dessa forma, possibilitar o desenvolvimento de conceitos e ideias no campo da estética. Tendo como coleta de dados o levantamento das obras já referenciadas, inserindo-se à exploração do fenômeno a leitura e análise de artigos científicos, trabalhos de dissertação e teses doutorais.