O conceito de trágico na Dialética do Esclarecimento
Tragédia. Trágico. Esclarecimento. Indústria Cultural.
A pesquisa empreendida tem como objetivo analisar o conceito de trágico segundo a perspectiva dos autores Theodor Adorno e Max Horkheimer. Como referência principal será utilizada a obra Dialética do Esclarecimento, cuja teoria é absolutamente pertinente para a análise da temática trabalhada. De acordo com a obra análoga, os filósofos diagnosticam a ausência do trágico no período contemporâneo, e com isso há uma modificação da visão trágica do mundo para o que determinam como "pura diversão". Segundo os autores, não é mais o terror e a piedade que engatilham a catarse no espectador como relatada pela perspectiva aristotélica acerca da teoria da tragédia, mas, como fora dito, a passagem do trágico para o âmbito do entretenimento por meio das influências da Indústria Cultural. Sendo assim, a problemática central de investigação que conduzirá a pesquisa, portanto, é: como os autores Adorno e Horkheimer analisam na Dialética do Esclarecimento a ausência do trágico? E quais as consequências dessa decadência para o espectador contemporâneo? Partindo desse pressuposto, o que desencadeou tal dissolução fora o processo de racionalização do trágico que Friedrich Nietzsche identifica como causa da morte da tragédia grega antiga. No período contemporâneo, Adorno e Horkheimer reafirmam tal premissa considerando o projeto do Esclarecimento que proporcionou a exaltação do pensamento racional. De maneira hipotética, acredita-se que o conceito de trágico fora distorcido do seu sentido clássico grego que outrora remeteria a resistência e identidade.