Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA PUGA DA SILVA

DISCENTE: KARINA PUGA DA SILVA
DATA: 31/05/2024
LOCAL: INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Caracterização físico-química e nutricional de resíduos de carne bovina e de frango de um serviço de alimentação, do tipo Restaurante Universitário: Estudo de caso para aproveitamento na reciclagem animal

Serviços de alimentação; Proteínas de Carne; Resíduos Orgânicos; Reciclagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Os Sistemas de Alimentação Coletiva são estabelecimentos que produzem refeições em quantidades industriais e possuem altos índices de geração de resíduos sólidos orgânicos durante a execução de suas atividades. Entre os produtos produzidos, a partir da matéria prima de origem animal, se inserem as carnes, as quais possuem um alto valor nutritivo, além de serem indispensáveis em alimentações coletivas. A reciclagem animal é atividade de importância para o desenvolvimento sustentável, reaproveitar os resíduos da indústria de carnes para produção de farinhas de origem animal é relevante para os aspectos econômicos e ambientais. O objetivo da pesquisa é analisar as características físico-químicas e nutricionais dos resíduos de carnes oriundos de um serviço de alimentação, do tipo Restaurante Universitário, para investigar a viabilidade da utilização destes substratos na reciclagem animal como matéria prima para formulação de farinhas de origem animal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, a partir de métodos práticos que os qualifiquem em relação às suas características físicas, químicas e nutricionais, com finalidade exploratória e descritiva e o meio utilizado para sua realização é o estudo de caso. Assim, se torna relevante estudar o caso do restaurante universitário, sob a ótica da sustentabilidade em suas atividades de produção, quanto a utilização e destinação de resíduos sólidos orgânicos oriundos de um serviço de alimentação, focadas em um modelo de gestão que cogite como alternativa o desenvolvimento de uma visão estratégica e de colaboração com outros setores das cadeias produtivas das carnes.

Interno - 1329451 - EMILIA DO SOCORRO CONCEICAO DE LIMA NUNES
Externo à Instituição - OSNAN LENNON LAMEIRA SILVA
Externo ao Programa - 1181960 - SANDRA CRISTINA DE AVILA
Presidente - 2278738 - XAENE MARIA FERNANDES DUARTE MENDONCA