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MANOEL PINTO LEAO
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PROPOSTA DE UMA CARTILHA DE KITS EXPERIMENTAIS, UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS, DESTINADA AOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO, COM O USO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
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Data: 11/12/2020
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Nesta Dissertação temos como objetivo o uso de atividades experimentais para o desenvolvimento eficiente do processo de ensino-aprendizagem de Física no Ensino Fundamental. Sabemos que, nesta fase escolar, os conteúdos de Física e a experimentação são pouco abordados em decorrência, principalmente, do processo de formação dos professores para as séries iniciais, que raramente abrangem tais temas, porém, a literatura nos diz que os alunos demonstram grande interesse pelas atividades práticas desenvolvidas, participando ativamente de sua realização, e seus registros apontam para a aprendizagem do conteúdo científico abordado. O projeto foi constituído de um kit experimental com material alternativo e de baixo custo, composto de 12 (doze) experimentos, relativos a 10(dez) temas de Física abordados, contemplando as quatro séries do Ensino Fundamental. A construção dos kits experimentais foram realizadas nas instalações do laboratório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clotilde Pereira, pelos alunos do Ensino Médio, no decorrer de suas aulas experimentais, sendo que, após concluídos, os experimentos serão aplicados, pelos discentes do Ensino Médio, aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental utilizando, uma Transposição Didática, sob a nossa orientação. É proposta a elaboração de uma Cartilha Didática fundamentada em teorias de aprendizagem, particularmente a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, onde são sugeridos passos para sua construção, como os desenvolvidos por Marco Antônio Moreira. Os experimentos também aproximam os professores de Física com os das outras disciplinas inseridas em Ciências, e os estimulam a desenvolver atividades interdisciplinares, com a criação de projetos que demonstrem conhecimento dos fenômenos e conceitos de ciências em espaços formais e não formais. O contexto busca a utilização de experimentos autossustentáveis, um laboratório de baixo custo, onde os alunos podem conhecer melhor a natureza, identificar a relação entre conhecimento científico e produção tecnológica, através de conceitos científicos básicos, sabendo combinar as leituras, observações e experimentações. Esperamos que com este trabalho os alunos tenham condições de descobrir e solucionar problemas, a partir da análise de um determinado fenômeno, criando hipóteses e resolvendo-as.
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MESSIAS COSTA FONSECA
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UEPS PARA O ENSINO DOS MODOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR, UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS PARA O ACOMPANHAMENTO DO APRENDIZADO
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Data: 16/10/2020
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O presente trabalho oferece ao professor de Física do Ensino Médio uma UEPS para tornar significativa a aprendizagem de conteúdos sobre os modos de transmissão do calor. Pretendeu-se com este trabalho ampliar a estrutura de conhecimento do estudante, de modo que o estudante ficasse ao alcance cognitivo de conteúdos trabalhados no livro-texto. Para isso foi projetada uma UEPS de 9 etapas, fundamentada na teoria de Ausubel e no uso dos mapas conceituais, para engajar os estudantes nas atividades desenvolvidas e permitir ao professor acompanhar o crescimento cognitivo da turma. O trabalho foi desenvolvido numa turma de 2º ano, do Nível Médio, de uma escola pública de Belém do Pará. Durante o trabalho observou-se um engajamento significativo de grande parte dos alunos e com base na análise dos testes de sondagens, inicial e final, ficou evidente o desenvolvimento cognitivo de boa parte dos estudantes sobre transferência de calor. Como fruto desta pesquisa, produzimos um manual didático com orientações ao professor para o trabalho com as etapas da UEPS, empregando os mapas conceituais para o acompanhamento do aprendizado.
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LUIS ANTONIO SOUZA SIMOES
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USO DE FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DA RELATIVIDADE RESTRITA E GERAL EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA.
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Data: 15/09/2020
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Neste trabalho, propomos o uso de filmes de ficção científica que apresentam conceitos de Física – em especial aqueles conceitos que não podem ser observados diretamente em situações do cotidiano do estudante da educação básica em seu espaço escolar – como ambiente para desenvolvimento de propostas didáticas de caráter investigativo. Especificamente, na proposta desenvolvida, abordamos alguns conceitos da Relatividade Geral e
da Relatividade Restrita no ensino médio, utilizando como ambiente de problematização o filme “Interestelar”. Após a reprodução do filme com a turma, lançamos a proposta de pesquisa com abordagem investigativa. Além disso, transversalizamos a discussão do uso de informações retiradas de ambientes virtuais e o cuidado com as fake news, que são comuns nos dias atuais. Os dados coletados foram analisados qualitativamente e, como produto educacional, apresentamos um texto de apoio ao professor que desejar utilizar filmes com abordagem investigativa para o ensino de conceitos científicos.
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JULIO ALEXANDRINO PINHEIRO
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INSERÇÃO DO CONTEÚDO EFEITO COMPTON NA UNIDADE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: À uma visão da Aprendizagem Significativa Crítica
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Data: 07/08/2020
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osso objetivo é propor a inserção do tópico Efeito Compton no conteúdo de Física Moderna e Contemporânea, apresentando um Produto Educacional para o ensino de Física no Ensino Médio, relacionado a este tema. Elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de Física Moderna,
introduzindo o tópico Efeito Compton, usando material de leitura, visual, etc., com o objetivo de testar o ensino-aprendizagem destes discentes, e aplicamos em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, turno matutino, no Município de Benevides, região metropolitana de Belém-PA. A aplicação dessa UEPS foi estruturada em seis
etapas: a primeira etapa foi dedicada à construção de um mapa conceitual coletivo e à aplicação do pré-teste; na segunda etapa foi feita a leitura e discursão dos textos sobre Física Moderna e Contemporânea; a terceira etapa consistiu da apresentação de vídeos relacionados ao assunto estudado, bem como à discursão em grupos dos mesmos; na quarta etapa foram apresentadas simulações e animações sobre o Efeito Fotoelétrico e Efeito Compton e a construção de um Mapa Conceitual por grupo; a quinta etapa começou com a aplicação do pós-teste e posteriormente a autoavaliação da complexidade da prova; a sexta etapa começou com uma revisão
dos conteúdos, apresentação das simulações e suas aplicações e, finalmente, os grupos fizeram as correções nos Mapas previamente construídos. Apoiamos a elaboração das atividades em aulas expositivas usando o projetor de imagens e textos. Desta forma, houve maior integração em sala de aula entre professor e alunos, o que proporcionou aos discentes, condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados, melhorando a qualidade e o interesse dos estudantes no ensino de Física. Quanto à metodologia, o trabalho apresentado caractrizou-se como uma pesquisa qualitativa orientada pelo professor na aplicação do produto.
Para a realização das análises qualitativas e quantitativas serão aplicados os questionários elaborados pelo professor, assim como os resumos dos vídeos e os Mapas Conceituais, construídos pelos grupos. Através das análises dos dados coletados foi possivel a elaboração de estratégias e hipóteses para a resolução de problemas, como a melhoria dos materiais adaptados e a consequente facilitação do ensino, atingindo uma Aprendizagem Significativa e Crítica.
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BRUNO KILLIAM NASCIMENTO BARBOSA
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O uso da realidade aumentada como ferramenta de apoio para ensinar eletromagnetismo
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Data: 27/07/2020
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O ensino de Física, de uma maneira geral, tem sido um grande desafio para alguns professores. Muitas vezes, a falta de estrutura na escola é um dos principais obstáculos enfrentados pelos docentes. Pois o processo de ensino e aprendizagem necessita de condições mínimas para que o conhecimento sej assimilado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é potencializar o armazenamento de informações pelo aluno durante o processo de ensino aprendizagem. A método utilizado neste trabalho para ensinar eletromagnetismo aos alunos foi a aplicação da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, de Richard Mayer usando o aplicativo cg-physicsAR para smartphones e os chamados marcadores tradicionais, ambos são de dispositivos de Realidade Aumentada. Para resultados mais sólidos, o mesmo assunto foi ministrado em duas turmas diferentes, sendo uma delas, a turma controle (onde o produto não foi aplicado) e a outra, a turma onde o produto educacional foi aplicado. E, ao final do assunto, um teste com questões de vestibulares foi aplicado em ambas as turmas. O resultado obtido, ao final da aplicação do produto, foi bastante satisfatório. A turma que assistiu as aulas com o uso de realidade aumentada teve um rendimento superior em relação à turma controle. A conclusão é que o uso da realidade aumentada durante as aulas de Física (no ensino de Eletromagnetismo) contribuiu para que o rendimento dos alunos tivesse um aumento muito produtivo.
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EVALDO CUNHA MARQUES
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CONSTRUINDO O CONCEITO DE REFRAÇÃO COM O USO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
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Data: 24/07/2020
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A sociedade atual exige que os indivíduos tenham a capacidade de compreender e interpretar o mundo à sua volta, e neste contexto o ensino fundamental tem a função de iniciar o desenvolvimento destas capacidades, em particular no ensino de ciências, possibilitando a tomada de decisões com base no letramento científico. O trabalho desenvolvido ao longo deste mestrado teve como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento do letramento científico de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada no município de Garrafão do Norte, interior do estado do Pará, usando uma abordagem investigativa. Foram considerados na fundamentação teórica aspectos das teorias de Levi Vygotsky e Jean Piaget, conforme trabalhadas por pesquisadores da área de ensino de Ciências, como Ana Maria Pessoa de Carvalho, Andreia Zompero e Carlos Laburú. Além disso, a análise de indícios de letramento científico foi desenvolvida como propõem Lucia Sasseron e Vitor Machado. Na fundamentação dos conteúdos de física foi abordada a refração da luz em diferentes meios, e sua relação com fenômenos do cotidiano, em particular com a região de aplicação da proposta didática. Como
documento normativo, a proposta se apoia na Base Nacional Comum Curricular, que enfatiza o ensino de ciências com papel fundamental para o letramento científico. A unidade didática utilizou como situação problema um texto de autoria própria, intitulado “O Sonho do Camaleão”, para iniciar as discussões e elaboração das hipóteses. No teste das mesmas, foram utilizados prismas caseiros e na sistematização dos dados uma simulação computacional do projeto phet-colorado simulation e o vídeo educativo “Show da Luna” com o episódio “O arco- íris”. A análise dos resultados foi desenvolvida a partir do material produzido pelos alunos na
forma escrita e na fala dos alunos registrada em áudios e vídeos, quanto à evolução científica. Como produto educacional, foi desenvolvido um texto de apoio ao professor de Ciências, contendo a sequência didática investigativa desenvolvida, bem como sugestões de outras formas de explorar os conteúdos, dependendo da realidade regional do professor que for utilizar.
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ANDRE SANTOS DE FRANÇA
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PROBLEMAS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DE FÍSICA PARA O ESTUDO DOS MOVIMENTOS
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Data: 10/07/2020
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A pesquisa aborda sobre o uso de atividades experimentais em sala de aula com uso de programas e aplicativos em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Belém do Pará. Como sujeitos da pesquisa participaram 40 estudantes. O objetivo é despertar o interesse pelo estudo, exploração e a investigação de fenômenos físicos em tópicos de cinemática por meio de atividades experimentais. Como instrumento de coleta
de dados foi analisado o diário de bordo individual dos Estudantes além de áudios e vídeos. Para contribuir com o ensino da disciplina foi elaborada uma sequência didática inspirada na abordagem de laboratório aberto e busca a
solução de três situações problemas cada um deles em seis momentos distintos com base no ensino por investigação, além disso, busca-se uma base para a abordagem matemática na modelagem matemática. O uso de programas de computador e aplicativos de celular tais como Audacity e Phyphox, consecutivamente, aproximou o estudante da atividade tornando seu engajamento e a participação nas aulas mais efetivo.
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JEAN CARLOS MATOS DE SOUSA
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PARODIANDO A FÍSICA: Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com o uso da musicalidade para o
ensino de Temperatura e Calor na Educação Básica
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Data: 10/07/2020
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O trabalho aqui apresentado, desenvolveu uma UEPS, embasada por Marco Antônio Moreira,
fazendo uso de “Paródias de Física” no ensino de Temperatura e Calor para Educação Básica.
O principal objetivo da pesquisa é verificar se a aprendizagem do conteúdo se deu de forma
significativa, de acordo com a teoria de David Ausubel. Para viabilizar esse processo, são
utilizados vários recursos potencialmente significativos, tais como experimentos, simuladores,
textos, imagens, exercícios e as Paródias de Física; as quais perpassam por toda a proposta e
sua efetividade, investiga-se. A sequência de ensino ocorre seguindo os aspectos sequenciais
de Moreira, e é aplicada em uma turma de 2º ano do curso Técnico em Administração integrado
ao Ensino Médio do Instituto Federal do Amazonas, Campus Tefé. Tratando-se de um método
baseado na observação de evidências de uma aprendizagem significativa por parte dos alunos,
a pesquisa é de natureza qualitativa, e as avaliações foram feitas por observações diárias,
elaboração de paródias, aplicação de teste final e um questionário que jugou a satisfação dos
alunos com o referido método de ensino. As análises dos resultados foram satisfatórias no que
diz respeito aos objetivos da proposta, pois se observou indícios de uma aprendizagem com a
captação de significados e capacidade de socialização deles por esses discentes.
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CHARLES DE MORAES PANTOJA JUNIOR
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NTRODUÇÃO AO MAGNETISMO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE SEI INTERDISCIPLINAR PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DO MAGNETISMO
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Data: 03/07/2020
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Ao analisarmos as práticas em ensino do magnetismo nas escolas, encontramos lacunas entre o conteúdo ministrado pelos professores e os resultados esperados na aprendizagem dos estudantes. A partir dessa perspectiva, buscam-se formas de potencializar esse aprendizado. É fundamental conhecer as concepções dos alunos sobre imãs, de como funciona a bússola, que a agulha da bússola é um imã, que o imã age à distância. que existem forças de atração e repulsão e o que entendem por campo magnético e campo magnético terrestre. Este trabalho objetiva criar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), para ensinar de forma lúdica e interativa alguns conceitos chaves do magnetismo no 9º ano do ensino fundamental. Esta SEI segue os direcionamentos definidos por Carvalho (2014), assim como, as teorias sociointeracionistas de Lev Vygotsky. A experiência pedagógica tem como local, uma escola de ensino fundamental, localizada no estado do Maranhão na cidade de Carutapera. Esta SEI será composta por 3 etapas: na primeira etapa, inicia-se a problematização com vídeos e problemas experimentais. Na segunda, trata-se de uma construção de conhecimentos sobre o tema, através de dois vídeos e de mais experimentos. Na terceira etapa, os estudantes devem utilizar os conhecimentos adquiridos para tentar compreender o movimento de aves migratórias, a partir da orientação magnética e de atividades lúdicas e experimentais. Ao final de cada fase os grupos apresentam um Diário de Bordo e a resolução dos problemas apresentados, sendo feita também uma discussão na turma sobre os temas, sanando possíveis dúvidas levantadas pelos estudantes, a fim de potencializar esse aprendizado. Através da análise dos resultados, na escrita, recursos de mídia e análise do discurso, percebesse uma mudança de postura nos discentes, mais ativa e interacionista, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem.
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PEDRO MATEUS REIS DOS REIS
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ATIVIDADES COM SMARTPHONES PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MOVIMENTO UNIFORME E QUEDA LIVRE
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Data: 26/06/2020
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Este estudo propõe como meta primordial a análise da aplicação de smartphone em atividades pedagógicas na esfera escolar como foco na matéria de física, nos conteúdos de movimento uniforme e movimento de queda livre. As possibilidades de uso didático do smartphone são tão ricas que é impossível não as usar. Pode ser utilizado para aprender, pesquisar informações, realizar experimentos científicos, tomar notas, comunicar, colaborar, etc. Milhares de aplicativos ou app podem ser baixados de forma barata ou gratuita. Várias dessas aplicações são produtos culturais especificamente para ensino e aprendizagem. Os aplicativos que não tenham sido fornecidos para o ensino também podem ser desviados para fazer uso educacional. Em todos os casos, os termos de uso do smartphone na sala de aula ou em conexão com a escola (faça a lição de casa) devem ser bem definidos pelo professor. Um "cenário educacional" pode especificar os objetivos e as modalidades relacionadas à atividade formativa. Portanto, tenta-se apresentar algumas possibilidades concretas de usos para esse dispositivo, que na pesquisa tiveram um 86% dos alunos concordaram que as atividades realizadas facilitaram a compreensão do conteúdo de física. Não se lida aqui com questões técnicas, de segurança ou de gerenciamento de classe. Esta é uma percepção geral de ensino e aprendizagem, para não conceder um manual de uso. É importante lembrar que, se estão desenvolvendo capacidades e habilidades, estará desenvolvendo um ensino centrado no processo e, com isso, aprimorar as ferramentas mentais para aprender. Em referência à arquitetura da aprendizagem, está o uso de técnicas que se apoiam na representação mental, imaginação, incentivando o uso de modelos ou mapas conceituais, facilitando assim o entendimento do que foi aprendido e a coleção na memória de longo prazo.
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DANIEL DEIVID ALMEIDA BRAGA
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UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE ELETRODINÂMICA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO QUE INTEGRA O USO DE UM SIMULADOR DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E UM KIT EXPERIMENTAL
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Data: 26/06/2020
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Este trabalho foi elaborado como uma proposta que visa enfrentar um problema vivenciado pelos professores de Física do Ensino Médio - a baixa assimilação dos conceitos iniciais de Eletrodinâmica Clássica. Para tanto, buscamos desenvolver uma atividade fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, onde utilizamos um questionário de sondagem, e a seguir um software simulador de circuitos elétricos, chamado Eletronics Worbench e um kit experimental desenvolvido pelo docente. O objetivo do Projeto Educacional é o de auxiliar os professores do Ensino Médio na elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa que auxilie a ministrar os conceitos de Eletrodinâmica Clássica, que será assim apresentada: i) Foi aplicado o primeiro questionário de sondagem com o objetivo de determinar quais os conhecimentos prévios dos discentes; ii) Foi feita, inicialmente, a simulação de circuitos elétricos, no Laboratório de Informática Educativa, com o software simulador de circuitos elétricos; iii) Como segundo passo, foram realizadas aulas experimentais, nos Laboratórios Multidisciplinares, com o kit experimental desenvolvido pelo docente; e, iv) Finalmente, encontramos os valores, utilizando as fórmulas matemáticas, conhecidas através dos conceitos teóricos. A seguir, foi feita a comparação dos resultados encontrados nos três últimos itens. Estes cálculos foram feitos para resistores associados em série, em série com um resistor em curto circuito, paralelo, associação mista, Circuito Divisor de Tensão somente com resistores e incluindo led’s. v) De posse das informações, foi executada a tabulação e feita a análise dos dados. Os discentes foram submetidos ao segundo questionário de sondagem, onde percebemos que, após a análise das informações colhidas, não restou dúvidas de que os recursos didáticos desenvolvidos e utilizados desempenharam grande importância no processo ensino - aprendizagem. Para verificar o desempenho dos estudantes na parte experimental, foi solicitado que construíssem, sem a ajuda do
professor, um circuito em série e outro em paralelo, com material alternativo; no que o docente foi prontamente atendido.
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JOAO PAULO SOUZA GOMES
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Estudo da Eletrostática com a utilização dos métodos Ensino sob Medida e Instrução por Pares
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Data: 19/06/2020
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Esta pesquisa utilizou as metodologias Ensino sob Medida e Instrução por Pares em aulas de Eletrostática e contou com a participação de 36 (trinta e seis alunos) da terceira série do Ensino Médio. Os métodos adotados neste trabalho tiveram como objetivo a melhoria no ensino de Física, a mudança no hábito de estudos dos alunos, o incentivo na participação efetiva no processo de ensino-aprendizagem e a promoção de trabalhos em grupo para a discussão e resolução dos Testes Conceituais. Primeiramente, o professor indica aos alunos um material de estudo, que pode ser o trecho de um livro, um vídeo ou uma simulação da internet, deste modo a turma se prepara de maneira prévia para a próxima aula respondendo aos Testes de Leitura, este é o momento do Ensino sob Medida. Em seguida, baseado nas principais dúvidas apresentadas no Teste de Leitura, é realizado uma breve exposição oral sobre a temática da aula e aplicado os Teste Conceituais com a intenção de criar um ambiente de cooperação e debate entre os alunos, fase da Instrução por Pares. A fundamentação teórica deste trabalho se apoia na teoria do sociointeracionismo de Lev Vigotsky. A análise dos resultados apresentados pela aplicação das metodologias demonstra que houve mudanças positivas tanto no comportamento dos alunos em sala de aula, quanto na forma de estudo do assunto abordado. A troca de experiências em sala indicou melhorias na aprendizagem e identificou as principais dificuldades dos alunos. Foi de consenso geral que as metodologias levam valiosas contribuições à sala de aula, principalmente no que diz respeito ao comportamento da turma, pois com a utilização dos métodos os alunos se tornam mais ativos no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, compreende-se que as metodologias Ensino sob Medida e Instrução por Pares são ferramentas capazes de transformar de forma satisfatória a conduta de professor e aluno em sala de aula, de modo a proporcionar maior interação e entendimento dos assuntos de Física.
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ROSEVALDO CELESTINO BARROS
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Sequência Didática com Projeto Integrador: desenvolvendo Competências e Habilidades no Ensino Técnico-Profissionalizante
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Data: 29/05/2020
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O enfrentamento dos problemas técnicos e científicos da nossa sociedade requer mobilização de diversos conhecimentos e, não raro, muito trabalho em equipe. Neste sentido e alinhado a esse intento formativo, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma sequência didática com projeto integrador para o ensino de Física com foco no desenvolvimento de competências e habilidades para alunos do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal do Pará, Campus Bragança. Para tanto foram apresentadas as etapas de elaboração com a respectiva fundamentação teórica, aplicação e avaliação da mesma. Como produto educacional decorrente da
pesquisa foi elaborado um guia de aplicação para o professor, no qual consta os pressupostos teóricos da proposta e as etapas que constituem a sequência didática. A pesquisa foi desenvolvida no primeiro semestre de 2019 em uma turma de 27 alunos. A sequência didática, em si, foi articulada e aplicada em atividades dispostas
em quatro ciclos didáticos, os quais são compostos por aulas teóricas, testes de leitura, atividades mão na massa e feedbacks dialogados. Posteriormente, os discentes participaram do desenvolvimento do projeto integrador com o desafio de construir os modelos físico e matemático-computacional de uma grua treliçada com palitos de picolé envolvendo as disciplinas de Física, Matemática, Estabilidade das Constuções e Tecnologia do Concreto e Argamassa. As avaliações do projeto integrador tiveram como alicerce a estrutura da aprendizagem baseada em projetos (ABP), que engloba formas de avaliação significativamente diferentes daquelas trabalhadas em paradigmas mais tradicionais da educação. A grande maioria dos alunos atingiu o mais alto grau na escala da rubrica de indicadores observáveis de atuação competente. Em relação à concepção do projeto em sua totalidade, foram identificados indícios de ganho significativo de aprendizagem que caracterizaram a potencialização do desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.
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FABIO CEZAR GONCALVES DE SOUZA
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EQUÊNCIA DIDÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA
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Data: 28/05/2020
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Este trabalho apresenta uma sequência didática que fez uso do método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como proposta didática facilitadora de aprendizagem no ensino de Física para turmas de 3º ano do ensino médio. Este estudo desenvolveu atividades didáticas motivadoras valorizando o ensino dos
conteúdos básicos de Eletrodinâmica, visualizando e manuseando experimentos com intuito de promover o entendimento dos conceitos pertinentes por meio de problemas propostos. A ideia principal da sequência didática foi a de reforçar conteúdos de Eletrodinâmica tais como as Leis de Ohm, as Associações de Resistores e Geradores, as regras de Kirchhoff, cálculos de Potência combinado com problemas do cotidiano e experimentos de modo a estimular os(as) discentes sobre os temas abordados. A proposta foi desenvolvida objetivando adequar-se à realidade da educação básica, visando desenvolver um caminho distinto que proporcione tanto para os professores quanto para os alunos experiências novas, com a motivação para desenvolver novas práticas que possam contribuir consideravelmente para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. A
metodologia aplicada foi muito bem avaliada pelos discentes que participaram das atividades que a classificaram como mais esclarecedora do que a metodologia tradicional, tornando mais fácil para os mesmos a compreensão dos temas tratados, respeitando sua opinião e melhorando significativamente seu aprendizado. Além de fortalecer a relação entre professor-aluno.
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ROMULO MONTEIRO DA SILVA
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MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
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Data: 13/03/2020
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Este trabalho tem como objetivo apresentar um Produto Educacional no ensino de Física relacionado a Óptica Geométrica para a inclusão de alunos não videntes no ensino regular da Educação Básica. Para isto, elaborou-se um material didático para o ensino de Óptica Geométrica que aborda a Introdução à Óptica, Espelhos planos, Espelhos esféricos e Lentes de Óptica Geométrica, que foi aplicado em um colégio de Ensino Médio, em uma turma do terceiro ano do ensino regular, turno matutino, no Município de Vigia, em uma escola que possui alunos com deficiência visual, onde todos os discentes, videntes e não videntes, terão acesso ao que está sendo ensinado pelo professor. Os docentes terão um material de baixo custo para testar o ensino-aprendizagem destes discentes. A aplicação desse produto foi estruturada em quatro aulas: a primeira aula vai ser a parte introdutória à Óptica Geométrica, a segunda sobre espelho plano, a terceira aula sobre espelho esférico côncavo e convexo e, finalmente, a quarta aula versará sobre lentes. A dinâmica das aulas abordará as características e
formação de imagens, as propriedades dos espelhos planos, igualmente, com suas características e formação de imagens de espelhos esféricos, um côncavo e de outro convexo, e das lentes. A elaboração das atividades apoiou-se em aulas expositivas usando o projetor de imagens para alunos videntes, e a utilização dos materiais didáticos adaptados para alunos não videntes, com a participação do professor assistente da classe especial. Desta forma, haverá maior integração em sala de aula entre professor e alunos, tanto videntes quanto os não videntes, o que proporcionará aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados, melhorando a qualidade e o maior interesse destes estudantes no ensino de Física. Em relação à metodologia, o
trabalho apresentado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa orientada pelo professor na aplicação deste produto. Para a realização de análises qualitativas e quantitativas serão aplicados questionários
elaborados pelo professor. Através das análises dos dados coletados será possível a elaboração de estratégias e hipóteses para a resolução de problemas, com a melhoria dos materiais adaptados e a consequente facilitação do ensino inclusivo.
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JAILSON SILVA HOLANDA
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SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICA PARA UMA ABORDAGEM DOS PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR EM UMA PESPECTIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA USANDO COMO RECURSO A PLATAFORMA GOOGLE SALA DE AULA
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Data: 06/03/2020
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Esta pesquisa consiste em uma sequência de atividade didática (SAD) para o ensino de processos de transmissão de calor, baseada em tecnologia da informação e comunicação (TIC’s), na perspectiva da sala de aula invertida (SAI). O método SAI, desenvolvido por Jonathan Bergmann e Aaron Sams tem objetivo de desenvolver nos alunos autonomia e autorregulação no seu processo de aprendizagem, tornando aulas menos expositivas e maior participação dos alunos no que está sendo desenvolvido. A proposta foi desenvolvida numa turma do segundo ano do ensino médio, onde a SAD é constituída de vídeo aulas, gravadas pelo próprio professor da turma e postada na plataforma, gratuita do Google, “Google sala de aula” antes do encontro presencial, para que os alunos possam acessar e estudar o conteúdo antecipado. Já em sala de aula, o aluno tira dúvidas, exercita e coloca em prática o que foi aprendido em casa. Os resultados apontam para uma real apropriação dos conceitos sobre transmissão de calor, além da motivação por parte dos alunos no uso da TIC no processo de aprendizagem. Desta forma, acredita-se que este trabalho é bastante flexível, adaptando-se a realidade do professor, propiciando o uso em uma variedade de ambiente para o Ensino de Física.
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DYEGO SOARES DE LIMA
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ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA LEI DE FARADAY
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Data: 28/02/2020
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O trabalho aqui apresentado é o resultado de uma pesquisa relacionada ao Ensino de Física por Investigação, resultando em um Produto Educacional, em forma de uma sequência de ensino investigativa, SEI, voltada para o ensino da Lei de Faraday. O objetivo geral é o objetivo, planejamento, execução, avaliação e análise do ensino por investigação em relação a lei de Faraday. Já os objetivos específicos são: aplicar o produto educacional, colocar os alunos em contato com atividades investigativas, mostrar que as atividades demonstradas nesse produto educacional podem ser reaproveitadas e/ou replanejadas por outros professores. Para a obtenção dos
referidos objetivos foi realizado um estudo sobre a construção do conhecimento sob a perspectiva de Piaget e Vygotsky amparado ainda pelo que rege os Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao fim da aplicação deste produto educacional, foi feita a análise de resultados através de avaliações aplicadas durante e após o fim da SEI, esta avaliação foi feita em três momentos: durante a aplicação de cada etapa, com perguntas envolvendo o conhecimento cotidiano e o científico, ao fim da SEI com um teste envolvendo questões conceituais, relacionadas as lei de Faraday, além de um questionário que jugou a satisfação dos alunos com referido método de ensino. Concluímos que o ensino de física por investigação é um bom método de ensino e que contribui para melhorar o ensino de física, além de aumentar o engajamento dos alunos e promover a construção do conhecimento.
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JOSE FLORIANO DA VEIGA FARIAS JUNIOR
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O Estudo das Ondas utilizando a Plataforma Arduino como Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem por meio de UEPS
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Data: 28/02/2020
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A dissertação aqui apresentada tem como propósito contribuir para o ensino de Ondas no Ensino Médio através da elaboração, implementação e avaliação de uma sequência didática nos moldes de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), utilizando a plataforma Arduino como facilitadora de ensino. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do Centro Educacional Interativo, localizado no Distrito de Icoaraci, no município de Belém, Estado do Pará. Foi proposto um produto Educacional contendo as informações e os procedimentos para a sua construção, exemplo de dados obtidos e comprovação da qualidade do seu funcionamento. O produto também contém os roteiros de atividades para serem utilizados em sala de aula a fim de viabilizar, através de atividades com o sensores do Arduino como o ultrassônico, para melhor o aprendizado dos conceitos no Ensino de Física. Em seguida, são apresentados os resultados do questionários (Pré-teste e Pós-teste), participação e apresentação de projetos na feira de ciências da escola. Estes permitem argumentar em favor da utilização, da metodologia utilizada pelo docente, as aulas da disciplina de Física.
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DAVID JONATHAS BORGES DE CASTRO
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O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS NO PROJETO MUNDIAR DO ENSINO MÉDIO: Uma proposta Interdisciplinar envolvendo Física e Geografia
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Data: 17/02/2020
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As pesquisas em ensino, não só da Física, mas de outras disciplinas em geral, indicam que entre aquilo que foi ensinado e o que foi de forma efetiva aprendido existem grandes lacunas. Diante disso, buscam-se novas metodologias que pretendem auxiliar o professor para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho se insere nesta realidade, ao utilizar o Ensino por Investigação em uma abordagem interdisciplinar envolvendo as disciplinas Física e Geografia com uma turma do Projeto Mundiar de ensino médio na cidade de Ananindeua-PA. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o impacto do uso dessas abordagens e seu reflexo na alfabetização científica dos alunos, proporcionando não apenas o aprendizado dos conteúdos, mas também o
desenvolvimento de habilidades que se aproximem das habilidades utilizadas pelos cientistas, como relatar, explicar, refletir e expor sobre as atividades que desenvolveu. Para isso, buscou-se aproximar os conteúdos ensinados na escola com as situações do cotidiano do aluno, como o funcionamento do GPS e a propagação das ondas, bem como a utilização de mapas e Rosa dos Ventos, fazendo o aluno perceber que as ondas
eletromagnéticas estão presentes em várias situações de seu cotidiano, e forçando-o a sair do papel de expectador para participante ativo de seu processo de aprendizagem. Os resultado indicam que a abordagem interdisciplinar contribuiu para um aprendizado significativo por parte dos alunos, inclusive de conceitos abstratos complexos, como o caráter tridimensional da propagação da onda eletromagnética. Como produto
educacional da pesquisa, foi escrito um texto de apoio ao professor, onde a proposta didática é apresentada em uma linguagem objetiva, para uso direto em sala de aula.
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MARCELO KLIPTON DO O TEIXEIRA SANTOS
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ESPECTROSCOPIA E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO
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Data: 29/01/2020
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A presente dissertação tem como proposito à aplicação de uma sequência didática sobre a investigação da luz através do estudo da espectroscopia optica e suas relações com o cotidiano, para o Ensino de Física, culminando com experimento sobre a análise quantitativa acerca do espectro de lâmpadas de gás sódio, mercúrio e lâmpada incandescente, usando para isso uma rede de difração feita com um Compact Disk (CD) de 700 Mb. Esta sequência foi aplicada no segundo semestre, do ano corrente, para uma turma de 8º ano do ensino fundamental, em um colégio particular no município de Ananindeua. Durante o primeiro semestre, os alunos foram alfabetizados sobre a teoria ondulatória e seus fenômenos, através de aulas tradicionais, finalizando o conteúdo em acústica, pois no segundo semestre iria-se trabalhar a optica, de maneira a estimular o estudo dos fenômenos óticos e suas relações, principalmente com a astrofísica. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência didática com abordagem histórica da espectroscopia, bem como vídeos relacionados com a astrofísica, experimentos e teste antes e depois, inclusive com questões de vestibulares, de modo a analisar quantitativamente a aprendizagem do aluno, baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e com uma abordagem na Teoria da Carga Cognitiva. O resultado obtido de forma quantitativa foi bastante satisfatório, os alunos durante o experimento conseguiram identificar o espectro das lâmpadas e relaciona-las com o tipo de gás usado, relatando e lembrando dos trabalhos por eles apresentados, assim como no processo de aplicação de questões durante a 3 avaliação bimestral, com questão de vestibular. O resultado final desta sequencia didática, se mostrou bastante satisfatório, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa para o tema abordado, (re) estruturando a cognição, sem sobrecarregar a memória de curto prazo e se estabelecendo assim na memória de longo prazo.
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FERNANDO WAGNER FERREIRA BATISTA
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM MINICURSO DE ASTRONOMIA
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Data: 07/01/2020
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A presente dissertação é fruto do grande potencial que o ensino de Astronomia possui na cidade onde este trabalho foi aplicado e se propõe aplicar uma sequência didática em formato de minicurso de astronomia. A proposta tem como objetivo geral analisar, planejar, executar e avaliar o minicurso para facilitar o processo de ensinoaprendizagem em Física e Astronomia. Os objetivos específicos são: inserir os alunos em atividades lúdicas e interativas e demonstrar que o produto educacional pode ser usado por outros professores em suas escolas. Para alcançar os objetivos está baseado na teoria sociointeracionista de Vygotsky e na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Nossa metodologia é baseada em atividades de aulas expositivas, pesquisas, propostas de experimentos e cartazes, vídeos, exercícios, jogos interativos e observação celeste. Verificamos que as atividades foram bem aceitas pelos alunos e que foi possível perceber a importância de colocar o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem e que os resultados da pesquisa avaliativa do produto mostra que a sequência didática é uma ferramenta importante que deve ser seriamente considerada pelo professor no seu planejamento didático.
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