Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA

2024
Descrição
  • JEANNY CRISTINA SANTA BRIGIDA DA SILVA SANTOS
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE ESTÁTICA COM ÊNFASE NA BIOMECÂNICA

  • Data: 08/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • O ensino de Física, ainda hoje, é apresentado de forma mecânica, descontextualizada, com formalismos matemáticos rebuscados, o que aumenta a aversão à disciplina e desmotivação dos alunos. Diante disso, concentrando-se em metodologias diferenciadas das tradicionais, um dos objetivos principais desta pesquisa, é a aplicação de uma sequência didática dentro do contexto da estática com destaque em biomecânica do corpo humano com alunos do 1° ano do Ensino Médio. Todas as atividades tiveram a finalidade de construir os conceitos de momento de uma força e equilíbrio de corpos extensos por intermédio do experimento suporte balanceador, e relacionar esses conceitos com a biomecânica do corpo humano por meio da produção e apresentação da prótese de garrafa PET análogo à mão do ser humano. Inicialmente, baseado na teoria da aprendizagem significativa (TAS), foi aplicado o teste de sondagem para averiguação dos conhecimentos prévios e a percepção dos alunos sobre o ensino de Física. Em continuidade, foi executada a sequência didática. Os alunos foram divididos em quatro grupos e suas práticas eram guiadas pelo roteiro de atividades no qual, também, podiam registrar suas hipóteses, resultados da experimentação e conclusões. As ações propostas nessa pesquisa para a construção dos conceitos, foram apoiadas nas metodologias do ensino por investigação e consistem em problematização, proposição de hipóteses; observação e experimentação; elaboração da conclusão; generalização das conclusões em grupo e resolução de exercícios. Pode-se apontar entre os resultados obtidos, a eficiência da experimentação como material potencialmente significativo para a construção de conceitos de estática, a participação mais efetiva dos alunos e interação com o conteúdo, o estimulo à criatividade, expressão oral com a apresentação da prótese de garrafa PET.

  • CLEMERSON SANTOS DA SILVA
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATIVA POR MEIO DO APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO DE FÍSICA.

  • Data: 01/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa em questão apresenta uma abordagem promissora no ensino de física para alunos do Ensino Médio, utilizando a teoria de aprendizagem de Vygotsky como base e o aplicativo Google Classroom como ferramenta tecnológica. A proposta busca incentivar a aprendizagem significativa dos conceitos básicos de eletrostática, por meio da participação ativa dos discentes em atividades individuais e em grupo, com ênfase na interação social e na demonstração experimental. A metodologia adotada pela pesquisa é a elaboração de uma sequência didática ativa, onde o professor assume o papel de mediador do processo e o aluno se torna o sujeito ativo da aprendizagem. Para isso, o professor faz uso de materiais elaborados, como texto motivadores, animações, simuladores (PhET), vídeo aulas gravadas e guia de experimentos simples com materiais alternativos, hospedados no ambiente virtual Google Classroom. Para avaliar a eficácia da abordagem, é realizado um teste de sondagem para avaliar o conhecimento prévio (real) dos alunos e, a partir daí, o professor seleciona os conteúdos (conhecimento potencial) para as próximas aulas. Os discentes são incentivados a desenvolver atividades individuais e em grupo, com ênfase na interação social (zona de desenvolvimento proximal), com o objetivo de serem apreciados por meio de conversas e questionários de questões quantitativas sobre em quais processos aprenderam de forma significativa os conceitos de eletrostática. Os resultados analisados mostram que a sequência didática ativa, aliada a estratégia tecnológica e experimental, apresenta-se favorável ao processo de ensino e aprendizagem de física no Ensino Médio, sendo uma aliada ao professor na superação do tradicionalismo. A abordagem proposta possibilita a realização de aulas dinâmica, críticas, reflexivas, dialogadas, prazerosas, lúdicas, interativas e reflexivas, expandindo o repertório pedagógico do professor e proporcionando uma educação mais adequada as necessidades dos alunos.

2023
Descrição
  • RENATA DO SOCORRO DE CARVALHO DINIZ
  • ENSINO POR PESQUISA E ELETRICIDADE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO

  • Data: 15/12/2023
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho trata da elaboração e análise de implementação de uma sequência didática voltada para a segunda série do Ensino Médio, na modalidade de ensino remoto, a fim de subsidiar o professor com um material estruturado e contextualizado sobre eletrodinâmica. A ação educacional ocorreu em 2021 durante a pandemia da COVID 19 e envolveu 15 alunos pertencentes a uma Escola pública localizada no Município de Acará, nordeste Paraense. Tem-se como objetivo geral analisar as contribuições da perspectiva educacional Ensino Por Pesquisa na abordagem de conceitos referentes ao tema eletricidade. O projeto foi planejado em cinco módulos e teve como principal referencial teórico o Ensino Por Pesquisa (EPP) de Cachapuz, Praia e Jorge. Os módulos, por sua vez, compostos por etapas, foram executados através de práticas experimentais, contextos históricos, resolução e discussão de formulários preenchidos pelos estudantes, simulação computacional e a avaliação final. Os resultados mostraram que os recursos tecnológicos e digitais utilizados no ensino remoto facilitaram o desenvolvimento das aulas a partir da visualização e das discussões acerca dos fenômenos físicos. Tais diálogos revelaram a importância do ambiente presencial (ou da simulação dele) como facilitador da interação aluno-professor em sala de aula, contribuindo significativamente no processo de ensino-aprendizagem.

  • FABIO CUNHA TEIXEIRA DA COSTA
  • Proposta de Aprendizagem das Leis de Kepler para Alunos do Ensino Médio por Meio de Tecnologias Disruptivas.

  • Data: 30/11/2023
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação propõe-se a apresentar uma metodologia de ensino baseada na proposta de unidade de ensino potencialmente significativa como descrita por Marco Antonio Moreira e fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e adaptada para a aprendizagem das Leis de Kepler direcionada a alunos do ensino médio, com suporte psicopedagógico progressista Rogeriano centrado no indivíduo e ao mesmo tempo, sustentada na metodologia vygotskyana sobre a mediação por meio de tecnologias disruptivas de realidade aumentada e virtual, simulando ambientes de sistemas planetários por meio de periféricos como smartphones e óculos de realidade virtual e observando ainda as fases do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget.
    Este trabalho usa em seu produto, ecossistemas digitais de domínio público: Google Card board e aplicativos disponíveis na loja de aplicativos do sistema operacional Android e IOS e ainda ressalta a relevância do assunto através de dados estatisticos sobre a incidência de itens em versões anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio e as perspectivas para o Novo Ensino Médio a partir da Base Nacional Curricular Comum, que destaca a Cultura Digital como competência geral, o que justifica o uso das ferramentas digitas que potencializam o aprendizado através de ativação da neuroplasticidade por meio da observação das leis a cerca do movimento dos planetas em vigência, o que gera o estímulo de recompensa e a formação de novos esquemas para assimilação do conteúdo conforme descreve Piaget além a construção das novas habilidades cognitivas que é objetivo alcançado no final deste trabalho.
    A metodologia da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa segue a sequência proposta por Moreira, assim como a aplicação de questionário, aplicação do produto e reaplicação de questionário para a comparação de dados e avaliação de aprendizagem, que no caso deste,
    apresenta proficiência positiva.

  • SANDRO ROGERIO DA SILVA VIANA
  • LABORATÓRIO REMOTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: HMS

  • Data: 24/11/2023
  • Mostrar Resumo
  • Atualmente, observa-se o crescente desinteresse do aluno do ensino médio pelas disciplinas de ciências exatas. Essa atitude é originada, entre outros fatores, da dificuldade que a maioria dos alunos apresenta ao lidar com conceitos matemáticos fundamentais (proporção, grandezas direta e inversamente proporcionais, funções etc.), cálculos aritméticos elementares (as quatro operações básicas) e leitura e interpretação de textos.
    A proposta deste trabalho visa verificar o impacto que a experimentação em sala de aula produz na aprendizagem do aluno do ensino médio, em particular, por meio da experimentação pelo laboratório remoto. A experimentação é uma das formas mais eficientes de favorecer um elo entre o mundo dos objetos, o mundo dos conceitos, leis e teorias e o das linguagens simbólicas.
    Este trabalho apresenta estratégias de ensino dos conteúdos de MHS, usando a experimentação para estimular o interesse do aluno em conhecer e compreender conteúdos importantes de Física e em participar das discussões suscitadas em sala de aula sobre a temática. As estratégias adotadas pretendem levar o aluno a perceber que os fenômenos físicos relacionados ao MHS são conhecidos e amplamente utilizados em situações de seus afazeres diários em maior ou menor escala, muitas vezes sem a percepção de que são conceitos físicos significativos.
    Este trabalho mostrou que tanto a compreensão dos conceitos físicos envolvidos em cada fenômeno quanto o uso do formalismo matemático são importantes e complementares. Para ensinar os conteúdos de MHS, foi concebido um protótipo de um experimento que consiste em um pêndulo controlado remotamente, monitorado em tempo real por vídeo. Junto a isso, foi desenvolvida uma sequência didática com atividades que contemplam uma aprendizagem por investigação a partir de um problema proposto, cujas hipóteses levantadas pelo aluno poderão ser testadas experimentalmente no laboratório remoto. Os resultados dessas atividades foram registrados para uma análise qualitativa do método empregado.

  • MARITANA ARAUJO TEIXEIRA
  • O MODELO ATÔMICO DE BOHR NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

  • Data: 19/10/2023
  • Mostrar Resumo
  • A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa “O Modelo Atômico de Bohr no
    Ensino Médio” foi desenvolvida seguindo os oito passos propostos por Moreira (2011),
    fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na teoria da
    Aprendizagem de D. B. Gowin. A implementação ocorreu em uma turma de terceiro ano do
    ensino médio de uma escola da Secretaria de Educação do Estado do Pará, na periferia da cidade
    de Belém, com objetivo de investigar a construção de conceitos físicos e buscar evidências de
    aprendizagem significativa. Após selecionar o tema a ser abordado, foi feito o levantamento
    das concepções prévias dos estudantes, abordando o assunto de forma mais geral para a mais
    específica, visando a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa. O produto
    desenvolvido nesta dissertação de mestrado é uma sequência didática cujo tema se estrutura a
    partir da evolução dos modelos atômicos, desde os modelos filosóficos até o modelo atômico
    semi-clássico, através do uso de simulações virtuais do site Phet Colorado, de mapas
    conceituais como instrumento para acessar as relações hierárquicas nas associações conceituais
    e de uma demonstração prática experimental. Duas problemáticas foram apresentadas aos
    estudantes na intenção de motivar a predisposição a aprender e em crescente grau de
    complexidade: “Por que aparecem cores brilhantes na explosão de fogos de artifício?” e “Por
    que a pulseira de neon (ligthsticks) brilha?”. As atividades seguiram a premissa da
    aprendizagem significativa que diz que o fator isolado mais importante que influencia a
    aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe, o subsunçor, que servirá de âncora para que uma
    nova informação recebida possa ser associada, modificada e retida na estrutura cognitiva do
    sujeito. Apesar do período de implementação da UEPS coincidir com o contexto da pandemia
    de COVID-19, no qual as dificuldades de interação se somaram aos protocolos de
    distanciamento social, foram notáveis o interesse, envolvimento e as evidências de
    aprendizagem significativa com o uso do material potencialmente significativo, indicando que
    os resultados obtidos foram satisfatórios.

  • PEDRO HENRIQUE DA SILVA LOPES
  • FÍSICA E HISTÓRIA NA EDUCAÇÃODO CAMPO COM METODOLOGIA DE DESENHO DE PROJETO DE ENGENHARIA:

    A roda d’água como exemplo de máquinas simples na educação do campo.

  • Data: 20/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido considerando-se o aspectos bibliográfico. Sendo
    assim, ele se iniciou com uma abordagem a respeito do processo histórico da educação do
    campo e os pilares que a envolveram para atingir o estágio da realidade atual. A segunda parte
    do trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta didática que se refere à construção
    de um protótipo de roda d´água como exemplo de máquinas simples. Com base nessa ótica
    teórica/experimental, objetivou-se ensinar conceitos de Física na escola do campo, na temática
    máquinas simples, com o uso da metodologia didática Desenho de projeto de Engenharia (DPE)
    e enfoque interdisciplinar. Ao longo da pesquisa desenvolvida, buscou-se responder à seguinte
    pergunta de investigação: de que maneira o uso da metodologia didática do DPE com enfoque
    interdisciplinar pode potencializar o desenvolvimento de competências e habilidades
    associadas ao conhecimento de engenharia e científico no contexto da educação no campo?
    Inserido nesse contexto, a proposta didática desenvolvida propôs potencializar o
    desenvolvimento nos estudantes de habilidades relacionadas com a construção de artefatos
    como soluções a problemas reais da vida, visando junto aos educandos interações entre os
    indivíduos, na busca de compreender a realidade que o cercam, intervir para melhorar o seu
    entorno, considerando o conhecimento científico atrelado ao contexto apresentado. Com essa
    perspectiva teórica/prática, materializam-se as ideias que surgem no âmbito dos espaços de
    diálogo proporcionados aos educandos e associadas com os conhecimentos de engrenharia e
    científico, tendo por base a investigação teórica e as etapas consolidadas para as práticas
    experimentais, vinculadas nas análises de resultados da implementação e pressupostos
    educacionais segundo Paulo Freire. As atividades foram desenvolvidas com estudantes de
    sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo do interior do Estado do Pará, ao
    longo do segundo semestre de 2022. A análise dos dados se deu com base nos materiais
    produzidos pelos estudantes, gravações de encontros e imagens coletadas durante a
    implementação. Os resultados indicam que essa metodologia é coerente com a proposta da
    educação do campo, pois exige atitudes que os camponeses já possuem em seu cotidiano como
    trabalho em equipe, contato com a natureza entre outros. Conclui-se a pesquisa considerando
    que a proposta metodológica inserida nesse trabalho, tendo em vista o desenvolvimento do
    produto educacional, contribuiu para solucionar os problemas no contexto da educação do
    campo, tendo em vista a física envolvida no sistema mecânico da roda d’água e o uso do sistema
    como uma possível solução para o campo, na forma de um texto de apoio ao docente com a
    proposta desenvolvida.

  • ANDREY JESUS DIAS TEIXEIRA
  • EXPERIMENTOS DE FÍSICA PARA O ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO 8º ANO SEGUNDO A BNCC

  • Data: 01/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Com o uso de experimentos práticos e o conhecimento prévio dos alunos, este trabalho vem trazer uma proposta para os professores da componente curricular Ciências no 8º ano do Ensino Fundamental, alicerçada na Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que irão nortear todas as ações desenvolvidas ao longo deste projeto, que foi aplicado em uma turma de 8º ano de uma escola pública conhecida como Ruy Paranatinga Barata, localizada no conjunto Paraíso dos Pássaros, no bairro de Val-de-Cans. Por meio de um questionário com perguntas objetivas, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos e um e-book com a abordagem, tanto teórica, quanto prática, me ajudaram a explicar, de forma simples e perfeitamente prática, os objetos de conhecimento relativos a circuitos elétricos para a turma que, tinha 22 alunos matriculados, porém só estavam frequentando 12. Por essa razão, foi possível dividi-los em quatro grupos de três alunos, nos momentos em que eles tiveram que montar os circuitos. Primeiramente eu expliquei os objetos de conhecimento relativos à circuitos elétricos através do e-book que foi projetado no quadro com o uso do Datashow. Depois eles foram divididos em grupos para que pudessem realizar todos os experimentos propostos. Ao final de todo o processo, eles responderam a mais um questionário. Só que este, diferentemente do primeiro, apresentava questões dissertativas. Este formato de questões permite avaliar melhor o aprendizado. E, as respostas dos discentes foram fundamentais para entender o quanto a aplicação do produto se mostrou satisfatória.

  • HUMBERTO AUGUSTO DE SOUSA DIAS
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS EM AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA ONDULATÓRIA NO ENSINO MÉDIO

  • Data: 18/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • O Ensino de Física, tradicionalmente e com bastante frequência, faz uso do método de memorização de fórmulas, leis e teoremas, no estudo das diversas temáticas que compõem a Física. Dessa forma, o discente vê-se sem motivação e, cada vez mais desestimulado a produzir conhecimentos, uma vez que o sistema educacional vigente não garante métodos e recursos didático-pedagógicos que possibilitem ao aluno agu-çar sua curiosidade na busca por conceitos mais elaborados dos fenômenos físicos, culminando na sua falta de interesse e em aprendizagem mecânica e acríticas. Por isso, a metodologia proposta nessa dissertação pretende ser uma proposição peda-gógica para envolver os alunos no processo de sua aprendizagem, a fim de que as aulas de Física, sobretudo de ondulatória, possam desenvolver no aprendente a mo-tivação, a autonomia e o olhar investigativo dos fenômenos ondulatórios. Essa pro-posta metodológica, que foi desenvolvida em um cenário de pandemia da Covid-19, almeja envolver o aluno ao processo de investigação dos fenômenos ondulatórios, ao invés da simples apresentação do conhecimento estático, como nos livros didáticos, tornando o Ensino Médio mais significativo e efetivo. Para isso, foi realizado o desdo-bramento de uma Sequência Didática, implementada nos moldes de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), e idealizada pelo professor Marco Antô-nio Moreira (2000). Essa UEPS foi construída ao longo das aulas, durante um bimes-tre, a partir de demonstrações interativas, de tal forma que, utilizando experimentos com materiais alternativos e seminários produzidos pelos próprios alunos, os concei-tos dos fenômenos ondulatórios foram trabalhados de modo potencialmente significa-tivo. A principal metodologia utilizada foi a produção, pelos alunos, de mapas concei-tuais, aos quais foram associados outros recursos educacionais, ampliando o alcance do produto. Por fim, foi proposta a criação de material direcionado aos professores do Ensino Médio para facilitar a abordagem desse tema nas aulas, tomando por referên-cia Teórica da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel (1973).

  • PAULO SERGIO PEREIRA DA SILVA
  • ENSINO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA COM O USO DO SIMULADOR PHET PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  • Data: 18/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho é o resultado de uma pesquisa, a partir de inquietações vivenciadas em minha prática escolar, fruto de observações e de um questionamento fundamental: é possível desenvolver os conceitos teóricos de Física Moderna e Contemporânea com alunos do Espaço Rural? Será possível despertar o interesse pelos temas da área das Ciências Naturais? Os instrumentos tecnológicos poderão ser aliados dos professores em sua prática docente e aliados da sala de aula? Para tentar encontrar respostas para essas ansiedades filosóficas e políticas, laçamos mão da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, sob o olhar crítico do Professor Marco Antônio Moreira, que norteou todo o nosso trabalho, assim como, o uso de algumas contribuições de Lev Vygotsky, para o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, através de uma Sequência Didática – SD para podermos desenvolver alguns temas da Física Moderna no Ensino Fundamental, com o auxílio do Simulador PhET, e dessa forma, verificar os conhecimentos prévios, antes da aplicação do Laboratório Virtual, e levantar dados, após a aplicação do simulador, e assim atestar se houve aprendizagem significativa, ou seja, se houve incorporação de novos conhecimentos, se os alunos conseguiram atribuir novos significados conotativos, se houve incorporação não literal do novo conhecimento à estrutura cognitiva do aluno, como levantado por Marco Antônio Moreira. Além de vislumbrar a possibilidade de os alunos perceberem a importância da Física Moderna em vários momentos de suas vidas. Também este trabalho tentar mostrar o quanto os conteúdos de Física são subestimados por alguns docentes, consequência das lacunas de sua formação acadêmica. O produto foi aplicado em uma Escola Quilombola do Espaço Rural da cidade de Concórdia do Pará, em uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental.

  • MARCUS VINICIUS COSTA DO NASCIMENTO
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA PIRÂMIDE DE APRENDIZADO DE WILLIAM GLASSER PARA O ENSINO DE
    FÍSICA MODERNA EM UMA PERSPECTIVA CTSA

  • Data: 04/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • Os avanços obtidos no estudo da física moderna desde o início do século passado, bem como suas aplicações na medicina, engenharia e outras áreas, estão se tornando muito mais visíveis. No entanto, quando observamos o ensino desses conteúdos no ensino médio, percebemos uma falta de discussão com os alunos, fazendo com que eles não tenham tanto contato com a nova e atual ciência em sala de aula. Esta proposta de produto educacional tem como objetivo explorar o interesse dos alunos do ensino médio pela física moderna e sua relação com a sociedade contemporânea. Estimular o debate sobre a influência e a importância da ciência no auxílio ao tratamento de doenças e na geração de energia. O produto educacional pretende utilizar uma sequência didática que incluirá a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida combinada com a abordagem CTSA - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Este produto baseia-se principalmente no método histórico-cultural ou sócio-histórico de Lev Vygotsky, que enfatiza a importância do ambiente e das relações interpessoais para o melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos. Baseia-se também na teoria da escolha de William Glasser e na sua pirâmide de aprendizagem, que quantifica o aumento da capacidade de aprendizagem dos alunos quando estes participam ativamente na sua aprendizagem, lendo, explicando e discutindo temas com os seus colegas. 

  • ALBERTO LIMONTA LOBO CONCEIÇÃO
  • ATIVIDADE PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL COM ÊNFASE NA TEMÁTICA ELIPSE PARA O ENTENDIMENTO DAS TRÊS LEIS DE KEPLER VISANDO O APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO APRENDIZADO DE FÍSICA.

  • Data: 05/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • Está dissertação tem por objetivo de contribuir com o ensino de física para os alunos do ensino médio sobre as leis de Kepler, de forma teórica e experimental, montamos uma estratégia para que nossos alunos entende-se a 1ª e 2ª lei de maneira experimental, e demonstramos isso, neste trabalho. Sabemos também que a expressão da 3ª lei foi mostrada empiricamente por Kepler, propomos (devido ao fato que não encontramos essa descrição em livros de nível superior e nem nos livros de ensino médio), uma demonstração alternativa para cálculo do período (T), facilitando-se o seu entendimento, que permite não somente o cálculo do período das órbitas dos planetas em torno do Sol, mais do sistema massa-mola, de um elétron orbitando em núcleo atômico, do pêndulo simples etc. As duas primeiras leis de Kepler foram utilizados materias de baixo custo e a terceira lei desenvolvemos uma metodologia teórica alternativa que permite ao estudante o cálculo do período T a partir da força centrípeta enunciada no século XVII pelo físico, astrônomo e matemático holandês Christian Huygens, desde que envolva uma órbita fechada como da elipse ou da circunferência (uma elipse degenerada). Dessa proposta foi germinado o produto educacional alicerçado nas correntes filosóficas de David Ausubel e Vygotsky. O produto foi desenvolvido e aplicado em quatro aulas experimentais, duas aulas expositivas e quatro questionários, utilizando quadro e pincel, sendo realizados nove encontros, as aulas expositivas/experimentais com duração de 110 minutos, por encontro com a finalidade de verificar se houve aprendizagem significativa. O estudo foi aplicado de forma presencial no primeiro semestre de 2022, em uma turma do segundo ano do turno da manhã do curso técnico em edificações no Instituto Federal do Pará, Campus Bragança, localizado na região nordeste do estado do Pará a 210 km da capital paraense. Devido a Covid-19, o retorno presencial das atividades só foi possível no primeiro semestre de 2022, tivemos nessa turma uma evasão escolar de 50%. Com toda essa problemática os resultados foram suficientes e significativos para aprendizagem significativa após a análise dos resultados, esse trabalho pode ser replicado pelo professor do ensino médio em sala de aula seguindo as orientações.

  • BEN JHONSON SILVA DA SILVA
  • A Compreensão da Gravidade em uma Perspectiva Didática para o Ensino Médio.

  • Data: 10/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • No desenvolvimento deste trabalho, buscou-se realizar uma abordagem à gravidade a partir de uma perspectiva didática em sala de aula com alunos do ensino médio. Cabe ressaltar que o produto educacional foi aplicado durante a pandemia da COVID-19, e por este motivo, a aplicação do produto ocorreu de forma presencial e com atividades remotas. Essa abordagem é o resultado de uma pesquisa qualitativa, por meio da revisão bibliográfica, onde se buscou fundamentar a relevância desta prática de ensino e sua relação com a aprendizagem, juntamente com a observação em sala de aula pela prática da docência. Como fundamentação teórica, utilizou-se Piaget (1970), como principal autor, que por meio de sua teoria estabelece nova configuração das práticas em sala de aula para os alunos e as associar à aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo é construir uma sequência didática voltada para o ensino médio buscando aplicar conceitos relacionados a gravidade a partir da visão de dois grandes físicos, Isaac Newton e Albert Einstein. Assim, o ensino e a aprendizagem passam a serem entendidos de forma mais abrangentes, já que a teoria sobre a gravidade poderá ser compreendida dentro do seu processo natural histórico, desde Galileu até Einstein. Portanto, foi possível conhecer as várias compreensões acerca da gravidade utilizando didáticas práticas em sala de aula, tornando o ensino e a aprendizagem uma ação cotidiana na vida escolar do aluno de física.

  • ROMULO AUGUSTO DOS SANTOS CARDOSO
  • LABORATÓRIO VIRTUAL PARA O ESTUDO DE ENERGIA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Data: 03/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, é apresentada uma sequência didática com o uso do software Algodoo, que se trata de uma ferramenta computacional para o ensino de física, aplicada em uma escola da rede privada de ensino no primeiro ano do ensino médio, com o objetivo de tornar o estudo mais dinâmico e interativo para os alunos. O software conta em animações gráficas em duas dimensões, bem como jogos interativos cuja finalidade é o aprendizado no ensino de física. Por meio do Algodoo, foi possível criar cenários e simulações de energia cinética, energia potencial gravitacional e energia potencial elástica e sua conservação, bem como sua dissipação. Foram elaboradas 8 simulações para discutir sobre o tema do qual 3 destas foram elaboradas previamente pelo professor, posteriormente as 5 foram criadas pelos alunos após conhecerem sobre a utilização do Algodoo. A aplicação deu-se em tempos da pandemia da COVID-19 de maneira presencial sendo possível discutir fenômenos que envolvem o cotidiano dos alunos, como por exemplo, o chute de uma bola, a queda de objetos, o movimento de um skatista, dentre outras, mostrando algumas características das equações quando sua proporcionalidade seria direta ou inversa. Essas simulações contribuíram significativamente para a sequência didática realizada nesta dissertação. Foram utilizados 5 grupos colaborativos, que realizaram simulações e discussões em sala de aula para análise dos fenômenos pelos alunos. A sequência didática é composta por quatro etapas. A primeira se caracteriza por uma introdução do tema, a resolução de um questionário inicial para os alunos, cujo objetivo é saber os conhecimentos prévios dos discentes. A segunda etapa é ministrar uma aula sobre energia e sua conservação utilizando o método tradicional-expositivo. A terceira etapa é a manipulação do software Algodoo pelo professor e pelos alunos. A quarta etapa, por sua vez, é a realização do questionário final, bem como a aplicação de exercícios sobre o tema estudado para que seja possível analisar os resultados de aprendizagem obtido pelos alunos.

2022
Descrição
  • RAYANNA CORREA CABRAL
  • ENERGIA ELÉTRICA SUSTENTÁVEL E MECÂNICA QUÂNTICA: Uma proposta didática para o ensino médio com o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos e enfoque STEAM

  • Data: 07/10/2022
  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa translacional aqui apresentada teve como objetivo desenvolver, implementar e analisar uma sequência didática para abordar alguns temas de Mecânica Quântica no ensino médio, utilizando experimentos de Física, de acordo com a abordagem didática da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) com enfoque STEAM, tendo como questão problematizadora a geração sustentável e o uso consciente de energia elétrica. O tema e a abordagem didática escolhidos se justificam pela importância de se aprofundar no ensino médio o estudo dos conceitos relacionados à energia sustentável, que corroboraram avanços da sociedade, sobretudo em se tratando de novas tecnologias que estão presentes no cotidiano das pessoas, trazendo impactos de cunho social, econômico e ambiental. Nesse sentido, de acordo com o cenário da educação básica brasileira, buscou-se nesta dissertação complementar a perspectiva de implementação de projetos integradores no Novo Ensino Médio, tendo em vista a preconização do uso de novas metodologias para estudar Ciências Naturais de forma contextualizada com as tecnologias presentes no dia a dia do estudante. Na prática do ensino de física ao longo das últimas décadas é comum que sejam priorizados o ensino da física clássica, fazendo com que os conceitos de física moderna sejam poucos desenvolvidos e, quando abordados, geralmente numa perspectiva descontextualizada e abstrata, não potencializando a aprendizagem do aluno. Sendo assim, com intenção de suprir as necessidades das novas perspectivas de ensino médio e de potencializar um ensino de qualidade, foi desenvolvido, como produto educacional da pesquisa de mestrado, uma sequência didática que buscou facilitar a compreensão dos conceitos associados com a geração e uso de energia elétrica, utilizando a metodologia investigativa e do desenho de projeto de engenharia, em uma abordagem ABP com enfoque STEAM. A escolha desta abordagem e metodologias objetiva potencializar, assim, o desenvolvimento de habilidades associadas com processos criativos, fundamentada teoricamente pela Aprendizagem Significativa Crítica. A proposta foi implementada em uma escola pública localizada no município de Igarapé-Miri, interior do estado do Pará, tendo ocorrido durante a pandemia da COVID19, de forma presencial, respeitando as regras sanitárias do município. O procedimento metodológico da sequência didática seguiu as seguintes etapas: (a) delimitação do problema: discussões e questionamentos acerca dos impactos ambientais associados com a matriz energética brasileira e estudo de grandezas físicas presentes nas contas de energia elétrica; (b) investigação científica: entendimento dos conceitos físicos relacionados com o tema, por meio da socialização dos alunos para a construção de experimentos e uso de simuladores computacionais; (c) projeto de engenharia: construção em equipe de maquetes com iluminação fotovoltaica, com recursos eletrônicos e mini painéis solares; (d) aplicação na realidade: cálculo de consumo de energia para reduzir os problemas reais causados pelos fatores energéticos. Para a análise dos resultados da implementação da proposta, foram considerados os materiais escritos produzidos pelos estudantes, bem como os diálogos que ocorreram. Pode-se concluir que o modelo educacional da ABP com enfoque STEAM é um método satisfatório para desenvolver uma aprendizagem significativa critica nos estudantes. 

  • FRANCISCO ORIVALDO MOTA MARINHO
  • ENSINO DE LANÇAMENTO VERTICAL PARA ALUNO COM TEA DE NECESSIDADE DE SUPORTE NIVEL 1.

  • Data: 26/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • Esse trabalho foi aplicado para uma turma do 1º ano do ensino médio em que se encontrava regularmente matriculado um aluno autista, no ano 2019, em uma escola particular, na Cidade de Belém, no Estado do Pará. O trabalho aplicado foi sob o tema “Ensino de Lançamento Vertical para Aluno com TEA de necessidade de Suporte Nível 1”. Esse trabalho teve por objetivo apresentar um produto educacional como opção de um recurso educacional para auxiliar no processo da aprendizagem de um aluno com TEA de necessidade de suporte leve. Esse recurso pedagógico foi utilizado em 16 aulas no início do 2°bimestre do ano de 2019. Elaboramos uma Sequência Didática pautada em informações coletadas e teve como base no que denominamos de etapas, sendo essas etapas: Aproximação do aluno com TEA, a inclusão da família, questionário simplificado do aluno, utilização de imagens e observações realizadas no ambiente escolar. Cada uma dessas etapas foi aplicada e após a sua aplicação coletamos essas informações que nos norteou na construção da Sequência Didática por intermédio de suas fases e desdobramentos. As fases da Sequência Didática descritas foram: Apresentação do Conteúdo, Intervenções Coletiva, Intervenção Individual e Revisão dos Conteúdos e Aplicação de Atividades. A partir das ações já realizadas, analisamos aspectos cognitivos tais como: caligrafia, ordenação de textual, interpretação e organização matemática. Os resultados observados foram favoráveis em alguns aspectos de sua cognição e a sua socialização e autoconfiança foi muito evidente nas aulas de Física. Todos sabem que as dificuldades são grandes, mas as possibilidades são maiores. A dissertação aqui apresentada tem como os propósitos contribuir na busca possibilidade de escolhas do professor nas suas ações mediante a uma situação de inclusão, na socialização dos afazeres pedagógicos com os envolvidos no processo de aprendizagem do aluno com TEA de necessidade de suporte leve e finalmente melhorar seu interesse e minimizar as diferenças no processo ensino e aprendizagem de física básica. 

  • LUCIVALDO SILVA
  • ENSINANDO A FÍSICA DA COR DO OBJETO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DE UM PROTÓTIPO EM ARDUINO.

  • Data: 26/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • Está cada vez mais comum nos depararmos com alunos com as mais diversas deficiências em sala de aula, pois estamos no momento em que as propostas de inclusão tornaram-se realidade nas escolas e, mesmo sem estrutura física ou qualificação profissional adequada para atender aos portadores de necessidades especiais, os docentes têm que lidar todos os dias com essa situação. A problemática está posta: o que vamos fazer para atender esses alunos e fazer com que eles não se sintam ainda mais excluídos? Como atender à proposição de Vigostsky (1993) ao dizer-nos que “é necessário liquidar o isolamento a partir de uma educação do cego e apagar a demarcação entre a escola especial e a escola normal” (Vygotsky, 1993:108-109)? Para tal, neste trabalho foi realizado a construção de um protótipo experimental e uma sequência didática onde foi aplicado de forma presencial no ensino de óptica das cores para turmas inclusivas do ensino médio em duas escolas pública estaduais. O trabalho de pesquisa consistiu, inicialmente, em fazer um levantamento bibliográfico das leis que amparam a inclusão no Brasil, das especificidades relacionadas aos deficientes visuais e da importância da sociabilização para o sucesso do processo ensino-aprendizagem, baseada nas teorias de Vygotsky, das condições de inclusão do DV nas aulas de física e, especificamente, nas aulas de óptica, do conteúdo de óptica e das experiências de sucesso com a plataforma Arduino. Posteriormente, passou-se à parte prática da pesquisa, que consistiu no processo de produção do protótipo experimental, utilizando sensores conectados a uma placa de Arduino, que possibilitou ensinar as cores - tópico da óptica geométrica - para alunos DV e com visão normal em ambiente escolar inclusivo e a pesquisa quantitativa de aplicação do produto educacional, a partir de uma sequência didática, Discussão e apresentação dos resultados obtidos com a experiência, a qual demonstrou que a utilização do protótipo contribuiu positivamente no aprendizado dos alunos sem DV e, principalmente, um entendimento igualitário por parte do aluno DV; e por fim as considerações finais. Espera-se que, com a elaboração de recursos didáticos para o ensino de física, bem como da vivência e da experiência profissional no ambiente de uma escola inclusiva, haja um desenvolvimento da educação inclusiva nas escolas de uma forma geral. Tais iniciativas têm por finalidade fazer entender que não se trata somente de mudar o modo de ensinar para atender às pessoas com deficiências – PcDs, mas também mudar para atender a todos os alunos que possuem algum tipo de dificuldade de aprendizado, incentivando o respeito mútuo às diferenças e a cooperatividade nos processos de ensino/aprendizagem. 

  • LEONARDO BARRETO BAPTISTA
  • “MODELAGEM EM LINGUAGEM PYTHON COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE TÓPICOS DE CINEMÁTICA".

  • Data: 06/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho propõe utilizar a Modelagem Científica, no estudo de tópicos de Cinemática. A ferramenta que ensinamos para expressão visual dos modelos físicos, por modelagem computacional expressiva, é a Linguagem de Programação Python e o motor de jogos Pygame. O Pygame é uma biblioteca Python, baseada em SDL, que permite criar interface gráfica para jogos. O nosso propósito é utilizar a praticidade deste recurso na criação de simulações de movimento. Elaborar estas simulações, constitui-se em resolver problemas-abertos, e existem várias possibilidades de solução. Existem vários artigos que oferecem suporte teórico para o ensino de Modelagem Científica no Ensino Médio, como uma solução viável que auxiliam o aluno a distinguir as concepções alternativas, utilizadas em seu cotidiano, das concepções científicas, construídas com base em modelos teóricos, tornando o conteúdo de Física estudado mais significativo para a sua realidade. A sequência didática apresentada, está baseada na Teoria Construcionista, de Seymour Papert, que propõe a elaboração de meios para que a construção da aprendizagem seja menos mental e se torne mais pública. Uma das ferramentas que permitem concretizar esta materialização das ideias, é o computador. A habilidade Pensamento Computacional é fundamental para que o aluno aprenda a escrever suas ideias de uma forma que o computador possa interpretar e apresentá-la. A pesquisa foi aplicada em três alunos de uma turma do 2º ano, na modalidade de ensino remoto, devido à pandemia de COVID-19. Utilizamos vídeos gravados para o ensino de programação, aula remota de modelagem científica e de aplicação nos conteúdos de Cinemática e atividades teóricas de modelagem. No questionário final, a capacidade argumentativa dos alunos melhorou, o que acreditamos seja resultado de uma melhor compreensão do real objetivo dos modelos físicos. 

  • WENDEL DE MORAES BARBOSA
  • ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM ARDUINO PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA

  • Data: 01/07/2022
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho trata de uma proposta de ensinar conteúdos de Eletrodinâmica através de atividades teóricas e experimentais, utilizando a plataforma de prototipagem Arduino, através de oficinas. As oficinas podem proporcionar aos alunos novas experiências e uma nova visão do ensino de Física, por meio de atividades lúdicas e desafiadoras, que une aprendizado e prática, proporcionando a construção não só de conceitos científicos, mas também habilidades e competências importantes para interações sociais. Foram aplicadas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, totalizando 12 discentes, em uma escola estadual, na cidade de Belém/PA. Desenvolvido em oito oficinas com atividades teóricas e práticas. A utilização de diversos materiais e sensores na montagem e controle dos projetos permitiu introduzirmos os conceitos de Eletrodinâmica de forma mais atraente e eficiente aos alunos na construção e aprendizagem de novos conceitos. Inspirado pedagogicamente na teoria histórico-cultural de Vygotsky, colaborando para o professor observar e avaliar o surgimento de zonas de desenvolvimento proximal e fazer as intervenções necessárias para uma transição a um nível de desenvolvimento real. Utilizando a experimentação como abordagem metodológica no ensino de Física, despertando nos alunos o interesse em montar e programar dispositivos capazes de automatizar ambientes, e criar equipamentos. Ao final das oficinas, foi aplicado um teste como parte integrante da proposta, que consolida as atividades, pois revisita os conteúdos de Eletrodinâmica fazendo as associações com as questões de Física que tratam dos conceitos de circuitos elétricos. 

  • EMERSON DA PAZ SANTOS
  • UM MODELO PARA ENSINAR ELETRICIDADE EM AULAS REMOTAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES UTILIZADOS EM UMA RESIDÊNCIA.

  • Data: 29/04/2022
  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa tem como objetivo, capacitar o aluno na compreensão de conceitos da física, através de um ensino que utiliza o cotidiano do discente como elemento fundamental para a construção do saber. Tal medida é benéfica para o ensino brasileiro, uma vez que os conteúdos abordados são considerados, por muitos, pouco compreendidos durante a vida escolar dos educandos. Assim, a teoria associada a prática é um grande aliado do processo de ensino-aprendizagem em nossa sociedade. As atividades realizadas neste, sofreram mudanças significativas na sequência didática e na aplicação do produto educacional, por conta da pandemia do COVID-19 que assolou o mundo. Portanto, foram adaptadas para o ensino remoto, e realizadas por alunos voluntários do 2° e 3º ano do Curso Pré-vestibular da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua. Notou-se que essa experiência desenvolveu no aluno, capacidades de identificação conceitual, eles passaram a compreender a tensão em circuitos elétricos simples, identificando inclusive, elementos sobre consumo e utilização de energia elétrica, condutor, resistência e fonte de tensão. Além disso foram demonstrados diagramas de ligações em paralelos, ligações em circuitos, diagramas que demonstram como conectar tomadas à linha de energia principal e diagramas de como conectar lâmpadas incandescentes por interruptor simples. Esses diagramas foram desenvolvidos pelos alunos após ensino teórico acerca dos conceitos físicos, o que demonstra uma eficácia na aplicabilidade de um ensino que engloba teoria aliada a prática. Entende-se que este é um possível caminho didático para aprimorar e tornar as aulas de física mais interessantes, fazendo com que os discentes despertem maior interesse para aprofundamento e conhecimento de teorias desta ciência. 

  • MAYCON JERFFESON FERREIRA LOUREIRO
  • SEQUÊNCIA DIDTÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO MINI QUADRINHOS

  • Data: 22/04/2022
  • Mostrar Resumo
  • Essa dissertação trata da utilização de mini histórias em quadrinhos para o ensino de física para alunos do ensino fundamental do 6.º ao 8.º ano, uma vez que a partir do 9º ano os alunos já começam a estudar uma introdução a física. O intuito é fazer com que alunos a partir do 6.º ano do ensino fundamental comecem a ter contato com os conceitos físicos, todavia, tendo em vista a formulação desses conceitos mediante a experiência proposta em experiências e registro feito pela criação de história em quadrinho pelos alunos. Com isso alcançar o objetivo de despertar mais interesse pela ciência e a investigação cientifica de fenômenos físicos. Esta sequência didática segue a abordagem em sala de aula de laboratório aberto e possui o intuito de estimular a procura do conhecimento de modo investigativo e na produção de histórias em quadrinhos ou charges para demonstração do, conteúdo aprendido pelos alunos do ensino fundamental (CARVALHO, 2016, pág. 27-28) além disso, os alunos poderão fazer uso de ferramentas como aplicativos para desenvolver suas produções, bem como colorir ou não e desenvolver o lado redator devido aos diálogos produzidos pelos personagens. 

  • MADISON CLEITON BARBOSA LISBOA
  • UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE FÍSICA: A Eletrostática Baseada em Situações Cotidianas e Aprendizagem Significativa.

  • Data: 22/04/2022
  • Mostrar Resumo
  • Esta Dissertação abordou conceitos de Eletrostática no ensino de Física com 48 alunos em uma turma de 2º ano da Escola Madre Celeste, localizada no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém/PA, no ano de 2020. As aulas foram elaboradas e implementadas por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), a Sequência Didática teve a duração de 26 horas-aulas. Os dados foram coletados ao longo de toda a implementação da UEPS, utilizando a seguinte metodologia: 1) Aplicação de questionário de conhecimentos prévios; 2) Discussão e problematização de questões sobre eletromagnetismo relacionadas ao cotidiano; 3) Aplicação de experimentos em todas as etapas da intervenção didática. O objetivo era o de, utilizando a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, com as contribuições do socio-interacionismo, aproximar o Ensino de Física ao cotidiano do estudante, tendo para isto proposto a produção de maquetes de Geradores Elétricos, Eletroscópios e Gaiolas de Faraday, a partir do reaproveitamento de materiais alternativos e de baixo custo, com a intenção de aproximar o estudante das questões ambientais e das maneiras sustentáveis de produção de energia. Por meio dos resultados obtidos neste trabalho, pudemos perceber que os discentes apresentaram indícios de Aprendizagem Significativa, associando os conceitos de Eletrostática aos fenômenos do cotidiano e melhorando a construção do conhecimento. 

  • CRISTIAN TEIXEIRA DOS SANTOS
  • A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COM O MÉTODO DE ENSINO EXPLÍCITO EM AULAS DE ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO.

  • Data: 08/04/2022
  • Mostrar Resumo
  • Com a aplicação do Método de Ensino Explícito e a utilização de experimentos, este trabalho visa correlacionar o método de ensino com materiais alternativos, com o aproveitamento de conhecimentos anteriores (prévios) dos alunos. Mostrar de forma contextualizada os conceitos ópticos, com exemplos do cotidiano do aluno, neste caso, o professor respeita a limitação da memória de trabalho do discente, cuja finalidade é atingir maior aprendizagem. Posteriormente, passa a acompanha-los e aplica a segunda etapa do método, a fim de atingir um rendimento eficaz, para que os alunos cheguem a um aprendizado independente, até que seja capaz de “transferir” conhecimento. Assim, foram realizadas as aplicações do Produto Educacional em duas turmas do Ensino Médio, com participação presencial de 34 alunos, durante o período de pandemia da COVID19, nos meses de abril e maio de 2021. Algumas diferenças nesse tempo foram: tempo de aula reduzido, uso de máscara, ter cuidado com o distanciamento aluno-aluno, aluno-professor, dentre outros. Nessas circunstâncias, foi possível dar continuidade nos processos educacionais e atingir resultados satisfatórios. O método aplicado nesta pesquisa teve como objetivo a adaptação do método com o uso de experimentação, para surtir mudança nos hábitos de estudo dos alunos, promover a interação em sala de aula e “despertar” a curiosidade quanto a montagem e exposição de experimentos. Durante a aplicação do produto, foram efetuadas duas atividades objetivas, 5 questões e 1 questão extra em cada atividade. Além disso, o professor propôs que cada grupo das turmas descrevesse um texto sobre as observações dos experimentos e conceitos ópticos observados. Assim, o resultado apresentou um ganho satisfatório para o ensino e aprendizagem dos discentes, nas duas aplicações, o que tende a expandir a aproximação do aluno para com os conceitos físicos, estimula as turmas para usar cada vez mais os conceitos com a vivência, e torna-os mais independentes e experientes para seguir no ramo científico. Portanto, ao usar experimentos adaptados à Teoria da Carga Cognitiva, Método de Ensino Explícito, a pesquisa efetuada conclui que as perspectivas tendem a buscar a eficácia para com os conceitos abordados. 

  • PAULO NOGUEIRA FREITAS DE OLIVEIRA
  • “MICRO:BIT: TRANSFORMANDO A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA TECNOLOGIA

  • Data: 01/04/2022
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática baseada no uso de notebooks ou smartphones utilizando uma plataforma que permite criar programações com códigos chamado Micro: bit. A sequência desenvolvida se mostrou como um maravilhoso instrumento de ensino e aprendizagem promovendo um suporte nos conteúdos de física envolvidos neste trabalho. Essa pesquisa evidencia a importância da educação 4.0, o quanto o uso da tecnologia no Ensino juntamente com atividades dinâmicas e lúdicas intensificam a potencialidade das habilidades e competências dos alunos e cooperam na socialização entre eles o que não ocorre se o aluno realiza atividades de maneira individual. As etapas desenvolvidas foram realizadas em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular de ensino fundamental e médio, localizada no município de Belém – PA, no turno da manhã. No decorrer da aplicação foi nítido a relação de parceria, colaboração, hombridade, criatividade entre os alunos o que instigou o interesse pela disciplina assim como os conteúdos. A relação aluno professor, também teve uma evolução o que facilita a aprendizagem dos conteúdos. Essa metodologia propõe estimular e dinamizar o ensino e aprendizagem no espaço escolar.

  • LERIKA DO AMARAL POLL
  • NA TRILHA DO SABER: Jogo Adaptado como Alternativa para o Ensino de Física a Alunos com Transtornos do Espectro Autista no Ensino Médio

  • Data: 29/03/2022
  • Mostrar Resumo
  • A criação da escola surgi em algum momento na história junto com a divisão de classes, isso porque o ser humano para sobreviver necessitou transformar a natureza a seu redor adequando-a as suas necessidades, forçando o homem a procurar entender as mudanças ocorridas a seu redor e a buscar conhecimento para melhor compreender os fenômenos vivenciados. Porém esse conhecimento não foi proposto de forma igualitário e com o advento de uma sociedade moderna e mais preocupada em expandir os conhecimentos adquiridos ao longo da história, a educação especial recebe maior atenção na tentativa de assegurar aos alunos com deficiência uma aprendizagem significativa que vá além de suas limitações. Sendo direito desses alunos terem acesso a uma educação de qualidade, direito esse também garantido as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), sendo um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete a comunicação, a interação social e o comportamento, e esses fatores acabam afetando o aprendizado educacional. E é nesse contexto que ações em sala de aula necessitam estarem voltadas para a utilização de práticas pedagógicas, que apresentem variadas possibilidades de aprendizado a esses aluno autistas. Dentre as inúmeras práticas educacionais existentes, este trabalho direciona sua pesquisa para a utilização do jogos “Na Trilha do Saber” desenvolvido com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem e ensino de FÍSICA a alunos com TEA na tentativa de proporcionar uma educação mais integradora, abordam a ludicidade, a interação social e a linguagem. Pois o brincar traz inúmeros benefícios, como ressalta Vygotsky com a teoria da mediação, e a da aprendizagem significativa de David Ausubel que são os alicerces teóricos deste trabalho além dos resultados coletados por meio de uma Pesquisa-Ação quali-quantitativa realizada após a aplicação do produto educacional, da qual ocorreu de forma presencial durante a pandemia da COVID-19 em uma turma do Ensino Médio.

  • JORGE ANDRADE DA SILVA
  • CONSTRUÇÃO DE QUADROS INTERATIVOS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS FÍSICAS: UM ESTUDO SOBRE HIDROSTÁTICA.

  • Data: 21/03/2022
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem por objetivo construir um produto educacional para o ensino de hidrostática no ensino médio e fundamental, embasado nas correntes filosóficas de David Ausubel e Vygotsky. Esse produto se aplica com uma sequência didática de cinco experimentos em aulas com o uso do quadro interativo com o objetivo de uma possível aprendizagem significativa. Na intervenção, foram ministradas aulas expositivas (pincel e quadro magnético) e experimentais (Quadro com experimentos) em torno de 40 min cada aula de densidade e massa específica, pressão média, teorema de Stevin, teorema de Pascal e Teorema de Arquimedes com intuito do alcance de habilidades para compreensão e aplicação dos conceitos em fenômenos ocorrentes na região. O estudo foi aplicado de forma presencial em tempos de pandemia da COVID-19 em duas turmas de 1ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio sediada em Salinópolis Pará, durante três meses. O tipo de estudo foi o qualitativo. Na sequência, foram aplicados quatro questionários, o primeiro para identificar algum conhecimento prévio de hidrostática, o segundo para avaliação conceitual, se houve compreensão do novo conhecimento, através das aulas tradicionais e do produto educacional e o terceiro para verificar se através dos novos conhecimentos adquiridos construa habilidades para compreensão dos fenômenos regionais e um quarto para verificar a opinião dos estudantes sobre a intervenção do quadro interativo nas aulas de hidrostática. Esses serviram como base para coleta de dados para análise estatística utilizando o aplicativo Microsoft Excel. O produto aplicado na turma B contribuiu para melhorar a assimilação e aplicação dos conceitos estudados, e alcançando o objetivo da aprendizagem significativa, em quanto que na turma A, somente com as aulas tradicionais não foram suficientes para um resultado significativo em aplicações dos conceitos nos fenômenos regionais. Portanto, verificou-se que a aplicação do quadro interativo de experimentos de baixo custo como material didático a metodologia do professor, contribui ao método tradicional e as aulas tornam-se mais participativas e dinâmicas no ensino de hidrostática em sala de aula. 

  • MAURICIO DOS SANTOS LOBATO
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE ESPECTROSCOPIA APLICADA A ASTRONOMIA UMA PROPOSTA PARA AULAS REMOTAS

  • Data: 11/03/2022
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação é resultado da aplicação de forma remota de uma sequência didática sobre espectroscopia e sua relação com a Física e a Astronomia. A metodologia de ensino contemplou estratégias de ensino baseadas no modelo de sequência didática proposta por DOLZ et al (2004) e na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. As etapas da sequência didática foram aplicadas remotamente, no mês de maio de 2022 para uma turma da 1ª série do ensino médio em uma escola particular no interior do município de Tailândia. A aplicação ocorreu de forma remota devido à pandemia da COVID-19. No decorrer das etapas da sequência didática, os alunos estudaram fenômenos físicos relacionados com a decomposição da luz. Utilizando o simulador PHET, eles puderam fazer simulações desses fenômenos, e relacionaram tais conceitos com a formação dos espectros das estrelas. Outra atividade proposta aos estudantes foi confeccionar um espectroscópio a partir de materiais de baixo custo, em que eles pudessem observar os espectros de luz de algumas fontes luminosas, como o Sol e lâmpadas de sua residência. A metodologia aplicada ao ensino de Física associada às atividades experimentais e integradas a temas que causam notável curiosidade, como a Astronomia, contribuíram para o aumento do interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. O resultado final desta sequência didática se mostrou bastante satisfatório, apresentando indícios de uma aprendizagem significativa para o tema abordado.

  • JOSE AUGUSTO DOS SANTOS CARDOSO
  • FISICA DO CAMPO: Aprendizagem em Ambiente não Formal através de uma Sequência Didática.

  • Data: 11/03/2022
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo a construção de uma sequência didática que culmina em um produto educacional, que servirá de suporte para o ensino da Hidrostática e da Hidrodinâmica que foi desenvolvida com a construção de dois protótipos, Bomba Rosário (BR) e Carneiro Hidráulico(CH) os quais fazem parte do produto educacional para o ensino de física para a educação básica em ambiente não formal de ensino não institucionalizado, pois o processo de aprendizagem pode também acontecer tanto ambiente formal e não formal para ensinar Física, para isto se pretende recorrer à utilização de aulas expositivas e audiovisuais em paralelo com o livro didático, em que será aplicado listas de questionários com a finalidade de analisar em primeiro momento o nível de conhecimentos prévios do alunado sobre a física do escoamento e armazenamento de líquidos num contexto voltado para o Ensino da Física em ambiente não formal não institucionalizado, campo agrícola que aborda tópicos da Hidrostática bem como da Hidrodinâmica. A proposta é permitir ao alunado oportunidade de vivenciar fenômenos físicos envolvidos no ambiente não formal não institucionalizado de ensino (campo agrícola) de modo que através da observação destes o aluno alcance o entendimento das leis físicas que os descrevem, possibilitando dessa maneira, que os conhecimentos adquiridos passem a fazer parte da estrutura cognitiva do sujeito da aprendizagem. A sequência didática é composta de equipamentos utilizados no escoamento de líquidos, como a “Bomba Rosário” e o “Carneiro Hidráulico” que envolvem a demonstração de fenômenos físicos estudados na física sem o uso de energia elétrica para o seu funcionamento, dependendo de força física e da força da gravidade para funcionar. Todos esses estão descritos no produto educacional, estando dispostos ao longo da sequência didática de maneira cronológica em relação aos momentos em que os experimentos originais foram inventados. Toda a aplicação do produto educacional foi desenvolvida de forma presencial em tempos de pandemia respeitando todos os cuidados sanitários recomendados pela OMS e pelo ministério da saúde. Conclui-se a pesquisa considerando que os alunos tiveram uma compreensão dos conhecimentos com a utilização do produto educacional. 

  • MARLON FERNANDES FARIAS
  • SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: UNIDADE TEMÁTICA TERRA E UNIVERSO NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Data: 18/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • Identificar o descompasso entre as proposições teóricas e a realidade das escolas é essencial para desenvolver uma (re)orientação das propostas pedagógicas para responder ao grave problema do ensino de Ciências no Brasil. O objetivo desta pesquisa foi identificar, quais as contribuições e quais os obstáculos do Ensino de Ciências por Investigação para a alfabetização científica, tendo como um dos propósitos específicos, o desenvolvimento de um Produto Educacional, propondo abordagens que visam dar mais significados aos conteúdos de Física que se adéqua ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além de analisar, em que termos uma Oficina Pedagógica online é capaz de promover a formação inicial e/ou continuada de professores, estimulando e qualificando o processo de ensino-aprendizagem de Ciências por investigação. Baseados na pesquisa qualitativa, buscou-se realizar um relato das experiências durante a implementação do Produto. Para isso, fundamentou-se nas referências de Carvalho (2016), Sasseron (2015), Moreira (2011), Brasil (2017), Vigotsky (1984), Júnior et al. (2018), Oliveira Filho e Saraiva (2014), Halliday et al. (2016), Gil (2005), Yin (2010) entre outros. Os resultados revelaram que, esta Sequência didático-pedagógica pode promover o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio dos componentes curriculares que se apresentaram em um conjunto de habilidades que estão relacionadas à Unidade Temática: “Terra e Universo”. Além de reafirmar a inópia no ensino de Ciências no Brasil, em espacial no Estado do Pará, de recursos educacionais com abordagens de ensino visando conteúdos de Física, na perspectiva BNCC, adequados a estudantes dos anos iniciais da Educação Básica. 

  • JEAN RICARDO MOURA PINTO
  • TERMODINÂMICA: Uma proposta investigativa para o Ensino Médio utilizando materiais alternativos.

  • Data: 11/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • O material que será proposto tem como finalidade oferecer aos alunos do ensino médio conceitos de termodinâmica através de uma sequência didática que propôs a investigação de materiais alternativos os con. Devido a Pandemia do Coronavírus e por consequência o afastamento ou isolamento social, estratégias como aulas virtuais via Google Meet e a volta dos alunos em sala de aula em quantidades reduzidas contribui para uma melhor metodologia e aprendizagem. O professor trabalhará de forma virtual ou sala de aula com seus alunos, apresentando uma sequência didática na qual o tema que envolve termodinâmica se fará presente em um contexto de investigação em um experimento simples que será realizado na Etapa 3. Este trabalho propõe uma sequência didática de atividades em grupos colaborativos, especificamente com alunos do 2º ano do ensino médio. A sequência didática se dará em cinco (5) etapas, bem definidas, abrangendo desde um questionário inicial de 10 questões no qual o tema de termodinâmica é abordado na 1ª Etapa, apresentação do tema juntamente às aulas tradicionais na 2ª Etapa até a formação de grupos colaborativos em que as perguntas subjetivas serão respondidas com base no entendimento dos alunos em relação ao experimento de baixo custo do café e do cata-vento na 3ª Etapa. A 4ª Etapa se dará pela conclusão e análise das respostas dos alunos diante de seus conhecimentos e estratégias no momento dos experimentos, e por último a 5ª Etapa que são as amostras dos resultados de aprendizagem tanto qualitativa como quantitativa referente a esta sequência didática. Os autores das teorias de aprendizagem significativa de David Ausubel e interacionista de Lev Vygotsky foram muito importantes para o sucesso e entendimento desta sequência didática. Esta Dissertação apresenta resultados percentuais satisfatórios no contexto de determinar que ocorresse aprendizagem diante da metodologia dos trabalhos e conforme os passos de aprendizagens propostos nesta sequência didática.

  • SILVANO DE ARAUJO SOUSA
  • UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: Uma proposta para o ensino de Óptica da Visão

  • Data: 11/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • Ao longo desta dissertação foi trabalhado o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática para alunos do terceiro ano do ensino médio, seguindo as etapas de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS) que tem sua base na teoria educacional de David Ausebel sobre Aprendizagem Significativa, onde o conhecimento prévio do aluno é levado em conta para o ensino de novos conhecimentos e significância, tornando o aluno um ente mais participativo e ativo por meio da proposta de situações problemas que obedecem uma evolução de complexidade de acordo com o avanço do conteúdo apresentado, usando-se do auxílio da tecnologia como o simuladores virtuais gratuitos. Está dissertação objetiva verificar se as etapas usadas através da UEPS se configuram uma estratégia didática que contribui significativamente no processo de ensino aprendizagem. Assim foi construído um produto educacional seguindo todas as etapas da UEPS para o ensino de Óptica da Visão, trabalhando conceitos de refração, lentes esféricas, morfologia do olho humano e doenças da visão. A aplicação do produto devido à pandemia COVID-19, ocorreu na forma de ensino híbrido (remota e presencialmente), com o auxílio de uma sala de aula virtual, formulários online e vídeo chamadas em uma plataforma gratuita, em uma turma de terceiro ano do ensino médio da rede privada, a escola fica situada na cidade de Capanema no nordeste paraense. Nas observações realizadas ao decorrer da aplicação foi notado o interesse, participação e motivação dos alunos, assim como foi percebido na análise das respostas propostas, o indicativo de aprendizagem significativa sobre o tema abordado, o que nos mostra que o uso da UEPS facilita o processo de ensino aprendizagem trazendo ótimos resultados. 

  • ADAILTON SILVA SANTOS
  • ARTICULAÇÕES ENTRE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A EDUCAÇÃO CTS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS DE ELETRODINÂMICA NO ENSINO MÉDIO

  • Data: 28/01/2022
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir da elaboração e da implementação de uma sequência de ensino investigativo com enfoque em educação CTS a fim de trabalhar conceitos de eletrodinâmica. A proposta tem como objetivo geral analisar as colaborações da articulação entre o ensino por investigação e a educação CTS para o desenvolvimento de conceitos de eletrodinâmica com estudantes do Ensino Médio, tendo em vista uma aprendizagem crítica e reflexiva. Dentre os objetivos específicos dessa proposta, destacam-se: elaborar e aplicar o produto educacional em uma escola da rede pública estadual da capital paraense; auxiliar os estudantes na compreensão de conceitos de eletrodinâmica, de modo que concebam e pratiquem o consumo consciente de energia elétrica a partir de equipamentos elétricos residenciais. Além disso, a pesquisa participante serviu de base para a metodologia utilizada no trabalho e o planejamento pautou-se no ensino por investigação com enfoque em educação CTS, tendo estes constituídos o referencial teórico da pesquisa. Desse modo, a análise dos resultados apontou para o alcance dos objetivos pretendidos, tais como o desenvolvimento de consciência crítica pelos alunos em relação às questões envolvendo a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, a promoção do espírito investigativo e de atitudes científicas.

2021
Descrição
  • RAQUEL FERREIRA VELOSO
  • MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA UMA PROPOSTA COM USO DE EXPERIMENTOS CONFECCIONADOS COM MADEIRAS AMAZÔNICAS

  • Data: 08/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • A prática experimental tem sido ao longo dos anos uma ferramenta didático/metodológica de grande eficiência para a compreensão dos conceitos de Física estudados em sala de aula, porém é muito comum observamos que essas práticas estão acompanhadas de roteiros prontos, onde estão elaboradas a sequência de atividades a ser realizada pelos alunos, de modo que ficam confinados a um único método de obter respostas ante um evento experimental, e desta forma limitando a expansão e expressão dos conhecimentos que eles possuem, deixando de explorar suas curiosidades e até mesmo desencorajando de que eles mesmos busquem as respostas do que está ocorrendo através de outros métodos, como o método investigativo que se encaixaria perfeitamente em uma aula experimental, pois além de proporcionar o desenvolvimento do instinto investigativo dado o fenômeno observado, pode levá-los a possibilidade de construir seus próprios modelos matemáticos. A Modelagem Matemática, tem por objetivo criar modelos matemáticos para traduzir, descrever ou explicar os problemas, situações ou fenômenos naturais do cotidiano e estes podem ser representados em forma de símbolos, gráficos ou equações. Através do uso da modelagem em sala de aula, podemos trabalhar a interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento e mostrar aos alunos a importância da linguagem matemática na compreensão de fenômenos físicos e a possibilidade de prevê-los através dela. A presente dissertação tem como objetivo qualificar o aprendizado do estudante utilizando a Modelagem Matemática e o Ensino por Investigação como estratégia a fim de despertar neles o conhecimento científico, crítico, analítico e investigativo através do método da experimentação, tornando, assim, o ensino mais significativo. Optou-se por se trabalhar o ensino por investigação devido proporcionar entre os alunos interação e discussões durante a busca por soluções dos problemas que são propostos pelo professor ou observados por eles mesmos 10 ante um fenômeno natural. Desenvolvendo ainda características investigativas na formulação de hipóteses, conclusões e respostas encontradas. A proposta é lançar mão do uso da modelagem matemática no ensino do sistema massa-mola e do pêndulo simples, através da Física experimental, aplicada em turmas do 9º ano do ensino fundamental II. Para esta aplicação serão utilizados materiais de baixo custo, como: suporte, balança de mesa, dinamômetro, réguas, molas e blocos de madeira tipicamente da Amazônia, este último,com o objetivo singelo de representar a nossa região. A metodologia utilizada para esta dissertação é inversa à tradicional, ou seja, oposta àquela onde os alunos assistem primeiramente a aula do conteúdo que irão executar na aula prática e só então realizam a montagem do experimento ou aquela que inicia o experimento com a orientação de um roteiro. Para o presente estudo os alunos já iniciam suas práticas através da experimentação e sem prévia de conteúdo ou roteiros. O primeiro experimento será o do sistema massa mola, onde os alunos irão colocar os blocos presos à mola e verificar o que acontece com ela ao passo em que os blocos são substituídos por uns mais leves e outros mais pesados e a partir das suas próprias observações tirar suas conclusões, coletar os dados e chegar a um modelo matemático favorável a lei de Hooke. O segundo experimento refere-se ao pêndulo simples e tem a mesma sequência de aplicação do anterior. Espera-se que os alunos possam compreender os fenômenos observados, fazer relações entre grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, relacionar a física teórica à física experimental e alcançar a conclusão de que a matemática por trás dos conteúdos foi construída a partir da observação dos fenômenos experimentais. 

  • LEANDRO GADELHA SILVA
  • FÍSICA DO AVIÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DO VOO DE AEROPLANOS

  • Data: 08/10/2021
  • Mostrar Resumo
  • Verifica-se que muitos alunos não têm interesse ou motivação para aprender os conhecimentos escolares devido às aulas tradicionalmente expositivas, o que dificulta todo o processo de ensino e aprendizagem. Neste trabalho, propomos a utilização do ensino por investigação para criar em sala de aula um ambiente de pesquisa, de forma que os alunos possam ter uma participação mais ativa e efetiva durante a construção de seus conhecimentos. O objetivo desta pesquisa é investigar se o ensino investigativo é uma estratégia didática que facilita o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, elaboramos como produto educacional uma sequência didática com atividades investigativas de voo de avião, onde abordamos leis e conceitos como força de sustentação, leis de Newton e princípio de Bernoulli. Este produto educacional foi aplicado remotamente, em decorrência da pandemia COVID-19, em uma escola pública localizada no município de Maranhãozinho-MA e teve como público-alvo alunos do 2º ano do ensino médio. A metodologia utilizada foi qualitativa por meio da análise de conversas feitas por grupos de um aplicativo de mensagens. Ao analisar as atividades avaliativas, as interações entre os alunos e suas percepções sobre a sequência de ensino investigativo, concluímos que o processo de investigação em sala de aula gerou curiosidade, interesse e motivação nos alunos. Assim, o ensino por investigação mostra-se eficaz, pois facilita a aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos conceituais, além de desenvolver suas habilidades argumentativas e lhes conferir atitudes e procedimentos próprios da prática científica. 

  • MAYCON ALBERTO SILVA DA SILVA
  • ELETROGAME, O JOGO: UMA MANEIRA DIDÁTICA E DIVERTIDA DE ESTUDAR A ELETRODINÂMICA

  • Data: 17/09/2021
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho foi idealizado para fornecer uma ferramenta ensino-aprendizagem para os discentes do Ensino Médio. A disciplina Física sempre foi considerada como difícil para muitos, devido a diversos fatores, como a deficiência no conhecimento matemático, o número reduzido de aulas semanais, a falta de suporte educacional como laboratórios ou atividades extraclasse. Assim, escolhemos elaborar um trabalho voltado aos alunos do último ano do Ensino Médio, que estão prestes a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio; um jogo de tabuleiro denominado Eletrogame. Optamos por este tipo de atividade por pensar que a ludicidade, através de jogos didáticos, quando utilizada como metodologia alternativa de ensino, tem o poder de melhorar o convívio e a inclusão entre os estudantes, facilitando o ensino-aprendizagem e tornando o processo de construção do conhecimento mais prazeroso. A Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky rege o aspecto pedagógico do Produto Educacional por abordar a interação social como um componente essencial no desenvolvimento do conhecimento. Os sistemas de signo discutidos, tais como a linguagem e os diagramas que o professor utiliza têm papel relevante na psicologia de Vygotsky, pois a aprendizagem depende da riqueza do sistema de signos transmitidos e como são utilizados os instrumentos. O objetivo geral da educação, segundo Vygotsky, seria o desenvolvimento da consciência construída culturalmente e socialmente, nível de aprendizagem mostrado na competição sadia e saudável, onde o aluno-jogador tenta vencer seu adversário e, simultaneamente, conseguir absorver conteúdo de Eletrodinâmica Básica, conteúdo explorado em nosso Produto Educacional. Utilizamos o fenômeno da ludicidade como uma ferramenta para tornar a educação mais atrativa e interessante, despertando a curiosidade dos alunos e automaticamente fazendo-o aprender mais facilmente o tema em questão, contextualizando os assuntos, tentando tornar a Física mais interessante. Os estudantes aprovaram a metodologia, classificando-a como atrativa e envolvente, admitindo que precisavam desenvolver ou melhorar habilidades como a comunicação, autorreflexão, autoconhecimento e responsabilidade consigo mesmos para melhorar a performance no jogo. 

  • JONER NEY VIEIRA DA SILVA
  • POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CAPACIDADE TÉRMICA E CALOR ESPECÍFICO POR MEIO DE UM FOGÃO À VELA DE PARAFINA

  • Data: 17/09/2021
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho foi utilizado um fogão artesanal alimentado à vela de parafina para ensinar conceitos de física térmica (capacidade térmica e calor específico) aos alunos das turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Pará. Utilizou-se como abordagem o ensino por investigação, e para realizá-lo, recorreu-se também à experimentação e à modelagem matemática. A teoria de aprendizagem que o fundamentou foi o sócio interacionismo de Vygotsky, onde se buscou valorizar o conceito de elementos mediadores, o uso da linguagem e das internalizações e o papel do professor na ZDP dos alunos. O fogão artesanal foi considerado como um elemento mediador no campo físico, pois foi por meio dele que os alunos tiveram contato com o que se queria ensinar e assim, construíram o seu conhecimento. Os dados extraídos da experimentação e modelados matematicamente, assim como os textos produzidos, funcionaram como instrumentos psicológicos (signos) que expressaram conceitos vistos e internalizados ao longo das aplicações. Para que essas internalizações ocorressem foi necessário que o professor diagnosticasse a zona de desenvolvimento real dos alunos e os direcionasse para a zona de desenvolvimento potencial, sendo uma espécie de tutor dentro da zona de desenvolvimento proximal dos mesmos. Foram realizadas quatro aplicações no decorrer de dois anos. Na primeira aplicação ocorrida em 2019, o público-alvo foram duas turmas de aproximadamente trinta e seis alunos cada. Nesta ocasião, houve uma maior evidência da experimentação e da modelagem matemática. Em 2020 foram realizadas a segunda e a terceira aplicação, que tiveram como alvo também duas turmas de aproximadamente trinta e seis alunos, que por sua vez foram subdivididas em dois grupos menores, que continham em torno de dezoito alunos cada um, sendo feitas assim, duas atividades em cada turma. Porém, como os resultados da segunda e da terceira aplicações foram parecidos, decidiu-se expor somente os resultados da segunda aplicação, sem com isso trazer algum prejuízo ao entendimento da proposta. A quarta aplicação foi realizada para um grupo de apenas três estudantes, onde se buscou verificar mais de perto os diálogos desses alunos dentro da construção das atividades. Nessa última aplicação foram utilizadas propostas de ensino por investigação com um nível mais aberto, quando comparado às aplicações anteriores. Essas diversas aplicações serviram para que fosse elaborada a proposta final deste trabalho, apresentando modelos de investigação desde os mais fechados até os mais abertos, para que assim, tal contribuição fosse estendida para além da própria sala de aula. 

  • LUAN RAFAEL MATOS SALIBA RIBEIRO
  • HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA FÍSICA: Uma proposta para o ensino de Hidrostática

  • Data: 03/09/2021
  • Mostrar Resumo
  • Com grande poder de atração de seus leitores, as histórias em quadrinhos têm se transformado em uma ótima ferramenta para complementar o processo ensino-aprendizagem. Este trabalho mostra o potencial das HQ para o ensino dos conceitos de Hidrostática, em especial densidade e pressão, fazendo uso da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e da visão de Waldomiro Vergueiro sobre o uso das HQ na sala de aula como auxílio para a aprendizagem dos alunos. Foi realizada uma narrativa histórica das histórias em quadrinhos na educação ao longo dos anos indicando que elas, por muito tempo, eram tidas como uma leitura que levava à alienação de crianças e adolescentes, mas que, aos poucos foi sendo introduzida ao ambiente escolar. Fez-se uma abordagem sobre os componentes da Hidrostática com definições de grandezas como a densidade, a pressão sobre superfícies sólidas, a pressão atmosférica e a pressão hidrostática através de referências como Halliday, Nussenzveig e Tipler. O trabalho foi realizado em uma escola particular de Belém, capital do Pará, para um universo de 30 alunos. Durante as etapas da pesquisa os alunos responderam questionários para a verificação de suas familiaridades com a leitura de HQ e se estão habituados a usá-las durante as aulas como forma de ferramenta de auxílio para a aprendizagem. A metodologia detalha todas as etapas da pesquisa e os resultados mostram os benefícios de utilizar as histórias em quadrinhos durante as aulas de física.

  • ADERSON DA SILVA FEIO
  • ETNOFÍSICA: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA FARINHA DE MANDIOCA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DOS CONCEITOS DE TERMODINAMICA

  • Data: 31/08/2021
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa realizada com alunos do 2º ano do ensino médio do município de Abaetetuba-Pa, direcionada para uma sequência didática voltada para o ensino dos conceitos de termodinâmica numa abordagem etnofísica, utilizando a atividade de produção da farinha de mandioca como estratégia de ensino. O marco teórico que serviu de base à investigação é composto por duas partes: uma sobre etnofísica, baseada em alguns trabalhos sobre etnofisica entre eles o de Souza (2013), e, a outra, sobre os parâmetros do modelo Ciência, Tecnologia e Sociedade, baseada no trabalho de Marcondes, em especial, o modelo de Aikenhead. A sequência didática é um roteiro que apresenta etapas a serem realizadas como: questionário de sondagem, apresentação da proposta, aulas e pesquisas relacionadas com o tema, modelagem e avaliação com a utilização de portfólio. Os testes e questionários aplicados a professores e alunos mostraram a presença de dificuldades conceituais sobre o tema termologia, além disso, a pesquisa apresentou limites em sua evolução devido a problemas de continuidade das metodologias, uma vez que a escola onde estava sendo aplicada entrou em reforma. No entanto, a análise dos portfolios elaborados pelos alunos evidenciou que a atividade de campo potencializou o interesse na temática, além disso, a partir do relato dos estudantes foi evidenciada a importância da utilização de fatos e fenômenos regionais como estratégia de ensino para apreensão dos conceitos físicos. 

  • FRANCICLEIDE AMARAL DE SOUZA
  • O ESTUDO DE FÍSICA TÉRMICA APLICADO A CERÂMICA COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Data: 27/08/2021
  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa apresenta os resultados da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), em uma turma de 9º ano do ensino fundamental e contou com a participação de 15 alunos, utilizando como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, onde o conhecimento prévio é a base para a interação com novos saberes. Os métodos empregados nesta pesquisa tiveram como objetivo promover a construção de conceitos científicos sobre física térmica aplicado à cerâmica, pressupondo tornar o ensino e aprendizado significativo. A pesquisa culminou na elaboração e aplicação de um produto educacional estruturado em sete aulas, composto por estratégias didáticas como a elaboração de mapas conceituais, história em quadrinho, simuladores, atividades experimentais, exercícios e o texto motivacional. A análise dos dados obtidos pela elaboração dos mapas antes e após a aplicação da UEPS revelaram o desenvolvimento cognitivo e conceitual dos alunos com relação a abordagem de ensino empregada. A participação e interação dos estudantes foram primordiais na construção do saber com resultados significativos, pois o estudo baseou-se no seus conhecimentos prévios, e assim despertou a pré-disposição em aprender, um dos requisitos para a atingir a aprendizagem significativa. Dessa forma, é possível inferir que a inserção desta UEPS traz ganhos para o ensino de física, por abordar diferentes mecanismos capazes de abranger todos os discentes, e priorizar o que aluno sabe sobre o conteúdo para a atribuição de novos significados a este conhecimento.

  • SARA MACHADO DE SOUZA
  • RADIOATIVIDADE E A INTERAÇÃO DE ELEMENTOS RADIOATIVOS COM O CORPO HUMANO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

  • Data: 27/08/2021
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho possui como principal objetivo descrever e implementar metodologias de ensino que possam ser utilizadas por professores em sala de aula afim de obtermos uma qualidade significativa na aprendizagem dos alunos, para isso se faz necessário que o professor seja despido de ideias retrogradas afim de proporcionar uma desconstrução do ensino para reconstrução de um modo de pensar, portanto, faz-se necessário que o docente se muna de novas ações para que os seus ideais possam ser alcançados. Vale ressaltar que ao citar a ideia de despir-se do método tradicional de ensino não significa aboli-lo e sim adaptar práticas anteriores usadas aos novos métodos pedagógicos. A proposta desta dissertação está fundamentada no ensino da radioatividade e dos elementos radioativos Césio 137 e urânio, bem como seus benefícios na física médica, no que tange os aparelhos de radiografia, e seus malefícios, quando em contato com a matéria trabalhando com o acidente nuclear ocorrido em Chernobyl, na Ucrânia e o acidente em Goiânia com o Césio. A implementação do produto educacional que norteia esta dissertação foi feita em uma turma do 9º ano do ensino fundamental II. A abordagem foi feita de modo a respeitar a faixa etária da turma e o aprendizado no conteúdo que cada um possui. De início foram trabalhados: o contexto histórico, o surgimento do tema “radioatividade”, bem como os principais personagens que compõem esse enredo, dentre eles: Wilhelm Roentgen, Antoine Becquerel, Pierre Curie e Marie Curie. Os alunos puderam ter acesso a uma aula expositiva com auxílio de data show trabalhando com a interdisciplinaridade envolvendo Física, Química e Biologia, cada disciplina abordou um fato da história da radiação de modo que pudessem estar interligadas e não como se fossem disciplinas isoladas. Em seguida foi trabalhada a composição da bomba atômica, fissão e fusão nuclear, acidentes nucleares de Chernobyl e Goiânia e a interação da radiação com o corpo humano. 7 O suporte teórico que norteia esta dissertação está fundamentado no sócio interacionismo de Vygotsky e a aplicação do produto educacional foi baseada em metodologias ativas e sequência didática. Os resultados obtidos puderam trazer como resultados significativos à validade pela busca de novos métodos de ensino. 

  • SARAH DA SILVA LOPES
  • HÁ FÍSICA NA POROROCA? ENSINANDO A FÍSICA DA POROROCA COM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA

  • Data: 10/08/2021
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), com o objetivo de contribuir para repensar o ensino de Física de modo a tornar o aluno protagonista de sua aprendizagem. Através da SEI se busca aliar o senso comum ao conhecimento científico, potencializando o letramento científico dos estudantes. Assim, por meio da SEI abordam-se alguns conceitos físicos existentes no fenômeno natural da pororoca, a saber, ondulatória e atração gravitacional da Lua. O trabalho foi desenvolvido no município de São Domingos do Capim – PA, capital brasileira da Pororoca, que fica a 130 km da capital do estado. A SEI foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública, em cujo currículo estes temas estão presentes. Ela iniciou com os textos “Pororoca, a onda lendária” e “A lenda dos três pretinhos”, o que resultou na pergunta problematizadora: Há Física na pororoca? Em seguida, os alunos levantaram hipóteses a respeito dos possíveis conceitos físicos presentes na pororoca, e chegaram a um conjunto de sete hipóteses. A turma foi dividida em sete equipes e fez-se um sorteio das hipóteses em questão, sendo uma por grupo. Cada equipe ficou responsável por uma pesquisa bibliográfica objetivando responder à pergunta problematizadora, especificamente analisando a hipótese sob sua incumbência. A seguir houve a aula de sistematização dos estudos, com base nas respostas dos estudantes às hipóteses, e finalmente a produção de histórias em quadrinhos por parte dos alunos com os conceitos físicos existentes na pororoca. A análise dos resultados foi baseada na pesquisa que os alunos realizaram, em áudios que foram gravados nos encontros com os alunos e nas histórias em quadrinhos produzidas. Com base nos resultados obtidos, foi possível observar avanços na aprendizagem dos alunos ao longo da SEI, evidenciando o alcance de novos níveis de alfabetização científica. 

  • ANTONIO RICARDO LIMA TORRES
  • BRASIL E O ECLIPSE QUE COMPROVOU A TEORIA DA RELATIVIDADE DE EINSTEIN - Construção de uma Sequência Didática baseada nas metodologias Sala de Aula Invertida e Ensino Híbrido

     

  • Data: 30/07/2021
  • Mostrar Resumo
  • Ser professor hoje é, sem dúvida, mais difícil que há 30 anos. O âmbito escolar precisa ser (re)pensado como um espaço capaz de promover protagonismo e autonomia discentes. A fim de atingir esse objetivo esta pesquisa culminou com o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática em formato de e-book, estruturada em seis momentos didáticos, via atividades presenciais e em sala localizada em plataforma virtual de aprendizagem (Google Classroom), com o intuito de promover aprendizagem acerca dos conteúdos necessários para o entendimento do contexto histórico e conceitual do eclipse solar de 1919, em especial sobre a expedição científica realizada nos céus do Brasil, em Sobral-CE, a qual serviu como fenômeno para investigação e confirmação da teoria da Relatividade. A sequência foi fundamentada teoricamente e metodologicamente em duas metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) e Ensino Híbrido (Blended Learning). Além disso, buscamos uma aproximação com a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, com a finalidade de promover um Ensino de Física potencialmente significativo para o aluno. A organização do percurso metodológico dessa investigação encontrou apoio nos pressupostos de uma pesquisa qualitativa, apresentando um delineamento da pesquisa participante de Demo e Brandão. Um dos focos de investigação da sequência tem por base a produção textual dos alunos em acordo com uma abordagem qualitativa fundamentada em Bardin. Foram investigadas as respostas dos alunos em questionários abertos com problemas discursivos, disponibilizados em papel em formato PDF e aplicados em sala de aula em cada momento da sequência e questionários fechados com problemas de múltipla escolha, contendo também o grau de certeza sobre a alternativa escolhida, desenvolvidos dentro da plataforma do Google Classroom, através do Google formulário. Em linhas gerais, os questionários tratam sobre aspectos da gravitação newtoniana e da einsteniana, a compreensão física envolvida no fenômeno do eclipse solar, bem como o contexto histórico que levou a comprovação experimental da teoria da Relatividade. A sequência, aplicada em uma turma de 3º ano de uma escola pública estadual da região da grande Belém, teve por base desenho instrucional em que foi previsto uma significativa variedade de modalidades avaliativas. A análise do questionário aberto demonstrou uma ampla gama de resultados, contendo tanto descrições físicas coerentes como também algumas contendo insuficiências ou equívocos conceituais. Nas questões de múltipla escolha, o índice de acerto pode ser considerado bom, com índice de acertos em algumas questões superiores ao desempenho desejado. Resultados semelhantes foram obtidos para as categorias de caráter histórico-filosófico. De uma maneira geral, os estudantes, em sua maioria, se mostraram receptivos às metodologias utilizadas e tiveram boa participação nas atividades teóricas de sala de aula e no ambiente virtual. Pode-se dizer que parte da turma demonstrou ter tido contato prévio com o material disponibilizado na sala de aula virtual (em acordo com a proposta de sala de aula invertida). Foi percebido também uma mudança positiva de comportamento de alguns alunos, que antes se mostravam dispersos durante as aulas no modelo tradicional. 

  • ELIEZER PEREIRA CAVALHEIRO
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE TICS PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE HIDROSTÁTICA NA EJA EM TEMPOS DE PANDEMIA.

  • Data: 17/07/2021
  • Mostrar Resumo
  • Atualmente nossa sociedade está sendo conduzida por inúmeros avanços científicos e tecnológicos, onde os acessórios ligados à informática têm sido amplamente utilizados. Assim, o cotidiano das pessoas está sendo modificado profundamente por todo esse desenvolvimento e a escola não pode ficar alheia à essa realidade. No contexto da pandemia de COVID-19, essa necessidade de diversificação do processo de ensino-aprendizagem tem se mostrado urgente, pois professores, alunos e demais membros da comunidade educacional estão sentindo na prática a grande importância dos recursos tecnológicos para a continuidade do desenvolvimento da educação. Nesse sentido, este trabalho objetivou contribuir para o desenvolvimento do ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de estudantes do campo, ao buscar ensinar conceitos de Hidrostática por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Entre as TICs utilizadas destacam-se: WhatsApp, YouTube, Google Meet e Google Forms. A importância deste trabalho está intimamente ligada à necessidade de expandir os horizontes do ensino de Física para além do espaço físico e tradicional da sala de aula, buscando fazer com que os alunos se sintam motivados a aprenderem os conteúdos científicos de forma significativa. Para isso, foi utilizado como suporte pedagógico a Teoria Sociocultural de Vygotsky e, como suporte metodológico, as concepções de ensino-aprendizagem concernentes à Sequência Didática. Os resultados demonstraram que as TICs são ferramentas fundamentais para ensinar conceitos de Física a alunos da EJA, pois verificou-se que, por meio da inserção dessas tecnologias, os discentes tiveram um avanço extremamente significativo em relação à aprendizagem de conceitos científicos. 

  • JOSE MARCELO PAIVA ABREU
  • MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA NA EJA COM BASE NO REGIONALISMO AMAZÔNICO PARAENSE.

  • Data: 21/05/2021
  • Mostrar Resumo
  • É de conhecimento geral, que a Física apresenta um aspecto técnico que exige dos educandos certo grau de abstração, modelagem matemática, verificação de conceitos -base e interpretação dos fenômenos naturais diversos, o que dificulta o entendimento para as relações que a caracterizam, sejam elas reais observáveis ou mesmo nãoobserváveis. Aos educandos, esse conhecimento pode ser transmitido sob diferentes formas, dentre as quais, se destacam, pedagogicamente, aquelas ditas tradicionais, com base na repetição, reforço e memorização, dificultando sua compreensão pelas exigências abstracionais, linguagem matemática e práxis docente. Verificamos esse quadro, para os diferentes níveis e modalidades de ensino, dentre as quais a EJA. Em observância as situações, percebi a necessidade de busca alternativas metodológicas que agregassem outras possibilidades para o ensino de Física, em consolidação aos conteúdos e as prerrogativas já existentes e que se aproximasse às necessidades de atendimento educacional, verificadas para a modalidade. Assim, justifico a escolha do tema, como uma proposta em apresentar à EJA, uma metodologia que considere uma releitura aos saberes cotidianos, próprio aos sujeitos, intermediado pelo Regionalismo Amazônico Paraense. Através de seu Imaginário Popular e aspectos socioculturais, procuramos favorecer o ensino, a aprendizagem e a práxis docente. A relação com os elementos cotidianos, foi fundamentada em parâmetros legais, como a BNCC, PCNs e LDBEN. A transitividade entre a base fenomenológica científica e o regionalismo, foi mediada pela Etnofísica. A escolha da instituição educacional de referência ocorreu pelo pertencimento a ela como docente, em Física. Em síntese, a proposta elaborada se fundamenta na utilização de um Material Didático voltado ao Ensino de Cinemática, com base no Regionalismo Amazônico. Sua inserção ocorre no 2° e 3° Momentos de uma Sequência Didática, aplicado com alunos do 1º ano da EJA e está sob forma de uma Cartilha. A proposta, tem sua culminância com a produção individual discente de material autoral, que relacione Regionalismo e Física, podendo estar na forma de HQs, Cartilhas ou Tirinhas. Como referencial teórico, utilizamos das ideias mais gerais e concepções pedagógicas do educador brasileiro, Paulo Freire. Observamos, com a aplicação da Sequência Didática, que os educandos passaram a interagir e a dialogar mais entre si e com o educador, colaborando e questionando as situações-problema apresentadas, passando a desenvolver uma maior autonomia em suas respostas e mostrando maior interesse pelos assuntos abordados. 

  • EDCARLOS VILHENA CARVALHO
  • ENERGIA EÓLICA: Uma abordagem didática e inclusiva da Turbina e Seus Tópicos de Física

  • Data: 20/04/2021
  • Mostrar Resumo
  • O material que será proposto tem como finalidade oferecer aos alunos da rede ensino médio conceitos essenciais de diversos tópicos que abordam a energia eólica e sua importância no contexto atual como fonte de energia renovável. O professor deverá trabalhar em sala de aula com seus alunos, apresentando conceitos e aplicações no tema energia eólicos e o seu contexto tecnológico. Uma inovação de baixo custo e de fácil acesso, seria a construção de uma mini turbina eólica que proporcionará para diversos alunos da rede pública e privada de ensino, conhecimentos. É um produto que pode ser feito a partir da palmeira chamada mauritia flexuosa, ou popularmente miriti que é geralmente encontrada em diversas áreas da natureza Paraense e Brasileira. Com a construção deste projeto a ratificação dos conteúdos de física clássica se fará presente ao passo que o aluno acessar informações que antes já havia estudado, já que este material objetiva alunos de 3º ano do ensino médio. Apresentando conceitos, como também uma série de tópicos da física clássica. A ideia é mostrar que existe uma fonte de energia renovável que é a turbina eólica que capita vento a geração de eletricidade. Seus componentes e estruturas, aproveitar e desenvolver os diversos tópicos de física clássica. A realização deste trabalho propõe uma sequência didática em atividades em grupos colaborativos de identificação das peças, conceitos e aplicações do aerogerador para produção de energia eólica. A sequência didática se dá de quatro (4) etapas bem específicas que abrange desde um questionário inicial, apresentação do tema, até a formação de grupos colaborativos aonde as atividades são respondidas com base no entendimento da turbina eólica. A proposta das atividades em grupos conjuntamente com o experimento da construção da mini turbina eólica a partir da palmeira de miriti, possibilita a facilidade de conteúdo do ensino de física clássica e confirma as teorias de aprendizagem significativa de David Ausubel e interacionista de Lev Vygosky descrita neste trabalho, conforme valores estatísticos apresentado no questionário final, constatou-se que a seguênciadidática proposta obteve um grande resultado no processo de ensino aprendizagem. 

  • ADRIANA DE OLIVEIRA MEIRELES
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATIVA VIA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ESPORTES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE MECÂNICA

  • Data: 19/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação aborda o desenvolvimento e análise de uma sequência didática voltada para turmas do 1o. ano do Ensino Médio sobre conteúdos de Mecânica, utilizando o tema dos esportes e a prática desportiva como forma de contextualização. A concepção das atividades que compõem a sequência didática foi embasada nas orientações da metodologia Aprendizagem Ativa, a qual promove o engajamento cognitivo dos alunos. Como recurso didático, utilizamos, vídeos, slides, textos adaptados de artigos acadêmicos sobre esportes e o ensino de Física, atividades experimentais, utilizando ainda recursos computacionais, de certa forma inovadores para o público discente, como o Audacity de análise de áudio, e o Tracker de análise de vídeo, que são um diferencial no auxílio à prática do ensino ativo. A análise da sequência consiste na conferência das atividades executadas e nas reflexões sobre as expressões externadas, faladas ou escritas, a partir dos diálogos entre professora e alunos. O produto educacional associado, consiste em um material textual digital, composto de instruções e sugestões em como implementar a sequência ativa para o ensino da Mecânica, associado ao esporte, discutindo os recursos computacionais associados a prática experimental de Física e de referenciais sobre a Aprendizagem Ativa no Ensino de Física. 

  • GIRLAN EFRAIM NUNES DE SOUZA
  • LABORATÓRIO VIRTUAL DE CALORIMETRIA: Uma ferramenta potencialmente significativa para a aprendizagem ativa dos discentes

  • Data: 19/02/2021
  • Mostrar Resumo
  • O ensino de Física tem sido realizado de forma mecânica e monótona, com ênfase nas resoluções de problemas cujas abordagens matemáticas se sobressaem às aplicações práticas e cotidiana dos conceitos científicos estudados, e os alunos são apenas receptores passivos das informações. Uma alternativa à essa metodologia consiste em colocarmos o aluno como o protagonista do processo de aprendizagem: a metodologia ativa. O presente trabalho busca apresentar o uso de um Laboratório Virtual de Calorimetria (LVC), desenvolvido pelo próprio mestrando, através de uma Sequência Didática, a fim de contribuir tanto para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas no Ensino de Física, quanto para uma aprendizagem significativa dos alunos. A sequência didática para o conteúdo de Calorimetria está estruturada em: verificação dos conhecimentos prévios dos discentes (préteste); apresentação e discursão do conteúdo com auxílio das TIC e pós-teste. Em relação às atividades propostas no LVC o aluno deve conseguir transformar seus subsunçores de forma gradativa e com o mínimo de erros conceituais. Esperamos que os estudantes possam entender de modo geral os principais conceitos da Calorimetria e resolver quantitativamente problemas que envolvam troca de calor presentes no seu cotidiano. Portanto, a utilização da TIC, em particular o uso do Laboratório Virtual, em sala de aula tem se mostrado uma alternativa na mudança de paradigma do ensino tradicional para o ensino mais participativo, colaborativo e de aprendizagem significativa. 

  • KAROLINE BRAGA ALDENAS
  • UMA SEQUÊNCIA ATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM: APLICANDO PEER INSTRUCTION NA COMPREENSÃO DE ESPECTROS NO ENSINO MÉDIO

  • Data: 15/01/2021
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta resultados da aplicação de uma sequência ativa de ensino aprendizagem, utilizando a metodologia Peer Instruction (PI) na compreensão de espectros e outros tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) em uma turma do 3° ano do Ensino Médio, com a participação de 20 (vinte) alunos, e teve com o objetivo fornecer aos professores, em especial do nível médio, estratégias úteis para qualificar o ensino de Física. Desenvolvido pelo professor Eric Mazur, na década de 90, o PI propõe, entre outras coisas, ações que promovam a compreensão conceitual dos assuntos abordados. Estudos sobre o tema já apresentaram resultados satisfatórios, pois além de alterar a dinâmica de ensino, permite ao aluno o diálogo de forma sistemática e orientada com o professor e com os colegas, alcançando os objetivos da metodologia, que é o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem e compreensão de forma mais significativa os conceitos físicos. Abordamos a FMC devido à importância desta grande área da Física, principalmente nos dias atuais em que diversos dispositivos tecnológicos têm seus princípios de funcionamento baseados neste seguimento. Destacamos ainda, que nas últimas décadas vem ocorrendo uma discussão sobre a inserção de conteúdos de FMC no Ensino Médio por meio de artigos publicados em revistas da área de Ensino de Física, com abordagens teóricas, históricas e experimentais, constituindo-se, portanto, num importante referencial para nos embasarmos sobre este conteúdo. A sequência didática produzida amparouse na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, originando um produto educacional. O produto educacional elaborado é composto de Tarefas de Leitura (TLs), Testes Conceituais (TCs), teste de sondagem, resolução de problemas, simulação computacional e atividades experimentais. As aulas foram estruturadas em 7 (sete) encontros chamados de episódios de ensino, de modo que esses episódios caracterizaram a aplicação do produto educacional. Ao longo da implementação os alunos mostraram-se motivados com a aplicação do método, a participação e o empenho dos alunos foram um dos fatores determinantes para o alcance dos bons resultados, haja vista que o método é baseado no estudo prévio, logo é interessante a predisposição dos estudantes. Outro fator importante, levantado pelos alunos nos questionários avaliativos foi a relevância das discussões com os colegas na compreensão dos assuntos, refletindo no bom desempenho nos testes e na convergência para a resposta correta. A análise do questionário também inferiu a boa aceitação da metodologia e que é possível modificar a dinâmica em sala de aula e proporcionar uma aprendizagem mais significativa. 

2020
Descrição
  • MANOEL PINTO LEAO
  • PROPOSTA DE UMA CARTILHA DE KITS EXPERIMENTAIS, UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS, DESTINADA AOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO, COM O USO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

     

  • Data: 11/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • Nesta Dissertação temos como objetivo o uso de atividades experimentais para o desenvolvimento eficiente do processo de ensino-aprendizagem de Física no Ensino Fundamental. Sabemos que, nesta fase escolar, os conteúdos de Física e a experimentação são pouco abordados em decorrência, principalmente, do processo de formação dos professores para as séries iniciais, que raramente abrangem tais temas, porém, a literatura nos diz que os alunos demonstram grande interesse pelas atividades práticas desenvolvidas, participando ativamente de sua realização, e seus registros apontam para a aprendizagem do conteúdo científico abordado. O projeto foi constituído de um kit experimental com material alternativo e de baixo custo, composto de 12 (doze) experimentos, relativos a 10(dez) temas de Física abordados, contemplando as quatro séries do Ensino Fundamental. A construção dos kits experimentais foram realizadas nas instalações do laboratório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clotilde Pereira, pelos alunos do Ensino Médio, no decorrer de suas aulas experimentais, sendo que, após concluídos, os experimentos serão aplicados, pelos discentes do Ensino Médio, aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental utilizando, uma Transposição Didática, sob a nossa orientação. É proposta a elaboração de uma Cartilha Didática fundamentada em teorias de aprendizagem, particularmente a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, onde são sugeridos passos para sua construção, como os desenvolvidos por Marco Antônio Moreira. Os experimentos também aproximam os professores de Física com os das outras disciplinas inseridas em Ciências, e os estimulam a desenvolver atividades interdisciplinares, com a criação de projetos que demonstrem conhecimento dos fenômenos e conceitos de ciências em espaços formais e não formais. O contexto busca a utilização de experimentos autossustentáveis, um laboratório de baixo custo, onde os alunos podem conhecer melhor a natureza, identificar a relação entre conhecimento científico e produção tecnológica, através de conceitos científicos básicos, sabendo combinar as leituras, observações e experimentações. Esperamos que com este trabalho os alunos tenham condições de descobrir e solucionar problemas, a partir da análise de um determinado fenômeno, criando hipóteses e resolvendo-as. 

  • MESSIAS COSTA FONSECA
  • UEPS PARA O ENSINO DOS MODOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR, UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS PARA O ACOMPANHAMENTO DO APRENDIZADO
  • Data: 16/10/2020
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho oferece ao professor de Física do Ensino Médio uma UEPS para tornar significativa a aprendizagem de conteúdos sobre os modos de transmissão do calor. Pretendeu-se com este trabalho ampliar a estrutura de conhecimento do estudante, de modo que o estudante ficasse ao alcance cognitivo de conteúdos trabalhados no livro-texto. Para isso foi projetada uma UEPS de 9 etapas, fundamentada na teoria de Ausubel e no uso dos mapas conceituais, para engajar os estudantes nas atividades desenvolvidas e permitir ao professor acompanhar o crescimento cognitivo da turma. O trabalho foi desenvolvido numa turma de 2º ano, do Nível Médio, de uma escola pública de Belém do Pará. Durante o trabalho observou-se um engajamento significativo de grande parte dos alunos e com base na análise dos testes de sondagens, inicial e final, ficou evidente o desenvolvimento cognitivo de boa parte dos estudantes sobre transferência de calor. Como fruto desta pesquisa, produzimos um manual didático com orientações ao professor para o trabalho com as etapas da UEPS, empregando os mapas conceituais para o acompanhamento do aprendizado.
  • LUIS ANTONIO SOUZA SIMOES
  • USO DE FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DA RELATIVIDADE RESTRITA E GERAL EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA.
  • Data: 15/09/2020
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, propomos o uso de filmes de ficção científica que apresentam conceitos de Física – em especial aqueles conceitos que não podem ser observados diretamente em situações do cotidiano do estudante da educação básica em seu espaço escolar – como ambiente para desenvolvimento de propostas didáticas de caráter investigativo. Especificamente, na proposta desenvolvida, abordamos alguns conceitos da Relatividade Geral e
    da Relatividade Restrita no ensino médio, utilizando como ambiente de problematização o filme “Interestelar”. Após a reprodução do filme com a turma, lançamos a proposta de pesquisa com abordagem investigativa. Além disso, transversalizamos a discussão do uso de informações retiradas de ambientes virtuais e o cuidado com as fake news, que são comuns nos dias atuais. Os dados coletados foram analisados qualitativamente e, como produto educacional, apresentamos um texto de apoio ao professor que desejar utilizar filmes com abordagem investigativa para o ensino de conceitos científicos.
  • JULIO ALEXANDRINO PINHEIRO
  • INSERÇÃO DO CONTEÚDO EFEITO COMPTON NA UNIDADE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: À uma visão da Aprendizagem Significativa Crítica

  • Data: 07/08/2020
  • Mostrar Resumo
  • osso objetivo é propor a inserção do tópico Efeito Compton no conteúdo de Física Moderna e Contemporânea, apresentando um Produto Educacional para o ensino de Física no Ensino Médio, relacionado a este tema. Elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de Física Moderna,
    introduzindo o tópico Efeito Compton, usando material de leitura, visual, etc., com o objetivo de testar o ensino-aprendizagem destes discentes, e aplicamos em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, turno matutino, no Município de Benevides, região metropolitana de Belém-PA. A aplicação dessa UEPS foi estruturada em seis
    etapas: a primeira etapa foi dedicada à construção de um mapa conceitual coletivo e à aplicação do pré-teste; na segunda etapa foi feita a leitura e discursão dos textos sobre Física Moderna e Contemporânea; a terceira etapa consistiu da apresentação de vídeos relacionados ao assunto estudado, bem como à discursão em grupos dos mesmos; na quarta etapa foram apresentadas simulações e animações sobre o Efeito Fotoelétrico e Efeito Compton e a construção de um Mapa Conceitual por grupo; a quinta etapa começou com a aplicação do pós-teste e posteriormente a autoavaliação da complexidade da prova; a sexta etapa começou com uma revisão
    dos conteúdos, apresentação das simulações e suas aplicações e, finalmente, os grupos fizeram as correções nos Mapas previamente construídos. Apoiamos a elaboração das atividades em aulas expositivas usando o projetor de imagens e textos. Desta forma, houve maior integração em sala de aula entre professor e alunos, o que proporcionou aos discentes, condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados, melhorando a qualidade e o interesse dos estudantes no ensino de Física. Quanto à metodologia, o trabalho apresentado caractrizou-se como uma pesquisa qualitativa orientada pelo professor na aplicação do produto.
    Para a realização das análises qualitativas e quantitativas serão aplicados os questionários elaborados pelo professor, assim como os resumos dos vídeos e os Mapas Conceituais, construídos pelos grupos. Através das análises dos dados coletados foi possivel a elaboração de estratégias e hipóteses para a resolução de problemas, como a melhoria dos materiais adaptados e a consequente facilitação do ensino, atingindo uma Aprendizagem Significativa e Crítica.
  • BRUNO KILLIAM NASCIMENTO BARBOSA
  • O uso da realidade aumentada como ferramenta de apoio para ensinar eletromagnetismo

  • Data: 27/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • O ensino de Física, de uma maneira geral, tem sido um grande desafio para alguns professores. Muitas vezes, a falta de estrutura na escola é um dos principais obstáculos enfrentados pelos docentes. Pois o processo de ensino e aprendizagem necessita de condições mínimas para que o conhecimento sej assimilado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é potencializar o armazenamento de informações pelo aluno durante o processo de ensino aprendizagem. A método utilizado neste trabalho para ensinar eletromagnetismo aos alunos foi a aplicação da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, de Richard Mayer usando o aplicativo cg-physicsAR para smartphones e os chamados marcadores tradicionais, ambos são de dispositivos de Realidade Aumentada. Para resultados mais sólidos, o mesmo assunto foi ministrado em duas turmas diferentes, sendo uma delas, a turma controle (onde o produto não foi aplicado) e a outra, a turma onde o produto educacional foi aplicado. E, ao final do assunto, um teste com questões de vestibulares foi aplicado em ambas as turmas. O resultado obtido, ao final da aplicação do produto, foi bastante satisfatório. A turma que assistiu as aulas com o uso de realidade aumentada teve um rendimento superior em relação à turma controle. A conclusão é que o uso da realidade aumentada durante as aulas de Física (no ensino de Eletromagnetismo) contribuiu para que o rendimento dos alunos tivesse um aumento muito produtivo.

  • EVALDO CUNHA MARQUES
  • CONSTRUINDO O CONCEITO DE REFRAÇÃO COM O USO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
  • Data: 24/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • A sociedade atual exige que os indivíduos tenham a capacidade de compreender e interpretar o mundo à sua volta, e neste contexto o ensino fundamental tem a função de iniciar o desenvolvimento destas capacidades, em particular no ensino de ciências, possibilitando a tomada de decisões com base no letramento científico. O trabalho desenvolvido ao longo deste mestrado teve como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento do letramento científico de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada no município de Garrafão do Norte, interior do estado do Pará, usando uma abordagem investigativa. Foram considerados na fundamentação teórica aspectos das teorias de Levi Vygotsky e Jean Piaget, conforme trabalhadas por pesquisadores da área de ensino de Ciências, como Ana Maria Pessoa de Carvalho, Andreia Zompero e Carlos Laburú. Além disso, a análise de indícios de letramento científico foi desenvolvida como propõem Lucia Sasseron e Vitor Machado. Na fundamentação dos conteúdos de física foi abordada a refração da luz em diferentes meios, e sua relação com fenômenos do cotidiano, em particular com a região de aplicação da proposta didática. Como
    documento normativo, a proposta se apoia na Base Nacional Comum Curricular, que enfatiza o ensino de ciências com papel fundamental para o letramento científico. A unidade didática utilizou como situação problema um texto de autoria própria, intitulado “O Sonho do Camaleão”, para iniciar as discussões e elaboração das hipóteses. No teste das mesmas, foram utilizados prismas caseiros e na sistematização dos dados uma simulação computacional do projeto phet-colorado simulation e o vídeo educativo “Show da Luna” com o episódio “O arco- íris”. A análise dos resultados foi desenvolvida a partir do material produzido pelos alunos na
    forma escrita e na fala dos alunos registrada em áudios e vídeos, quanto à evolução científica. Como produto educacional, foi desenvolvido um texto de apoio ao professor de Ciências, contendo a sequência didática investigativa desenvolvida, bem como sugestões de outras formas de explorar os conteúdos, dependendo da realidade regional do professor que for utilizar.
  • ANDRE SANTOS DE FRANÇA
  • PROBLEMAS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DE FÍSICA PARA O ESTUDO DOS MOVIMENTOS
  • Data: 10/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa aborda sobre o uso de atividades experimentais em sala de aula com uso de programas e aplicativos em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Belém do Pará. Como sujeitos da pesquisa participaram 40 estudantes. O objetivo é despertar o interesse pelo estudo, exploração e a investigação de fenômenos físicos em tópicos de cinemática por meio de atividades experimentais. Como instrumento de coleta
    de dados foi analisado o diário de bordo individual dos Estudantes além de áudios e vídeos. Para contribuir com o ensino da disciplina foi elaborada uma sequência didática inspirada na abordagem de laboratório aberto e busca a
    solução de três situações problemas cada um deles em seis momentos distintos com base no ensino por investigação, além disso, busca-se uma base para a abordagem matemática na modelagem matemática. O uso de programas de computador e aplicativos de celular tais como Audacity e Phyphox, consecutivamente, aproximou o estudante da atividade tornando seu engajamento e a participação nas aulas mais efetivo.
  • JEAN CARLOS MATOS DE SOUSA
  • PARODIANDO A FÍSICA: Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com o uso da musicalidade para o
    ensino de Temperatura e Calor na Educação Básica
  • Data: 10/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho aqui apresentado, desenvolveu uma UEPS, embasada por Marco Antônio Moreira,
    fazendo uso de “Paródias de Física” no ensino de Temperatura e Calor para Educação Básica.
    O principal objetivo da pesquisa é verificar se a aprendizagem do conteúdo se deu de forma
    significativa, de acordo com a teoria de David Ausubel. Para viabilizar esse processo, são
    utilizados vários recursos potencialmente significativos, tais como experimentos, simuladores,
    textos, imagens, exercícios e as Paródias de Física; as quais perpassam por toda a proposta e
    sua efetividade, investiga-se. A sequência de ensino ocorre seguindo os aspectos sequenciais
    de Moreira, e é aplicada em uma turma de 2º ano do curso Técnico em Administração integrado
    ao Ensino Médio do Instituto Federal do Amazonas, Campus Tefé. Tratando-se de um método
    baseado na observação de evidências de uma aprendizagem significativa por parte dos alunos,
    a pesquisa é de natureza qualitativa, e as avaliações foram feitas por observações diárias,
    elaboração de paródias, aplicação de teste final e um questionário que jugou a satisfação dos
    alunos com o referido método de ensino. As análises dos resultados foram satisfatórias no que
    diz respeito aos objetivos da proposta, pois se observou indícios de uma aprendizagem com a
    captação de significados e capacidade de socialização deles por esses discentes.
  • CHARLES DE MORAES PANTOJA JUNIOR
  • NTRODUÇÃO AO MAGNETISMO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE SEI INTERDISCIPLINAR PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DO MAGNETISMO
  • Data: 03/07/2020
  • Mostrar Resumo
  • Ao analisarmos as práticas em ensino do magnetismo nas escolas, encontramos lacunas entre o conteúdo ministrado pelos professores e os resultados esperados na aprendizagem dos estudantes. A partir dessa perspectiva, buscam-se formas de potencializar esse aprendizado. É fundamental conhecer as concepções dos alunos sobre imãs, de como funciona a bússola, que a agulha da bússola é um imã, que o imã age à distância. que existem forças de atração e repulsão e o que entendem por campo magnético e campo magnético terrestre. Este trabalho objetiva criar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), para ensinar de forma lúdica e interativa alguns conceitos chaves do magnetismo no 9º ano do ensino fundamental. Esta SEI segue os direcionamentos definidos por Carvalho (2014), assim como, as teorias sociointeracionistas de Lev Vygotsky. A experiência pedagógica tem como local, uma escola de ensino fundamental, localizada no estado do Maranhão na cidade de Carutapera. Esta SEI será composta por 3 etapas: na primeira etapa, inicia-se a problematização com vídeos e problemas experimentais. Na segunda, trata-se de uma construção de conhecimentos sobre o tema, através de dois vídeos e de mais experimentos. Na terceira etapa, os estudantes devem utilizar os conhecimentos adquiridos para tentar compreender o movimento de aves migratórias, a partir da orientação magnética e de atividades lúdicas e experimentais. Ao final de cada fase os grupos apresentam um Diário de Bordo e a resolução dos problemas apresentados, sendo feita também uma discussão na turma sobre os temas, sanando possíveis dúvidas levantadas pelos estudantes, a fim de potencializar esse aprendizado. Através da análise dos resultados, na escrita, recursos de mídia e análise do discurso, percebesse uma mudança de postura nos discentes, mais ativa e interacionista, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem.
  • PEDRO MATEUS REIS DOS REIS
  • ATIVIDADES COM SMARTPHONES PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MOVIMENTO UNIFORME E QUEDA LIVRE

  • Data: 26/06/2020
  • Mostrar Resumo
  • Este estudo propõe como meta primordial a análise da aplicação de smartphone em atividades pedagógicas na esfera escolar como foco na matéria de física, nos conteúdos de movimento uniforme e movimento de queda livre. As possibilidades de uso didático do smartphone são tão ricas que é impossível não as usar. Pode ser utilizado para aprender, pesquisar informações, realizar experimentos científicos, tomar notas, comunicar, colaborar, etc. Milhares de aplicativos ou app podem ser baixados de forma barata ou gratuita. Várias dessas aplicações são produtos culturais especificamente para ensino e aprendizagem. Os aplicativos que não tenham sido fornecidos para o ensino também podem ser desviados para fazer uso educacional. Em todos os casos, os termos de uso do smartphone na sala de aula ou em conexão com a escola (faça a lição de casa) devem ser bem definidos pelo professor. Um "cenário educacional" pode especificar os objetivos e as modalidades relacionadas à atividade formativa. Portanto, tenta-se apresentar algumas possibilidades concretas de usos para esse dispositivo, que na pesquisa tiveram um 86% dos alunos concordaram que as atividades realizadas facilitaram a compreensão do conteúdo de física. Não se lida aqui com questões técnicas, de segurança ou de gerenciamento de classe. Esta é uma percepção geral de ensino e aprendizagem, para não conceder um manual de uso. É importante lembrar que, se estão desenvolvendo capacidades e habilidades, estará desenvolvendo um ensino centrado no processo e, com isso, aprimorar as ferramentas mentais para aprender. Em referência à arquitetura da aprendizagem, está o uso de técnicas que se apoiam na representação mental, imaginação, incentivando o uso de modelos ou mapas conceituais, facilitando assim o entendimento do que foi aprendido e a coleção na memória de longo prazo. 

  • DANIEL DEIVID ALMEIDA BRAGA
  • UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE ELETRODINÂMICA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO QUE INTEGRA O USO DE UM SIMULADOR DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E UM KIT EXPERIMENTAL
  • Data: 26/06/2020
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho foi elaborado como uma proposta que visa enfrentar um problema vivenciado pelos professores de Física do Ensino Médio - a baixa assimilação dos conceitos iniciais de Eletrodinâmica Clássica. Para tanto, buscamos desenvolver uma atividade fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, onde utilizamos um questionário de sondagem, e a seguir um software simulador de circuitos elétricos, chamado Eletronics Worbench e um kit experimental desenvolvido pelo docente. O objetivo do Projeto Educacional é o de auxiliar os professores do Ensino Médio na elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa que auxilie a ministrar os conceitos de Eletrodinâmica Clássica, que será assim apresentada: i) Foi aplicado o primeiro questionário de sondagem com o objetivo de determinar quais os conhecimentos prévios dos discentes; ii) Foi feita, inicialmente, a simulação de circuitos elétricos, no Laboratório de Informática Educativa, com o software simulador de circuitos elétricos; iii) Como segundo passo, foram realizadas aulas experimentais, nos Laboratórios Multidisciplinares, com o kit experimental desenvolvido pelo docente; e, iv) Finalmente, encontramos os valores, utilizando as fórmulas matemáticas, conhecidas através dos conceitos teóricos. A seguir, foi feita a comparação dos resultados encontrados nos três últimos itens. Estes cálculos foram feitos para resistores associados em série, em série com um resistor em curto circuito, paralelo, associação mista, Circuito Divisor de Tensão somente com resistores e incluindo led’s. v) De posse das informações, foi executada a tabulação e feita a análise dos dados. Os discentes foram submetidos ao segundo questionário de sondagem, onde percebemos que, após a análise das informações colhidas, não restou dúvidas de que os recursos didáticos desenvolvidos e utilizados desempenharam grande importância no processo ensino - aprendizagem. Para verificar o desempenho dos estudantes na parte experimental, foi solicitado que construíssem, sem a ajuda do
    professor, um circuito em série e outro em paralelo, com material alternativo; no que o docente foi prontamente atendido.
  • JOAO PAULO SOUZA GOMES
  • Estudo da Eletrostática com a utilização dos métodos Ensino sob Medida e Instrução por Pares
  • Data: 19/06/2020
  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa utilizou as metodologias Ensino sob Medida e Instrução por Pares em aulas de Eletrostática e contou com a participação de 36 (trinta e seis alunos) da terceira série do Ensino Médio. Os métodos adotados neste trabalho tiveram como objetivo a melhoria no ensino de Física, a mudança no hábito de estudos dos alunos, o incentivo na participação efetiva no processo de ensino-aprendizagem e a promoção de trabalhos em grupo para a discussão e resolução dos Testes Conceituais. Primeiramente, o professor indica aos alunos um material de estudo, que pode ser o trecho de um livro, um vídeo ou uma simulação da internet, deste modo a turma se prepara de maneira prévia para a próxima aula respondendo aos Testes de Leitura, este é o momento do Ensino sob Medida. Em seguida, baseado nas principais dúvidas apresentadas no Teste de Leitura, é realizado uma breve exposição oral sobre a temática da aula e aplicado os Teste Conceituais com a intenção de criar um ambiente de cooperação e debate entre os alunos, fase da Instrução por Pares. A fundamentação teórica deste trabalho se apoia na teoria do sociointeracionismo de Lev Vigotsky. A análise dos resultados apresentados pela aplicação das metodologias demonstra que houve mudanças positivas tanto no comportamento dos alunos em sala de aula, quanto na forma de estudo do assunto abordado. A troca de experiências em sala indicou melhorias na aprendizagem e identificou as principais dificuldades dos alunos. Foi de consenso geral que as metodologias levam valiosas contribuições à sala de aula, principalmente no que diz respeito ao comportamento da turma, pois com a utilização dos métodos os alunos se tornam mais ativos no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, compreende-se que as metodologias Ensino sob Medida e Instrução por Pares  são ferramentas capazes de transformar de forma satisfatória a conduta de professor e aluno em sala de aula, de modo a proporcionar maior interação e entendimento dos assuntos de Física.
  • ROSEVALDO CELESTINO BARROS
  • Sequência Didática com Projeto Integrador: desenvolvendo Competências e Habilidades no Ensino Técnico-Profissionalizante
  • Data: 29/05/2020
  • Mostrar Resumo
  • O enfrentamento dos problemas técnicos e científicos da nossa sociedade requer mobilização de diversos conhecimentos e, não raro, muito trabalho em equipe. Neste sentido e alinhado a esse intento formativo, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma sequência didática com projeto integrador para o ensino de Física com foco no desenvolvimento de competências e habilidades para alunos do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal do Pará, Campus Bragança. Para tanto foram apresentadas as etapas de elaboração com a respectiva fundamentação teórica, aplicação e avaliação da mesma. Como produto educacional decorrente da
    pesquisa foi elaborado um guia de aplicação para o professor, no qual consta os pressupostos teóricos da proposta e as etapas que constituem a sequência didática. A pesquisa foi desenvolvida no primeiro semestre de 2019 em uma turma de 27 alunos. A sequência didática, em si, foi articulada e aplicada em atividades dispostas
    em quatro ciclos didáticos, os quais são compostos por aulas teóricas, testes de leitura, atividades mão na massa e feedbacks dialogados. Posteriormente, os discentes participaram do desenvolvimento do projeto integrador com o desafio de construir os modelos físico e matemático-computacional de uma grua treliçada com palitos de picolé envolvendo as disciplinas de Física, Matemática, Estabilidade das Constuções e Tecnologia do Concreto e Argamassa. As avaliações do projeto integrador tiveram como alicerce a estrutura da aprendizagem baseada em projetos (ABP), que engloba formas de avaliação significativamente diferentes daquelas trabalhadas em paradigmas mais tradicionais da educação. A grande maioria dos alunos atingiu o mais alto grau na escala da rubrica de indicadores observáveis de atuação competente. Em relação à concepção do projeto em sua totalidade, foram identificados indícios de ganho significativo de aprendizagem que caracterizaram a potencialização do desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.
  • FABIO CEZAR GONCALVES DE SOUZA
  • EQUÊNCIA DIDÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA
  • Data: 28/05/2020
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta uma sequência didática que fez uso do método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como proposta didática facilitadora de aprendizagem no ensino de Física para turmas de 3º ano do ensino médio. Este estudo desenvolveu atividades didáticas motivadoras valorizando o ensino dos
    conteúdos básicos de Eletrodinâmica, visualizando e manuseando experimentos com intuito de promover o entendimento dos conceitos pertinentes por meio de problemas propostos. A ideia principal da sequência didática foi a de reforçar conteúdos de Eletrodinâmica tais como as Leis de Ohm, as Associações de Resistores e Geradores, as regras de Kirchhoff, cálculos de Potência combinado com problemas do cotidiano e experimentos de modo a estimular os(as) discentes sobre os temas abordados. A proposta foi desenvolvida objetivando adequar-se à realidade da educação básica, visando desenvolver um caminho distinto que proporcione tanto para os professores quanto para os alunos experiências novas, com a motivação para desenvolver novas práticas que possam contribuir consideravelmente para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. A
    metodologia aplicada foi muito bem avaliada pelos discentes que participaram das atividades que a classificaram como mais esclarecedora do que a metodologia tradicional, tornando mais fácil para os mesmos a compreensão dos temas tratados, respeitando sua opinião e melhorando significativamente seu aprendizado. Além de fortalecer a relação entre professor-aluno.
  • ROMULO MONTEIRO DA SILVA
  • MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • Data: 13/03/2020
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo apresentar um Produto Educacional no ensino de Física relacionado a Óptica Geométrica para a inclusão de alunos não videntes no ensino regular da Educação Básica. Para isto, elaborou-se um material didático para o ensino de Óptica Geométrica que aborda a Introdução à Óptica, Espelhos planos, Espelhos esféricos e Lentes de Óptica Geométrica, que foi aplicado em um colégio de Ensino Médio, em uma turma do terceiro ano do ensino regular, turno matutino, no Município de Vigia, em uma escola que possui alunos com deficiência visual, onde todos os discentes, videntes e não videntes, terão acesso ao que está sendo ensinado pelo professor. Os docentes terão um material de baixo custo para testar o ensino-aprendizagem destes discentes. A aplicação desse produto foi estruturada em quatro aulas: a primeira aula vai ser a parte introdutória à Óptica Geométrica, a segunda sobre espelho plano, a terceira aula sobre espelho esférico côncavo e convexo e, finalmente, a quarta aula versará sobre lentes. A dinâmica das aulas abordará as características e
    formação de imagens, as propriedades dos espelhos planos, igualmente, com suas características e formação de imagens de espelhos esféricos, um côncavo e de outro convexo, e das lentes. A elaboração das atividades apoiou-se em aulas expositivas usando o projetor de imagens para alunos videntes, e a utilização dos materiais didáticos adaptados para alunos não videntes, com a participação do professor assistente da classe especial. Desta forma, haverá maior integração em sala de aula entre professor e alunos, tanto videntes quanto os não videntes, o que proporcionará aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados, melhorando a qualidade e o maior interesse destes estudantes no ensino de Física. Em relação à metodologia, o
    trabalho apresentado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa orientada pelo professor na aplicação deste produto. Para a realização de análises qualitativas e quantitativas serão aplicados questionários
    elaborados pelo professor. Através das análises dos dados coletados será possível a elaboração de estratégias e hipóteses para a resolução de problemas, com a melhoria dos materiais adaptados e a consequente facilitação do ensino inclusivo.
  • JAILSON SILVA HOLANDA
  • SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICA PARA UMA ABORDAGEM DOS PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR EM UMA PESPECTIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA USANDO COMO RECURSO A PLATAFORMA GOOGLE SALA DE AULA
  • Data: 06/03/2020
  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa consiste em uma sequência de atividade didática (SAD) para o ensino de processos de transmissão de calor, baseada em tecnologia da informação e comunicação (TIC’s), na perspectiva da sala de aula invertida (SAI). O método SAI, desenvolvido por Jonathan Bergmann e Aaron Sams tem objetivo de desenvolver nos alunos autonomia e autorregulação no seu processo de aprendizagem, tornando aulas menos expositivas e maior participação dos alunos no que está sendo desenvolvido. A proposta foi desenvolvida numa turma do segundo ano do ensino médio, onde a SAD é constituída de vídeo aulas, gravadas pelo próprio professor da turma e postada na plataforma, gratuita do Google, “Google sala de aula” antes do encontro presencial, para que os alunos possam acessar e estudar o conteúdo antecipado. Já em sala de aula, o aluno tira dúvidas, exercita e coloca em prática o que foi aprendido em casa. Os resultados apontam para uma real apropriação dos conceitos sobre transmissão de calor, além da motivação por parte dos alunos no uso da TIC no processo de aprendizagem. Desta forma, acredita-se que este trabalho é bastante flexível, adaptando-se a realidade do professor, propiciando o uso em uma variedade de ambiente para o Ensino de Física.
     
  • DYEGO SOARES DE LIMA
  • ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA LEI DE FARADAY
  • Data: 28/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho aqui apresentado é o resultado de uma pesquisa relacionada ao Ensino de Física por Investigação, resultando em um Produto Educacional, em forma de uma sequência de ensino investigativa, SEI, voltada para o ensino da Lei de Faraday. O objetivo geral é o objetivo, planejamento, execução, avaliação e análise do ensino por investigação em relação a lei de Faraday. Já os objetivos específicos são: aplicar o produto educacional, colocar os alunos em contato com atividades investigativas, mostrar que as atividades demonstradas nesse produto educacional podem ser reaproveitadas e/ou replanejadas por outros professores. Para a obtenção dos
    referidos objetivos foi realizado um estudo sobre a construção do conhecimento sob a perspectiva de Piaget e Vygotsky amparado ainda pelo que rege os Parâmetros Curriculares Nacionais. Ao fim da aplicação deste produto educacional, foi feita a análise de resultados através de avaliações aplicadas durante e após o fim da SEI, esta avaliação foi feita em três momentos: durante a aplicação de cada etapa, com perguntas envolvendo o conhecimento cotidiano e o científico, ao fim da SEI com um teste envolvendo questões conceituais, relacionadas as lei de Faraday, além de um questionário que jugou a satisfação dos alunos com referido método de ensino. Concluímos que o ensino de física por investigação é um bom método de ensino e que contribui para melhorar o ensino de física, além de aumentar o engajamento dos alunos e promover a construção do conhecimento.
  • JOSE FLORIANO DA VEIGA FARIAS JUNIOR
  • O Estudo das Ondas utilizando a Plataforma Arduino como Facilitadora do Processo de Ensino e Aprendizagem por meio de UEPS

  • Data: 28/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • A dissertação aqui apresentada tem como propósito contribuir para o ensino de Ondas no Ensino Médio através da elaboração, implementação e avaliação de uma sequência didática nos moldes de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), utilizando a plataforma Arduino como facilitadora de ensino. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do Centro Educacional Interativo, localizado no Distrito de Icoaraci, no município de Belém, Estado do Pará. Foi proposto um produto Educacional contendo as informações e os procedimentos para a sua construção, exemplo de dados obtidos e comprovação da qualidade do seu funcionamento. O produto também contém os roteiros de atividades para serem utilizados em sala de aula a fim de viabilizar, através de atividades com o sensores do Arduino como o ultrassônico, para melhor o aprendizado dos conceitos no Ensino de Física. Em seguida, são apresentados os resultados do questionários (Pré-teste e Pós-teste), participação e apresentação de projetos na feira de ciências da escola. Estes permitem argumentar em favor da utilização, da metodologia utilizada pelo docente, as aulas da disciplina de Física. 

  • DAVID JONATHAS BORGES DE CASTRO
  • O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS NO PROJETO MUNDIAR DO ENSINO MÉDIO: Uma proposta Interdisciplinar envolvendo Física e Geografia
  • Data: 17/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • As pesquisas em ensino, não só da Física, mas de outras disciplinas em geral, indicam que entre aquilo que foi ensinado e o que foi de forma efetiva aprendido existem grandes lacunas. Diante disso, buscam-se novas metodologias que pretendem auxiliar o professor para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho se insere nesta realidade, ao utilizar o Ensino por Investigação em uma abordagem interdisciplinar envolvendo as disciplinas Física e Geografia com uma turma do Projeto Mundiar de ensino médio na cidade de Ananindeua-PA. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o impacto do uso dessas abordagens e seu reflexo na alfabetização científica dos alunos, proporcionando não apenas o aprendizado dos conteúdos, mas também o
    desenvolvimento de habilidades que se aproximem das habilidades utilizadas pelos cientistas, como relatar, explicar, refletir e expor sobre as atividades que desenvolveu. Para isso, buscou-se aproximar os conteúdos ensinados na escola com as situações do cotidiano do aluno, como o funcionamento do GPS e a propagação das ondas, bem como a utilização de mapas e Rosa dos Ventos, fazendo o aluno perceber que as ondas
    eletromagnéticas estão presentes em várias situações de seu cotidiano, e forçando-o a sair do papel de expectador para participante ativo de seu processo de aprendizagem. Os resultado indicam que a abordagem interdisciplinar contribuiu para um aprendizado significativo por parte dos alunos, inclusive de conceitos abstratos complexos, como o caráter tridimensional da propagação da onda eletromagnética. Como produto
    educacional da pesquisa, foi escrito um texto de apoio ao professor, onde a proposta didática é apresentada em uma linguagem objetiva, para uso direto em sala de aula.
  • MARCELO KLIPTON DO O TEIXEIRA SANTOS
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ESPECTROSCOPIA E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO

  • Data: 29/01/2020
  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação tem como proposito à aplicação de uma sequência didática sobre a investigação da luz através do estudo da espectroscopia optica e suas relações com o cotidiano, para o Ensino de Física, culminando com experimento sobre a análise quantitativa acerca do espectro de lâmpadas de gás sódio, mercúrio e lâmpada incandescente, usando para isso uma rede de difração feita com um Compact Disk (CD) de 700 Mb. Esta sequência foi aplicada no segundo semestre, do ano corrente, para uma turma de 8º ano do ensino fundamental, em um colégio particular no município de Ananindeua. Durante o primeiro semestre, os alunos foram alfabetizados sobre a teoria ondulatória e seus fenômenos, através de aulas tradicionais, finalizando o conteúdo em acústica, pois no segundo semestre iria-se trabalhar a optica, de maneira a estimular o estudo dos fenômenos óticos e suas relações, principalmente com a astrofísica. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência didática com abordagem histórica da espectroscopia, bem como vídeos relacionados com a astrofísica, experimentos e teste antes e depois, inclusive com questões de vestibulares, de modo a analisar quantitativamente a aprendizagem do aluno, baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e com uma abordagem na Teoria da Carga Cognitiva. O resultado obtido de forma quantitativa foi bastante satisfatório, os alunos durante o experimento conseguiram identificar o espectro das lâmpadas e relaciona-las com o tipo de gás usado, relatando e lembrando dos trabalhos por eles apresentados, assim como no processo de aplicação de questões durante a 3 avaliação bimestral, com questão de vestibular. O resultado final desta sequencia didática, se mostrou bastante satisfatório, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa para o tema abordado, (re) estruturando a cognição, sem sobrecarregar a memória de curto prazo e se estabelecendo assim na memória de longo prazo. 

  • FERNANDO WAGNER FERREIRA BATISTA
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM MINICURSO DE ASTRONOMIA 

  • Data: 07/01/2020
  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação é fruto do grande potencial que o ensino de Astronomia possui na cidade onde este trabalho foi aplicado e se propõe aplicar uma sequência didática em formato de minicurso de astronomia. A proposta tem como objetivo geral analisar, planejar, executar e avaliar o minicurso para facilitar o processo de ensinoaprendizagem em Física e Astronomia. Os objetivos específicos são: inserir os alunos em atividades lúdicas e interativas e demonstrar que o produto educacional pode ser usado por outros professores em suas escolas. Para alcançar os objetivos está baseado na teoria sociointeracionista de Vygotsky e na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Nossa metodologia é baseada em atividades de aulas expositivas, pesquisas, propostas de experimentos e cartazes, vídeos, exercícios, jogos interativos e observação celeste. Verificamos que as atividades foram bem aceitas pelos alunos e que foi possível perceber a importância de colocar o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem e que os resultados da pesquisa avaliativa do produto mostra que a sequência didática é uma ferramenta importante que deve ser seriamente considerada pelo professor no seu planejamento didático. 

2019
Descrição
  • ANDERSON ADAUTO PAIVA CARNEIRO
  • ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: Uma Proposta para o Ensino de Dilatação Térmica dos Sólidos para alunos do Ensino Médio 

  • Data: 23/12/2019
  • Mostrar Resumo
  • Os estudiosos tem se preocupado muito com formas diversas de se ensinar Física na educação básica. Novas tendências pedagógicas são aplicadas no sentido de busca por motivações que prendam a atenção do discente e corrobore com a satisfação do docente. O objetivo geral deste trabalho é criar condições favoráveis ao desenvolvimento intelectual do discente levando a um processo de alfabetização científica, despertando sua curiosidade e sua motivação pelo estudo aplicado, consequentemente absorvendo melhor o conhecimento científico de ensino e aprendizagem. Justifica-se a ação deste trabalho pela forma criativa de explorar o senso crítico do discente ou seu conhecimento prévio acerca da situação problema apresentada, dando-os a oportunidade de descobrirem seus potenciais intelectos extraídos dentro de uma lógica científica. A metodologia utilizada parte de uma SEI que deve ser aplicada num processo experimental sobre a Dilatação Térmica dos Sólidos e que diante do aparato o discente tenha a habilidade de descobrir sua montagem experimental bem como buscar respostas para questionamentos previamente levantados. Como aporte teórico este trabalho utilizou-se das ideias de PIAGET e VYGOTSKY, produzindo uma interação social através de grupos organizados, buscando conhecimentos prévios dos mesmos. Os resultados foram muito positivos tanto na motivação quando nos conhecimentos obtidos refletidos nos questionários avaliativos. Tratamos nas considerações finais do fechamento do produto educacional aqui desenvolvido que abre espaços para novas SEIs com outros assuntos a serem explorados.


  • JOSE GILBERTO DA CONCEICAO LIRA JUNIOR
  • USO DO APLICATIVO KAHOOT EM SMARTPHONE E TABLET: Uma Proposta para o Ensino de Eletrodinâmica.

  • Data: 29/11/2019
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo a elaboração e aplicação de uma sequência didática baseada no uso de smartphones utilizando um jogo de perguntas e respostas sobre tópicos de eletrodinâmica, e aplicada através do aplicativo kahoot. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa aqui realizada vem demonstrar a importância do uso de atividades lúdicas para incrementar e potencializar as habilidades dos alunos, assim como reforçar a socialização que normalmente não ocorre quando o aluno realiza atividades de maneira individual. As fases desenvolvidas foram realizadas em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de ensino fundamental e médio, localizada no município de Bragança – PA, no turno da manhã. Durante a realização da atividade lúdica foi bem evidente a relação de competitividade e a interação social entre os integrantes das equipes, bem como um aumento relevante de interesse pelo conteúdo ministrado. Houve também significativo aumento na interação entre aluno e professor o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos. Essa metodologia visa facilitar e dinamizar a aprendizagem no espaço escolar.


  • ESDRAS DA SILVA FRANCO
  • A TEORIA DA CARGA COGNITIVA: PRÉ-CONHECIMENTO E REDUÇÃO DA ATENÇÃO DIVIDIDA NO ENSINO DE SURDOS NOS PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO

  • Data: 05/11/2019
  • Mostrar Resumo
  • Desenvolvemos um breve histórico da comunidade surda, no mundo e no Brasil, evidenciando o quanto foram discriminados e marginalizados ao longo do tempo, (STROBEL, 2008b), e quais política públicas favoreceram sua inclusão na sociedade. Para tal inclusão seja possível, tratamos da necessidade do uso da língua natural da pessoa surda, no caso do Brasil, LIBRAS, fazendo a diferenciação entre língua e linguagem e a importância do uso dela em sala de aula.
    Para alcançarmos uma melhor relação com os alunos surdos, utilizamos a teoria da carga cognitiva, (SWELLER, 2003), e o efeito da atenção dividida, sendo mais específico no deslocamento no olhar, (SOUZA, 2015). Para isso utilizamos o préconhecimento, vocabulário criado em parceria com a comunidade surda, para cada novo conceito que iriamos trabalhar em sala. Entregamos o Cd com os referidos sinais, contendo também uma explicação em LIBRAS de cada conceito.
    Com o conhecimento prévio dos conceitos e dos sinais referentes a eles, colocamos a imagem do intérprete, durante a aula, no canto do slide, para evitar a atenção dividida. Com o objetivo dividir em pedaços menores o aprendizado, (POLLOCK, CHANDLER e SWELLER, 2002), criar subesquemas, para formar um esquema mais complexo.
    Ao final entregamos a aula gravada, áudio e em LIBRAS, pois objetivo é promover a inclusão entre alunos ouvintes e surdos, sendo fornecido um material de apoio ao surdo, principalmente, pois a realidade ainda é precária. O Trabalho foi desenvolvido a ponto de diminuir a sobrecarga cognitiva colocada na memória de trabalho, (MILLER, GALANTER e PRIBRAM, 1960).
    Para avaliar o trabalho, ministramos aulas, sem os sinais novos, nem mesmo qualquer tipo de pré-conhecimento, e outra aula com os novos sinais e com o préconhecimento. Obtivemos bons resultados e uma enorme satisfação dos surdos, pois em seus depoimentos, nos relatam que passaram a fazer parte da aula, o que antes não era possível.

  • ANDRE LUIZ PEREIRA DOS SANTOS
  • O ESTUDO DA HIDROSTÁTICA COM O AUXÍLIO DE METODOLOGIAS ATIVAS: JUST-IN-TIME TEACHING E PEER INSTRUCTION COMO UM FACILITADOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM 

  • Data: 17/10/2019
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, as metodologias ativas Just-Time-in Teaching (JiTT) e Peer instruction (PI) foram utilizadas em aulas de Hidrostática e contou com a participação de trinta e cinco (35) alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Os métodos empregados nesta pesquisa tiveram como objetivos a promoção de novas metodologias de ensino, a mudança nos hábitos de estudo dos alunos, além de promover a interação em sala de aula por meio dos debates a respeito de Testes Conceituais (TC) propostos. Inicialmente, é solicitado aos alunos que realizem o estudo prévio do material sugerido pelo professor, fase de implementação do JiTT, e para tal, o uso de Testes de Leitura (TL) enviados eletronicamente aos alunos apresentou-se como uma ferramenta de extrema importância. Posteriormente, o tema é apresentado em sala de aula por meio de exposições orais e aplicações de TCs a fim de possibilitar a discussão e a interação entre os alunos, fase de implementação do PI. O suporte teórico fornecido a este trabalho está alicerçada na teoria sociointeracionista de Lev Semyonovich Vygotsky. Os dados analisados na aplicação dos métodos revelaram uma mudança significativa na forma de estudo dos alunos com relação ao conteúdo. As discussões realizadas em sala de aula apontaram ganhos significativos de aprendizagem, apenas uma questão, das vinte (20) apresentadas, obteve queda nos índices de acertos após a interação. O empenho e dedicação apresentados pelos alunos foram fatores determinantes para os bons resultados obtidos. A turma avaliou bem as etapas das metodologias e algumas melhorias foram indicadas por eles visando uma possível nova aplicação. Portanto, entende-se que o uso das metodologias JiTT e PI se adequa perfeitamente com qualquer contexto escolar e podem ser usadas com outros conteúdos da Física, proporcionando maior engajamento e entendimento dos alunos com relação aos assuntos abordados.

  • BRENO FELIPE FERREIRA DA SILVA
  • UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS): Leis de Newton nas Canções Conceituais.

  • Data: 04/10/2019
  • Mostrar Resumo
  • A sala de aula é o lugar onde o professor de Física tem a oportunidade de fazer com que seus alunos se aprofundem ao mundo científico, capacitando-os a compreender fenômenos presentes no dia a dia, bem como aplicações tecnológicas atuais que modificam e dinamizam a sociedade. Contudo a utilização de uma metodologia predominantemente tradicional, quase sempre, acaba por afastar esses estudantes da disciplina, pois tem enfoque na memorização de fórmulas e estruturas fixas para resolução de problemas em perspectivas descontextualizadas da realidade desses alunos. Diante desse panorama, esta pesquisa busca elaborar uma UEPS, na fundamentação teórica de M.A. Moreira, fazendo uso de “Canções Conceituais” no ensino das Leis de Newton para Educação Básica. O principal objetivo da pesquisa é verificar se a aprendizagem do tópico proposto se deu de forma significativa, na concepção da teoria de David Ausubel. Em busca disso, Canções Conceituais são usadas como recurso potencialmente significativo do processo, investigando-se, posteriormente, sua efetividade nele. A sequência de ensino ocorre seguindo os aspectos sequenciais de Moreira - progenitor do método - compostos de oito fases, dispostas em dez encontros em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Belém do Pará. Durante a aplicação das etapas, foram utilizados outros materiais potencialmente significativos para a construção do conhecimento, além das músicas. Os alunos foram submetidos a atividades individuais e coletivas. Por se tratar de um método pautado na observação de evidências de uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, a pesquisa é de natureza qualitativa, e os registros foram feitos por meio de um diário de bordo e aplicação de teste final. Os resultados coletados foram analisados e mostraram-se satisfatórios quanto ao objetivo da proposta, dando indícios de uma aprendizagem com a captação de significados e capacidade de socialização deles por esses discentes.


  • WYBER DA TRINDADE GESTER
  • O lúdico no processo de ensino-aprendizagem de Física: Uma Sequência Didática para a construção de conceitos de eletricidade no Ensino Fundamental. 

  • Data: 29/08/2019
  • Mostrar Resumo
  • Ao analisarmos a realidade do ensino de Física nas escolas brasileiras, encontraremos inúmeras lacunas entre o assunto que foi abordado em aula e o que o aluno conseguiu internalizar desse assunto. A partir disso, buscam-se novas propostas pedagógicas que auxiliem o professor em seu objetivo fundamental, que visa um aprendizado significativo de seus alunos. Nesta perspectiva, o presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de se construir um ambiente lúdico em sala de aula, proporcionando uma união entre o divertimento e o aprendizado de conceitos de eletricidade e eletromagnetismo. A pesquisa propõe o aluno como participante ativo do processo de construção de seu conhecimento, saindo do papel de mero expectador para o de ser protagonista de seu processo de aprendizagem. A pesquisa foi fundamentada na Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A experiência pedagógica foi aplicada em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de um colégio particular localizado na cidade de Ananindeua-Pa. A atividade lúdica despertou o interesse dos estudantes pelo assunto abordado na sequência didática, proporcionando um ambiente de prazer no processo de aprendizagem dos discentes da turma.


  • CRISTIANE AZEVEDO
  • ENSINO DE TERMOLOGIA USANDO A METODOLOGIA PEER INSTRUCTION 

  • Data: 23/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo deste trabalho é uma proposta de ensino da Termologia utilizando as metodologias ativas, Peer Instruction e Just-in-time teaching, promovendo um enganjamento dos estudantes em seu processo de ensino e aprendizagem. A proposta foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino do médio de uma escola pública de Ananindeua (Pa). Foram 9 aulas, sendo uma aula destinada a resolução de problemas numéricos, três para realização da tarefas de leitura e as demais para exposições e aplicação dos testes conceituais. Este trabalho está embasado na teoria histórico-cultural de Vygotsky, considerando as interações sociais fundamentais para a aprendizagem dos indivíduos. Os resultados dos testes conceituais e dos pré e pós-testes demonstram um ganho significativo na aprendizagem dos alunos. Foram utiliados textos de apoio, testes conceituais, demonstrações experimentais, problemas numéricos e exibição de um vídeo. Os estudantes demonstram com aplicação do método boa receptividade, o que resultou em um maior interesse deles pelas aulas de Física.


  • JOAO BATISTA DE MIRANDA GODINHO
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DO ELETROMAGNETISMO 

  • Data: 10/05/2019
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo potencializar o aprendizado acerca do eletromagnetismo através da aquisição de saberes compostos de experiências e conceitos básicos que servirão de suporte para o desenvolvimento dos conhecimentos mais profundos e complexos deste assunto através de uma sequência didática. A proposta é permitir ao educando a oportunidade de vivenciar alguns fenômenos físicos envolvidos no estudo do eletromagnetismo de modo que através da observação destes o aluno alcance o entendimento desses fenômenos físicos e das leis físicas que os descrevem. E dessa forma possibilitar que os conhecimentos adquiridos passem a fazer parte da estrutura cognitiva do aprendiz como possíveis subsunçores para futuros conhecimentos. A sequência didática é composta de experimentos equipados com aparelhos construídos com materiais de fácil obtenção e de baixo custo, descritos no produto educacional, que envolve a demonstração de fenômenos físicos estudados nesta área da física. Os experimentos são produções fundamentadas naquelas que os cientistas desenvolveram para observar, constatar, e laborar as leis físicas do eletromagnetismo. Eles estão dispostos ao longo da sequência didática de maneira cronológica em relação aos momentos em que os experimentos originais foram inventados. 

  • MARCIO ALESSIO COSTA SALES
  • ENSINO DE FÍSICA POR ABORDAGEM TEMÁTICA: Uma proposta para o ensino de ótica 

  • Data: 26/04/2019
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de uma proposta temática, com enfoque ao ensino da óptica, a partir de um texto motivador que ilustra uma visita ao oftalmologista, com o objetivo de entender a partir de que termos os estudantes desenvolvem relações de aprendizagem de conteúdos de Física como o cotidiano, sob uma abordagem temática. A proposta temática está apoiada em três etapas: Apresentação do tema, Detalhamento de conceitos e princípios físicos e produção do conhecimento. O tema “Uma proposta para o ensino de óptica”, permite que os assuntos ligados a óptica sejam abordados de forma suave e contextualizada motivando os alunos. O produto educacional é composto do texto motivador e um material didático, que faz o diálogo entre a realidade de uma consulta oftalmológica e o conhecimento científico através de um personagem, Diógenes, criado especificamente para esse fim. O produto foi aplicado em uma turma da terceira série do ensino médio de uma escola pública em Belém. Como instrumentos de coleta foram utilizados: diário de bordo do professor e a construção de mapas conceituais pelos alunos durante as etapas de aplicação do produto. Esse material foi analisado com base na técnica de Análise Interpretativa. Durante as etapas de aplicação do produto, reflexões e discussões sobre as situações apresentadas possibilitaram uma troca de conhecimentos entre os alunos que alcançou as experiências de vida, para além do conhecimento científico, o que nos possibilita a explorar novos desafios que uma proposta temática traz para o ensino de física. Além disso, os mapas conceituais, construídos coletivamente pelos estudantes, indicaram um crescimento expressivo do domínio conceitos físicos ligados à óptica a medida em que eles tiveram contato com o texto motivador e, mais intensamente ainda, com o texto didático. Os resultados observados nos permitem inferir que os textos motivador e didático utilizados com a proposta das três etapas trabalhadas nesta pesquisa podem contribuir para uma aprendizagem contextualizada de conceitos físicos, além disso, o Produto didático desta dissertação poderá ser utilizado por professores e alunos de Física do Ensino Médio para aprendizagem de ótica de forma dinâmica e eficaz.


  • ELDER RAIMUNDO RODRIGUES LOPES JUNIOR
  • O USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE DILATAÇÂO TÉRMICA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Data: 17/04/2019
  • Mostrar Resumo
  • Apresentamos nesta Dissertação uma proposta de Ensino de Física que consta de experiências, mostrando uma abordagem ativa na aprendizagem do fenômeno da Dilatação Térmica, em turmas de segundo ano do Ensino Médio, através de uma sequência de quatro atividades, que compõem uma Sequência de Ensino Investigativa, propondo ao aluno engajar-se na construção do conhecimento cientifico. O referencial teórico que norteia este trabalho, é a argumentação de Lev S. Vygotsky, sobre a construção do conhecimento e aprendizagem pela interação da pessoa com o meio, onde são apresentadas as características da Sequência de Ensino Investigativo (argumentação, prática científica e interação social), que trata de uma abordagem didática, onde a aprendizagem parte da ação do aluno, sendo ele não somente um observador, mas principalmente um participante das etapas do processo, que leva à construção do conhecimento, sendo o papel do professor de observador/orientador das atividades, sem fazer interferência na interação dos alunos, utilizando a musicalização em forma paródias, explicando o que foi observado nas atividades desenvolvidas, destacando o conteúdo físico trabalhado.


  • JOSE ORLANDO BARBOSA DE OLIVEIRA
  • Aplicando a Metodologia Peer Instruction como Recurso Motivador na Aprendizagem de Conceitos de Óptica 

  • Data: 12/04/2019
  • Mostrar Resumo
  • Esse trabalho foi aplicado numa turma de segunda série do Ensino Médio, com a proposta de disseminar o ensino de Física através de conceitos de óptica, por meio de aulas construídas no formato da aprendizagem ativa, a qual coloca o estudante como protagonista na construção da aprendizagem, para que assim, possa se tornar um ser proativo nesse processo. O ponto que converge para esse modelo de ensino foi estabelecido pelo emprego do método de aprendizagem Peer Instruction, o qual promove o envolvimento dos estudantes a partir de testes conceituais. O trabalho está organizado em capítulos, onde o primeiro comenta algumas abordagens do Peer Instruction. O segundo capítulo aborda referências importantes, que são pilares de sustentação para o trabalho. A metodologia Peer Instruction, estabelecida por Eric Mazur, foi a principal referência estabelecida nesse trabalho; a abordagem dessa metodologia junto aos alunos seguiu as referências de Paulo Freire e de Lev Vigotsky, onde é chamada a atenção para a importância das discussões em grupo, cuja formação deve ser constituída por indivíduos de diferentes níveis de experiências e de maturidades heterogêneas. O terceiro capítulo descreve a metodologia Peer Instruction, cujo emprego depende de algum tipo de dispositivo de votação. O aplicativo Plickers foi o sistema empregado para o exercício da coleta de votos. Devido sua relevância para a construção desse trabalho, o mecanismo de votação Plickers recebe uma descrição detalhada, incluindo instruções de como se deve proceder para a sua manipulação. O quarto capítulo expõe todos os resultados obtidos desse trabalho. As discussões e exposições desses resultados estarão sendo expressas por meio de gráficos, dando-nos condições de inferir sobre a aprendizagem.






  • FABRICIO RODRIGUES ALVES
  • O USO DE WEBSITE NO ENSINO E  APRENDIZAGEM DE TERMOMETRIA 

  • Data: 05/04/2019
  • Mostrar Resumo
  • A utilização das tecnologias de informação e comunicação precisa ser incorporada no cotidiano da sala de aula de maneira a contribuir com as novas tendências pedagógicas. O objetivo deste trabalho é mostrar como as tecnologias podem ser utilizadas na educação básica, de forma a apoiar o processo ensino-aprendizagem em espaços físicos além da escola, integrando estudantes e professor no processo de construção do próprio conhecimento. Para realização deste trabalho utilizou-se metodologicamente, como ferramenta um site educacional que será o suporte para o desenvolvimento do produto educacional, onde o aluno terá acesso irrestrito a um vasto material didático como apostilas, simulados, vídeo aulas, etc. que possam ajudá-los na aprendizagem e fixação dos conteúdos ministrados de forma tradicional ou como sala de aula invertida. Como referencial teórico prevalece à aprendizagem significativa de Ausebel sem deixar de mencionar outros estudiosos do assunto. Os resultados obtidos com as ações do produto deste trabalho foram satisfatórios e demonstrou resposta positiva em sua utilização, tais como melhor desempenho nas avaliações e maior interesse pela disciplina Física, tornando assim as aulas mais agradáveis. Acredita-se que o produto educacional proposto neste trabalho poderá ser uma opção para que outros docentes possam utilizar com seus alunos em um ambiente diferente daquele que normalmente é visto tradicionalmente nas escolas brasileiras.


  • RAFAEL DOS ANJOS SILVA
  • O JOGO EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR AO ENSINO DA TERMODINÂMICA

  • Data: 22/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • O Trabalho desenvolvido teve como principal objetivo a elaboração e construção, junto aos alunos, de um jogo educacional de perguntas e respostas sobre tópicos de Termodinâmica, e que, após concluído funcionou como uma eficaz ferramenta de apoio, reforçando os conteúdos ensinados anteriormente em aulas expositivas. E também retrata a importância do uso do lúdico, cujo finalidade a melhoria da aprendizagem e do aproveitamento de habilidades dos alunos, tais como; argumentação, criação e a socialização, que em muitas das vezes, não são contempladas nas aulas expositivas. Todas as etapas foram desenvolvidas com 2 turmas do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola particular da cidade de Ananindeua – PA, e que durante a construção do jogo, foi observado uma maior interação entre os alunos e, também, intensos diálogos entre alunos e professor, havendo estímulos que proporcionam um interesse a mais por parte dos estudantes em aprender a disciplina, cabe salientar a extrema importância destas interações e diálogos sobre os conceitos de Física no momento da elaboração das perguntas e respostas por parte dos alunos, e além disso, houve o amadurecimento nos alunos, adquirindo – os uma postura mais crítica, vivenciada pelos diálogos e que favoreceu a aprendizagem em sala de aula.


  • JORGE DANIEL ANDION FARIAS
  • AS CASAS DA FÍSICA: Jogo como Ferramenta para Facilitar o Entendimento da Física no Ensino Médio

  • Data: 28/02/2019
  • Mostrar Resumo
  • O uso do jogo de tabuleiro, denominado “as casas da Física”, elaborado e construído pelo professor/pesquisador como metodologia de ensino, busca uma relação concreta entre a prática e a teoria aplicada no primeiro ano do ensino médio. Este trabalho tem como objetivo estimular o educando no desenvolvimento cognitivo de forma lúdica, por meio de: formulação de hipóteses, interpretação de dados, elaboração de teorias, recriando e reformulando conceitos, buscando conhecimento, por meio da criatividade e de sua capacidade para construir, experimentos, quadrinhos, peças teatrais, analisar filmes e trabalhar em equipe, com o intuito de favorecer e tornar a aprendizagem, mas significativa das leis e fenômenos que regem a Física, contribuindo para acomodação e assimilação dos conteúdos trabalhados no ambiente escolar.

  • JOSE REGINALDO MEIRELES RODRIGUES
  • APLICAÇÃO DE CASOS DE LEIS DE NEWTON A PARTIR DO USO DA AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS: UMA REALIDADE FORA DO CONTEXTO ESCOLAR E DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

  • Data: 22/02/2019
  • Mostrar Resumo
  • A audiodescrição é uma ferramenta indispensável e utilizada para garantir maior acessibilidade à informação visual de indivíduos com deficiência visual ou cegos, e consiste na tradução das imagens em palavras. Contudo, essa é uma operação bastante complexa, pois não basta apenas descrever o que se vê, mas o que é relevante para a organização semiótica da figura em questão. A partir desses pressupostos, foi realizada pesquisa com discentes dos cursos de licenciatura em física e ciências naturais, na Universidade Federal do Pará, e com professores da rede pública e privada de ensino. A pesquisa teve como corpus 4 imagens em tópicos de mecânica, comumente encontradas em livros textos de física, para os quais foram solicitados uma descrição das mesmas com discentes de graduação. Também, trabalhou-se com alunos de ensino médio cegos e baixa visão na formulação de imagens audiodescritas em problemas de dinâmica. Por fim, foi realizada uma pesquisa junto aos professores onde buscávamos verificar se a maioria destes professores teve contato e se sua licenciatura os contemplava com algum processo metodológico voltado para a inclusão de pessoas com deficiência. A presente pesquisa no que se refere à tipologia da pesquisa caracteriza como sendo descritiva, com uma pesquisa de campo, além disto, a pesquisa possui o caráter qualitativa e quantitativa. Nesse sentido, foi aplicado um questionário semiestruturado com vinte questões abertas de múltipla escolha, abordando questões relacionadas com a percepção da amostra de professores escolhida sobre a possibilidade de utilizar a audiodescrição nas aulas de física e foi constituído por duas partes: a primeira parte com a identificação do professor, a segunda parte trato especificamente da demanda encontrada no contexto escolar sobre a deficiência visual. Podemos concluir que Vale destacar que os professores da amostra pesquisada percebem a importância da audiodescrição nas práticas do contexto escolar com pessoas com deficiência visual. Entendemos que é vital buscar-se instrumentos, ou mesmo efetivar os já conquistados, por isso, vislumbramos a necessidade do estabelecimento de uma política pública que leve em consideração a audiodescrição como um processo fundamental para a inclusão dos deficientes visuais, sendo capaz de possibilitar, novas experiências e sentimento de pertencimento social para eles, ao permitir acesso à ambientes, peças teatrais, filmes, seminários, museus entre outros. Contudo, não se pode esquecer que todo o avanço tecnológico que vem ocorrendo na escola pode ser melhorado em larga escala, desde que o Estado e o Poder Público tenham em mente que por meio da utilização da audiodescrição ou outro recurso tecnológico podem ser colocados a disposição dos professores de forma eficaz, possibilitando que o conteúdo possa ser ilustrado de forma mais clara possível.

  • MARCIO DIEGO OLIVEIRA TAVARES
  • FASCÍCULO VIRTUAL DE FÍSICA: Tradição e Modernização 

  • Data: 22/02/2019
  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo aborda o ensino de Física a partir de duas vertentes: Tradição e Modernização. Para tal, tendo em vista as dificuldades apresentadas pelos discentes na compreensão de uma ciência abstrata, diante de práticas descontextualizadas, baseadas em tendências pedagógicas tradicionalistas, utilizou-se, como suporte metodológico a composição de um FASCÍCULO VIRTUAL DE FÍSICA, o qual fora criado em ambiente virtual, a fim de possibilitar ao aluno uma aprendizagem significativa, que permitisse, ao educando, interagir com o meio, com o espaço, com os recursos, com os agentes, com a ciência Física em si, de forma materializada e dinâmica, ao longo da pesquisa-ação desenvolvida, para que possível fosse não apenas facilitar o processo de ensino-aprendizagem, como também contribuir com o pleno desenvolvimento humano, como aduzem os dispositivos que asseguram a matéria educacional na organização do estado brasileiro. Desta forma, sendo nosso objetivo demonstrar de que forma tradição e a modernidade podem estimular a vivência do processo de ensino-aprendizagem de Física através do produto Fascículo desenvolvido em ambiente virtual, valemo-nos das contribuições teóricas de David Ausubel, quanto à aprendizagem significativa, para introduzir o dado novo ao conhecimento prévio do educando. Para tal, desenvolveu-se o produto, utilizando o programa computacional Adober Flash CS3, tendo o fascículo virtual sido criado com quatro segmentos: conteúdo, interação, resumo e simulado. Nesta perspectiva, para efeito de investigação, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, bem como ainda de uma pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se referenciais teóricos-metodológicos relativos à política educacional brasileira, às teorias de aprendizagens e tendências pedagógicas. Na pesquisa de campo, utilizou-se um questionário avaliativo de conhecimentos prévios para posteriormente aplicar-se questionário metodológico e avaliativo após a aula expositiva-dialogada e aplicação do produto. Assim, embora tradição e modernidade oponham-se entre si, certo é que, da teoria à prática, a aula expositiva-dialogada aliada a tecnologias de informação e comunicação muito tem a contribuir com um ensino de física dinâmico, sensorial, palpável, que interaja, cognitivamente, com o mundo do trabalho, das ciências e das tecnologias, com a promoção da cidadania.

  • RENATO DE ANDRADE AFONSO
  • O USO DE VÍDEOS REAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM DE LEIS DE NEWTON

  • Data: 18/01/2019
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem por objetivo a apresentação de uma proposta didática que culmina em um produto educacional recorrendo à utilização de uma ferramenta audiovisual, os vídeos reais, na disciplina Física num contexto voltado para o ensino das Leis de Newton. O desenvolvimento desta proposta tem como referência teórica os princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Mayer – TCAM – (2005) e os preceitos orientadores da Aprendizagem Ativa. O fato de se trabalhar com vídeos reais está em sua potencial facilidade em contextualizar cenas do dia a dia em diversos ramos de atividade e, sobretudo uma maneira de se afastar das rotineiras aulas convencionais, tradicionalmente expositivas. Os caminhos metodológicos foram todos desenvolvidos em uma escola pública estadual em uma turma do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos em 2017. Como forma de avaliar o grau de eficácia no processo de ensino e aprendizagem foi feita uma pesquisa de forma qualitativa, por meio de questionários tanto para o método didático, a Aprendizagem Ativa, quanto para os princípios da TCAM. O elo entre a TCAM na escolha dos vídeos e a Aprendizagem Ativa como estratégia de ação didática mostrou-se bastante sólido, resultando em um produto bem sucedido como proposta para facilitar a aprendizagem de Física quanto ao tema Leis de Newton do movimento.

  • FLAVIO FERREIRA BARBOSA
  • Ensino de Física a partir da Análise de Veículo Automotor com Ênfase na Utilização de Videoaulas 

  • Data: 18/01/2019
  • Mostrar Resumo
  • Na contemporaneidade, é amplamente estimado que os resultados das ciências possam ser embasados por intermédio da experimentação. Essas comprovações científicas contemplados pelo empirismo são verificadas como garantias e validadas diante das aplicações de conhecimento científico nas tecnologias e outras finalidades da vida cotidiana do indivíduo, como a educação e o próprio modelo vigente de organização da sociedade. Tal aplicação também é recorrentemente possibilitada no ensino da física, que vem buscando novos instrumentos e ferramentas com o intuito de superar barreiras tradicionais da mesma enquanto uma ciência de experimentação. Partindo dessa premissa, o presente estudo busca viabilizar o ensino da física através do uso de automóveis enquanto objetos de estudo com o intuito de quebrar os moldes tradicionais e contemplando novas possibilidades de facilitação do aprendizado. Tal apresentação concentrará seu embasamento no emprego de novas tecnologias, sobretudo tratando-se das vídeoaulas enquanto possibilidades para que possam ser contemplados fenômenos e princípios da física diante da análise mecânica, elétrica e estrutural dos automóveis.

2018
Descrição
  • JOSE BENICIO DA CRUZ COSTA
  • PLANEJAMENTO, CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. 

  • Data: 27/12/2018
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática para o ensino de física (mais especificamente sobre Leis de Newton) com foco no desenvolvimento de competência no âmbito de ensino médio integrado
    ao ensino profissionalizante de técnico em edificações. O produto educacional desenvolvido foi subsidiado pelo referencial teórico de competência educacional de Philippe Perrenoud, baseando-se nos critérios de construção de sequência didática propostos por Antoni Zabalae Sérgio Tobón Tobón via a concatenação de duas estratégias metodológicas (Aprendizagem Baseada em Projetos e Simulação Computacional) que articuladas de forma singular por Paulo Blikstein ganham a denominação de Modelagem Bifocal. A Sequência Didática foi articulada e aplicada em atividades dispostas em quatro Ciclos Didáticos de Desenvolvimento de Competências, compostos de quatro etapas cada.
    Emparalelocomtaisciclos,fez parte da mesma uma atividade denominada de Projeto Integrador, a qual consiste em um desafio posto aos alunos (em grupos) de construir um modelo físico de uma ponte treliçada com palitos de picolé e, concomitante a isso, um modelo matemático-computacional da mesma estrutura. Os modelos físico e virtual são comparados em um ensaio destrutivo de carga. A quase totalida de dos grupos formados (7em8) teve êxito em construir os dois  modelos,sendo que a concordância entre ambos se mostrou bastante satisfatória. A grande maioria dos alunos atingiu o mais alto grau na escala da rubrica de indicadores observáveis de atuação competente no que diz respeito ao Projeto  Integrador. Resultados satisfatórios, porém em menor grau, também foram encontrados na análise dos ciclos didáticos. Tais ferramentas de observação sistemática de avaliação e de redesign criadas para esta sequência didática possibilitaram a aferição de aspectos de exequibilidade e adesão dos alunos às atividades propostas. Investigação por análise estatística baseada em metodologia de pré e pós testes comprovou que houve também um ganho médio de
    aprendizagem estatisticamente significativo em relação à concepção newtoniana de força e movimento. Dessa forma pode-se concluir que a presente sequência didática teve êxito em proporcionar ao aluno a oportunidade de selecionar  internamente um esquema mental de atuação de maneira variada, múltipla e redundante, sendo que tal esquema é a postura característica da atuação do indivíduo no desenvolvimento de competências.

  • ANTONIO SILAS DE OLIVEIRA MARTINS
  • LABORATÓRIO DIDÁTICO VIRTUAL DE ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA COMO FERRAMENTA POTENCIALMENTE EFICAZ NO ENSINO MÉDIO 

  • Data: 21/12/2018
  • Mostrar Resumo
  • É consenso entre os educadores, que ensinar Física, não tem sido tarefa simples, por diversos fatores, a saber: estudantes desmotivados, carência de recursos multimídia e laboratórios, em escolas públicas (principalmente do interior do País), necessidade de formação continuada para professores, etc. Vivemos um início de século XXI de velozes transformações nos meios de comunicação e informação, uma era de evolução acelerada dos computadores, a maneira de trabalhar, ensinar, aprender, se comunicar já não é a mesma de poucos anos atrás, talvez relacionada à propagação de informações quase instantâneas com a distância. Se o mundo está em processo de aceleradas transformações tecnológicas, porque não poderíamos buscar meios de inseri-las em sala de aula? No intuito de envolver os estudantes, é possível estimular o interesse pela pesquisa, aguçar a curiosidade pela compreensão da Ciência e suas aplicações em processos tecnológicos, para uma boa formação cidadã. Propomos neste trabalho um Laboratório Virtual de Eletricidade e Física Moderna, composto por dez experimentos virtuais no formato .exe, aplicativos para Windows, que constituem um produto educacional. Simulações computacionais, ricas em detalhes, realismo, que aceitem bem a interatividade com o usuário, podem ser ótimos recursos de ensino, desde que utilizada com os devidos cuidados profissionais, com a supervisão do professor, ou de um estudante como parceiro mais capaz, conforme a teoria de Vygotsky. Por meio da interação, poderá acontecer o desenvolvimento das inteligências dos aprendizes evitando assim equívocos durante o uso das simulações computacionais que constituem o laboratório virtual. Simulações computacionais podem representar alguns aspectos dos fenômenos físicos, porém não há como programar uma simulação da Natureza com todas as suas complexidades, mesmo assim esses softwares são potencialmente úteis para o ensino de Física. Os resultados das aplicações deste produto foram significativos, contribuindo de modo pleno para a absorção do conhecimento, da expansão da motivação intrínseca, curiosidade, do interesse e atendendo as expectativas dos discentes quanto ao Ensino de Física por meio do computador.

  • GILSON SOARES BORGES
  • A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR:  UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

  • Data: 14/12/2018
  • Mostrar Resumo
  • A abordagem de cinemática nas escolas brasileiras, tanto do ensino fundamental quanto no médio, é comumente realizada de por meio de uma pedagogia tradicional, baseada na exposição da teoria e na resolução de exercícios de repetição, com enfoque quase sempre matemático. O presente trabalho teve como objetivo propor o uso de uma abordagem ativa no estudo desse tema, trazendo para a sala de aula uma abordagem fundamentada na teoria construtivista, com o uso de uma sequência de ensino investigativo (SEI) e uma atividade para casa envolvendo um aplicativo de localização para celular, o Google Maps. O material didático foi desenvolvido e aplicado no ensino fundamental na rede educacional da cidade de Belém, estado do Pará, onde foram explorados os conceitos de velocidade (rapidez, velocidade média, e instantânea) e de aceleração. Concomitantemente com a discussão dos conceitos de Física específicos, o uso da abordagem indagativa possibilitou trabalhar com os estudantes competências e habilidades relacionadas de forma mais global com a educação científica, em particular a argumentação científica. A SEI foi aplicada em aproximadamente três horas aulas, em diversas unidades de ensino, e para a avaliação dos resultados foi feito a verificação das transcrições do dialogo dos grupos, utilizando os indicadores de alfabetização científica de Sasseron e Carvalho e a estrutura argumentativa de Toulmin, além do relato de experiência do professor. Como resultado, pôde-se observar primeiramente a motivação da turma pela nova abordagem didática. Além disso, foi possível encontrar elementos constituintes de uma argumentação cientifica, bem como indicadores de alfabetização científica, bem como indícios, de aprendizagem significativa de conceitos físicos trabalhados.

  • DIERIMI LUIZ FERREIRA DA SILVA
  •  

    Estudando o Campo Gravitacional no Quinto Ano do Ensino Fundamental em uma Abordagem Investigativa

  • Data: 14/12/2018
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho abordamos a utilização de Sequências de Ensino Investigativo (SEIs) na alfabetização científica de estudantes de educação básica, explorando especificamente o conceito físico de Campo de Força, que pode ajudar os alunos do ensino fundamental a compreender vários fenômenos da natureza associados com a força gravitacional. Analisamos os conhecimentos que os alunos trouxeram para a sala de aula e fizemos com que eles participassem de maneira direta da (re)construção do tema no processo de ensino-aprendizagem. Com as SEIs, pretendemos levar mais uma contribuição no processo de alfabetização científica, à prática argumentativa em sala de aula, especialmente no modelo padrão de Toulmin, juntamente com as posturas epistemológicas assumidas pelo docente para promover a argumentação dos alunos. Foram construídas três SEIs e aplicadas em dois ambientes (uma escola rural e uma urbana, localizadas em municípios diferentes no interior do estado do Pará) com estudantes do quinto ano do ensino fundamental. Para a análise dos resultados, escolhemos analisar a escola rural, pela riqueza de aprendizado que o espaço de sua aplicação nos proporcionou. Com esta análise, concluímos que foi possível observar nesses estudantes uma evolução dos conceitos espontâneos de força e campo gravitacional terrestre para os seus respectivos conceitos científicos. Como produto educacional, foi produzido um texto de apoio ao professor, POR QUE QUEM VIVE NO POLO SUL NÃO CAI PARA BAIXO? INVESTIGANDO A FORÇA DA GRAVIDADE, que apresenta uma breve discussão dos pontos relevantes do estudo, em uma linguagem mais direcionada para o professor de Ciências do ensino fundamental. 

  • PAULO MOREIRA VEIGA
  • USO DE APLICATIVO EM SMARTPHONE E TABLET: Uma proposta de aprendizagem significativa no Ensino de Física 

  • Data: 16/11/2018
  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo trata do uso de dispositivos móveis na educação, tendo em vista que as tecnologias da informação e comunicação -TIC’s- estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, modificando o homem e o meio em que vive. Neste contexto, considerando as grandes transformações impulsionadas pelo acelerado desenvolvimento tecnológico, necessário é adaptar as práticas educativas ao panorama histórico-social da conjuntura atual. Deste modo, no intuito de promover um processo de ensinoaprendizagem de Física dinâmico, engajado, integrado à realidade do educando, a pesquisa desenvolvida teve por objetivo investigar de que forma se pode proporcionar a integração de tecnologias no ensino de Física a partir do uso de um aplicativo, criado na plataforma gratuita Mit App Inventor, a ser executado em dispositivos móveis, como smartphone e tablet para ensinar conceitos básicos de calorimetria. Para tal, valemo-nos das contribuições teórico-metodológicas de aprendizagem significativa de Ausubel (1978), Novak (1981) e Gowin (1981). Além disto, fora realizada uma pesquisa de campo quali-quantitativa, com questionários semiestruturados, com perguntas fechadas, tendo sido o público-alvo discentes de duas turmas da segunda série do Ensino Médio, da Escola Fundação Bradesco, com sede em Paragominas. Portanto, a relevância do estudo realizado se justifica, pois a proposta de intervenção apresentada contribuiu para estimular o Ensino de Física de forma contextualizada, promovendo uma aprendizagem significativa.


  • JERONIMO LEVI RODRIGUES MORAES
  • CONSTRUINDO CONCEITOS DE MECÂNICA POR MEIO DA INTERAÇÃO COM EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO 

  • Data: 19/10/2018
  • Mostrar Resumo
  • Apresentamos nesta dissertação uma proposta para o ensino de Mecânica no 1º ano do Ensino Médio por meio da inclusão de experimentos de baixo custo produzidos pelos alunos com o objetivo de melhorar o processo ensino-aprendizagem, utilizando a Teoria da Interação Social de Lev S. Vygotsky, tendo o professor como um parceiro mais capaz e colocando o aluno como agente participativo e colaborativo nas aulas de Física. Esses alunos foram avaliados por meio de relatórios confeccionados por eles a respeito da contribuição que essa interação lhes deu na aprendizagem de um determinado conceito físico.


  • FABIO ANDRADE DE MOURA
  • ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: Uma Proposta para o Ensino de Empuxo para alunos do Ensino Médio

  • Data: 21/09/2018
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho é o fruto de uma pesquisa sobre o Ensino de Física por Investigação que, em forma de Produto Educacional, elaboramos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre empuxo. A proposta tem como objetivo geral analisar o Ensino de Física por Investigação na perspectiva do planejamento, execução e avaliação de aulas, e na elaboração da SEI sobre empuxo. Os objetivos específicos desta proposta são: aplicar o produto educacional elaborado em uma escola pública e demonstrar que pode ser aplicado por outros professores; inserir os alunos em atividades investigativas com o propósito de desenvolver atitudes científicas; e descrever os resultados obtidos durante a aplicação do produto educacional. Para alcançar os objetivos propostos, realizamos estudos sobre a importância dos trabalhos em grupo para a construção do conhecimento sob a ótica das pesquisas de Piaget e Vygotsky. Analisamos as relações entre investigação científica e o Ensino por Investigação para contextualizar esta metodologia com os propósitos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para alcançar os objetivos propostos analisamos os resultados e a avaliação do Produto Educacional em três vertentes: Avaliação das atividades investigativas que ocorreram durante a aplicação do produto educacional; Avaliação através de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que foram aplicadas uma semana após a realização da metodologia de ensino; e questionário que revelou como os alunos perceberam as atividades investigativas. Concluímos que o Ensino de Física por Investigação é uma metodologia que possibilita melhorar a qualidade de ensino e que promove a construção do conhecimento.

  • HELBEN ALBUQUERQUE ALVES
  • CASSINO DA FÍSICA: Material Complementar, Lúdico e Potencialmente Significativo para o Ensino de Ciências no 6º Ano do Nível Fundamental.

  • Data: 24/08/2018
  • Mostrar Resumo
  • Ciente da relevância educativa e social da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem, o presente trabalho tem o objetivo de adaptar jogos tradicionais e proporcionar a partir de três jogos didáticos (dominó, baralho e roleta) um ambiente lúdico para a aprendizagem de Astronomia e Eletricidade no Nível Fundamental. Este Trabalho em forma de atividades complementares busca tornar as aulas de ciências mais atrativas, participativas e que o aluno tenha a oportunidade de aprender brincando. A proposta foi denominada de “Cassino da Física” e foi aplicada em uma turma do 6º ano de uma Escola Estadual do Campo na zona rural de Abaetetuba-PA. A característica lúdica e a competividade atrelada aos jogos didáticos, torna o Produto Educacional em uma importante ferramenta pedagógica que pode criar nos alunos uma vontade, uma predisposição para buscar o conhecimento e transformar sua maneira de perceber a Física no seu dia a dia, levando-os a compreender melhor a realidade em que vivem. Alinhada à Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e complementada pela visão humanista de Novak, que nos deram o suporte teórico, usamos textos de apoio, experimentos, aulas expositivas e um Pseudo Organizador Prévio para a introdução dos conceitos básicos de Eletricidade. Tudo isso pensado com o objetivo de criar subsunçores mínimos para que os estudantes pudessem dar os passos iniciais em busca do novo conhecimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios e mostraram que o Cassino da Física apresenta grande Potencial de Aprendizagem, se constituindo em um Produto Educacional profícuo ao Ensino de Física, o qual ocorreu de forma dinâmica, divertida e com significado para os estudantes.  

  • ISRAEL MAXSON RIBEIRO DE SOUZA
  • PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO USANDO A INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA E PIEZOELETRICIDADE APLICADOS AOS SENSORES DE GUITARRAS E VIOLÕES.

  • Data: 03/08/2018
  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação se propõe a sequenciar uma atividade de ensino investigativa para construir conhecimentos de eletricidade e magnetismo baseandose no funcionamento dos sensores de guitarras e violões. Os sensores (ou captadores como são chamados comercialmente) eletromagnéticos das guitarras e os piezoelétricos dos violões acústicos transformam a energia mecânica associada a vibração das cordas em energia elétrica. O objetivo é desenvolver competências práticas associadas ao planejamento e construção de pequenos artefatos eletromecânicos que usam a indução eletromagnética ou a piezoeletricidade para gerar pequenas porções de energia elétrica em consonância com as metodologias ativas que orientam as práticas pedagógicas da escola do século XXI. A sequência é constituída de três aulas experimentais investigativas, planejadas para construir os conceitos teóricos e uma aula experimental demonstrativa cuja ferramenta de auxílio na aprendizagem será o bicórdio elétrico de Pitágoras, uma caixa de duas cordas com dupla captação, eletromagnética e piezoelétrica, que será usada para demonstrar através do som, algumas características qualitativas da transformação de energia nesses sensores. A metodologia teve como fonte teórica o construtivismo de Piaget e a psicologia histórico-cultural de Vygotsky. O processo avaliativo se deu durante a aplicação das atividades e pela posterior produção pelos alunos de pequenas usinas de geração de eletricidade. Foram obtidos resultados satisfatórios em duas turmas de ensino médio do 3° ano demonstrando o potencial educacional da proposta.  
     
     
     

  • JOSE ALBERTO DE MIRANDA JUNIOR
  • ENSINO PELA PESQUISA NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO:  O USO DE TORNEIOS DE FÍSICA COMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES 

  • Data: 10/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho versa sobre um relato de experiência educacional, onde é aplicada uma metodologia adaptada do modelo utilizado no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT). São apresentadas referências teóricas, necessárias ao entendimento do processo, descrições dos ambientes de aplicação - uma escola pública de Belém do Pará - bem como toda a metodologia aplicada: formato, materiais instrucionais, kits, procedimentos, execução e avaliação. O trabalho resultou em um produto educacional, apresentado como anexo, com o objetivo de servir de referência para professores que queiram utilizar a proposta didática sob o mesmo formato.

2017
Descrição
  • MAURICIO DANTAS DOS ANJOS
  • GAMIFICAÇÃO E GAMES NO ENSINO DE MECÂNICA NEWTONIANA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO O JOGO BUNNY SHOOTER E O APLICATIVO SOCRATIVE

  • Data: 15/12/2017
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho é apresentada uma sequência didática que objetiva ensinar mecânica clássica em turmas da série inicial do ensino médio, baseando-se e gamificação, cuja fundamentação é admitir o uso da mecânica, arquitetura e estética dos jogos para engajar e motivar professores, buscando potencializar a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi aplicada em duas turmas do período vespertino do primeiro ano do ensino médio, em um colégio particular da cidade de Belém-Pa. Foram utilizados diversos recursos tecnológicos, como smartphones, tablets, projetores, internet, bem como jogos digitais e aplicativos de análise de desempenho. As atividades foram desenvolvidas especificamente com o jogo digital Bunny Shooter, através do qual os estudantes realizaram atividades participativas interagindo com elementos do jogo ligados à Física (planos inclinados, arco e flecha, camas elásticas, superfícies com atrito, pêndulos simples etc.) o que estimulou um estado de interesse significativo em todos que se envolveram no trabalho, inclusive no professor. Foram elaborados mais de cento e vinte desafios sobre mecânica, dos quais a grande maioria só pode ser resolvida com a utilização do jogo (acesso à fase ou manipulação das jogadas propostas). Os estudantes foram avaliados através do aplicativo para análise de desempenho Socrative, com cinco desafios objetivos a cada missão (aula), que exigiam o entendimento conceitual e análise teórica envolvendo matemática. Foi feita uma comparação das notas obtidas pelos estudantes na primeira avaliação, onde o conteúdo foi repassado pelo método tradicional utilizado pela escola, com a dinâmica proposta pelo trabalho; os dados mostraram uma melhora considerável nas médias das duas turmas. O resultado satisfatório pode ter sido alcançado em razão da motivação e compenetração dos alunos diante da utilização de uma proposta pouco explorada cotidianamente em seus ambientes de estudo. Os depoimentos de alunos e as manifestações à favor da continuidade do método, indicam que a técnica empregada teve aceitação muito alta pelos estudantes. Os desafios elaborados, a discussão sobre gamificação, as etapas de como fazer uma gamificação, o material instrutivo utilizado nas aulas, os questionários e slides para apresentação aos alunos acerca do significado e implementação da gamificação, estarão disponíveis online na plataforma do Mestrado.  

  • JEFFERSON CORREA BRITO
  • UMA PROPOSTA DE ENSINO PELA PESQUISA EM LABORATÓRIOS MULTIDISCIPLINARES: A Implementação do Comitê Científico na Escola Pública e a construção de uma Smart Home usando Plataforma Arduino.

  • Data: 01/09/2017
  • Mostrar Resumo
  • Nesta dissertação foi explorado o ensino pela pesquisa na educação básica, mais especificamente no ensino médio, utilizando o Laboratório Multidisciplinar como ambiente para organização e desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvidos por grupos de iniciação científica formados por estudantes e professores. Para o suporte teórico do projeto, foram considerados a aprendizagem centrada na pessoa, de Carl Rogers, as relações sociais para o desenvolvimento cognitivo, de Lev Vygotsky e alguns aspectos da aprendizagem significativa, de David Ausubel. Como exemplo de projeto a ser desenvolvido, é apresentada a forma como foi conduzido o desenvolvimento do projeto “Smart home: casa inteligente visando à eficiência energética” no ano de 2016 em uma escola pública da Região Metropolitana de Belém, no Estado do Pará, utilizando a plataforma de prototipagem Arduino, para a participação em Feiras de Ciências. Neste processo, os alunos contaram com aulas de Física ministradas pelo autor do trabalho e com aulas de programação em Arduino, em parceria com a Universidade Federal do Pará. Para a análise dos resultados do projeto, foram entrevistados os participantes do grupo de iniciação científica. As respostas apresentadas pelos estudantes indicam que nesse processo houve desenvolvimento no aluno de competências e habilidades para responder novos problemas, somando a um caráter mais investigatório e crítico do ensino.

  • EDER GUIMARAES DE OLIVEIRA
  • O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE FÍSICA: Um relato de experiência com o uso do INSTAGRAM

  • Data: 31/08/2017
  • Mostrar Resumo
  • Nesta dissertação foi explorado o uso da rede social Instagram como ferramenta educacional, com o objetivo de estabelecer um elo entre professor e aluno fora do ambiente escolar. A escolha da rede social veio em função do perfil observado do aluno da educação básica que fez parte da pesquisa. A ideia principal foi provocar o aluno sobre um tema de Física, que posteriormente foi trabalhado em sala de aula pelo professor de maneira mais elaborada. A proposta foi alicerçada na teoria em espiral de Jerome Bruner, onde o aluno revisita várias vezes o mesmo tema, sendo que a cada retomada vai se tornando mais aprofundada a abordagem. Foram propostos temas de física relacionados ao primeiro e segundo anos do ensino médio e executados em uma escola particular no município de Ananindeua-Pa. As aplicações foram feitas em sete turmas, sendo quatro de primeiro ano e três de segundo ano. Para o primeiro ano, foi proposto o tema “Transmissão do movimento circular”. Para o segundo ano, foram propostos dois temas: “O funcionamento da fibra óptica” e “Cordas vibrantes”. Foram feitos três vídeos curtos e textos de apoio com caráter jornalístico sobre os temas, fazendo uma abordagem inicial que visava uma pequena provocação, ao mesmo tempo que buscava gerar curiosidade no aluno. Dois deles foram feitos e narrados pelo próprio professor Oliveira, autor dessa dissertação. No terceiro tema, os alunos tomaram a iniciativa de produzir o vídeo. A filmagem e edição também ficou a cargo dos alunos, a pedido deles mesmos. Foram postados os temas na rede social Instagram e os alunos foram avisados para acompanharem a postagem para que eles buscassem as primeiras informações. Em seguida, foram feitos e aplicados questionários em sala de aula para saber o nível de compreensão das postagens e posteriormente foi ministrada a aula para aprofundamento do tema. Como produto dessa dissertação, foi produzido um texto de apoio ao professor, com as principais observações dessa pesquisa apresentadas na forma de um manual de uso de redes sociais em ambiente escolar. Como exemplos de uso, também foram apresentados os materiais instrucionais sobre os temas explorados. Não houve a necessidade de disponibilizar os vídeos, pelo fato deles estarem acessíveis na rede social Instagram através do perfil @profederguimaraes.

  • JUAN DIEGO FERREIRA VILHENA
  • O USO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM UMA ABORDAGEM ADAPTADA PARA DEFICIENTES VISUAIS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA.

  • Data: 28/08/2017
  • Mostrar Resumo
  • É cada vez mais comum encontrarmos pessoas com os mais diversos tipos de deficiência, sendo elas físicas ou mentais, desenvolvendo atividades que muitas vezes seriam incapazes de realizar se tivessem desistido de si mesmas ou não tivessem pessoas para ajudá-las. Infelizmente, não podemos dizer que somos uma sociedade inclusiva. Há muito a se fazer para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. A escola é local essencial para que a inclusão social seja desenvolvida por toda a sociedade. Podemos dizer então, que os professores são os personagens de maior influência sobre os alunos fazendo que os mesmos levem para além dos muros das escolas não só conhecimento científico, mas também uma consciência social, tornando-os cidadãos mais sensibilizados com as dificuldades apresentadas por outros sem considerá-los incapazes. Podemos dizer que o laboratório de ciências, quando utilizado de maneira adequada, pode ser uma ferramenta de grande importância na qual o professor possa levar não só conhecimento aos alunos, mas também formar cidadãos. O professor pode repassar isso ao elaborar aulas inclusivas, que não deixem, por exemplo, um deficiente visual excluído de certas atividades por ser cego ou de baixa visão, pelo contrário, elabore aulas que possibilitem todos os alunos participar e que façam associação com seu dia a dia para que assim absorvam novos conhecimentos. O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa na qual se aplicou maquetes táteis – visuais e experimentos adaptados para alunos com e sem deficiência em uma turma do 9° ano do ensino fundamental, na qual pudemos concluir por meio de uma analise qualitativa e questionário semiestruturado que tal metodologia se mostrou eficaz como um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem.

  • MANOEL RAIMUNDO DOS SANTOS JUNIOR
  • TRADIÇÃO, TRADICIONALISMO E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: Interatividade entre a Teoria e a Prática

  • Data: 27/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • As atividades experimentais são ferramentas educativas extremamente válidas para o ensino de Física em uma aula expositiva dialogada, posto que facilitam a aprendizagem do aluno através de uma prática participativa interativa em pequenas experimentações e/ou demonstrações físicas, as quais contribuem para dinamizar conceitos abstratos por meio de diálogos entre a teoria e a prá-tica. Desta forma, visando ampliar a participação do aluno nas aulas e atividades, bem como ainda aguçar a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem de modo significativo, procura-se, neste trabalho, aplicado ao 3o ano do ensino mé-dio, reforçar, cognitivamente, conceitos físicos relacionados à eletricidade bá-sica, com destaque para a corrente elétrica, densidade de corrente elétrica, con-trapondo, de modo responsivo, o repositório do senso científico do aluno em face ao conhecimento de senso comum. Para tanto, realizamos uma combinação de resistores em série, paralelo e mista em que os resistores supostamente ôhmi-cos serão trocados pelos corpos humanos dos discentes de modo a demonstrar, interativamente e ativamente, as finalidades de tais associações, suas peculiari-dades e características comuns. Ademais, nos experimentos também se buscou o entendimento do curto-circuito em um resistor contido numa associação de resistores, mostrando de forma inequívoca que não existe explosão em tal resis-tor. Em contrapartida, vale ressaltar que a realização de tais atividades não subs-titui as aulas tradicionais, mas sim tem por objetivo facilitar a cognição dos con-ceitos físicos abordados bem como a razão pela qual precisamos combinar re-sistores em série, paralelo ou de forma mista. Logo, a tradição e a demonstração, por certo, estabelecem interações possíveis, as quais podem contribuir com di-álogos entre a teoria e a prática no ensino de Física.

  • GRACILENE GAIA CALDAS
  • Atividades experimentais de acústica para o ensino de física: Uma proposta de inclusão de surdos

  • Data: 07/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho apresentamos a importância da utilização dos experimentos nas aulas de física como um instrumento do ensino aprendizagem para uma abordagem à inclusão de surdos, visando-o como um facilitador para o ensino de conceitos sobre acústica. O objetivo deste trabalho é oferecer propostas metodológicas para o ensino de Física, de modo a tornar compreensivo e prazeroso o aprendizado aos alunos tidos como “normais” e aos alunos surdos. As atividades experimentais serão o recurso utilizado para interação nos conceitos de acústica tornando a aprendizagem mais eficaz de forma dinâmica e interativa. As propostas apresentadas nessa pesquisa são baseadas na teoria de Marco Antonio Moreira que leva em consideração a aprendizagem significativa dentre os princípios de Ausubel, e a proposta de inclusão de alunos surdos pelos pressupostos de Veronica Aparecida Pinto Lima e Romeu Kazumi Sassaki. Os participantes desta pesquisa são duas turmas do ensino médio da E.E.E.M Profa. Osvaldina Muniz, no Município de Cametá – Pará, que possuem alunos surdos integrados. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas, questionários aos alunos, ao grupo de técnicos especialistas em educação, à gestão, ao Grupo de Alunos Surdos da Amazônia Tocantina (GESAT), bem como o desenvolvimento de uma Feira de Ciências na referida escola. Nas análises dos dados foram comprovadas a importância da associação da teoria e prática e as respostas obtidas pelos entrevistados, atendendo aos questionamentos: Os experimentos facilitam o aprendizado? O uso desta metodologia experimental utilizada pela professora desenvolve a criatividade? A Física mudou para você, depois dos experimentos? As atividades experimentais contribuem para o ensino aprendizagem de forma inclusiva? Ressalta-se que a grande maioria dos entrevistados consideraram proveitosas as aulas com esta abordagem e que as dificuldades conceituais diminuíram intensamente.

  • MIGUEL DA SILVA PEREIRA JUNIOR
  • Coletânea Virtual de Física para o 9º ano do Ensino Fundamental

  • Data: 30/03/2017
  • Mostrar Resumo
  • Tendo consciência da importância dos recursos áudios-visuais e da experimentação no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos, os quais possibilitam tornar mais acessível a aquisição de conhecimentos teórico-práticos, este trabalho tem como meta a utilização de softwares e construção de material pedagógico para a utilização em aulas e oficinas, partindo-se da montagem de uma coletânea virtual para ser utilizada como subsídio em aulas de Ciências com abordagem em Física para o Ensino Fundamental maior. Na coletânea serão inclusas animações realizadas em softwares específicos, bem como vídeos e experimentos da área. Alguns vídeos mostrarão experimentos realizados onde serão descritos suas montagens e possíveis métodos de sua utilização, assim como para os demais experimentos propostos objetivando oferecer aos alunos um ensino de Física de maior qualidade e, sobretudo despertar uma vocação científica nos estudantes. Um dos objetivos dos PCN em relação às ciências destaca: “Compreender a Física presente no mundo vivencial do aluno, nos equipamentos e procedimentos tecnológicos”. Por esse motivo, o uso da experimentação agregada a esta coletânea ganha grande destaque e, sem dúvida é um dos objetivos principais a serem encarados em sua abordagem. Os experimentos são interativos, elaborados de forma que se mostram ricos em estímulos diversos, de modo a atrair pela diversidade dos temas apresentados e pela beleza plástica, contrapondo-se a forma de ensino tradicional. A base pedagógica utilizada no desenvolvimento do produto é a Teoria Sociocultural de Lev Semenovich Vigotsky que diz que o cérebro humano é capaz de assimilar qualquer informação recebida desde que seja respeitada a capacidade do aluno.

2016
Descrição
  • ELINEY DA TRINDADE MIRANDA
  • UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS

  • Data: 24/11/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objeto propor a utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, com o intuito de ensinar física quântica em turmas de ensino médio, segundo os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, cuja principal característica é considerar o conhecimento preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz. A experiência didática foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do ensino médio, com 50 alunos cada, da Escola Estadual Avertano Rocha, em Belém-Pa. Com auxílio
    de recursos tecnológicos como slides, animações passivas e interativas, entre outros, buscamos promover, através de atividades participativas além das aulas expositivas dialogadas, o ensino de física quântica, buscando relacionar seus conteúdos com outras áreas do conhecimento, entendendo que esse processo facilita a compreensão dos conteúdos, pois enaltece sua relevância ao aumentar a possibilidade de ancoragem de seus conceitos. As avaliações aconteceram de forma contínua, através de perguntas orais, listas de exercícios contendo questões conceituais e teórico-matemáticas, além de uma prova escrita ao final do bimestre contendo cinco questões, das quais três eram objetivas e duas analítico-discursivas. Os resultados foram analisados através da comparação estatística das notas bimestrais dos alunos com os dos três últimos anos e revelaram que houve um aumento significativo das médias do grupo experimental. Acreditamos que o sucesso obtido está na metodologia adotada, pois, ao considerar o conhecimento prévio dos discentes, estamos mostrando a área onde eles podem ser aplicados, enfatizando sua importância e tornando o estudo mais interessante. Esta conclusão pôde ser reforçada por relatos de alguns alunos durante as aulas, elogiando a metodologia de ensino.
    Os materiais utilizados nas aulas (questionários, slides, animações, apostilas, listas de exercícios, além da prova aplicada) estão incluídos em um CD-rom, que integra esta dissertação, e estará disponível online livremente para utilização de professores e alunos.

  • JOATA DE OLIVEIRA BATISTA
  • LIVRO VIRTUAL DE FÍSICA: Uma Proposta para o Estudo de Mecânica no 1º Ano do Ensino Médio

  • Data: 04/11/2016
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta uma proposta de Ensino de Física por meio de um Livro Virtual constituído em plataforma Flash, com ênfase em Cinemática e Dinâmica, objetivando a criação de um material didático de complemento as aulas tradicionais no 1º ano do Ensino Médio. As partes do livro apresentam conceitos físicos bem como animações que aproximam o aluno do seu cotidiano. Cada capítulo possui um pouco da história de um Físico importante, com o título de “Ver Mais”, para aproximar o aluno do contexto histórico em que o mesmo viveu e suas contribuições ao estudo da Física. Como referencial teórico utilizou-se a Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel que tem como foco principal a estrutura cognitiva do aluno, Ausubel afirma que cada novo conteúdo ensinado deve estar ancorado num subsunçor que é algo que o aluno já trás consigo e torna a aprendizagem mais eficaz. O produto final foi aplicado em três turmas de 1º ano do Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa foram uma avaliação I, uma avaliação II e um questionário didático-metodológico. As informações quali-quantitativa obtidas dos questionários aplicados permitiram uma análise favorável à questão do aprendizado, pois as participações do aluno bem como o quadro das avaliações normais periódicas tiveram melhoras significativas. Com isso concluí-se que o produto desenvolvido é eficaz e esta de acordo com os objetivos da proposta inicial.

  • SERGIO HENRIQUE DE OLIVEIRA BEZERRA
  • ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS

  • Data: 14/10/2016
  • Mostrar Resumo
  • A preocupação em melhor compreender a sala de aula se reflete no grande número de trabalhos que apresentam como objetivo a análise de práticas pedagógicas já existentes, assim como a proposição de novas abordagens. Na presente pesquisa, desenvolvida em uma escola pública estadual da região metropolitana de Belém/PA, tratamos de analisar como atividades experimentais podem influenciar a eficácia de sequências didáticas, no contexto do Ensino de Física. Para entender de maneira satisfatória os processos que ocorrem com os estudantes durante uma situação de ensino e aprendizagem, usamos a Teoria da Aprendizagem Significativa, uma vez que esta abordagem tem a capacidade de identificar regularidades no processo mental de aquisição de informações, e fazer a análise de como esse processo ocorre. Outro aspecto por nós considerado foram as interações entre professor e estudantes ou entre estudantes, ocorridas durante as atividades em sala de aula. Isto porque, a partir do entendimento dessas interações, foi possível compreender como o conhecimento se construiu socialmente, numa dimensão mais abrangente e para além do indivíduo, numa perspectiva coletiva. Nosso objetivo foi verificar quais impactos, as atividades experimentais, poderiam representar durante a execução de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta e construção de dados, a confecção de mapas conceituais, a produção de textos a partir de perguntas abertas e a anotação de informações em diários de bordo, pois tais instrumentos apresentam características que se harmonizam com as teorias que dão suporte para esta pesquisa.

  • MARCIO JOSE CORDEIRO DE SENA
  • UM LABORATÓRIO DE FÍSICA: Do Real ao Virtual

  • Data: 11/08/2016
  • Mostrar Resumo
  • A sociedade contemporânea é produto de constantes processos de evolução. Assim, da roda à máquina a vapor, da eletricidade aos computadores, grandes mudanças no cotidiano de uma sociedade são proporcionados pelo desenvolvimento tecnológico. Por conseguinte, em se tratando do contexto educacional, essa evolução deve estar presente na prática educativa e o professor é o grande responsável pela inserção dessa nova realidade na escola como um todo significativo. Logo, se os professores e alunos estão inseridos em um universo dinâmico em constante evolução, em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, vivendo e atuando nas e pelas práticas sociais das quais fazem parte diariamente, por que não introduzilas dentro do contexto educacional? Portanto, a realização de experimentos durante as aulas possui um papel importante para o ensino de Física, de
    acordo com a finalidade a qual se propõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: a preparação para o mundo do trabalho, das ciências e das tecnologias, sendo, então, consenso que uma aula de Física com
    atividades experimentais apresenta resultados significativos em relação ao aprendizado. Porém, os materiais utilizados no laboratório convencional nem sempre estão facilmente disponíveis em decorrência de um custo muito elevado, são de difíceis acesso e manipulação dentro da realidade de cada escola. Por conseguinte, a criação de experimentos virtuais torna-se uma alternativa para o professor vencer esses desafios. O computador por si só já é um fator motivador para o aluno, que, para Gaspar (2014), de acordo com a
    teoria de Vygotsky, para aprender é necessário pensar e para pensar a respeito de um problema o aluno necessita de estímulos. Logo não há aprendizado sem motivação. Assim, o presente estudo tem como suporte os resultados de uma pesquisa-ação quali-quantitativa, realizada após a aplicação
    do produto, com contribuições diversas que visam facilitar o processo de ensino-aprendizagem de Física da teoria à prática.

  • JOSÉ RICARDO PATRICIO DA SILVA SOUZA
  • ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: Conceitos e Aplicações para o Ensino Médio

  • Data: 10/08/2016
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo principal oferecer conteúdo inovador para o currículo do ensino de física na educação básica, levando em conta requisitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e de Teorias de Aprendizagens, assim como as necessidades da sociedade em conhecer os princípios da ciência envolvidos na tecnologia que os cerca, na área de pesquisa Física no Ensino Médio, Área de concentração: Física na Educação Básica. Inicialmente este trabalho faz referências aos PCNs, a LDB e a teorias de aprendizagem, em seguida buscará alguns conceitos da física essenciais para o entendimento do tema, “Energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos”, seguido de um conjunto de teorias que descrevem todo o
    processo, desde o comportamento de semicondutores com a temperatura e irradiação solar, assim como é abordado teoricamente como é realizada a dopagem de semicondutores e junção PN até a construção de painéis solares e sua utilização na geração de energia elétrica. Por fim apresenta-se uma proposta de ensino com experimentos destinados para a educação básica com o objetivo de incentivar e despertar a aprendizagem na área de energias renováveis.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2