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FABRICIO JOSE DA SILVA VIANA
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LIÇÕES ELEMENTARES SOBRE LOGARITMOS
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Data: 27/07/2016
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No ensino da matemática, os Logaritmos são tidos pela grande maioria dos discentes como um dos conteúdos mais difíceis de se aprender, no 1º ano do ensino médio. Neste trabalho mostraremos um pouco do contexto histórico do surgimento dos logaritmos, características da função logarítmica e uma representação geométrica para os logaritmos naturais. Também conta com um complemento sobre logarítmico e cálculo diferencial integral que servirá de apoio e motivação para professores e alunos. Esperamos contribuir, com nosso trabalho, de forma positiva para o interesse e aprimoramento de professores no assunto explanado e, principalmente, para a motivação dos alunos em estudar e compreender melhor a importância dos logaritmos no desenvolvimento das Ciências.
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CARLOS EDUARDO BORGES DE CASTRO
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O ESTUDO DE ALGUMAS FUNÇÕES ELEMENTARES COM O GEOGEBRA
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Data: 27/06/2016
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A presente produção científica vem apresentar uma proposta de uso do software GEOGEBRA para o ensino de gráficos de funções elementares ensinadas no 9o ano. Inicialmente fizemos uma abordagem sobre a utilização da informática nas escolas, mostrando algumas potencialidades desse uso no processo de ensino e aprendizagem, explanaremos o funcionamento do aplicativo Geogebra destacando as suas principais características. Exploramos o estudo de gráficos de funções afim e quadrática no Geogebra de forma dinâmica e colocamos propostas de atividades para serem desenvolvidas por professores e alunos.
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MARCIO RODRIGO DA ROCHA PINHEIRO
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A UTILIZAÇÃO DE CONCEITOS VETORIAIS NO ENSINO DA GEOMETRIA ELEMENTAR
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Data: 13/04/2016
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O presente trabalho objetiva mostrar conceitos e propriedades referentes à noção elementar de vetor, a fim de que sirvam como ferramentas e técnicas adicionais às estratégias de solução de problemas de Geometria. Deseja-se evidenciar que as ideias relativas aos vetores integram o âmbito da Matemática, muito embora encontrem vasta aplicação noutras áreas do conhecimento, notadamente na Física. Após uma exposição minuciosa da teoria básica necessária, com o devido rigor, definindo-se os elementos característicos de um vetor, módulo, direção e sentido, assim como as operações de adição entre vetores, produto por escalar, produto interno, produto vetorial e produto misto, com ênfase nas propriedades geométricas das mesmas e nas respectivas caracterizações por meio do uso de coordenadas cartesianas ortogonais, enfoca-se a aplicação do referido tema especificamente na procura por soluções de questões de geometria, buscando-se como resultado primordial que os alunos fiquem cientes do alcance e da utilidade dos métodos vetoriais elementares dentro da própria Matemática.
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ADOLFO MACEDO DA SILVA JUNIOR
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A LENDA DE DIDO: UMA INTRODUÇÃO AOS PROBLEMAS ISOPERIMÉTRICOS
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Data: 08/04/2016
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Este trabalho pesquisa tem como objeto de estudo problemas isoperimétricos com ênfase no ensino básico, mas dando possibilidades para estudos na área acadêmica, então para que isso fique evidente foi feito considerações históricas com destaque para lenda de Dido, pois isso enriqueceu a pesquisa, várias provas clássicas para, os triângulos, quadriláteros e polígonos convexos e ainda demonstrações utilizando cálculos diferenciais em problemas isoperimétricos. Foi feito uso também da geometria euclidiana para demonstrar teoremas que justificam os problemas isoperimétricos, e tudo isso culminou com análise estatística da atividade desenvolvida em uma turma do ensino básico que ajudou a concluir que esse estudo não se esgota aos limites teóricos e que muito ainda pode explorado.
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JACOB JONHISON CORREA BRITO
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PROBLEMAS ISOPERIMÉTRICOS: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL
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Data: 08/04/2016
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Este trabalho aborda o problema isoperimétrico adaptando-o especialmente para Ensino Básico e, de certa forma, para o mundo acadêmico. Para tal, foram realizados os seguintes procedimentos: um apanhado histórico deste problema, algumas de suas demonstrações clássicas de teoremas baseados na geometria euclidiana e uma experiência em uma escola pública. O estudo possibilita um caminho mais simples e didático de solucionar o problema isoperimétrico do que o modelo tradicional, isto é, resoluções com o uso de funções, sobretudo a respeito da função quadrática.
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ARISON ANDRE ROCHA DE OLIVEIRA
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Modelagem Computacional do Problema de Condução de Calor
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Data: 08/04/2016
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A Modelagem Computacional é uma área de conhecimento multidisciplinar que
trata da aplicação de modelos matemáticos e técnicas da computação à análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto as engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas, economia e em particular a transferência de calor, que é a área de interesse do presente trabalho. O presente trabalho visa estudar a implementação computacional através da utilização do Método de Diferenças Finitas (MDF) para solucionar o problema da condução de calor, onde o problema físico se baseia na Lei de Resfriamento de Fourier (LRF), cuja formulação matemática constitui de uma equação diferencial parcial (EDP) e verificar a estabilização das soluções numéricas para o problema da equação do calor com as condições de fronteira Dirichlet homogêneas e condições iniciais. Isso se torna possível, graças ao uso do método explícito em diferenças finitas para a aproximação finita do problema contínuo. Para o experimento usou-se uma placa de metálica com dimensões 20cm x 30cm, uma vela, como fonte contínua de calor aplicada ao ponto médio do lado da placa de dimensão 20cm e o software matemático MATLAB 7.0 para as simulações numéricas. Com isso, foi possível obter uma solução numérica explícita do problema e o gráfico denominado curva de calor, onde é possível ter uma ideia da dissipação de temperatura que ocorre durante o experimento e mostrou-se também a importância do critério de estabilidade para a convergência das soluções. Tudo isso, possibilita ter uma visão mais ampla do conhecimento estudado e ajuda a entender melhor o processo de modelagem computacional.
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ROGERIO SENA
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NOÇÕES DE CÁLCULO I NO ENSINO MÉDIO: APLICABILIDADE EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
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Data: 01/04/2016
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Resumo
Neste trabalho mostramos noções vistas no Cálculo I aplicadas em diversas áreas do conhecimento tais como: funções marginais e índice de Gini na Administração e Economia; valor futuro e presente no fluxo de renda na Matemática Financeira; modelagem do problema de biologia populacional na Biologia; decaimento radioativo na Química e derivadas temporais e trabalho de uma força na Física; analisamos o significado de taxa de variação, ponto de máximo e mínimo em diversos exemplos de aplicação; comentamos a necessidade que tais noções sejam abordadas a partir da educação básica e apresentamos um estudo mais dinâmico com a utilização do software Geogebra.
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FLAVIO MARTINS MACHADO
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NOÇÕES DE CÁLCULO I NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO CURRICULAR
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Data: 01/04/2016
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Este trabalho, voltado para professores do Ensino Médio, ocupa-se em propor uma metodologia para o ensino de noções de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio, pois esse tema, atualmente estudado em diversos cursos no Ensino Superior, apresenta altíssimos índices de reprovação, o que sugere um abismo existente entre a matemática trabalhada na Educação Básica e a do Ensino Superior, além de trazer grandes vantagens aos alunos na assimilação de conceitos matemáticos e físicos. Nesse sentido, este trabalho busca abordar ainda no Ensino Médio noções de limites, derivadas e integrais de maneira intuitiva e livre do rigor matemático excessivo que os livros de Cálculo I adotados na Universidade tratam o tema. A metodologia baseia-se em experiências que apresentaram resultados bastante positivos na prática docente, tais como: abordagem de tópicos da história da matemática, uso de recursos tecnológicos e mapas conceituais como ferramentas pedagógicas auxiliares.
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BRALDO SILVEIRA BRITO
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O PROBLEMA DA DUPLICAÇÃO DO CUBO
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Data: 28/03/2016
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Durante o s´eculo V a.C, na Gr´ecia, o surgimento de um problema aparentemente “inocente”, provocou verdadeira mudanc¸a na geometria grega, e muito contribuiu para avanc¸os no estudo da matema´tica, a duplica¸c˜ao do cubo, um dos trˆes problemas cl´assicos, que deveria ser solucionado com r´egua na˜o graduada e compasso. Durante s´eculos va´rios matema´ticos buscaram solu¸c˜oes dentre eles podemos citar Hip´ocrates, com a inserc¸˜ao de meias proporcionais, Arquitas, com a intersec¸a˜o de superf´ıcies s´olidas, Plata˜o, com sua ferramenta esquadro, Menecmo, com intersec¸˜oes cˆonicas, Erato´stenes com a construc¸˜ao de um mesolabo e Diocles, com a curva cisso´ide, atrav´es destes estudos foram desenvolvidos outros conceitos dentro de uma nova geometria na ´epoca, chamada de geometria superior que trabalhava com curvas que n˜ao eram c´ırculos e n˜ao limitava-se ao plano, contudo nenhuma satisfazia a condi¸c˜ao de ser com r´egua na˜o graduada e compasso. Somente com o desenvolvimento da a´lgebra por volta do s´eculo XIX, ´e que foi poss´ıvel provar de uma vez por todas que a duplicac¸˜ao do cubo na˜o pode ser resolvida apenas com instrumentos euclidianos. Embora sem solu¸c˜ao pelas limitac¸o˜es impostas, trˆes matema´ticos italianos, Gaetano Buonafalce, Giuseppe Vargiu` e Gaetano Boccali apresentaram construc¸o˜es com r´egua e compasso, que nos da˜o boa aproximac¸a˜o da solu¸c˜ao do problema. Hoje com o advento da informa´tica, surgiram novas ferramentas para auxiliar as tarefas de construc¸a˜o do conhecimento matema´tico, e uma delas s˜ao os softwares de geometria, a´lgebra e c´alculo dos quais destacamos o Geogebra que foi utilizado para reproduzir de forma dinaˆmica as ferramentas mecaˆnicas de Plata˜o e Erato´stenes para o problema da duplicac¸˜ao do cubo.
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DENIS DOS SANTOS AQUINO
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O ENSINO DE MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DOS CONTEÚDOS
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Data: 18/03/2016
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O presente estudo visa mostrar a vantagem de ensinar Matemática usando como recurso metodológico a aplicação prática de seus conteúdos, num sentido de fornecer mais significado aos temas estudados em sala de aula e possibilitar que o aluno vivencie situações reais que necessitarão da utilização dos conhecimentos adquiridos na escola ou que servirão de suporte para a formalização de conceitos e procedimentos matemáticos. Dessa forma, analisaremos sete exemplos de aplicações dos conteúdos matemáticos para turmas de 8ª série do Ensino Fundamental, baseados na Etnomatemática, Modelagem Matemática e Resolução de problemas; detalhando seus objetivos e métodos usados, bem como justificando a relevância de como os exemplos escolhidos podem contribuir na minimização do ensino abstrato de Matemática. Para comprovar a hipótese mostraremos os resultados alcançados no projeto “Trabalhando a Matemática na prática” e faremos uma comparação, por meio de questionário, da diferença de desempenho obtido nas turmas que se aplicou a metodologia com outras turmas da mesma série. Por fim, reforçaremos que a proposta pode ser usada também como ferramenta motivacional auxiliando na qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática nos mais diferentes níveis de escolaridade.
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KLEBER ALEXANDRE CAVALCANTE DA SILVA
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O USO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
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Data: 11/03/2016
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O objetivo da pesquisa deste trabalho foi verificar a utilização das aulas de Educação Física como Laboratório Didático para as aulas de Matemática, apresentando uma forma alternativa de conduzir as aulas, principalmente de funções afim e quadrática, ilustrando conceitos básicos como plotagem de gráficos e determinação de coeficientes, analisar se este uso alcança alguns dos objetivos da utilização de um Laboratório Didático além de pesquisar formas de interdisciplinaridade com a Física. Discute-se uma ação em que os alunos trabalham em grupos na solução de problemas propostos com base em dados empíricos obtidos através atividades lúdicas e de medidas de valores de provas de atletismo praticadas pelos próprios alunos permitindo assim que possam ter a oportunidade de produzir argumentos e respostas mais significativas, o que aprimoraria a aprendizagem geral. A atividade atlética e as atividades lúdicas são então usadas como objetos de problematização tanto de forma empírica como qualitativa. Como resultado observou-se que alguns dos objetivos de um Laboratório Didático são alcançados quando se utilizam as aulas de Educação Física e verifica-se também que este recurso é muito mais disponível nas escolas públicas que um laboratório de ciências equipado.
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JHONATAN DA SILVA LIMA
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BELÉM 400 ANOS: APLICAÇÕES DAS RELAÇÕES MÉTRICAS DO TRIÂNGULO RETÂNGULO E LEI DOS COSSENOS NA CIDADE DAS MANGUEIRAS
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Data: 09/03/2016
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O objetivo deste trabalho é elaborar questões sobre relações métricas no triângulo retângulo, Teorema de Pitágoras e Lei dos cossenos em um contexto urbano e com isso, homenagear os 400 anos de Belém do Pará. A metodologia utilizada será através de resolução de problemas que é uma ferramenta bastante defendida por estudiosos que acreditam que com ela é possível obter resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem. Será realizado um breve histórico sobre a fundação dessa cidade e com isso resgatar uma parte da memória e sua evolução até hoje com o título de "Metrópole da Amazônia". Dessa forma, construímos algumas aplicações nos pontos turísticos de Belém com o direcionamento necessário para a assimilação do conteúdo em questão.
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SERGIO HENRIQUE FURTADO FURTADO
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BELÉM 400 ANOS: UMA APLICAÇÃO DAS PRINCIPAIS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS DO TRIÂNGULO NA CIDADE DAS MANGUEIRAS
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Data: 09/03/2016
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O objetivo deste trabalho é homenagear os 400 anos de Belém e, com isso, elaborar questões sobre trigonometria no contexto urbano. A metodologia utilizada será a partir de resolução de problemas, uma ferramenta bastante defendida por estudiosos que acreditarem que com ela é possível obter resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem. Será realizado um breve histórico sobre a fundação dessa cidade e, assim, resgatar uma parte da memória e sua evolução até hoje, com o título de "Metrópole da Amazônia". Dessa forma, construímos algumas aplicações nos pontos turísticos de Belém com o direcionamento necessário para a assimilação do conteúdo em questão.
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IZONETE DE LIMA FERREIRA
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MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO MÉDIO
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Data: 09/03/2016
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O estudo da Matemática Financeira se faz cada vez mais necessário diante das circunstâncias que a vida nos impõe. O objetivo deste trabalho é fazer uma abordagem da Matemática Financeira a partir de algumas situações cotidianas presentes na vida dos alunos, usando raciocínios baseados em conteúdos estudados no Ensino Fundamental e Médio. Mostrando que a Matemática Financeira não deve ser desvinculada da Educação Básica, como de costume se faz, mas que pode ser estudada como aplicação de alguns conteúdos, que fazem parte do currículo desse nível de Ensino. Neste trabalho, mostramos como os conteúdos da Matemática Financeira podem ser introduzidos a partir da contextualização dos problemas e de conteúdos como: porcentagem, equações do segundo grau e progressões. Utilizando os assuntos estudados, como ferramentas para que o aluno possa interpretar e analisar matematicamente alguns fatos que ocorrem no seu cotidiano. Possibilitando dessa forma, que tornem-se cidadãos críticos e que saibam entender as diversas operações financeiras que ocorrem no seu dia-a-dia.
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SILVANILDO CEZAR NASCIMENTO DE OLIVEIRA
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USANDO TEMAS TRANSVERSAIS PARA O ENSINO DE REGRA DE TRÊS SIMPLES
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Data: 04/03/2016
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Este trabalho trata do ensino de regra de três simples, associado ao tema transversal meio ambiente e visa conscientizar os alunos do 1.º ano do ensino médio quanto às problemáticas ambientais tais como: desperdício de água, desmatamento na Amazônia, a necessidade de reciclagem do lixo e do óleo de cozinha, a poluição do ar entre outros. No desenvolvimento da pesquisa realizada foram ministradas aulas sobre o conteúdo de regra de três simples e paralelamente a isso foi trabalhada a conscientização dos alunos no que se refere às problemáticas ambientais, conforme recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais. O desenvolvimento do trabalho mostrou que os alunos, de certa forma, têm conhecimento dos problemas que assolam o meio ambiente, todavia falta-lhes a prática da consciência ambiental que mostraram na pesquisa desenvolvida.
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BENEDITO NAZARENO DE SOUSA MONTEIRO
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Utilização de modelos concretos como uma alternativa para o ensino de Geometria Espacial
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Data: 04/03/2016
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A presente dissertação visa contribuir com a melhoria do ensino-aprendizagem de Geometria Espacial. Nesse sentido, este trabalho expõe alguns fatores que dificultam o ensino dessa matéria. Além disso, faz uma reflexão sobre a importância do material didático, não apenas no estudo dessa disciplina, mas também na formação do professor de matemática. Pois, diante das muitas dificuldades encontradas no ensino da Geometria Espacial, propõe-se nesse trabalho o uso de materiais concretos como uma alternativa para melhorar o estudo dessa ciência. Como se pode constatar, mediante fundamentação teórica ou relatos de experiências de outros colegas, a utilização de tais materiais como recursos didáticos tem dado aos alunos a possibilidade de desenvolver a capacidade de visualização, que é habilidade fundamental para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Nessa concepção de aprendizagem, esse trabalho apresenta registros de atividades de sala de aula com sólidos geométricos, em especial poliedros, onde o uso de modelos concretos foi determinante para o entendimento dos alunos e para alcançar resultados satisfatórios nos temas estudados.
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ANDERSON LUIS DA SILVA BATISTA
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UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ESTUDAR SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data: 29/02/2016
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Muitas mudanças metodológicas são apontadas como tendências de ensino que buscam privilegiar a participação do aluno, considerando a construção do conhecimento como uma forma de aprendizagem. O Geogebra surge como um recurso inovador para auxílio na aprendizagem dos discentes, pois tende a facilitar esta construção quando do ensino da geometria. Este trabalho tem, por objetivo geral, defender uma proposta para o uso do computador no ensino de Matemática, mais especificadamente no ensino de sólidos geométricos. Com a utilização do software educacional Geogebra, o professor garante um material de apoio pedagógico que amplia o processo de visualização e possibilita uma posterior planificação dos sólidos. Os objetivos específicos se condizem em: - analisar livros dos anos de 2000, 2006, 2009, 2012 e 2014 com o intuito de responder as seguintes perguntas: O que se ensina de sólidos geométricos nestes livros? Quais as abordagens feitas? O que se tem sobre planificações? - elaborar atividades para auxiliar os docentes nas aulas de sólidos geométricos. - mostrar a importância da planificação para o ensino de sólidos e destacar a importância da utilização de softwares de geometria dinâmica no ensino de matemática. Trata-se de um estudo bibliográfico, com vistas a possibilitar aos professores de matemática atuantes, um material de apoio pedagógico a partir da elaboração de atividades que utilizam recursos computacionais em sua elaboração, no caso o software Geogebra.
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ABRAÃO VIEIRA DE LIMA
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Uma Abordagem Numérica da Lei de Resfriamento de Newton
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Data: 29/02/2016
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Este trabalho buscar usar a interdisciplinaridade no âmbito da educação matemática para contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem significativa e com isso melhorar a qualidade de ensino em matemática, visto que a mesma possibilita a formação de um ambiente de aprendizagem no qual uma gama de disciplinas são explorada em torno do tema. Em particular, analisou-se o problema de transmissão de calor por convecção modelado por uma equação diferencial ordinária denominada Lei de Resfriamento de Newton, onde além de encontrar a solução analítica, também construiu-se uma fórmula recursiva usando o Método de Diferenças Finitas para obtenção da solução numérica. Os principais resultados alcançados no campo da análise numérica foram a limitação do erro global e a prova do decaimento exponencial da solução numérica. A comprovação desses resultados foram feitas através de simulações numéricas utilizando um software interativo de alta performance (MATLAB).
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EDISON GARRETA DE ANDRADE
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CRIPTOGRAFIA COM CURVAS ELÍPTICAS
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Data: 18/02/2016
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Neste trabalho estudamos um criptossistema de chave pública que utiliza curvas elípticas a partir de uma adaptação do Problema do Logaritmo Discreto. Este sistema se utiliza da dificuldade de resolver o Problema do Logaritmo Discreto para garantir segurança à transmissão de dados, principalmente quando o mesmo é aplicado a curvas elípticas sobre corpos finitos. São apresentadas algumas sugestões de atividades para aplicação em turmas de ensino médio utilizando o tema deste trabalho como motivação.
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