Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA

2024
Descrição
  • SANDRA LETICIA SILVA DOS SANTOS
  • PRESENÇA DE MICROPLÁSTICOS EM GIRINOS ORIUNDOS DE DIFERENTES AMBIENTES ANTROPIZADOS NA AMAZÔNIA.

  • Data: 01/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • A poluição por plástico nas últimas décadas teve um crescimento significativo tornando-se um problema de proporção global, 90% dos plásticos descartados vão direto para aterros sanitários os quais são fragmentados em partículas menores produzindo uma quantidade considerável de resíduos plásticos que poluem o meio ambiente aquáticos e terrestres. Os microplásticos (MPs), são as partículas que possuem de 1μm até 5 mm em seu diâmetro, podendo ser classificadas como primárias quando fabricados para fins específicos e secundários quando são originados da degradação biológica, química ou mecânica. Em organismos terrestres e aquáticos, a ingestão de microplásticos pode afetar aspectos da reprodução, alimentação e levar à morte em alguns casos. Dentre os animais que são afetados tanto no ambiente aquático quanto no ambiente terrestre por microplásticos estão os anuros, os quais são considerados importantes ferramentas de biomonitoramento em estudos ecotoxicológicos e sua presença ou ausência impacta diretamente diferentes níveis tróficos, entretanto, pouco se sabe sobre a atual situação das populações que vivem na Amazônia. Neste sentido, este estudo teve como objetivo caracterizar a presença de microplásticos em girinos na Amazônia, especialmente em duas paisagens antropizadas: o campus Belém da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Parque Ecológico do Gunma (PEG). A coleta abrangeu amostras de girinos, água e sedimento de poças temporárias. Os resultados indicam que, embora haja diferenças na quantidade de microplásticos entre amostras de água e sedimento nas duas paisagens, as diferentes localidades não contribuem significativamente para as variações na composição dos microplásticos nos girinos. Observou-se diferenças estatísticas na forma e quantidade de microplásticos entre as espécies de girinos. Essas variações parecem estar associadas ao uso da coluna d'água e aos hábitos alimentares específicos de cada espécie. Os girinos das espécies Scnax x- signatus e Pithecopus hypochondrialis que habitam a coluna d'água e possuem hábito alimentar filtrador, apresentaram uma quantidade significativa de fibras plásticas pigmentadas, enquanto os girinos de Rhinella marina, que estão mais presentes no substrato e possuem hábito alimentar raspador, apresentaram principalmente fragmentos pigmentados. Esses achados ressaltam a complexidade dos efeitos dos microplásticos em ecossistemas aquáticos, especialmente na Amazônia, enfatizando a importância de considerar a ecologia específica de cada organismo ao avaliar os riscos associados à presença dessas partículas. 

  • GREDANY RODRIGUES PALHETA
  • CARACTERIZAÇÃO ANATOMICA, HISTOQUÍMICA E NUTRICIONAL DE PIPER PELTATUM L. (PIPERACEAE).

  • Data: 29/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • As plantas alimentícias não convencionais são espécies que não estão inclusas em grande escala de comercialização. São consideradas folhas, flores, frutos, raízes entre outras partes. Tem origem de povos tradicionais que passaram o conhecimento para familiares. O tema ainda está em desenvolvimento diante da diversa flora brasileira, principalmente as espécies Amazônicas. Observar pesquisas sobre PANCs e suas tendências são necessários. Um exemplo de estudos é o conhecimento anatômico-histoquímico, que indicam estruturas secretoras e nutrientes, outro seria a caracterização nutricional da planta comestível. Dessa forma, se fez necessário o levantamento cienciométrico de estudo sobre PANCs e a busca de espécies pouco estudadas, a exemplo da Capeba-Amazônica (Piper peltatum L.), e averiguar estudos anato-histoquímicos e nutricionais da mesma. Para a cienciometria, utilizou-se os descritores “Plantas alimentícias não convencionais” em Google Acadêmico e “Unconventional Food Plant*” em Scopus e Web of science. Para visualização de dados foi utilizado a linguagem R por pacote Bibliometrix e o software Publish or Perish. Nos cortes anatômicos da folha foram adicionados os reagentes Azul de Toluidina, Lugol e Sudam III. A caracterização nutricional foi determinada nos padrões AOAC por análises de Umidade, Atividade de Água, Ph, ATT, SST, Cinzas, Lipídeos, proteínas, carboidratos e perfil antioxidante. Observou-se que publicações de PANCS tem crescido ao longo do tempo e podem ser publicados em revistas de bom Qualis. Está se desenvolvendo em todas as regiões do Brasil e as palavras chave indicam estudos químicos como tema motores em publicação. Na anato-histoquímica da Capeba-Amazônica, sinalizou ser fonte de lipídeos, compostos fenólicos e amido. A fisioquímica apontou ser fonte de carboidrato, lipídeo e proteína além de perfil antioxidante adequado. É um meio de propagação de microrganismos e deve ser armazenada de forma correta. O trabalho conclui que para agregar valor para as PANCs, mais estudos químicos devem ser feitos nas espécies que necessitam. Um exemplo é a capeba- amazônica que, avaliadas por anatomia e histoquímica, possui estruturas secretoras e substâncias comuns de plantas alimentícias e sua caracterização nutricional determina um perfil alimentar similar a outras folhas consideradas PANCs. Seu consumo depende que a folha seja abrandada por cocção e segue com indicação culinária similar da folha de couve, portanto, uma alternativa alimentar e de nutrientes, principalmente para indivíduos acometidos por insegurança alimentar.

  • BEATRIZ DA SILVA MARTINS
  • Consequências da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte para o saneamento básico na cidade de Altamira.

  • Data: 27/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • O saneamento básico é formado por um conjunto de componentes que vão desde o abastecimento de água, manejo e tratamento dos esgotos domésticos e resíduos sólidos, até o manejo das águas da chuva, e é um dos serviços essenciais e garantidos pela legislação brasileira. Esses componentes quando ofertados de forma adequada podem prevenir problemas de ordem socioeconômica e ambiental e devem ser ofertados de forma eficaz, segura e contínua. Hoje, algumas famílias continuam sem o devido acesso a esse serviço e fazem parte desse grupo os ribeirinhos que vivem às margens de rios na Amazônia brasileira. Milhares de famílias se estabeleceram, e ainda continuam se estabelecendo, no entorno de reservatórios formados por grandes usinas hidrelétricas, seja de forma dispersa ou em pequenos aglomerados rurais ribeirinhos, onde os serviços de saneamento não os contemplam devidamente. Esta pesquisa tem por objetivo caracterizar o saneamento básico em comunidades/localidades ribeirinhas à montante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e suas relações com a conservação ambiental local. Para a coleta de dados serão realizadas visitas e entrevistas fazendo-se uso da amostragem não probabilística bola de neve (snowball sampling), onde serão aplicados questionários semiestruturados com perguntas sobre saneamento e as condições socioeconômicas e ambientais dos domicílios. Ao menos 30 entrevistas serão realizadas em comunidades localizadas às margens do reservatório pertencente ao município de Tucuruí-PA. Além disso, o registro fotográfico servirá para ilustrar as formas e condições de saneamento e moradia dos domicílios. Para interpretar esses dados serão realizadas análises quantitativas e qualitativas. Para avaliar as condições de moradia e salubridade das famílias ribeirinhas será utilizado e calculado o Índice de Salubridade Domiciliar para Comunidades Rurais (ISA/DR). Os resultados dessa pesquisa podem contribuir para avaliação das condições de saneamento e salubridade e as relações com a conservação ambiental local. 

2023
Descrição
  • EDILBERTO LEONARDO COSTA RODRIGUES
  • “Papel ecológico dos peixes como dispersores de sementes nas florestas inundáveis do rio Xingu."

  • Data: 30/11/2023
  • Mostrar Resumo
  •  

    A dispersão de sementes é um processo chave que determina a persistência daspopulações e a distribuição das espécies de plantas. Estudos indicam que a passagem pelotrato digestivo de vertebrados frugívoros provavelmente influencia a quebra de dormência e as taxas de germinação das sementes. Os efeitos da passagem intestinal na germinação de sementes têm sido extensivamente investigados entre aves e mamíferos frugívoros, no entanto, poucos estudos se concentraram em peixes frugívoros. Neste sentido, o objetivo deste estudo éinvestigar o papel de peixes como agentes dispersores de sementes de plantas em áreas deflorestas inundáveis no rio Xingu. Para isso, conduzimos experimentos com duas espécies depacu (Myloplus rubripinnis, Tometes kranponhah) e um bagre (Tocantinsia piresi). Cincotipos de frutos foram ofertados aos peixes que ficaram em aquários individuais: sarão(Myrciaria dúbia), açaí (Euterpe oleracea), muruci (Byrsonima crassifólia), socoró mole (Strychnos xinguensis) e mumbuca (Cordia tetrandra). Com exceção da mumbuca, todos os outros frutos foram capturados pelos peixes. O açaí foi mordiscado, mas não ingerido e nenhum fruto foi danificado. A taxa de consumo de frutos e tempo de retenção das sementes variou entre as espécies de peixes, sendo geralmente menor para o bagre que tem intestino mais curto. Observamos evidências de aumento na taxa de germinação e redução do período de germinação em frutos de sarão e murici que foram ingeridos. Nossos experimentos evidenciam a intrincada interação entre ictiocoria e dispersão de sementes e demostram comoesta relação depende do tipo de fruto e das características dos consumidores.

  • ARTHUR PACE DE CARVALHO STEHLING
  • Plantio direto do camu-camu, Myrciaria dubia (H.B.K) McVaugh (Myrtaceae), em áreas alagáveis na Volta
    Grande do Xingu, PA. 

  • Data: 29/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • O rio Xingu vem sofrendo efeitos adversos em consequência da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A redução da vazão é o principal deles, pois todo o ecossistema associado ao rio depende dos pulsos de inundação periódico. Nas vegetações tipicamente pioneiras das planícies de inundação, encontra-se frequente o camu-camu, Myrciaria dubia (Myrtaceae), espécie importante na alimentação da fauna aquática e para o extrativismo pelos ribeirinhos. Com a redução da vazão, grande parte dos indivíduos hoje estão em partes não acessíveis à fauna aquática, sendo importante a adoção de medidas que possibilitem a restauração da função ecológica da espécie como recurso alimentar. A semeadura direta é uma técnica de restauração debaixo custo e facilidade logística. No entanto, pouco se sabe sobre a viabilidade do uso das sementes do camu-camu na semeadura direta para restauração das vegetações pioneiras. Neste estudo apresentamos os resultados de um experimento em campo avaliando a viabilidade de do uso técnicas de semeadura direta do camu-camu em áreas de vegetações pioneira da Volta Grande do Xingu. As sementes foram semeadas diretamente em três tratamentos (A - controle, B - com substrato, C - com substrato + gel) em 12 áreas sujeitas a inundação periódica. Um ano após o plantio, não foi observada a emergência de plântulas nas covas marcadas. As sementes foram então escavadas e recuperadas para análise de emergência. Considerando-se o crescimento das estruturas primárias não houve diferença significativa entre os tratamentos testados. No entanto, a massa seca das plântulas foi significativamente maior nos tratamentos com substrato. O método de semeadura direta é mais econômico quando comparado com o plantio tradicional, e pode ser viável para a restauração. 

    “Plantio direto do camu-camu,
    Myrciaria dubia (H.B.K) McVaugh (Myrtaceae), em áreas alagáveis na Volta
    Grande do Xingu, PA”,

  • THAIS SANTOS SOUZA
  •  

    USO DE RECURSOS NATURAIS POR SEIS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA VOLTA GRANDE DO XINGU.

  • Data: 29/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • A bacia Amazônica possui um potencial de aproveitamento de seus recursos hídricos, que vem sendo explorado por construções de hidrelétricas para atender à crescente demanda na geração de energia. Contudo, as hidrelétricas causam grandes transformações, no uso dos recursos naturais, como na pesca e nos usos dos recursos florestais. É o caso da construção da hidrelétrica (UHE) Belo Monte no Rio Xingu, oeste do Pará. Na pesquisa, estudamos quais as mudanças que ocorreram no uso de plantas medicinais, pesca e caça após a construção da UHE Belo Monte, em seis comunidades na região da Volta Grande do Xingu. Foram feitas 45 entrevistas semiestruturadas, com a aplicação de questionários com famílias que vivem próximas ao rio após a construção da UHE de Belo Monte e que exercem ou já tenham exercido atividade utilizado a flora, caça e a pesca, tanto para fins comerciais ou para consumo doméstico. Foram obtidas a frequência de uso de cada espécie tanto da caça, de plantas medicinais e da pesca. Houve uma redução de espécies apreciadas para o consumo de peixes e de animais silvestres (caça).           No uso de plantas medicinais, andiroba foi a espécie com maior frequência de uso. Assim, tendo em conta os resultados, que o uso de plantas medicinais nas famílias ribeirinhas reduziu após a construção da UHE Belo Monte, para a pesca e caça houve redução de espécies apreciadas para o consumo, e consequentemente esses fatores provocam  mudanças no modo de vida das famílias  ribeirinhas. 

     

  • TARITA RAFAELA ZAHLUTH FERREIRA
  • “PADRÕES MORFOMÉTRICOS E EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS DE PSIDIUM RIPARIUM MART EX. DA VOLTA
    GRANDE DO XINGU”,

  • Data: 29/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Psidium riparium é uma espécie pertencente à família Myrtaceae que teve a dispersão frutífera impactada devido a construção de barragens na jusante do rio Xingu. A espécie tem grande importância ecológica e na comunidade ribeirinha, pois serve como alimento para a ictiofauna e é utilizado na pesca na região. O objetivo deste trabalho foi estudar a morfometria de frutos e sementes de P. riparium e identificar possíveis padrões de emergênciaassociando a fatores ambientais, dendrométricos e das plântulas. Para a análise, coletamos 30 frutos de 9 árvores, cujas quais fizemos a coleta de dados ambientais (luz, umidade e temperatura), além de dados dendrométrico (CAP e altura). Selecionamos 10 frutos da espécie e 15 sementes de cada fruto, totalizando 1.350 sementes, que foram postas para germinar, após serem submetidas à aplicação de 3 tratamentos: escarificação + hidratação, hidratação e testemunha. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizados. Calculamos a velocidade de emergência, índice de velocidade de emergência diário, tempo médio de emergência e porcentagem de emergência. Ademais, também fizemos a tentativa de identificar o efeito que as características ambientais desempenham sob características dendrométricas das matrizes, morfometria dos frutos e sementes, emergência de P. riparium e plântulas, utilizando uma análise de redundância (RDA). Também analisamos variáveis morfométricas em função da quantidade de sementes por fruto, aplicando o teste de regressão múltipla. Por último, utilizamos a MANOVA, para avaliar os tratamentos de quebra de dormência aplicados em função dos índices de emergência. Econtramos que a RDA apresentou baixo valor de associação entre os dados morfometricos e de emergência de plântulas, por isso realizamos então uma análise Envfit, que identificou a baixa correlação entre as variáveis propostas. Tendo isso em vista, submetemos os dados a uma PCA (análise do componentes principais), relacionando apenas os dados biométricos de frutos e sementes, a dados de emergência, plântulas e dendrométricos das matrizes, resultando na explicação de 45,7% desse conjunto de dados. A regressão múltipla não deu resultados significativos, assim como a MANOVA também não identificou diferença significativas entre os tratamentos aplicados e os índices de emergência. Isso indica que a espécie não apresentou nenhum padrão de emergência. Dessa forma, podemos inferir que dada a rusticidade da espécie não necessita de tratamentos para aceleração da emergência de plântulas. 

  • MARINA PEREIRA DA SILVA
  • REPRODUÇÃO E LARVICULTURA DE Myloplus rubripinnis (CHARACIFORMES, SERRASALMIDAE).

     

  • Data: 28/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Resumo: Os peixes da bacia Amazônica apresentam grande diversidade e se destacam pela sua relevância quanto a economia, segurança alimentar e ecológica. As comunidades ribeirinhas dependem destes recursos, que por vezes tiram seu sustento e fonte de proteína animal através da pesca, destacando as ordens Characiformes e Siluriformes, entre elas a espécie da ordem Characiformes: Myloplus rubripinnis, conhecido popularmente como pacu-branco.  Que assim como outras espécies, depois de barramentos, poluições, pesca, mudanças climáticas tiveram seus estoques pesqueiros afetados. Esta espécie em questão ainda não se encontra em extinção, mas moradores da região da Volta Grande do Xingu relatam a redução na captura do pacu branco, notando–se um impacto no consumo e comercialização. Assim, a piscicultura vem oferecendo técnicas como a da reprodução em cativeiro, como um das soluções mitigadoras para conservação e comercialização dos peixes. Sendo assim, o objetivo desse presente trabalho é elaborar a reprodução e larvicultura em cativeiro do M. rubripinnis, caracterizando o manejo reprodutivo e inclusão da espécie na produção comercial. Obtendo dados sobre as doses hormonais, taxa de fertilização, fecundidade, eclosão, sobrevivência durante a incubação artificial e dados do crescimento e sobrevivência dos indivíduos na primeira alimentação exógena. Até então foi possível realizar apenas um desova induzida com sucesso,  junto a etapa de larvicultura, onde foi possivél avaliar o crescimento e sobrevivência dos indivíduos na primeira alimentação exógena durante 15 dias. No entanto, acredita-se que os resultados aqui encontrados servirão como base preliminar para futuras pesquisas em relação ao manejo de reprodução em cativeiro do M. rubripinnis, e que contribuam com a elaboração de biotecnologias que possibilitem a sua conservação e produção.

  • MICHEL MARTINS BANDEIRA
  • BIOLOGIA REPRODUTIVA DE Cichla melaniae (CICHLIFORMES, CICHLIDAE), NO TRECHO DE VAZÃO REDUZIDA NO MÉDIO RIO XINGU.

  • Data: 28/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • A instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte na região da Volta Grande do Xingu alterou significantemente o ciclo hidrológico nesta localidade, gerando um impacto possivelmente à fauna aquática local que ainda está sendo avaliado. O trecho original da Volta Grande sofreu dois tipos de impactos: o represamento do rio a montante da barragem de Pimental e uma diminuição da vazão natural no trecho à jusante desta, denominado de trecho de vazão reduzida (TVR). Estudos em hidrelétricas no Brasil apontam que espécies do gênero Cichla costumam se adaptar bem aos ambientes de reservatórios, entretanto, estudos abordando o ciclo reprodutivo em condições como as encontradas no TVR ainda não existem. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo descrever os parâmetros reprodutivos de Cichla melaniae no TVR da Volta Grande do Xingu. As coletas foram realizadas quinzenalmente no período de julho de 2022 a junho e 2023. No total foram capturados 40 exemplares de C. melaniae, sendo 28 machos e 12 fêmeas. A proporção sexual para o período total e para estação de menor vazão mostrou que houve predominância de machos, não apresentando diferença estatística para a estação de maior vazão. O índice gonadossomático, hepatossomático e o fator de condição apresentou diferença entre os períodos estipulados de vazão (P=0,004, P=0,003 e P=0,006) respectivamente. O tamanho médio dos oócitos vitelogênicos presentes em uma fêmea capaz de desovar foi de 1053 µm. Na investigação histológica das gônadas, as fêmeas apresentaram três estágios de desenvolvimento gonadal (desenvolvimento, capaz de desovar, regeneração) e o machos quatro estágios (desenvolvimento, capaz de espemear, regressão, regeneração). O período de maior atividade reprodutiva ficou nos meses de maior vazão no trecho (fevereiro a junho) entretanto, também foi observado ação reprodutiva pelos machos durante o período de menor vazão (julho a janeiro). Durante o período de coleta houve dificuldade de captura da espécie, a dinâmica encontrada na região foi um dos entraves encontrados para a captura. As informações do presente estudo servirão para o uso dos órgãos fiscalizadores visando a manutenção deste recurso na área de influência da barragem do Pimental.

  • ALICE XAVIER SOARES
  • REPRODUÇÃO ASSISTIDA E LARVICULTURA DE Prosomyleus rhomboidalis (CUVIER, 1818) (CHARACIFORMES, SERRASALMIDAE).

  • Data: 28/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Prosomyleus rhomboidalis é uma espécie de pacu que ocorre em vários rios de

    corredeiras da bacia amazônica e das Guianas. No rio Xingu é conhecida como pacu-de-

    seringa, considerada reofílica com importância para a pesca comercial, de subsistência e

    esportiva, com alta relevância regional e possível potencial aquícola. Entretanto, pouco se

    conhece sobre sua bioecologia. Diante disso, este estudo tem como objetivo descrever a

    amostragem, reprodução e larvicultura de P. rhomboidalis. Adultos selvagens desta espécie

    foram capturados no rio Xingu na região da Volta Grande do Xingu e divididos em dois

    grupos: o de reprodução espontânea e o de reprodução induzida em condições laboratóriais.

    Após a indução hormonal, a extrusão ocorreu em 314,7 ± 10 horas-grau, o peso médio das

    fêmeas de desova espontânea variou de 1.336 kg a 2.000 kg com média de 1.619 kg,

    fecundidade absoluta 1.136 ± 381,146, fecundidade relativa 7,01e -4 ± 2,46e -4 , percentual de

    fertilização 84,57 ± 14,52% e eclosão 66,24 ± 17,14%. Já para as fêmeas de desova induzida

    variou de 1.381 kg a 1.820 kg com média de 1.647 kg, fecundidade absoluta 1.258 ± 661,731,

    fecundidade relativa 7,30e -4 ± 3,55e -4 , percentual de fertilização 95,33 ± 2,84% e eclosão

    69,26 ± 5,06%. O diâmetro do oócito não hidratado foi de 2,15 ± 0,02 mm e pós hidratação

    2,51 ± 0,02 mm. A eclosão aconteceu 69h39min pós fertilização. A absorção completa do

    saco vitelínico ocorre por volta de dose dias pós eclosão, ocorrendo a transição alimentar de

    endógena para exógena. O experimento de primeira alimentação foi feito com três

    tratamentos, T1: artêmia, T2: ração e T3: ração e artêmia, durante 15 dias. No qual a condição

    do tratamento 3 (ração e artêmia) indicou os melhores reultados, esta condição resultou em

    um percentual de crescimento padrão diario de 0,246497132 mm até o décimo quinto dia de

    experimento, onde o comprimento padrão médio final 17,03 ± 0,22 mm também foi

    significativamente maior neste tratamento. A análise dos resultados de sobrevivência das pós-

    larvas de P. rhomboidalis não apresentou diferença significativa (p<0,05) entre os

    tratamentos. Os dados obtidos neste estudo são importantes, possibilitanto o entendimento

    biológico e contribuindo para a produção e conservação da espécie em questão.



  • LEYDIANE DA PAIXÃO SERRA
  • DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Prosomyleus rhomboidalis (CHARACIFORMES, SERRASALMIDAE): UMA ESPÉCIE AMAZÔNICA.

  • Data: 28/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo deste estudo foi descrever o desenvolvimento inicial de Prosomyleus rhomboidalis, uma espécie de pacu amazônico. Para a caracterização e descrição do período embrionário, larval e juvenil, foram capturados no rio Xingu três casais adultos, e realizada a reprodução mantendo-se a incubação dos ovos a 27,5°C. Os oócitos não hidratados apresentam tamanho médio de 2,12 mm, cor amarela, formato esférico, não adesivos, demersais, com pequeno espaço perivitelino. Foram caracterizados os principais estágios de desenvolvimento. A formação do blastodisco foi observada 55 minutos após fertilização, finalizando com a eclosão com o rompimento do córion pelas larvas 69 horas e 39 minutos após a fertilização. Após a eclosão, foram realizadas coletas nas fases larval e juvenil. Um total de 135 larvas e 23 juvenis foram analisados quanto às variáveis morfométricas e merísticas, além do coeficiente de crescimento alométrico em relação à cabeça, tronco e cauda durante o período de desenvolvimento inicial. O comprimento padrão (CP) dos indivíduos variou de 5,03 a 57,02 mm com a maioria das medidas apresentando aumento proporcional ao longo do desenvolvimento. Inicialmente as larvas recém eclodidas possuem olhos e o corpo alongado despigmentados, boca fechada, membrana embrionária e trato digestivo indiferenciado. Durante a fase larval os indivíduos sofrem mudanças morfológicas significativas, na locomoção e organogênese do trato digestivo. Nos estágios finais do desenvolvimento larval, o corpo assume um formato romboidal, com presença de cromatóforos dendríticos e puntiformes por todo o corpo, as nadadeiras são formadas na seguinte sequência: caudal, dorsal, anal, pélvica e peitoral. O número total de miômeros varia de 35 a 39 (19-22 pré; 15-17 pós-anal). Os juvenis a partir de 38,15 mm de CP apresentam características morfológicas semelhante aos adultos com o corpo completamente coberto por escamas e nadadeiras formadas e segmentadas. Estes resultados contribuem para o conhecimento da biologia reprodutiva dos serrasalmídeos e são relevantes como suporte básico para estudos dos mecanismos de desenvolvimento inicial, determinação de modelos experimentais nessa e em outras espécies de teleósteos, permitir a definição da larvicultura que poderia ser empregada em larga escala servindo como ferramenta para recomposição dos estoques naturais, além de auxiliar na correta identificação dos espécimes em ambiente natural diferenciando de seus congêneres, e dessa forma, possibilitar que os estudos de ictioplâncton realizados na bacia do rio Xingu, determinem períodos e áreas críticas à conservação da espécie, ações fundamentais para manutenção dos recursos pesqueiros. 

  • LORENNA CRISTINA GALVAO DA SILVA
  • MICROPLÁSTICOS EM ÁGUAS SUPERFICIAIS DA ZONA COSTEIRA BRASILEIRA: DO AMAPÁ AO DELTA DO PARNAÍBA.

  • Data: 01/09/2023
  • Mostrar Resumo
  • Os microplásticos são pequenas partículas plásticas com menos de 5 milímetros de diâmetro que são considerados uma preocupação emergente nos ecossistemas costeiros em todo o mundo. São encontrados em abundância em ambientes costeiros, incluindo praias, estuários e manguezais. E podem ser transportados e acumulados nesses diversos ambientes por diversos fatores e caminhos. Embora os microplásticos tenham recebido atenção em âmbito global, os estudos específicos sobre sua ocorrência e efeitos na costa Amazônica e delta do Parnaíba ainda são limitados. Assim, esse estudo tem como objetivo avaliar a distribuição da forma, tamanho e abundância de microplásticos em águas superficiais costeiras ao longo das praias do litoral norte e parte do nordeste durante o período de seca. A amostragem foi realizada em 32 pontos localizados desde a costa do Amapá até a costa do Piauí, através da captação da água superficial e filtração em uma rede de plâncton com malha de 68 µm. Os pontenciais microplásticos foram filtrados, quantificados, medidos, classificados de acordo com tipo, forma e cor e analisados em microscopia óptica. Os Mps foram dominados por fragmentos (48%) e fibras (39%), com uma variação de tamanho de 70 – 2000 μm (80%) para fragmentos e fibras variaram entre 70 – 1000 μm (39%). As cores pretas e azuis apresentaram maior porcentagem em todas as amostras. As análises multivariadas demonstraram que a salinidade, associada à região geográfica, foram as variáveis responsáveis pelo padrão de distribuição dos tipos de microplásticos encontrados. Os resultados aqui descritos são os primeiros para as águas costeiras da região, com relevância para futuros estudos sobre microplásticos e para a gestão e mitigação de impactos causados por tais resíduos.

  • MARIA LUARA RODRIGUES DA COSTA
  • CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGICA DA ASSEMBLÉIA DE ESPÉCIES CONSUMIDAS POR PEIXES E QUELÔNIOS DA VOLTA GRANDE DO XINGU.

  • Data: 28/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • Alguns dos efeitos ambientais da instalação da Usina Hidrelétrica Belo Monte (UHE) são o barramento dos rios, desvio de corpos d’água e a inundação de áreas com florestas nativas ou a redução do volume de água em outros locais como na região da Volta Grande do Xingu. Tais alterações podem gerar dificuldades na alimentação da fauna aquática, como peixes e quelônios, e isso leva à implementação de florestamento dessas áreas para evitar o desaparecimento de espécies. Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre os principais ambientes da Volta Grande do Xingu com relação ao comportamento fenológico da assembleia de espécies consumidas por peixes e quelônios dessa região e dessa forma apoiar programas de restauração de florestas aluviais. A hipótese propõe que os diferentes ambientes influenciam no padrão fenológico da assembleia de espécies vegetais que habitam a Volta Grande do Xingu. Para tal foram feitas coletas de informações fenológicas, quinzenalmente, no período de setembro de 2021 a agosto de 2022, nos ambientes Beiradão, Ilha e Sarobal. Para testar os padrões sazonais para cada ambiente, foi realizada uma análise estatística circular com base na frequência de indivíduos nas datas de pico das fenofases, onde foi analisado o teste de Rayleigh para de verificar se o padrão é sazonal. Além disso, foi realizado o teste de Watson-Williams para observar se havia sincronia entre o pico de atividade entre os ambientes. Analisamos na Ilha aluvial e Beiradão floresceram no mês de agosto, com 54 e 24 indivíduos, respectivamente. Enquanto no Sarobal com 48 indivíduos no mês de setembro de 2021. Na frutificação o pico ocorreu no mês de fevereiro de 2022 com a maior quantidade de indivíduos na Ilha aluvial, com 83 indivíduos. Seguido de Sarobal com 49 indivíduos, e Beiradão com 25 indivíduos. Com isso, observamos que o pico de floração dos três ambientes ocorre no período seco do ano, enquanto a frutificação ocorre no período chuvoso, devido a sua sazonalidade, já na foliação ocorre durante o ano todo. Com a análise estatística comprovou-se que são ambientes sazonais, e que isso influência na fenologia das espécies vegetais que habitam a Volta Grande do Xingu, concluindo que a disponibilidade de recursos alimentares para peixes e quelônios é maior no período chuvoso, onde ocorre um maior número de indivíduos frutificando. 

  • ELZAMARA DE CASTRO OLIVEIRA
  •  DESENVOLVIMENTO INICIAL DO PACU-BRANCO MYLOPLUS RUBRIPINNIS (CHARACIFORMES: SERRASALMIDAE) DA BACIA DO RIO XINGU.

  • Data: 22/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • A espécie Myloplus rubripinnis (Müller & Troschel, 1844), popularmente conhecida como pacu-branco, possui grande potencial ecológico como dispersora de sementes e representa importante recurso alimentar e econômico para diversas famílias ribeirinhas. Entretanto, pouco se conhece sobre a bioecologia dos adultos e não existem investigações relativas ao desenvolvimento inicial desta espécie. Neste contexto, este estudo teve como objetivo caracterizar morfologicamente as primeiras fases do ciclo de vida do M. rubripinnis, capturados no trecho médio do rio Xingu e identificar as principais mudanças nos padrões de crescimento através de diferentes modelos de regressão. Os indivíduos foram coletados com rede de plâncton em diversos habitats presentes no rio Xingu, durante as quatro fases do ciclo hidrológico local (enchente, cheia, vazante e seca) entre os meses de janeiro de 2021 a abril de 2022. Os espécimes depois de identificados foram classificados de acordo com o estágio de desenvolvimento em período larval (larval-vitelino, pré-flexão, flexão e pós-flexão) e período juvenil. Foram analisados 55 indivíduos com comprimento padrão variando de 7,21 a 35,53 mm. Durante o período larval os olhos são grandes e esféricos, a cabeça varia de pequena a grande e o corpo fusiforme variando de longo a moderado com perfil dorsal convexo. O intestino alcança a região mediana do corpo e a boca é terminal. As larvas são altriciais, e inicialmente a pigmentação é escassa no corpo restringindo-se a uma faixa linear ao longo da notocorda com intensificação na parte posterior do pedúnculo caudal. Em estágios iniciais (flexão) observa-se pequenos agrupamentos de cromatóforos puntiformes na região occipital, na lateral do focinho, nos primeiros raios da nadadeira dorsal e anal, na base do ânus e dos raios da nadadeira caudal, e em estágios mais desenvolvidos (pós-flexão) formam faixas verticais irregulares pelo corpo. O número total de miômeros varia de 41 a 42 segmentos. A sequência completa da formação das nadadeiras e o número de raios não ramificados e ramificados são: caudal (superior iiii+9-7+iiii inferior), dorsal (iii,20), anal (iii,32), ventral (i,5) e peitoral (i,10). Os modelos de crescimento indicaram maiores modificações na transição dos estágios de flexão para pós-flexão, com mudanças abruptas nas taxas crescimento relacionadas à cronologia de eventos importantes na história inicial de vida dessa espécie, como alteração no hábito alimentar, posição na coluna da água e ocupação de novos habitats. O padrão de pigmentação associado a dados merísticos são caracteres eficazes para distinguir as fases iniciais de M. rubripinnis de seus congêneres. Os achados desse estudo possibilitam a correta identificação de larvas e juvenis de M. rubripinnis em ambiente natural e, em última análise, contribuem para a compreensão dos locais e períodos de desova, bem como nas ações de manejo, conservação e sustentabilidade deste peixe Neotropical.


  • ISABELA DE CAMPOS FREIRE
  • MORPHOLOGY OF THE OROPHARYNGEAL CAVITY OF Hypanus RAFINESQUE RAYS, 1818 (DASYATIDAE, MYLIOBATIFORMES) IN THE ESTUARY AMAZON.

  • Data: 14/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • This study intends to evaluate the pattern of morphological variation of the oropharyngeal cavity and dental structure among the populations of Hypanus berthalutzae and H. americanus, considering the contiguous geographic limit between the species at the mouth of the Amazon River. Recently, two studies revealed findings that influenced the allocation of Hypanus americanus forms, previously referred to all forms of the Western Atlantic. Through molecular analysis, two distinct lineages were identified within H. americanus, with the Amazon delta region being a possible delimiter of the geographic distribution. Next, a new species was described, Hypanus berthalutzae, based on integrated molecular, morphological and ecological data. The oropharyngeal cavity is composed of several structures that integrate the chemosensory gustatory system, such as the oral papillae and oral denticles. Additionally, the dentition of elasmobranchs has great importance in the identification of species and in many species of rays, sexual dimorphism occurs. In this way, specimens of Hypanus berthalutzae and H. americanus will be analyzed from the collection of scientific collections and samples to be obtained from fishing landings in the coastal Amazon, as well as in Municipal Markets in Pará. The dental arch will be analyzed by scanning electron microscopy, while the oral epithelium of the oropharyngeal cavity will be analyzed by SEM and light microscopy. The images obtained will be analyzed using the ImageJ software. It is expected to recognize the polymorphism of the structures of the oropharyngeal and dental cavity, in order to evaluate its contribution to the studies of morphological and taxonomic diversity of this group of rays in the Amazon estuary.

  • ARTHUR GUTEMBERG ANDION FARIAS MOURA
  • Identificação de Infraestruturas de Exploração Florestal em uma área de Manejo Sustentável por meio de imagens OLI/Landsat 8 e MSI/Sentinel-2.

  • Data: 06/07/2023
  • Mostrar Resumo
  • O Manejo Florestal Sustentável (MFS), é uma das principais ferramentas para o uso sustentável dos recursos florestais utilizando técnicas de exploração de impacto reduzido. A infraestrutura para exploração florestal é essencial para as atividades de exploração de madeira, e corresponde por uma grande parte dos impactos ambientais dessa atividade. Assim, esse trabalho buscou analisar por meio de dados de sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento a viabilidade de identificação de infraestruturas da exploração florestal em uma área de MFS. Foram aplicadas dez técnicas, sendo cinco índices de Vegetação (NDVI, TDVI, TVI, RATIO, SAVI), duas Componentes do Modelo Linear de Mistura Espectral (fração solo e vegetação) e dois componentes da Transformação Tasseled Cap (Wetness e Greeness), em imagens Landsat 8 e Sentinel-2, para detecção de infraestruturas florestais, como estradas primárias, secundárias e pátios de estocagem construídos em uma área de manejo florestal sustentável na Floresta Nacional (FLONA) Saracá-Taquera, Pará. Como resultado a componente Wetness da Transformação Tasseled Cap aplicada a imagem sentinel-2, teve um melhor resultado para o índice kappa e acurácia global, com um valor de 0,93 e 83,60 respectivamente. Em relação a fotointerpretação, as técnicas que melhor apresentaram um resultado comparado ao real em campo foram: Wetness da Transformação Tasseled Cap e o NDVI aplicados a imagem Sentinel-2, o TVI na imagem Landsat 8 e a fração Solo do Modelo Linear de Mistura Espectral. Com base nesses resultados foi possível detectar com sucesso algumas infraestruturas florestais como estradas primárias, usando essas técnicas aplicadas em imagens de média resolução.

  • BIANCA ARAUJO DE MORAIS SANTOS
  • Contaminação ambiental por fármacos em recursos hídricos: uma análise cienciométrica.

  • Data: 05/07/2023
  • Mostrar Resumo
  • Tamanha é a extensão das mudanças causadas pela ação do homem no planeta que a comunidade científica a considera uma nova era geológica, o Antropoceno, que está mudando profundamente nossa relação com a natureza. Dado ao grande risco ambiental e social representado pela contaminação por medicamentos, uma maneira segura de realizar uma revisão sistemática sobre o tema proposto é através da análise cienciométrica, uma ferramenta de grande valor para permitir investigar e classificar de forma quantitativa as publicações realizadas no assunto. O objetivo da pesquisa foi identificar trabalhos científicos na área de estudo e realizar uma meta-análise com os respectivos resultados. A pesquisa sobre contaminação ambiental em recursos hídricos por medicamentos, utilizando os termos de busca determinados previamente foram inseridos nos bancos de dados WOS e PubMed. A busca foi realizada em 2022 e após utilizar os critérios de exclusão consideramos 51 artigos para analisá-los. Para a meta-análise foi realizada a Matriz de Correlação para verificar a existência de dados de correlação entre os níveis das substâncias encontradas e IDH, número populacional e o PIB no período da coleta. O ano de 2021 apresentou o maior número de artigos publicados, correspondendo a 12 artigos no ano. Dentre os países com maior número de publicações pode-se destacar a China com 14 publicações, os Estados Unidos da América (EUA) com 10 seguido pela Espanha com 9. As substâncias estudadas mais citadas foram sulfametoxazol e cafeína com 38 citações cada. Para os dados gerais, com todas as substâncias, podemos verificar que existe uma correlação entre os níveis encontrados das substâncias com a quantidade populacional do respectivo país, na ordem de 15%.

  • JESSICA CONCEIÇÃO DA SILVA
  • EFEITO DO USO E COBERTURA DO SOLO SOBRE MORCEGOS INSETÍVOROS-AÉREOS NA ZONA DE TRANSIÇÃO
    AMAZÔNIA-CERRADO.

  • Data: 28/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • Mudanças no uso e na cobertura do solo são a principal causa das mudanças ambientais e dos serviços ecossistêmicos. Dentre essas mudanças estão a fragmentação de paisagens e de habitat, a diminuição dos recursos alimentares, aumento do efeito de borda e diminuição do fluxo gênico, o que resulta na perda de biodiversidade. A agricultura, a pecuária e o crescimento urbano estão entre as principais causas da fragmentação de paisagens. No Brasil, os biomas Amazônia e Cerrado experimentam uma perda acentuada da sua biodiversidade pela fragmentação de paisagens, principalmente pela expansão da atividade agropecuária. Grupos como os morcegos podem apresentar diferentes respostas a fragmentação de habitat, tornando-os bioindicadores para avaliação da biodiversidade em habitats fragmentados. Representando um quinto de toda diversidade de mamíferos no mundo e maior distribuição, os morcegos possuem habitats diversificados e prestam importantes serviços ecossistêmicos na dispersão de sementes, na polinização e até mesmo no controle de insetos pragas. Nosso objetivo é avaliar os efeitos da mudança do uso e da cobertura do solo sobre a diversidade de morcegos insetívoros e o uso de habitat na zona de transição Amazônia – Cerrado. Serão realizadas coletas através de monitoramento acústico com gravadores automáticos em nove pontos distribuídos em dois municípios da zona de transição Amazônia-Cerrado. As análises das gravações serão realizadas de forma manual utilizando Kaleidoscope Lite (Wildlife Acoustics) versão 5.4.6 e Raven Pro versão 1.6. Para testar a relação entre a comunidade de morcegos insetívoros e os dados de paisagem, realizaremos Análises de Redundância Parcial – RDA com o pacote vegan no ambiente R. Com os resultados, esperamos entender como o padrão de uso e cobertura do solo pode interferir na distribuição de morcegos insetívoros, como este fator interfere no ciclo de vida animal, e como os morcegos se comportam dentro de um habitat fragmentado.

  • SÍLVIA MONTEIRO DE ASSUNÇÃO CARVALHO
  • PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS E COMERCIALIZADAS NAS COMUNIDADES DE SAUDADE E ABADE, DISTRITO DE MÉ-ZOCHI - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

  • Data: 30/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • As plantas medicinais têm sido usadas desde os primórdios da humanidade, sendo passado este conhecimento empírico até os dias atuais. No entanto, o aumento do consumo das mesmas tem trazido uma necessidade crescente de manejo sustentável e conservação. Nesse sentido, realizou-se um estudo etnobotânico no Distrito de Mé-Zochi, nas comunidades da Saudade e Abade, que cultivam plantas medicinais. Para tal, foram entrevistados associados do Projeto Tesouros d’ Obô, sendo a eles aplicados questionários semi-estruturados, coletando dados sobre o seu perfil e conhecimento sobre o uso terapêutico de plantas medicinais. Observou-se que a maioria dos entrevistados são mulheres e agricultoras, que usam mais cascas, recolhidas da floresta, de modo a curar as suas enfermidades de forma natural, e em sua maioria em forma de chá. As espécies mais importantes são a Cinchona pubescens e a Allophylus grandifolius para as comunidades de Saudade e Abade, respetivamente. Nestas comunidades, as espécies são conservadas em sistema agroflorestal.

  • ANE EMANUELLE QUEIROGA MENDES
  • CÁDMIO, COBRE E CHUMBO NO XINGU EM ÀREAS SOB INFLUÊNCIA DA USINA HIDRELÉTRICA BELO MONTE (AMAZÔNIA)

  • Data: 18/04/2023
  • Mostrar Resumo
  • Em regiões com grande potencial hidrelétrico como a Amazônia, ecossistemas aquáticos e humanos são constantemente expostos por Elementos Potencialmente Tóxicos (EPTs). Assim, é necessário entender as respostas ambientais e biológicas dos diferentes organismos que vivem em área impactada por uma usina hidrelétrica. Neste estudo, o objetivo foi avaliar as concentrações de cádmio (Cd), cobre (Cu) e chumbo (Pb) em água, sedimento e o músculo de dois peixes com posições tróficas diferentes (Cichla melaniae e Baryancistrus xanthellus) em área de influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHEBM). Um total de 16 amostras para água, 24 para sedimento e 127 peixes foram coletados ao longo de oito pontos estratégicos do rio Xingu em 2020 no período de seca amazônica. As análises de Cd, Cu e Pb em água, sedimento e no músculo dos peixes foram realizadas por meio de espectrometria de massas com plasma acoplado por indução. Na água, o Pb foi o único elemento detectado no reservatório principal da UHEBM. Em sedimento, o estudo revelou uma forte relação entre as propriedades do sedimento e o comportamento dos elementos. As concentrações de Cd foram maiores a jusante da casa de força principal da usina hidrelétrica, Cu apresentou maiores concentrações na Volta Grande (VG- região em que o rio sofreu desvio para a construção da UHEBM) e Pb apresentou maiores concentrações na região dos reservatórios. Entretanto com a análise da PCA, indicou que a biodisponibilidade para as espécies não estava relacionada a concentração dos EPTs nos sedimentos. Os resultados das análises de Cd, Cu e Pb no músculo dos peixes demonstraram uma resposta especifica da espécie, do tecido analisado e do local de amostragem. Cichla melaniae apresentaram peso e comprimento-padrão maiores que Baryancistrus xanthellusCichla melaniae apresentou maiores concentrações de Cd na área do reservatório. Concentrações de Cu foram maiores em Baryancistrus xanthellus em área fora da influência da hidrelétrica. A presença de Pb foi encontrada em maior concentração em Baryancistrus xanthellus da região da VG.  As concentrações para os elementos não-essenciais como Cd e Pb estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação, no entanto, observamos que ambas as espécies deste estudo podem estar apresentando deficiência de Cu (valores inferiores a 3 mg/kg-1), uma vez que este elemento, é um micronutriente necessário em processos biológicos de peixes. Os resultados encontrados confirmam a necessidade de uma rede de monitorização contínua desses elementos em regiões sob influência da UHEBM, a fim de fornecer informações amplas sobre o destino dos elementos nesse sistema aquático e consequentemente, reduzir risco de contaminação ou efeitos adversos pela deficiência de nutrientes essenciais a toda cadeia alimentar.

  • CLEONICE TEIXEIRA DE SOUZA
  • ANÁLISE DA ATIVIDADE FUNGICIDA DE EXTRATOS DE Mimosa setosa.

  • Data: 24/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • Fitopatógenos de solo representam uma ameaça às lavouras em função de sua facilidade de propagação e poder de infecção. O aumento deste fitopatógenos é devido, principalmente ao uso exacerbado de defensivos agrícolas sintéticos, ocasionam mudanças substanciais no ambiente. Plantas apresentam substâncias capazes de combater fitopatógenos com igual ou maior eficiência que defensivos sintéticos, sem causar muitos danos. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a atividade antimicrobiana de extratos de Mimosa setosa Benth var paludosa sobre os fitopatógenos Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici e Phytophthora spp. Que ocasionam doenças no tomate e cacau, respectivamente. Os extratos brutos (folha e raiz) e as frações (hexano, diclorometano, acetato de etila, metanólica e aquosa) foram solubilizados em dimetilsulfóxido (DMSO) a 2% e água destilada e, em seguida, incorporados ao meio Batata Dextrose Ágar (BDA) fundente para obtenção das concentrações de 1mg/mL (1%), 0,75 mg/mL (0,75%), 0,5 mg/mL (0,5%), 0,25 mg/mL (0,25%) e 0,1 mg/mL (0,1%). Para cada tratamento, foram preparadas três Placas de Petri (Ø = 9 cm) contendo 13 mL de meio e 13 µL de cada antibiótico, amoxilina e tetraciclina na concentração de 50 mg/ml. Sobre o meio foi depositado um disco de micelio (Ø = 5mm) de cada isolado de fitopatógeno e incubado em estufa a 28 °C. Foram utilizadas para controle negativo placas com BDA, placas com BDA+DMSO e para controle positivo placas com BDA+fungicida Rovral 0,299 mg/ml. Foram observados alteração inibitória no crescimento micelial de Fusrium oxysporum submetidos às frações aquosa, hexano, diclorometano e ao extrato bruto da folha. Não houve efeito dos extratos sobre o desenvolvimento de Phytophthora spp.  O resultado obtido pode estar associado aos metabólitos presentes nos extratos como flavonoides, saponinas e terpenos, o sinergismo e a polaridade, tanto dos solventes quanto dos metabólitos extraídos, atribuindo à espécie visibilidade como potencial fungicida, vista que os extratos apresentaram atividade mesmo em baixas concentrações.

  • FELIPE BAIA RODRIGUES
  • LACUNAS PARA CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES E DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE MORCEGOS DO BRASIL.

  • Data: 10/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • Com uma diversidade de aproximadamente 1.400 espécies, 181 com ocorrência no Brasil, a ordem quiróptera é a segunda ordem mais diversa do mundo. Esses organismos desempenham diversos papéis ecológicos, provendo importantes recursos ecossistêmicos aos humanos. Entretanto, mudanças no clima e no uso da terra, mineração, alteração e fragmentação de habitats e outros distúrbios ocasionados por questões antrópicas estão potencializando processos de extinção, mudanças de distribuições geográficas e alterações fenológicas das espécies em ritmo acelerado. Diante disso, Modelos de Distribuição de Espécies (SDM’s) têm sido utilizados como método para lidar com uma variedade de problemas relacionados à conservação biológica, somado ao empenho global para assegurar a biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos através da criação e estabelecimento das Unidades de Conservação (UC), acrescido das Terras Indígenas (TI). Porém, lacunas de conhecimento, como o taxonômico ou de distribuição geográfica são desafios para efetivação de estratégias de conservação nas áreas destinadas à conservação (UC’s + TI), além do que a localização desses espaços era definida de forma arbitrária ou baseada em interesses econômicos e/ou políticos. Dessa forma, avaliamos a contribuição das UC’s brasileiras, diferenciando as Unidades de Proteção Integral (UPI), Unidade de Uso Sustentável (UUS) e Terras Indígenas (TIs) para a proteção das espécies e dos serviços ecossistêmicos prestados por morcegos com ocorrência no Brasil, além de espacializar através de mapas os valores de riqueza de espécie total e por guilda trófica e a distribuição potencial das espécies classificadas como Data Deficient pela International Union for Conservation of Nature (IUCN). Nossos resultados apontaram distribuição de morcegos em todo território brasileiro, com maior riqueza na Amazônia e Mata Atlântica, justificado a partir da heterogeneidade dos habitats encontrados nos biomas supramencionados, chamando atenção para conservação desses ambientes; Notamos baixos valores (%) de UC’s e TI’s em áreas potencial distribuição de morcegos, sobretudo para guildas de insetívoros, nectarívoros e frugívoros, além de morcegos do Cerrado e classificados como Near Threatened, colocando em risco os recursos ecossistêmicos a eles atribuídos. Concluímos a necessidade de um Planejamento Sistemático da Conservação com intuito de subsidiar tomadas de decisões para criar e/ou expandir Unidades de Conservação para a manutenção da diversidade e serviços ecossistêmicos providos por morcegos.

  • ANA GABRIELLE NASCIMENTO DOS SANTOS
  • EFEITO DAS VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS NA COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DE OVOS E LARVAS DE PEIXES NA VOLTA GRANDE DO RIO XINGU (PARÁ – BRASIL)

  • Data: 03/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • Variáveis limnológicas podem determinar a estruturação e a densidade da comunidade íctia em ambientes de águas doce. Tendo em vista que o rio Xingu sofre variação na elevação de suas águas durante o ano, e que consequentemente influencia na densidade de ovos e larvas de peixes endêmicas, o objetivo do nosso trabalho é avaliar os efeitos das variáveis limnológicas sobre a riqueza, densidade e composição de ovos e larvas na Volta Grande do Xingu. As coletas ocorreram no período noturno e diurno. O material biológico se deu por meio de uma rede de formato cônico com 1,50 m de comprimento, 0,50 m de diâmetro e malha de 300 µm, com um fluxômetro acoplado na boca da rede para calcular o volume de água filtrada, um copo coletor na sua extremidade posterior para armazenamento do material e uma placa de ferro para dar firmeza durante os arrastos. Logo em seguida o material coletado foi colocado em frascos, fixado em formol a 5 %, e etiquetados com o ambiente (canal fundo), horário e data. Em laboratório, as amostras foram triadas, as larvas foram separadas, contabilizadas e identificadas ao menor nível taxonômico possível e classificadas quanto ao estádio de desenvolvimento. Nossos resultados mostraram que houve diferença na composição de larvas entre o Médio e Baixo Xingu, sendo que no último setor houveram duas espécies específicas (Gelanoglanis sp. e Amazonsprattus scintilla); as variáveis, pH, temperatura e vazão tiveram influência na densidade de larvas; o pH e a profundidade foram variáveis que foram relacionadas com algumas espécies como Paracanthopoma sp., Gelanoglanis sp., Auchenipteridae gen02 e Amazonsprattus scintilla Tatia sp01; e a densidade de ovos e larvas de peixes não apresentaram diferença entre o Médio e Baixo Xingu. Portanto, pôde-se concluir há forte relação das variáveis limnológicas com a densidade e algumas espécies de larvas de peixes, e que há diferença na composição entre o Médio e baixo, sendo a importante nos primeiros ciclos de vida dos peixes.

  • ELNATAN FERREIRA FEIO
  • ESPÉCIES ARBÓREAS PRESENTES NA ZONA URBANA DE ALTAMIRA - PARÁ: ÍNDICES ESPACIAIS E DIVERSIDADE FLORÍSTICA

  • Data: 28/02/2023
  • Mostrar Resumo
  •    Nas últimas décadas, o interesse por estudar o processo de urbanização nas cidades tornou-se um assunto de extrema importância, visto que, quando esse fenômeno não é trabalhado com planejamento e sem considerar as diferenças regionais, torna-se muito distante projetar cidades mais sustentáveis. Uma das formas de promover cidades mais sustentáveis é fortalecer através de incentivos governamentais a inserção da arborização que consiga surtir efeitos positivos, tal como a amenização do calor decorrido do asfaltamento e concretização dos espaços urbanos. Assim, a promoção da arborização nas cidades é um dos meios de minimizar os efeitos adversos do clima nas cidades e melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Este estudo foi realizado na sede do município de Altamira, que está localizada na região Sudoeste do Estado do Pará. As análises dos dados foram realizadas utilizando o software QGIS 3.24.1, no qual as imagens foram reprojetadas para o DATUM SIRGAS 2000. Dividiu-se o trabalho em duas etapas: Primeiramente houve o mapeamento da arborização a partir da vetorização para a geração de uma nuvem de pontos que possibilitou analisar a distribuição espacial utilizando a Estatística de Densidade Kernel. Posteriormente, foram realizadas estimativas de parâmetros ambientais tais como: Índices de Cobertura Vegetal (ICV) e Percentual de Cobertura Vegetal (PCV). Na segunda etapa foram selecionadas imagens de sensoriamento remoto orbital dos anos 2011 e 2021 dos Satélites Landsat 5 sensor TM e Landsat 8 Sensor Tirs, respectivamente. Foram selecionadas capturas com baixa nebulosidade, durante o período de estiagem. Procedeu-se ao censo arbóreo em três bairros da cidade para determinar os Índices de Diversidade de Shannon-Weaver, Simpson e Equabilidade de Pielou. Observou-se que a distribuição da arborização da cidade de Altamira é muito variável e escassa, a maioria dos bairros da cidade apresenta um déficit na densidade de árvores. Os bairros centrais são os mais consolidados e apresentaram maiores densidades de indivíduos. O PCV foi de 0,49% e ICVH de 1,72 m² de copa/habitante, valores abaixo do recomendado. O Índice de Shannon-Weaver (H’) nos bairros Premem, Jardim Uirapuru e Esplanada do Xingu, atingiram os valores de 1,734, 1,816, 2,287, respectivamente. Os índices de Equabilidade de Pielou (J’) obtidos para os três bairros foram os seguintes valores 0,6569, 0,5791, 0,7208. Já o Índice de Simpson (C) apresentou os valores 0,6914, 0,7111, 0,8529, respectivamente. Quanto maior o valor de C, menor é a diversidade de espécies, portanto, a maior diversidade distribuída encontra-se no bairro Premem. Em relação às condições térmicas terrestres da cidade de Altamira analisadas no ano de 2011, variou entre 23,97°C a 34,80°C, mantendo uma constante em torno de 32°C na área urbanizada, destoando da temperatura máxima registrada de 34°C em poucos pontos da cidade. Em 2021, a temperatura da cidade de Altamira variou de 23,35°C a 33,89 °C. Observa-se que em 2011 a temperatura alcançou 34,80°C, e que na maior parte das áreas urbanizadas da cidade, principalmente, a área central, a temperatura média foi de 32,09 °C. Comparado ao ano de 2021, a máxima atingiu 33,89°C para as mesmas áreas, portanto, é perceptível o aumento da temperatura após a expansão urbana. Observa-se que a organização da arborização urbana não acompanhou o crescimento da malha urbana em Altamira. Dessa forma, verificou-se que a arborização de Altamira necessita de atenção por parte do poder público, onde se aplique o planejamento técnico para favorecer o acompanhamento das áreas não arborizadas, e incentivar políticas públicas e subsidiar decisões relacionadas ao desenvolvimento urbano. Este estudo pode apoiar no planejamento urbano em ações que visem a promoção do conforto e a atenuação de mudanças microclimáticas.

  • WEMERSON SHIMON LADEIRA DA COSTA
  • DIVERSIDADE DE CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DE FRUTOS DA REGIÃO DA VOLTA GRANDE DO XINGU

  • Data: 28/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, modificou a hidrologia da região da Volta Grande do Xingu (VGX), transformou a dinâmica do rio Xingu e alterou as épocas de cheia e seca. A mudança afetou todo o ecossistema da região da VGX, pela morte de diversas árvores nos leitos dos rios e pela falta de alimentação para peixes e quelônios da região. Essas arvores são responsáveis por alimentar a fauna frugívora da VGX. Os frutos possuem características como cor, morfologia e composição química que são consideradas adaptações aos seus principais meios de dispersão. A hidrocoria e a ictiocoria geralmente originam eventos de dispersão de sementes de longa distância que são importantes para a estruturação de comunidades. Com isso, nosso objetivo foi analisar a diversidade de características funcionais (físicas e químicas) em frutos de espécies ribeirinhas da VGX. Os frutos foram coletados na região da VGX um trecho de aproximadamente 150m do rio Xingu, localizado no estado do Pará. O material foi coletado ao decorrer de todo ano 2022, foram realizadas análises químicas (água, proteínas, carboidratos, lipídios e cinzas) análises morfométricas (peso, comprimento, largura e espessura) e observamos a cor de cada fruto. Nossos resultados mostraram que as características químicas influenciam nas características morfométricas, e que a coloração dos frutos da VGX indicam padrões de características químicas.

  • LUCAS FERNANDO PERES RAMOS
  • DESENVOLVIMENTO OSTEOLÓGICO DE Pseudacanthicus pirarara
    (SILURIFORMES, LORICARIIDAE)

  • Data: 16/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • A família Loricariidae caracteriza-se por abranger uma grande diversidade de espécies das quais muitas estão presentes na bacia amazônica. Pseudacanthicus pirarara é uma espécie de cascudo de grande porte que possui registros de ocorrência na bacia do rio Xingu, próximo à área de influência da UHE Belo Monte. A espécie apresenta em suas nadadeiras uma cor alaranjada intensa ou quase vermelha, além de fileiras de amarelo recobertas por placas ósseas dérmicas formadas por odontódeos bastante desenvolvidos, são essas características que fazem P. pirarara ser uma espécie de destaque no mercado da aquariofilia, no qual a muito vem atraindo a atenção de aquaristas do mundo todo. Um dos sistemas anatômicos mais estudados nos peixes é o esqueleto, de forma que as características presentes nos ossos dos indivíduos são essenciais para o direcionamento de trabalhos acerca da descrição e da morfologia das espécies. Estudos que investigam o desenvolvimento osteológico de peixes podem ser realizados com indivíduos em diferentes períodos de vida, porém, trabalhos que utilizam exemplares nos estágios iniciais de desenvolvimento são mais detalhados, apresentando dados exclusivos, além de servir como material de comparação para outros Teleósteos. Assim, o objetivo central deste projeto é realizar uma descrição osteológica completa dos representantes de Pseudacanthicus pirarara que se encontram nos estágios iniciais de vida, além de relatar o desenvolvimento osteológico dos indivíduos durante o período larval. Os exemplares utilizados para o estudo são provenientes de reprodução ex situ obtidas no Laboratório de Peixes Ornamentais do Xingu (LAQUAX). Foram obtidos 100 indivíduos em diferentes estágios de vida e graus de desenvolvimento. Para as análises osteológicas, os indivíduos foram submetidos ao protocolo de diafanização de Taylor & Van Dyke com adaptações para larvas. Posteriormente, foram realizadas análises osteológicas através da dissecção dos exemplares, para que fosse possível a elaboração completa da nomenclatura das estruturas ósseas. Durante as análises investigamos o momento de ossificação das estruturas, levando em consideração os estágios de vida e o comprimento padrão dos indivíduos, a fim de registrarmos o desenvolvimento ontogenético inicial, e elaborarmos a primeira descrição osteológica de uma espécie de Loricariidae de grande porte. Por fim, discutimos as homologias e o momento de ossificação dos complexos ósseos em P. pirarara, comparando com os dados ontogenéticos disponíveis de outro representante de Loricariidae, e de outros dois Siluriformes.

  • MARIA DO CEU DE LIMA COSTA
  • CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE UMA ESPÉCIE DE Pseudacanthicus (SILURIFORMES, LORICARIIDAE)

  • Data: 16/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este estudo objetiva descrever o desenvolvimento inicial de uma espécie Pseudacanthicus do rio Xingu, bem como as mudanças morfológicas, morfométricas e merísticas que ocorrem durante a ontogenia inicial da espécie. Ovos, larvas e juvenis foram obtidos através de reprodução natural em cativeiro, com matrizes provenientes do rio Xingu, bacia amazônica, Brasil. A ontogenia inicial será descrita nos períodos embrionário (estágios de clivagem inicial, mórula, blástula, gástrula, embrião inicial, formação da cauda, cauda livre e embrião final), larval (pró-larvas e pós-larvas) e juvenil  separados . Durante o período embrionário  serão obtidas as seguintes variáveis morfométricas: diâmetro total (DO), diâmetro do vitelo (DV) e espaço perivitelino (EP), enquanto para as larvas e juvenis (mm) serão obtidos, quando possível: Comprimento total (CT), comprimento padrão (CP), comprimento do focinho (CF), diâmetro do olho (DOL), comprimento da cabeça (CC), comprimento do tronco (CTR), comprimento da cauda (CCA), comprimento do saco vitelino (CSV), altura do saco vitelino (ASV), altura da cabeça (AC), altura do corpo (ACO), largura da boca (LB), abertura da boca (AB) e distância do focinho à origem das nadadeiras anal (FNA), dorsal (FND), peitoral (FNP) e pélvica (FNV). Para a caracterização merística serão contados, o número de miômeros total (NMT), o pré-anal (NMPA), e o pós-anal (NMPS), os exemplares passaram por diafanização para essa contagem, bem como os raios das nadadeiras peitoral (P), dorsal (D), pélvica (V) e anal (A). Para avaliar o crescimento corporal serão utilizados modelos de regressão analíticos. O nível de significância adotado foi p < 0,05. Essas análises estatísticas foram realizadas no software R versão 4.1.1. Foram analisados 193 ovos que apresentaram diâmetro médio de 4,31 mm, espaço perivitelino restrito (3,59%) com tamanho médio de 0,15 mm e o diâmetro médio do vitelo de 3,99 mm. Foram analisadas 200 larvas (100 pró-larvas e 100 pós-larvas), o comprimento padrão (CP) das larvas variou de 7,08 a 20,80 mm e o número total de miômeros variou de 26 a 28. Foram analisados 100 juvenis, neste estágio, o comprimento padrão (CP) variou de 20,81 a 57,01 mm e o número total de miômeros variou de 25 a 26. A pigmentação inicial é escassa, restrita apenas a alguns cromatóforos na região da cabeça e estendendo-se ao dorso lateral. A partir do estágio de pós-larva ela se intensifica em todo o corpo, exceto região ventral. Nos juvenis essa pigmentação se intensifica, podendo variar e apresentar padrões diferenciados. Sobre o crescimento, com exceção da distância FNV que exibiu desenvolvimento isométrico contínuo (regressão linear), todas as demais variáveis associadas a cabeça e ao comprimento padrão, apresentaram crescimento isométrico descontínuo, portanto, foram melhor representadas pelo modelo de regressão linear por partes. 

  • MARIA KAROLINE TRAJANO RIBEIRO
  • PESCA ARTESANAL DE Podocnemis unifilis (TESTUDINES,
    PODOCNEMIDIDAE) ANTES E APÓS A HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE

  • Data: 20/01/2023
  • Mostrar Resumo
  • Quando a vazão do rio Xingu foi alterada em dezembro de 2015 pelo barramento da hidrelétrica de Belo Monte, já havia historicamente a pesca artesanal de quelônios na Volta Grande do Xingu. A partir do Monitoramento Independente Territorial Indígena iniciado em 2014 nas aldeias da Terra Indígena Paquiçamba, foram avaliados impactos sobre a pescaria artesanal de Podocnemis unifilis, a partir da redução da vazão do rio Xingu ocasionada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O uso da malhadeira e da técnica pulo para a captura do tracajá se correlacionaram negativamente com o aumento da vazão e do nível da água destinada a região da Volta Grande do Xingu. Observou-se uma correlação positiva entre o mergulho e a vazão. Quanto ao número de tracajás capturados antes e depois da UHE observou-se diferença (t-test= 5,670, GL=63,871, p<0,001), os dados demonstram maior captura de tracajás antes da instalação da usina e da alteração de vazão, apresentando menor captura após dez/2015. Da mesma forma, após alteração nas taxas de vazão na região da Volta Grande do Xingu, foram registradas mudanças nos locais de pescarias, gerando mudanças nas rotas de captura dos Juruna (Yudjá) e afetando o modo de vida desses povos tradicionais que vivem a jusante do barramento de Belo Monte, na região da Volta Grande do Xingu.

2022
Descrição
  • CLAUDIA SOUSA CHAVES
  • DESCRIÇÃO DE UMA NOVA ESPÉCIE DO GÊNERO Leporinus (CHARACIFORMES: ANOSTOMIDAE) DO RIO XINGU, PARA, BRASIL

  • Data: 19/12/2022
  • Mostrar Resumo
  • Os peixes da família Anostomidae são popularmente conhecidos no Brasil como aracus, piaus e piaparas estando amplamente distribuídos na região Neotropical, sendo que na Amazônia se concentra mais da metade das 150 espécies conhecidas. No rio Xingu são conhecidas 23 espécies de anostomídeos, e o presente estudo busca ampliar o conhecimento sobre a diversidade de Anostomidae da bacia do rio Xingu através da descrição de uma nova espécie. Para isso, foram utilizadas ferramentas da taxonomia tradicional e marcadores moleculares. Além disso, o padrão de distribuição e status de conservação da espécie foram avaliados. O material analisado é proveniente de coletas nos trechos superior, médio e baixo do rio Xingu, e encontra-se depositado nas coleções científicas do LIA, INPA, MZUSP, MPEG e MZUEL. Um total de 56 indivíduos foi analisado. Os dados merísticos, morfométricos e o padrão de colorido indicam que a espécie nova de Leporinus difere de seus congêneres. Os dados de DNA Barcode também corroboram esta hipótese, já que a espécie nova difere de todas as congêneres analisadas. As espécies congêneres mais próximas da espécie nova são Leporinus uniateiniatus e L. vanzoi, com quem possui distância genética de cerca de 3% no DNA Barcode. Características osteológicas da espécie são descritas, ilustradas e discutidas.

  • ALEXANDRE VILLELA VIEIRA RIBEIRO
  • VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO ICTIOPLÂNCTON NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA USINA HIDROELÉTRICA (UHE) BELO MONTE, AMAZÔNIA BRASILEIRA

  • Data: 09/09/2022
  • Mostrar Resumo
  • A construção de barragens também pode alterar a reprodução de peixes adultos e a deriva natural de ovos e larvas, aumentando as falhas de recrutamento. Entretanto, pouco se sabe sobre o efeito de grandes usinas hidrelétricas na distribuição espaço-temporal do ictioplâncton em rios tropicais altamente diversificados. Aqui, investigou-se a dinâmica da ocorrência, riqueza e composição do ictioplâncton nos setores fluviais influenciados por Belo Monte no rio Xingu, o maior projeto hidrelétrico da Amazônia. O ictioplâncton foi investigado com amostragens diários durante um ciclo de pulso de cheia, de meados de novembro 2020 a abril de 2021. Foram realizados três setores distintos: à montante do reservatório principal, o reservatório principal e o setor de vazão reduzida, localizado à jusante da barragem. Foi analisada a influência do nível do rio, período do dia e outras covariáveis ambientais sobre ictioplâncton. Um total de 10.147 ovos e 27.442 larvas de peixe de 30 famílias foram amostradas. Os setores mais próximos à barragem (reservatório e setor de vazão reduzida) tinham uma maior abundância e riqueza de ictioplâncton do que o setor a montante. A desova foi fracionada em setores mais próximos à barragem, seguindo a variação menos previsível do nível da água causada pela barragem. Além disso, a atividade reprodutiva dos peixes estava fortemente ligada ao nível do rio com associações negativas no setor a montante, mas positivas nos setores do reservatório e de vazão reduzida. Os resultados indicaram que os setores mais próximos da barragem ainda são relevantes para a reprodução de peixes na região. Entretanto, os padrões podem estar ligados a processos indesejáveis, tais como retenção de larvas e ovos no reservatório e a interrupção da migração de peixes reprodutores para montante. A falta de sincronia entre os setores fluviais e a reprodução fracionada em locais mais próximos da barragem também pode ter consequências deletérias a longo prazo, tais como maiores taxas de predação no ictioplâncton. Os resultados corroboram estudos anteriores sobre a forte influência das barragens na dinâmica do ictioplâncton e fornecem informações fundamentais para criar melhores diretrizes para o estabelecimento de barragens mais sustentáveis. O monitoramento contínuo é aconselhado para avaliar melhor a magnitude das mudanças ecológicas causadas pela operação da Usina Hidroelétrica Belo Monte e para orientar futuros projetos hidrológicos em bacias tropicais.

  • RUTHE DE JESUS SANTOS
  • Fungos macroscópicos comestíveis do sudoeste do Pará, Brasil

  • Data: 31/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • O reino Fungi é um dos maiores e mais diversos grupos de organismos no ambientes terrestres no números de espécies e desempenham funções essenciais para a manutenção da vida em todo o ecossistema, especialmente em ambientes florestais, onde atuam como organismos saprofíticos, sendo um dos principais decompositores da matéria orgânica, Além disso, podem ser também parasitas de um grande número de plantas, muitas de grande importância econômica, como também fazerem associações mutualísticas de grandes benefícios com plantas vasculares (micorrízas), e com algas (liquens). Para os municípios de Altamira, Brasil Novo e Medicilândia, no sudoeste do Pará, o levantamento de macrofungos é escasso, deste modo o presente estudo tem como objetivo coletar, identificar e depositar espécies de macrofungos, principalmente os comestíveis, na região do médio Xingu e contribuir com maior conhecimento da diversidade local e o fortalecimento do Herbário Padre José Maria de Albuquerque (HATM). Esta dissertação está dividida em três capítulos.  No primeiro capítulo foi realizado uma listagem de espécies de cogumelos comestiveis encontradas em região cacaueira destes municípios. Os táxons que apresentaram maior abundancia foram do gênero Auricularia (14 coletas), seguidos de Lentinus (12), Favolus (4) e Panus (4). Desta forma pode-se observar a diversidade de espécies de cogumelos para os municípios estudados e pode ser uma importante alternativa de benefícios para a saúde humana disponível na região, como também os depósitos de exsicatas das coletas realizadas contribuirá para enriquecer a coleção de fungos do Herbário HATM da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira. O segundo capítulo consiste na análise do perfil de aminoácidos das espécies Auricularia delicata, Schizophyllum commune e mix de Panus lecomtei e Panus strigellus, coletados em lavouras antigas e recém formadas de cacau e matas adjacentes a estes cultivos, no sudoeste paraense. Através dos métodos AOAC 982.30 mod., AOAC 994. 12 mod. e AOAC 988.15 mod. utilizado para determinar os aminoácidos neste estudo, foram encontrados 19 aminoácidos nas amostras dos cogumelos estudadas, sendo nove essenciais e dez não essenciais. Os aminoácidos essenciais que apresentaram maiores porcentagens foram a valina, seguido de leucina e lisina. Já os aminoácidos não essenciais com maiores porcentagens foram os ácidos glutâmico e aspárticos seguidos de alanina. O presente estudo demonstrou que os cogumelos avaliados podem ser um alimento de grande diferencial nutricional, pois são uma fonte alternativa de aminoácidos essenciais para a dieta alimentar humana. E por fim, no terceiro capítulo a descrição de espécies do gênero Schizophyllum encontrados na área estudada. Como resultados obtidos, são descritas três espécies de Schizophyllum para as áreas amostradas da Amazônia: Schizophyllum aff. radiatum, Schizophyllum leprieurii e Schizophyllum umbrinum. As espécies deste grupo apresentam caracteres macro morfológicos altamente variáveis ou também muito semelhantes com muita sobreposição; tornando difícil a separação dos táxons, pelo menos de S. commune vs. S. radiatum vs. S. aff. radiatum. Desta forma, é necessário uma revisão taxonômica nestas espécies para elucidar se os nomes atribuídos para cada táxon em ambos os clados incluem uma ou mais espécies crípticas. Este estudo é apenas uma amostra da diversidade de macrofungos comestíveis para a região do sudoeste paraense. Porém, pioneira para a região, sendo necessário a continuidade de mais estudos para descrever melhor esta biodiversidade local.

  • SHIRLEY FERNANDA DE ALMEIDA CAMPOS
  • ETNO-ORNITOLOGIA E USO DE CURIÓS NO SUDOESTE DO PARÁ, BRASIL

  • Data: 31/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • O uso das aves silvestres como animais de estimação é comum há séculos, implicando
    em um estímulo ao comércio e à caça ilegal desses animais. Dentre as aves com
    autorização para ser mantida como animal de estimação no Brasil, o curió (Sporophila
    angolensis) se destaca devido à beleza do canto, acarretando um número elevado de
    criação e comercialização ilegal da espécie. Apesar de ser considerada uma espécie pouco
    preocupante para a conservação no país, encontra-se na lista daquelas ameaçadas de
    extinção em alguns estados brasileiros. Em outras regiões do país, a finalidade de criação
    do Sporophila angolensis é restrita ao canto e à participação em competições desse tipo.
    Já na região norte brasileira, a espécie é frequentemente encontrada como animal de
    estimação devido à sua habilidade de ser um pássaro preseiro, que consiste na capacidade
    de animais cativos treinados conseguir capturar outras aves soltas da natureza. Uma
    investigação sobre a relação entre os criadores e o pássaro é importante para identificar
    se tal relação se desdobra em práticas benéficas ou nocivas à espécie. Este estudo tem
    como objetivo geral compreender o conhecimento etno-ornitológico e os usos acerca do
    curió por criadores dos municípios de Altamira e Brasil Novo, localizados no estado do
    Pará, Brasil. A partir de entrevistas semiestruturadas e conversas informais, mediante um
    roteiro, obtivemos informações sobre a percepção dos moradores a respeito do curió.
    Foram entrevistadas 20 pessoas, sendo a maioria homens (90%) e com a escolaridade de
    nível médio. Renda e idade não parecem ser determinantes para essa prática, que acaba
    se tornando parte muito importante da vida dessas pessoas por adquirirem um vínculo
    muito grande com o pássaro. A maioria tem como motivação para a criação a caça, que,
    para eles, é considerada esportiva, ficando o fator econômico em segundo plano. Essa
    preferência pela espécie é promovida devido à sua característica territorialista, encontrada
    principalmente nos machos, proporcionando a habilidade preseira e permitindo o seu uso
    na caça como curió-preseiro. Como dados preocupantes em relação à conservação da
    espécie, temos que somente 60% dos informantes possuem autorização para a criação de
    pássaros e, entre eles, apenas 50% têm todos os seus curiós legalizados. Além disso, a
    informação de que, para 85% dos entrevistados, ocorreu uma diminuição da espécie na
    região, causada principalmente pela caça e pelo uso de agrotóxicos. A relação cultural, as
    redes sociais e a valorização econômica da espécie também influenciam na demanda
    local. Constatamos o costume da realização de campeonatos de curiós-preseiros, que
    acontecem por meio de veiculação de vídeos desse método de caça, postados em grupos
    de WhatsApp. Os valores desses campeões variam de R$ 15.000 a R$ 30.000. Hoje a
    retirada de espécimes da natureza é menos frequente, porém ainda é expressiva, sendo os
    indivíduos jovens e machos os mais caçados. A criação e a caça com o curió-preseiro são
    culturais na região e têm importância econômica e social para os criadores. Percebemos
    que essa preferência pela espécie a transforma em uma espécie-alvo, estimulando a sua
    caça e o comércio. Campanhas educativas de monitoramento e de fiscalização são
    necessárias para favorecer a preservação da espécie na região.

  • HITALO CHRISTHOFFER ALAMAR MELO
  • Caracterização de nutrientes e metais pesados em peixes, solo e corpos d'água em áreas de cultivo de arroz na Ilha do Marajó, Pará, Brasil

  • Data: 31/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • O Brasil lidera o Ranking de um dos maiores produtores agropecuários do mundo e no uso de insumos, fertilizantes e agrotóxicos, sendo considerado o maior consumidor desses químicos. Apesar dos benefícios do consumo desses produtos, o uso indiscriminado ou em excesso causam forte impacto ambiental, contaminando o ar, a água e o solo, podendo afetar a composição da biodiversidade local e de seus entornos, bem como a interação entre os organismos. Portanto, este estudo tem por objetivo determinar os teores de magnésio, cálcio, cádmio, crômo, ferro, zinco, manganês, chumbo e cobre em peixes, no solo e em corpos d’agua em áreas de influência agrícola em Cachoeira do Ararí, no Pará. Os resultados esperados das concentrações para solo, água e peixes serão comparados com os valores referência disponibilizados pela Resolução CONAMA 420/2009, Resolução Nº 357/2005, Resolução RDC nº 42/2013 e pelo Decreto nº 5.971/65. Os valores orientados servirão de base para inferir possíveis contaminações nos pontos de amostragem. Sendo assim, será possível realizar uma caracterização dos teores de metais na região, conhecer os possíveis impactos causados pela poluição por metais, além de fornecer informações que poderão auxiliar em estudos futuros sobre conservação e preservação ambiental.

  • ÉRICA JOZIÉLEN CUNHA DA SILVA
  • Plantas úteis na comunidade quilombola jacarequara, município de santa luzia do pará - pa

  • Data: 30/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • As populações tradicionais, são assim reconhecidas por terem seus conhecimentos ligados à natureza, e estes são usados como forma de sobrevivência, dentre essas populações temos os remanescentes de quilombos. Uma forma de resgate de conhecimentos etnobotânicos são essas populações humanas tradicionais que detêm conhecimentos sobre plantas medicinais, alimentares, ornamentais, artesanais, paisagísticas, magico religiosos, dentre outros.Atualmente são reconhecidas no Pará 261 Comunidades Remanescentes de Quilombos, e 56 tem título de território Quilombola, dentre elas encontra-se Jacarequara, no município de Santa Luzia do Pará. . Objetivou-se realizar um levantamento das espécies úteis, identificar, conhecer e debater a dinâmica da comunidade com relação as espécies vegetais utilizadas. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada com 26 moradores maiores de 18 anos utilizando o método “Bola de Neve” com indicações sucessivas até atingir um ponto de saturação, além de turnê guiada para coleta das amostras e fotografias para identificação com ajuda do sistema APG IV. Para as respostas foram construídos gráficos e tabelas com Excel, e s Calculados índices de valor de uso. 126 espécies foram citadas, 84 medicinal, 48 alimentar, 16 artesanal e 14 em outros usos, 65% dos entrevistados aprendeu com a mãe, avô ou tia sobre plantas medicinais, e o cultivo para alimentação é baseado na agricultura familiar. A comunidade Jacarequara demonstrou uma variedade de conhecimento de espécies de plantas, seus usos e formas de manipulação.

  • LARISSA RODRIGUES FERREIRA
  • PANC na visão de estudantes de Ciências Biológicas da Amazônia.

  • Data: 26/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • As plantas alimentícias não convencionais são todas aquelas plantas ou partes de plantas que possuem aproveitamento para alimentação humana, no entanto muitas vezes são inexploradas ou subutilizadas. O presente trabalho verificou o conhecimento e a utilização de plantas alimentícias não convencionais por estudantes de Ciências Biológicas da região Amazônica. A coleta das respostas foi realizada de março a junho de 2022 por meio de formulário eletrônico no Google Forms®. Obteve-se um número de 82 participantes de 10 Universidades Públicas Federais, sendo prevalente o gênero feminino. O conhecimento do termo PANC (plantas alimentícias não convencionais) foi relatado por 56% dos participantes. Foram registradas 112 espécies de plantas, dessas a maioria nativa com alto percentual de consumo (71%) dentre as espécies mais citadas apareceram: Manihot esculenta Crantz (mandioca), Xanthosoma sagittifolium (taioba), Acmella oleracea (jambu) e Physalis angulata (camapu) onde os principais lugares de obtenção foram: quintais, hortas, sítios e feiras. As partes vegetais mais utilizadas por categorias foram os frutos (77%), raízes e caules (76%), folhas (68%) e flores ou sementes (61%). O potencial alimentício é elevado na forma in natura para frutos, flores e sementes. A origem do conhecimento sobre as PANC é predominantemente familiar (42%) seguida de professores (22%). A relevância desse conhecimento para área de estudo segundo os estudantes se dá pelas questões de qualidade de vida e possibilidades de ensino uma vez que as consideram mais importantes do ponto de vista alimentar e científico. Apesar de conhecidas, ainda são negligenciadas e carecem de melhor divulgação e popularização.

     

  • WILLIAN DA SILVA GONCALVES
  • RESPOSTA DE MAMÍFEROS E AVES AO MANEJO FLORESTAL DE IMPACTO REDUZIDO EM PORTEL/PA

  • Data: 26/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • Florestas tropicais fazem parte dos ambientes mais diversos do planeta e provêm serviços ecossistêmicos vitais para a subsistência de seres humanos e manutenção da biodiversidade. A extração madeireira de impacto reduzido é uma alternativa econômica para usos de recursos menos nociva à biodiversidade. A fim de ampliar a compreensão do conhecimento desse tipo de uso da terra sobre as comunidades de aves e mamíferos, objetivamos procurar respostas na estrutura da comunidade resultante do Manejo Florestal Sustentável (MFS) em áreas de Exploração de Impacto Reduzido (EIR). Este estudo foi realizado na Fazenda Uberlândia em Portel/PA, com fitofisionomias de floresta ombrófila densa e floresta aberta. No monitoramento faunístico foram utilizados dois métodos, censo em transectos de 2,5 Km a 5 km de comprimento, e a outra metodologia através de cameras-trap, utilizando um total de 61 câmeras, ambas instaladas nas Unidades de Produção Anual (UPA).  Foram utilizadas estimativas de densidade populacional com o software Distance 7.1, comparando os períodos pré e pós exploratório. Para examinar a resposta de cada grupo ao tempo de recuperação florestal em cada unidade de produção anual, utilizamos o NMDS.  Registramos um total de 30 espécies ao longo da área de trilhas, divididas em dois períodos (pré e pós exploratório). No período pré foi encontrado uma riqueza de 23 espécies (15 mamíferos e oito aves), enquanto no pós foram 26 (15 mamíferos e 11 aves). Não encontramos diferença significativa na densidade populacional entre os períodos pré e pós-exploratório (t = -1,0285, df = 23,273, p-value = 0,3143) porém foi possível observar isoladamente algumas populações como Chiropotes utahikae e Saguinus niger que ocorreram apenas no período pré-exploratório. As amostragens por armadilhas fotográficas na Fazenda Uberlândia registraram 11736 imagens de animais e identificamos um total de 29 espécies (24 de mamíferos e cinco de aves), podendo observar mais espécies de médio e grande porte. Nossos resultados mostram que as florestas exploradas retêm valor de conservação para algumas espécies de mamíferos e aves, principalmente os de hábitos terrestres e é importante que limites na exploração madeireira sejam identificados evitando declínios nos aspectos da história de vida de alguns táxons.

  • ADRIANA SOEIRO ALVES
  • DIVERSIDADE MICROBIANA ISOLADOS DA CLOACA de Kinosternon scorpioides CRIADOS EM CATIVEIRO

  • Data: 31/07/2022
  • Mostrar Resumo
  • As elevadas densidades populacionais humanas e de animais domésticos promovem cada vez mais um contato maior com espécies silvestres. Este contato aproxima agentes infecciosos e/ou parasitários no sentido de encontrarem novos hospedeiros e novos ambientes nos quais existem condições de manutenção, multiplicação e transmissão dos mesmos. Os quelônios, assim como outros répteis, são considerados reservatórios regulares para certas bactérias patogênicas aos seres humanos. Por serem um alimento muito apreciado na culinária da Amazônia, as espécies sofrem intenso impacto antrópico, e entre as espécies de quelônios mais exploradas no Brasil, destaca-se o muçuã (Kinosternon scorpioides). Este trabalho teve como objetivo principal verificar a ocorrência das principais bactérias com potencial zoonótico presentes na cloaca de muçuãs (K. scorpioides) criados em cativeiro. Com a finalidade de verificar a microbiota de K. scorpiodes, foram colhidas amostras cloacais de 66 indivíduos desta espécie do criatório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental (7310/2014-SEMAS-PA), localizado em Salvaterra Ilha de Marajó-PA. As amostras foram semeadas em placas de petri contendo Ágar MacConkey e Agar Xilose Lisina incubadas à temperatura de 37°C por 24-48h em estufa bacteriológica. Adicionalmente, as colônias foram replicadas em Ágar nutriente à temperatura de 37°C por 24h. A identificação das características morfológicas das colônias bacterianas foi realizada por meio de testes tintoriais e provas bioquímicas. Foram identificados 10 gêneros bacterianos, tendo com destaque para Escherichia coli, Proteus sp. e Edwarsiella sp. Os resultados revelam que os muçuãs atuam significativamente como reservatórios de bactérias gram negativas causadoras de toxi-infecções de importância na saúde pública.

  • LETÍCIA LIMA CORREIA
  • .

  • Data: 01/07/2022
  • Mostrar Resumo
  • Plastics are petroleum-derived products that are present in all environments (urban and rural). Causing problems in humans and wild animals, thus affecting bats, species that play an important role in biodiversity. Thus, our objective is to identify the presence of plastic waste in bats in the western Brazilian Amazon. Specifically, we will; i. Identify and quantify plastic residues from the respiratory and digestive system of the bats studied; ii. Check the difference in the concentration of plastic residues between the tissues studied; iii. Correlating the size of the species and the concentration of plastic residues in the evaluated tissues; iv. Evaluate the differences in residue accumulation between different trophic guilds and environments (urban and rural). Specimens were collected in three cities in Pará, Altamira, Brasil novo and Vitória do Xingu, including points in urban and rural areas. A total of 173 individuals of 43 different species will be analyzed, comprising all trophic levels (Insectivore (aerial, scavenger and clearing), Frutivorous, Omnivorous, Nectarivorous, Hematophagous, Herbivorous and Piscivorous). Collections were made in a standard way using 6 to 8 8m mist nets stretched after sunset and remaining for 6 hours. The digestive system from the esophagus to the anus will be analyzed, where the stomach will be separated from the intestine. The respiratory system will be removed from the nasal cavities to the lungs. After the samples are weighed and measured, they will be placed in glass jars with KOH to dissolve the tissues, after that the samples will go to an oven for seven days at a constant temperature at 60°C, later it will be filtered with a 0 porosity membrane ,2 𝜇𝑚 with the aid of a vacuum pump. The membranes will be stored in glass petri dishes, protected by aluminum foil envelopes, and taken back to an oven for 24H at a temperature of 60°C. The samples will be analyzed under a 100x magnification stereoscope. Each item will be photographed and identified for color, size and shape. For laboratory procedures, all care will be taken regarding 100% cotton clothing and all material for analysis will be washed previously with distilled and filtered water. The environment will also be blanked, so it will be possible to see the amount of contamination existing in the environment, which may interfere in the result of the analyzes with contamination that is not from the natural environment of the specimens, and the collection sites will also be blanked to be able to confront the environmental particles with the particles found in the bat specimens. Thus, it is expected that among the trophic guilds analyzed, specimens that are aerial insectivores present a greater amount of plastic residues in the respiratory system than in species that are scavengers or clearing insectivores. That species with higher trophic levels present a greater amount of plastic residues, such as carnivores and omnivores. And that there may be a difference between the tissues studied (respiratory and digestive) and that species from urban areas present a greater amount of plastic waste than species from rural areas.

  • EDUARDA SILVA DE LIMA
  • NEPOMORPHA (HETEROPTERA) AQUÁTICOS EM LAGOS DOS LAVRADOS DE RORAIMA

  • Data: 30/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • O bioma amazônico é um dos mais ricos e diversos da Terra, principalmente quanto sua fauna, flora e ecossistemas. Os Lavrados de Roraima compõem um desses ecossistemas, possuindo características específicas e incomparáveis. Sua hidrografia é formada por lagos repletos de indivíduos endêmicos e espécies em extinção, cuja heterogeneidade estaria intimamente relacionada à sua vegetação e variáveis limnológicas que circundam o ambiente, o que faz com que algumas das espécies residentes nesse ecossistema sejam diferentes das verificadas em regiões próximas. Dentre os organismos aquáticos mais sensíveis a essas variáveis limnológicas encontram-se os invertebrados, em especial os da classe Insecta, subordem Heteroptera e infraordem Nepomorpha, representantes significativos que participam ativamente na manutenção e equilíbrio de ambientes aquáticos, possuindo morfologia incomum, variabilidade de nichos e alimentação, o que as faz ocupar quase sempre o topo das cadeias tróficas. No entanto, ainda há poucas informações sobre Nepomorpha nos Lavrados de Roraima, o que dificulta ações de conservação e representa risco, uma vez que essa área começa a ser ocupada por pastagens e plantações de soja, explicitando necessidade de sanar os déficits Lineano, Wallaceano e Hutchinsoniano existentes. Assim, objetivou-se avaliar o efeito das variáveis ambientais sobre a estrutura das espécies de Nepomorpha em lagos dos Lavrados do Estado de Roraima, determinando sua abundância, riqueza e composição. Os lagos estudados encontram-se no município de Boa Vista, Roraima, caracterizado como um sistema campestre e savânico. Foram validados para a amostragem 26 lagos e o material fora coletado em agosto de 2015, durante o final do período chuvoso amazônico e no início do período de estiagem. Foram utilizadas redes entomológicas aquáticas durante 30 segundos, repetidos em 10 vezes ao redor do lago, sem espaçamento definido. O material coletado foi encaminhado, na época, para o Laboratório de Citotaxonomia e Insetos Aquáticos do INPA e hoje encontra-se no Laboratório de Insetos Aquáticos do Xingu, onde será identificado por meio de observação de características morfoanatômicas, conforme chaves de identificação da entomofauna aquática amazônica atuais. Além disso, para fazer a caracterização limnológica dos lagos utilizaremos uma Análise de Componentes Principais; para testar o efeito das variáveis sobre a riqueza e abundância utilizaremos uma Regressão Linear Simples; e para relacionar as variáveis ambientais à composição de Nepomorpha usaremos uma Análise de Redundância. Com isso, espera-se reduzir os déficits citados, auxiliando em ações de conservação, além de apresentar uma lista de espécies para os lagos dos Lavrados.

  • ISAAC SIDOMAR CABRAL DA SILVA FERNANDES
  • REVISÃO TAXONÔMICA DE Parancistrus Bleeker, 1862 (SILURIFORMES, LORICARIIDAE)

  • Data: 23/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • Loricariidae é a mais diversificada família, abrigando o maior número de gêneros e espécies dentro de Siluriformes, muitos deles carecendo de uma revisão taxonômica, como no caso de Parancistrus. A revisão do gênero foi feita através dos métodos da taxonomia tradicional. Foram examinados exemplares provenientes de diferentes museus e coleções ictiológicas, incluindo os holótipos (imagens e/ou exemplares) juntamente à série tipo das espécies de Parancistrus; adicionalmente foram feitas comparações com Spectracanthicus e Baryancistrus, gêneros próximos de Parancistrus, para um melhor detalhamento taxonômico do gênero. Parancistrus sp. “marrom”, a terceira espécie para o gênero é proposta. Parancistrus aurantiacus, a espécie tipo do gênero, é restrita à bacia dos rios Tocantins-Araguaia, e pode ser diferenciada de Parancistrus nudiventris e Parancistrus sp. “marrom” pela presença de placas na região ventral (vs. a ausência de placas) e seu colorido marrom claro com manchas pálidas (vs. preto com bolinhas brancas em P. nudiventris e marrom claro sem manchas pálidas em Parancistrus sp. “marrom”). Parancistrus nudiventris e Parancistrus sp. “marrom” são restritos à bacia do rio Xingu. Neste trabalho são feitas redescrições das espécies já conhecidas e a descrição da nova espécie proposta. As semelhanças e diferenças entre estes três taxa são apresentadas e discutidas. Mapas com a distribuição geográfica, as principais ameaças à conservação das espécies, as ilustrações de todas as espécies reconhecidas no gênero além da chave de identificação das espécies e do gênero são apresentadas.

  • THAIS NASCIMENTO PEREIRA
  •  Mercúrio e arsênio no rio Xingu em áreas sob a influência da UHE Belo Monte (PA)

  • Data: 22/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • Os grandes projetos hidrelétricos representam riscos ao ambiente, que se estendem desde o desmatamento à poluição por metais com potencial tóxico. O mercúrio (Hg) e o arsênio (As) são elementos encontrados em áreas de reservatórios, sejam de mineração ou de hidrelétricas. Na Amazônia, a contaminação por mercúrio e arsênio possui um agravante, por esse bioma ter um estoque natural de mercúrio no solo e a presença de arsênio no rio Amazonas e seus afluentes, advinda da intemperização dos Andes. Em seres humanos, esses elementos possuem potencial carcinogênico. Este estudo objetiva avaliar mercúrio e arsênio totais em duas espécies de peixes do rio Xingu, em oito pontos de coleta no período da seca, em áreas de influência da Hidrelétrica Belo Monte. Os dados obtidos serão comparados com estudos realizados no período de cheia do rio. Serão utilizados 120 peixes, sendo 60 Cichla melaniae e 60 Baryancistrus xanthellus. Em campo, serão retirados brânquias, fígado e músculo e coletadas amostras de água e sedimento. A análise de Hg e As totais em tecidos de peixes será feita por meio de Espectrometria de Absorção Atômica com Vapor Frio e a de Hg e As totais em água superficial e sedimentos por meio de Espectrometria de Massas com Plasma Acoplado por Indução. Acredita-se que o teor de mercúrio será maior que o de arsênio nos peixes estudados. Quanto a água e sedimentos, o As demonstrará valores maiores que o de Hg. Acredita-se ainda que a quantidade desses metais-traço será menor na época da seca.

  • ONDINA LILLAN PINTO DO COUTO
  • Uma nova espécie de Corydoras Lacépède, 1803(Siluriformes: Callichthyidae) da bacia do rio Xingu, Brasil

  • Data: 16/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • Uma espécie nova de Corydoras é descrita do rio Bacajá, bacia do rio Xingu, estado do Pará, Brasil. A espécie nova pode ser distinguida de suas congêneres pela combinação das seguintes características: (a) ramo no canal sensorial temporal no esfenótico, que dá origem ao canal supraorbital, com dois poros; (b) placa dentária superior do arco branquial com três ou mais séries; (c) aba carnosa nos cantos da boca, ventralmente ao barbilhão maxilar, com formato triangular, não formando uma estrutura alongada similar a um terceiro barbilhão; (d) hipobranquial 1 pouco ossificado, com porção cartilaginosa de tamanho pelo menos duas vezes maior que a ossificada; (e) contato entre o processo posterior do parieto-supraoccipital e a placa nucal; (f) uma mancha marrom-escuro a preta, semelhante a uma máscara, cruzando transversalmente a órbita; (g) linha mediana do flanco desprovida de padrão de coloração conspícuo; (h) placas dorsolaterais apenas com pequenas manchas marrom-escuras a pretas, irregulares, arredondadas ou verticalmente alongadas; (i) região anterior da nadadeira dorsal desprovida de uma grande mancha escura conspícua.

  • CATALINA OCAMPO CARVAJAL
  • Distribution and conservation of the white-fronted spider monkey, Ateles marginatus (Primates, Atelidae), in the eastern Brazilian Amazonia

  • Data: 02/06/2022
  • Mostrar Resumo
  •  

    Understanding the distribution of threatened species is pivotal to their conservation. Ateles marginatus (É. Geoffroy Saint-Hilaire, 1809) is a large-sized, highly frugivorous, poorly known, endangered primate species that inhabit the arc of deforestation in eastern Brazilian Amazonia, a region that have been accounting for unprecedented rates of deforestation over decades. In this study, we combined species occurrence records with climatic and environmental data in species distribution models using MaxEnt to determine A. marginatus distribution and overlaid its area of occupancy (AOO) with protected areas, current and future deforestation, and fire activity to evaluate the impact of these threats on the species. We found mean annual temperature, precipitation seasonality, precipitation of the driest quarter, and net primary productivity were the most important variables determining the distribution of A. marginatus. Our model predicted a highly patchy occurrence over an area of 303.658,2 km2 (29% of its extension of occurrence). Fifty-six percent of its AOO lies in currently unprotected areas. In addition, 18% and 24% of its AOO were affected by current accumulated deforestation (1988-2007) and fire activity (2021), respectively. Finally, based on a projection of future deforestation, we also estimated that the current AOO of the species might lost 67% of forest until 2050. Our findings highlight that a large part of the well-developed, primary forests inhabited by A. marginatus is being vanished, thus compromising the persistence of this species at the long run.

  • FABRICIO OTAVIO DO NASCIMENTO PEREIRA
  • COMPOSITION OF THE ANUROS ASSEMBLY IN A FOREST MANAGEMENT AREA IN THE EASTERN AMAZON

  • Data: 31/05/2022
  • Mostrar Resumo
  • The reduction of biodiversity has awakened efforts by ecologists, conservationists and society in general to understand the effects of economic activities on its losses. This study evaluates the effect of reduced impact forest management, an economic activity seen as allied to Biodiversity conservation, on the composition of the anuran assemblage and the effects of the environments created by the management and the post-exploitation time on the anuran assemblage. For that, the effects of the type of phytophysiognomy, and time of exploration of the forest management were analyzed. The study was carried out in the Amazon region of Pará, in the management unit of Fazenda Uberlândia, in the municipality of Portel. Field data collection took place in the middle of the period with the highest rainfall (February to March 2021), with sampling in 84 linear transects (25m), at least 500 m apart. The time elapsed since logging was from one to six years, and seventeen years. We analyzed four types of environment, which were formed as a result of the exploration, patio, secondary road, trailing branch and forest. In each transect, four environmental variables were collected in order to describe the structural characteristics of each of the environments: average litter height, temperature, humidity and amount of light. First, we performed a spatial autocorrelation test using Moran's I index. We analyzed the data from an nMDS and with the scores of the first axis generated by the nMDS, we performed an ANOVA vs. type of management environment, we also carried out an a posteriori Tukey test, to exemplify in which environments the significant differences were. In addition, we performed another ANOVA to verify significant differences in species richness between environments. The impacts of exploration resulted in changes in the landscape, transforming forested areas into a mosaic of modified habitats rich in artificial puddles. Our results indicate that the species that use lotic water bodies dominated in patio environments and secondary roads where there is greater water deposit. This process can be beneficial for the assemblage in the short term, given that the first years present the most significant effects of management, but this result can have a homogenizing effect, making the composition of the fauna, which at first was rich in forestry specialists, in species more adapted to more open environments and thus reducing local functional diversity.

  • MAIARA DOS SANTOS RODRIGUES
  • LACUNAS E TENDÊNCIAS EM ESTUDOS DE DIVERSIDADE GENÉTICA DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS

  • Data: 30/05/2022
  • Mostrar Resumo
  • A diversidade genética tem uma forte contribuição na conservação das espécies
    vegetais, esses estudos auxiliam na criação de estratégias eficazes, priorizando a
    manutenção da diversidade da espécie. Um levantamento de trabalhos já realizados
    sobre diversidade genética de espécies vegetais da Amazônia, através de uma
    cienciometria também pode auxiliar nos processos de conservação das populações
    nativas, pois pode auxiliar os pesquisadores em suas tomadas de decisões. Portanto, foi
    realizada uma análise cienciométrica sobre diversidade genética intraespecífica de
    espécies vegetais nativas da Amazônia. Para obtenção dos dados foi realizado um
    levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos Capes, a pesquisa foi limitada
    apenas por tópicos em um intervalo de tempo de 1990 a 2020. Com os resultados foi
    possível observar que os Marcadores moleculares foram os mais frequentemente
    utilizados para acessar a diversidade genética, sendo empregados em 222 publicações
    (89,15%). Em 2017 os maiores números de publicações foram encontrados, sendo 25
    artigos (11,26% do total de artigos), seguido de 2015 com 17 (7,65% do total de
    artigos). O ano de 2008 apresentou uma maior tendência no número de publicações se
    comparado ao número total de artigos publicadas no ISI, seguido do ano de 2003. Os
    artigos encontrados estão distribuídos em 72 periódicos diferentes. O periódico Genetics
    and Molecular Research apresentou o maior número de publicações encontradas, com
    21 trabalhos (9,45% do total de artigos), seguido das revistas Genetic Resources and
    Crop Evolution, com 13 artigos (5,85% do total de artigos). Dentro do número total de
    artigos, foram encontrados dados para 74 espécies distribuídas em 36 famílias
    botânicas, a família estudada em um maior número de artigos foi a Malvaceae, em 44
    publicações (19,81% do total de artigos), seguido das famílias Euphorbiaceae, em 34
    publicações (15,31% do total de artigos). O número de trabalhos encontrados estudando
    as diferentes famílias, não representam a variedade de espécies analisadas dentro delas.
    A família que teve o maior número de espécies estudadas foi a Arecaceae, com 16
    espécies (21,62%), seguido das famílias Fabaceae, com 11 espécies (14,86%). A análise
    de diversidade genética com Theobroma cacao foi realizada em 35 publicações (15,76%
    do total de artigos), sendo a espécie mais estudada, seguido de Manihot esculenta, na
    qual foi analisada em 23 publicações (10,36% do total de artigos). O T. cacao foi a
    espécie estudada que teve uma maior amplitude de diferentes populações coletadas pelo
    mundo (29 países). O DNA nuclear foi o mais estudado, sendo analisado em 211
    publicações (95,04% do total de artigos). O marcador mais usado foi o SSR, em 122
    publicações (54,95% do total de artigos), seguido do marcador SNP, em 35 publicações
    (15,76% do total de artigos). Os estudos que tinham por finalidade geral fornecer
    subsídios para a conservação da espécie estudada, foram os mais encontrados, em 99
    publicações (44,59% do total de artigos). Seguido dos que tinham por finalidade
    fornecer subsídios para o melhoramento, sendo encontrados em 59 publicações,
    (26,57% do total de artigos).

  • MARIA JOSÉ TAVARES DE OLIVEIRA
  • Microplastics distribution in water column from Brazilian Amazon reservoirs: seasonal and spatial aspects


  • Data: 29/04/2022
  • Mostrar Resumo
  • The occurrence and pollution of microplastics have caused great concern around the world, given the environmental impacts of such pollutants. Research on these plastic particles in freshwater is increasing, however, there are still few studies in reverine reservoirs. In this study, we investigate the presence, abundance and characteristics of microplastics from the water column in four hydroelectric powerplant reservoirs in the Brazilian Amazon, during a period of lower rainfall. Our sampling design selected sites from reservoirs located in distinct river basins (Samuel at Madeira basin, Curuá-Una at Tapajós, Tucuruí at Tocantins-Araguaia, and Belo Monte at Xingu basin). A total of 47 water samples were collected in the three compartments of the system: upstream, downstream, and inside the reservoir. The abundance of microplastics averaged from 120.5 to 892.3 particles/m³ in the analyzed compartments. Microplastics were dominated by fragments (56 %) and fibers (39 %), with the dominance of particle sizes below 200 µm. Blue (24.19%), transparent (22.73%), black (22.07%), and red (12.88%) colors occupied the highest percentage of all samples. There was a significant difference in the mean abundance of microplastics in Samuel and Belo Monte reservoirs, where the downstream and upstream compartments, respectively, showed the highest abundances, and inside the reservoir, the lowest abundances were observed. Overall, higher abundances were found upstream of the reservoirs, which may have an important potential contribution to microplastic pollution within the reservoirs, and a potential sink for microplastics in riverine systems.

  • BIANCA CRISTINA CIRINO SARAIVA
  • Characterization of microplastics distribution from Brailian Amazon reservoirs.

  • Data: 27/04/2022
  • Mostrar Resumo
  • The occurrence and pollution of microplastics have caused great concern around the world, given the environmental impacts of such pollutants. Research on these plastic particles in freshwater is increasing, however, there are still few studies in reverine reservoirs. In this study, we investigate the presence, abundance and characteristics of microplastics from the water column in four hydroelectric powerplant reservoirs in the Brazilian Amazon, during a period of lower rainfall. Our sampling design selected sites from reservoirs located in distinct river basins (Samuel at Madeira basin, Curuá-Una at Tapajós, Tucuruí at Tocantins-Araguaia, and Belo Monte at Xingu basin). A total of 47 water samples were collected in the three compartments of the system: upstream, downstream, and inside the reservoir. The abundance of microplastics averaged from 120.5 to 892.3 particles/m³ in the analyzed compartments. Microplastics were dominated by fragments (56 %) and fibers (39 %), with the dominance of particle sizes below 200 µm. Blue (24.19%), transparent (22.73%), black (22.07%), and red (12.88%) colors occupied the highest percentage of all samples. There was a significant difference in the mean abundance of microplastics in Samuel and Belo Monte reservoirs, where the downstream and upstream compartments, respectively, showed the highest abundances, and inside the reservoir, the lowest abundances were observed. Overall, higher abundances were found upstream of the reservoirs, which may have an important potential contribution to microplastic pollution within the reservoirs, and a potential sink for microplastics in riverine systems.

  • SUZANA LIGOSKI ZEFERINO
  • GENERALIZED LINEAR MODELS IN PREDICTING THE SIZE OF PLANNED FOREST EXPLORATION CLEARINGS IN THE BRAZILIAN AMAZON
  • Data: 25/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • Even if all forest management measures are taken, in accordance with current legislation and technical standards, the tropical forest will suffer the effects of reduced impact forestry, which are seen directly in areas of effective exploitation through clearings, roads, storage yards, and indirectly in the death of individuals adjacent to exploration areas. In this study, we sought to evaluate the effects of forest management in areas of Dense Rain Forest (FOM), Periodically Flooded Rain Forest (FOMPA) and Open Rain Forest with Liana (FOAC) in the eastern region of Pará, through the assessment of damage caused by forest exploitation the remaining trees near the gaps and the relationship between the size of the gaps with the variables DBH, commercial height, and type of phytophysiognomy. Damage to remaining trees near gaps was compared between forests and equation models were adjusted to predict gap size from dendrometric variables and phytophysiognomy. Data were obtained from 653 clearings in an Annual Production Unit n.14 (UPA 14), belonging to the management area of the Uberlândia farm, managed by the company LN Guerra LTDA. We used information on the number of damages caused to the remaining trees in the gap area, which were categorized into light, moderate and irreversible damage, and information on gap dimensions, through the largest and smallest diameter of the gap. In addition to these data, we used the 100% forest inventory and monitoring data from UPA-14. We performed exploratory analyzes and later applied Generalized Linear Modeling (GLM) methods using the Gaussian, Gamma and Inverse Gaussian families, with the connection and transformation functions of the variables used for the prediction of the gap area with the variables DBH, Commercial height , volume and type of phytophysiognomy. Of the 653 gaps analyzed, 171 were in FOM, 165 in FOMPA, and 317 in FOAC, which belong to 36 species, distributed in 15 families. The gaps in general ranged from 27.65 to 548.46 m² (115.98 ± 69.07). Of the 15 adjusted models, only 6 presented statistical significance at the 5% level, among these the M12 model was the one that best adjusted to the database, presenting one of the lowest values of Akaike information criterion (AIC) and Bayesian information criterion (BIC) and better distribution of randomized waste. The results demonstrate the need to use prerogatives in forest management that take into account the type of phytophysiognomy. The prediction of gap sizes proved to be of paramount importance for monitoring in forest management.

  • DHYENE RAYNE DOS SANTOS BECKER
  • ALTERAÇÕES MORFOANATÔMICAS E BIOQUÍMICAS DURANTE A MATURAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES NATIVAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA


  • Data: 25/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • Dentre as diversas famílias botânicas existentes na região Amazônica, destacam-se a família
    Moraceae e Lauraceae, que são compostas de algumas espécies nativas de grande valor
    econômico e social como é o caso da Bagassa guianensis e Dicypellium caryophyllaceum.
    Entretanto, poucos são os estudos relacionados a essas espécies, principalmente, sobre maturação,
    morfologia, anatomia e bioquímica. Neste contexto, esse estudo tem como objetivo caracterizar as
    estruturas morfológicas e anatômicas, além da constituição bioquímica presente nas sementes de
    Bagassa guianensis e Dicypellium caryophyllaceum em diferentes estágios de maturação. No
    estudo foram analisados biometria, coloração e aspectos bioquímicos durante a maturação dos
    frutos. Para os frutos de B. guianensis foram caracterizados 4 estádios de desenvolvimento das
    sementes e para os frutos de D. caryophyllaceum foram caracterizados 2 estádios de
    desenvolvimento das sementes com base nas características morfológicas, com a coloração dos
    frutos associados a biometria de frutos e sementes, teor de umidade das sementes e teores de
    reservas. As sementes de B. guianensis foram consideradas como oleaginosas com um conteúdo
    de 34% de lipídios. As sementes obtidas de frutos com coloração com pigmentação aparente
    verde, apresentavam-se com embrião totalmente formados, e apesar dos menores valores
    biométricos, os teores de proteínas e açucares foram observados em grandes quantidades nesse
    estádio de desenvolvimento das sementes. A análise de composição bioquímica da semente
    madura de D. caryophyllaceum demonstrou que os lipídios são uma das principais reservas que
    compõe as sementes com um conteúdo de 19%, sendo a semente classificada como oleaginosa,
    devido à sua maior proporção de extrato etéreo e os maiores valores de aminoácidos e amido
    foram observados no fruto maduro, representado pelo estádio II. Entender os processos
    fisiológicos de maturação e características bioquímicas das espécies florestais nativas facilitará a
    escolha de melhor época para colheita, conservação de germoplasma, desenvolvimento da espécie
    e produção de mudas.

  • DELZIANE ARAUJO BEZERRA
  • ASPECTOS MORFOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS DE SEMENTES E PLÂNTULAS DE FABÁCEAS NATIVAS DA AMAZÔNIA

  • Data: 24/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • As principais reservas existentes nas sementes, que são utilizadas durante o processo de germinação e
    desenvolvimento das plântulas, são carboidratos, proteínas e lipídios, sendo estes de suma
    importância para o estabelecimento e desenvolvimento da planta. Estudos que caracterizem essas
    reservas em espécies florestais da Amazônia são escassos, diante disto o objetivo deste trabalho foi
    descrever a morfologia de sementes e plântulas, identificar o tipo de germinação e quantificar o
    conteúdo das reservas presente nas sementes e cotilédones durante o processo germinativo de duas
    espécies de Fabaceae nativas da Amazônia. As sementes de D. odorata e V. americana foram
    coletadas em fragmentos de florestas e áreas de pastagens no município de Vitoria do Xingu; após
    coleta, foi realizado beneficiamento, biometria e pesagem. Foram colocadas para germinar em casa
    de vegetação em sacos plásticos. Avaliou-se o tipo de germinação, morfologia das sementes e
    plântulas. Para descrição morfológica das sementes foram descritos: dimensões, forma, cor e textura.
    Na descrição das plântulas foram considerados apenas plantas normais, sendo descritas em fases
    sequenciais de desenvolvimento. Foi realizado as análises bioquímicas da semente quiescente e dos
    cotilédones em cada fase de desenvolvimento pós-seminal, sendo quantificados açúcares solúveis
    totais, açúcares redutores, amido, aminoácidos totais, proteínas solúveis, fracionamento de proteínas
    e lipídios. De acordo com os resultados obtidos as duas espécies estudadas têm como principal
    reserva os lipídios, e os carboidratos solúveis totais ou de reservas como segunda principal fonte
    energética. As proteínas solúveis e de reserva e aminoácidos presentes nas sementes foram baixos.
    As plantas utilizaram estratégias diferentes de germinação e mobilização de reservas em D. odorata
    foi observado o consumo das reservas até a formação da plântula e abscisão dos cotilédones, em V.
    americana quando as plântulas estavam completamente formadas, as reservas tendiam a aumentar
    novamente, possivelmente pelo acúmulo de reservas oriundas da fotossíntese nos cotilédones que não
    se desprendem da planta. Apesar das espécies pertencerem a mesma família botânicas, elas
    apresentam características bem distintas em relação a composição da semente, germinação,
    desenvolvimento da plântula e mobilização de reservas.

2021
Descrição
  • TALISSA PIO DE MATOS
  • Caminhos para a diminuição de déficits de conhecimento sobre a decomposição em ambientes aquáticos e a taxonomia de adultos de Trichoptera

  • Data: 30/04/2021
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo geral da dissertação foi analisar e preencher déficits de conhecimento sobre a
    decomposição de matéria orgânica em ambientes aquáticos e a distribuição de
    Trichoptera. No capítulo 1 foi realizada uma análise cienciométrica de publicações entre
    os anos de 1983 a 2019 sobre a decomposição de matéria orgânica em ambientes
    aquáticos da América do Sul. O número de publicações a respeito do tema aumentou
    sobretudo na última década, com destaque para estudos que avaliam os efeitos de
    atividades antrópicas sobre a decomposição. A distribuição desses estudos entre os países
    mostrou-se desigual, além da falta de conhecimento sobre determinados pontos como o
    efeito de impactos antrópicos como as mudanças climáticas, por exemplo e a falta de
    estudos em outros biomas além da Mata Atlântica. Essa falta de conhecimento dificulta a
    compreensão de como funciona o processo de decomposição como um todo. No capítulo
    2 foram realizados dois experimentos em microcosmos a fim de testar o efeito da
    introdução de espécies exóticas frutíferas na vegetação ripária sobre a decomposição
    foliar em ambientes aquáticos da Amazônia. A decomposição microbiana foi similar em
    espécies nativas e exóticas, mas a decomposição total e por fragmentadores foi maior em
    folhas nativas. A morte de fragmentadores ocorreu apenas nos tratamentos com espécies
    exóticas. Assim, o efeito de plantas exóticas sobre a decomposição pode variar
    dependendo das características das espécies exóticas introduzidas. No capítulo 3 foi
    realizada uma checklist de espécies de Trichoptera para o estado do Pará. A checklist foi
    baseada em dados da literatura e das coletas realizadas nos três municípios do Pará,
    Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu. O estudo aumentou em 12 o número de
    espécies para o estado, sendo dois novos registros e dez espécies novas. Dentre estas, há
    uma nova espécie de Xiphocentron (Antillotrichia) sp., sendo o primeiro registro da
    família Xiphocentronidae no estado. Dessa forma esse estudo amplia o conhecimento de
    Trichoptera para 28 gêneros, 11 famílias e 98 espécies no estado do Pará.

  • MYCKEY KENZY E SILVA GONÇALVES
  • RETENÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ÁREAS INUNDADAS DA AMAZÔNIA

  • Data: 29/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • A poluição dos ecossistemas aquáticos por resíduos sólidos está se tornando rapidamente um dos maiores desafios ecológicos do mundo, causando diversas interações letais à habitats e espécies, além de prejuízos no que se refere a serviços ecossistêmicos e implicações para o bem-estar humano. Entretanto, a maioria das informações sobre esse tipo de poluição vem de pesquisas realizadas em praias e costas oceânicas, já ambientes de água doce e estuarinos permanecem menos estudados. No entanto, dados sugerem que esses sistemas funcionam como sumidouro para resíduos sólidos e são a principal forma veiculação desses para os oceanos. O plástico é o principal componente dos resíduos presente nos oceanos, devido sua alta produção e uso em produtos descartáveis, gerando danos como enredamento e ingestão de detritos plásticos que representam riscos a diversos táxons. Dada a sua posição intermediária entre os ambientes terrestre e marinho, os sistemas estuarinos são especialmente vulneráveis à poluição humana. Os estuários da região amazônica possuem uma série de características únicas, como uma paisagem heterogênea intercalando uma faixa de florestas alagadas pelas marés com bancos de areia e praias. No presente estudo, fornecemos os primeiros dados qualitativos e quantitativos sobre a retenção de resíduos solidos em um estuário amazônico, comparando áreas cobertas por vegetação com áreas de areia. Ao todo, foram coletados 12.003 itens, com densidade média ± DP de 1,69 ± 2,16 itens / m2 e peso médio de 78,08 ± 93,11 g / m2. O plástico foi o principal tipo de material (80,97% dos itens) encontrado nas amostras. O maior número de itens foi encontrado nas florestas inundadas pelas marés (73,11%), o que indica que essas áreas são as mais afetadas pela poluição do plástico. Os resultados do presente estudo fornecem informações importantes para o planejamento de pesquisas futuras e a implementação de políticas públicas eficazes para a conservação e gestão desses importantes ecossistemas.

  • FABIO JOSE TORRES DE BARROS
  • Análise Espermática de Hypancistrus sp. (SILURIFORMES, LORICARIDAE) do rio Xingu, Pará, Brasil

  • Data: 25/03/2021
  • Mostrar Resumo
  • Hypancistrus sp., conhecido como acari-pão, é uma espécie de pequeno porte da família Loricariidae, endêmico da bacia amazônica, de baixa mobilidade geográfica, com suas populações restringidas a pequenos ecossistemas locais. A espécie habita biótopos de pedrais caracterizados como micro-habitats heterogêneos e os utiliza como locais para proteção e reprodução. Sua grande variedade de cores e características morfológicas trazem implicações para sua classificação taxonômica e são atrativos para a aquariofilia, o que, entre outros fatores, o caracteriza como peixe ornamental. Neste trabalho, foram realizados dois experimentos, o primeiro foi a caracterização seminal da espécie e o segundo avaliou os efeitos da indução hormonal na qualidade seminal. Para o primeiro experimento, foram usados 42 machos divididos em três grupos com 14 animais cada. Os grupos foram extrusados em meses diferentes e reextrusados seis meses depois. Os parâmetros espermáticos avaliados foram: percentual de motilidade, duração, vigor, concentração, integridade de membrana plasmática, morfologia normal e anormal dos espermatozoides, morfometria, densidade, volume relativo, volume total de sêmen coletado e produção espermática. A variância entre as extrusões e reextrusões dos espécimes também foi avaliada. Hypancistrus sp. apresentou volume seminal total de 25,75 ± 19,97 μL, motilidade espermática de 86,40 ± 9,32%, vigor de 2,75 ± 0,58, duração da motilidade de 5,45 ± 1,81 minutos, integridade de membrana de 82,59 ± 21,00%, concentração de 0,73 ± 0,54x106 SPTZ.mL-1, percentual de espermatozoides com morfologia normal de 85,31 ± 7,50%, percentual de espermatozoides com morfologia anormal de 14,69 ± 7,50%, volume relativo 0,94 ± 0,80 μg de reprodutor-1, produção espermática 0,00025 ± 0,00028×108 SPTZ.macho-1 e densidade 1,25 mg.μL-1. No segundo experimento foram usados 40 espécimes, avaliando a influência da ação hormonal artificial pela indução de uma única aplicação intramuscular de Gonadorelina (Profetil@), em três grupos distintos, obedecendo as seguintes concentrações 60, 100 e 120 μL.Kg-1, frente ao controle negativo (C-), sem indução hormonal e ao controle positivo (C+), animais induzidos com Extrato Bruto de Hipófise de Carpa (EBHC), a 3 mg.Kg-1. Em todos os animais induzidos, o sêmen foi coletado após 250° horas grau da injeção intramuscular. Os peixes induzidos com 60 μg.kg-1 produziram maior volume de sêmen (15,72 ± 8,34 μl), maior concentração espermática 1,40x106 SPTZ.mL-1, e consequentemente maior produção de espermatozoides 2,80x106 SPTZ.macho-1, em relação ao controle negativo (P < 0,05), porém estatisticamente igual ao controle positivo. O hormônio Gonadorelina (Profetil@) não afetou o percentual de motilidade, a duração da motilidade, vigor espermático e integridade de membrana em relação ao controle negativo e demais concentrações de Gonadorelina (Profetil@). Considerando o percentual de resposta de peixes induzidos e a similaridade nas características espermáticas comparadas aos controles e outras doses de Gonadorelina (Profetil@), a dosagem indicada para melhorar a qualidade seminal de Hypancistrus sp. é de 60 μg.kg-1, e este pode ser usado como substituto para o EBHC.

2020
Descrição
  • KAROLINA MOTTA DE CAMPOS
  • Vouacapoua American Aubl. (Fabaceae): Morphological and environmental parameters in the seedling development

  • Data: 15/05/2020
  • Mostrar Resumo
  • V. americana, is a species native to the Amazon threatened with extinction. Thus, studies related to its propagation are shown as conservation strategies. In this sense, the objective of this work was to evaluate the relationship of morphological and environmental parameters in the development of seedlings. The seeds were collected in Vitória do Xingu - Pará, then it was measured: biometrics and predation rate of 400 seeds. These were sown and placed in a nursery. After 30 days, the percentage of emergency, mean time (TM) and speed index for emergency (IVE) were computed. In order to analyze the nursery development, it was evaluated: the height of the aerial part; collection diameter; number of leaves and leaflets; leaf area, chlorophyll a and b. To analyze the development in the field, 180 seedlings were transplanted in areas with different levels of radiation and canopy opening, the distribution being homogeneous in relation to the weight of the seeds. After 60 and 180, survival, regrowth and relative growth rates (TCR) of the same parameters evaluated in nursery were evaluated, except for the leaf area. The statistical analyzes were performed in the R. Environment. Its seeds showed low emergence (46.5%) and biometric variability, mainly weight (25% CV), and heavier seeds increase the probability of emergence. A high rate of predation was observed (32.25%), however, the damage did not disable the emergency. The weight of the seeds influences the leaf area index only in the first days after emergence (60 days). In the field, seedlings showed a high percentage of survival (86.33 to 88.33%) and good regrowth capacity (28.33 to 30%). There is a low relationship (6.06%) between irradiance and TCR of number of folioles and chlorophyll, where places with greater irradiance increase, however, the seedlings also developed in shaded areas, showing plasticity in the levels of irradiance and canopy opening evaluated.

  • PEDRO TARCIO SOUZA ROCHA
  •  

    Espectro de tamanho como potencial indicador dos efeitos de barragens na ictiofauna


  • Data: 29/04/2020
  • Mostrar Resumo
  • As usinas hidrelétricas são bastante conhecidas por serem um dos principais causadores de impactos nos rios do mundo. Assim como em outras regiões, a construção destes empreendimentos ameaça toda a fauna aquática na Amazônia, com potenciais efeitos nas estruturas das comunidades de peixes. Desta forma, é necessário propor métricas biológicas que sejam efetivamente capazes de detectar alterações na integridade da ictiofauna. Neste estudo se utilizou o espectro de tamanho, como métrica biológica para averiguar as possíveis modificações das assembleias de peixes do rio Xingu antes e após a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A coleta dos dados foi realizada em quatro setores no trecho do rio Xingu influenciado pela UHE de Belo Monte entre janeiro de 2013 a outubro de 2018, compreendendo três anos de coleta antes e três após o barramento do rio. Houve redução da abundância das classes de tamanho entre 15 e 20 cm para a maioria dos setores com a exceção ao reservatório onde teve um aumento na sua abundância, sendo justificado pelo aumento populacional das espécies da família Hemiodontidae. Os espectros de tamanho calculados para cada setor e ano apresentaram um coeficiente b variando entre -2,10 e -1,98, mas não foi possível detectar para nenhum setor diferenças significativas desta métrica entre as fases de pré e pós-barramento. Quando testada a relação entre o coeficiente b dos espectros de tamanho e a vazão do rio em cada setor monitorado, apenas para o trecho de vazão reduzida a jusante da barragem se observou uma tendência significativa. Estes resultados, mesmo preliminares (i.e., apenas três anos de amostragem após a construção da barragem), sugerem que o espectro de tamanho seja uma métrica a ser adotada em programas de monitoramento para avaliar as potenciais alterações na biota aquática.

  • JOSE FARIAS COSTA
  • FIXAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE CARBONO NAS FLORESTAS DO MÉDIO XINGU-AMAZÔNIA ORIENTAL"

  • Data: 31/03/2020
  • Mostrar Resumo
  • As florestas tropicais funcionam como os maiores sumidouros de dióxido de carbono, mas podem se tornar também as maiores fontes desse elemento para a atmosfera através da degradação florestal. Por isso, os estudos sobre a quantificação e distribuição espacial do carbono estocado, assim como o potencial de absorção de carbono pelas florestas são de grande importância no âmbito das mudanças climáticas. Nesse contexto, realizamos este estudo com o objetivo de avaliar a distribuição espacial e a dinâmica do carbono, em parcelas de florestas no Médio Xingu. Estimamos a biomassa das árvores com DAP igual ou superior a 10 cm, através de equação alométrica utilizando dados de inventário florestal (realizado utilizando módulos RAPELD, com 42 parcelas de 1 ha), na região de influência do rio Xingu – Amazônia Oriental. Avaliamos a dinâmica da vegetação e do estoque de carbono nos anos 2012, 2014 e 2016, assim como a influência espaço temporal no ganho de carbono. O incremento periódico anual em carbono foi de 2,5 ton ha-1 entre 2012 e 2014 e 1,84 ton ha-1 entre 2014 e 2016. A biomassa da vegetação apresentou forte influência da abundância de espécies de diâmetros inferiores. Identificamos que a floresta não se demonstrou estável, funcionando como sumidouro de carbono, com os incrementos superando as emissões, embora no período 2014 a 2016 a taxa de mortalidade tenha sido bem superior à de recrutamento. Além disso, o efeito temporal demonstrou-se mais importante no ganho de carbono que o efeito espacial.

  • BRENDA TAYNA SOUSA DA SILVA
  • Caracterização química e avaliação de atividade biológica de Mimosa setosa Benth var. Paludosa

  • Data: 26/03/2020
  • Mostrar Resumo
  • As plantas possuem defesas químicas conhecidas como metabólitos secundários que podem interferir em outros organismos e serem utilizados de diversas maneiras. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial fitotóxico. citotóxico, genotóxico, antioxidante, fotoprotetor e os teores de fenólicos totais e flavonóides de Mimosa setosa Benth, através de extratos fracionados de suas folhas e extrato bruto de suas raízes, avaliando se os mesmos apresentam substâncias químicas que interferem no desenvolvimento e no índice mitótico da espécie alvo, além de avaliar se as sínteses destas substâncias modificam conforme a sazonalidade. A metodologia utilizada será a produção de extratos das folhas com solventes de diferentes polaridades nas concentrações de 2,5%, 5%, 7,5% e 10%. Para a determinação do potencial alelopático foi realizado um bioensaio de germinação e crescimento e avaliou a biomassa seca e fresca das plântulas. Para   o bioensaio de citotoxicidade e genotoxicidade foram utilizados a parte meristemáticas das raízes de bulbos de cebolas submetidos aos extratos, em que avaliou o índice mitótico e o número de aberrações nas células da cebola.  As atividades antioxidantes foram realizadas pelas técnicas de sequestro do radical livre DPPH e ABTS e atividade fotoprotetora foram realizadas através da absorbância dos extratos nas radiações UVA e UVB em um comprimento de onda de    0 a  420 nm, os teores totais de flavonoides e fenólicos foram quantificado por analises colorimétricas e com leitura em espectrofotômetro, através do método de cromatografia em camada delgada observou as principais classes presentes em M.setosa, foram utilizados testes como ANOVA e TUKEY 5% de probabilidade, quando os dados atenderam os pressupostos de homogeneidade e homocedasticidade e quando não atenderam utilizou-se o teste de KRUSKAL-WALLIS e Skot-Knott ou as análises de multivariância, PCoA, PERMANOVA e PERMIDISP.  Os resultados evidenciaram que M. setosa possui um alto poder fitotóxico, pois interferiu no crescimento e na germinação  das plantas alvos e isso foi corroborado pelo bioensaio de citotoxicidade e genotoxicidade pois  as frações ativas selecionadas diminuiu o índice mitótico e ocasionou aberrações cromossômicas e celulares.   A mesma demonstrou um alto poder antioxidantes e altos teores de flavonoides e fenólicos totais, porém não apresentou capacidade fotoprotetora. Esses resultados demonstram que M. setosa    possui compostos bioativos com ótimos desempenhos e com estudos mais aprofundados e a elucidação dos compostos que a mesma apresenta poderá ser utilizada como um bioherbicida.

  • HILDEGARD DE HOLANDA SILVA
  • Níveis de Mercúrio em Peixes do rio Xingu de Ambientes sob a Influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Amazônia, Brasil

  • Data: 04/03/2020
  • Mostrar Resumo
  • As usinas hidrelétricas são amplamente conhecidas por seus danos ambientais. Essas obras podem provocar um aumento nos níveis de mercúrio (Hg) nos rios amazônicos, em razão das profundas mudanças que elas podem ocasionar no funcionamento desses sistemas aquáticos. Nosso estudo examinou os teores de Hg na água, sedimento e tecidos de duas espécies de peixes do rio Xingu, em oito pontos de coletas (P1 a P8) afetados pela Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte (Pará, Brasil). As maiores concentrações de Hg no sedimento foram registradas em locais dentro do reservatório, enquanto que as menores foram encontradas a jusante da hidrelétrica. C. melaniae (espécie piscívora) apresentou as maiores concentrações de Hg nos tecidos em comparação com B. xanthellus (espécie detritívora). Ambas as espécies apresentaram a mesma ordem de concentração de Hg nos tecidos: fígado > músculo > brânquia. Em C. melaniae as concentrações de Hg nos três tecidos examinados aumentaram  proporcionalmente com o tamanho corporal. Em B. xanthellus houve uma tendência de declínio nas concentrações de Hg nas brânquias em relação ao comprimento total. O “efeito do represamento” do rio Xingu foi mais evidente em B. xanthellus, que apresentou as maiores concentrações de Hg no P2 (local situado no reservatório) em comparação com os outros locais de coletas. Em C. melaniae as concentrações de Hg nos tecidos não tiveram grandes variações entres os locais de coletas, em que somente as concentrações de Hg nas brânquias apresentaram diferenças entre os pontos P1 (ponto do rio a jusante do reservatório e fora da área de influência da UHE) e P3 (ponto localizado no trecho de vazão reduzida da barragem). As concentrações de Hg nos tecidos musculares das duas espécies investigadas se apresentaram dentro dos limites de segurança estabelecidos pela legislação brasileira, para consumo humano. Essa avaliação nos permitiu avaliar a quantidade de Hg nos peixes, água e sedimento do rio Xingu após a construção da UHE Belo Monte e comparar com demais rios impactados por hidrelétricas no mundo.

  • THAIS SOUSA MARTINS
  • DNA Barcode para rastrear o comércio de elasmobrânquios na região costeira amazônica

  • Data: 02/03/2020
  • Mostrar Resumo
  • RESUMO

     

    A cidade de Bragança tem na atividade pesqueira uma importante fonte de capital, é o terceiro maior porto de desembarque da região Norte, além de apresentar um comércio de pescado expressivo, como o da Feira Livre do município. O comércio neste local é realizado no Mercado e na Feirinha com uma grande riqueza de espécies sendo vendidas diariamente. E embora a comercialização de peixes seja uma importante fonte de renda, é difícil ter a magnitude do quanto e o que se é comercializado de fato. Este problema se torna mais evidente para as espécies vendidas em categoria ou sem seus caracteres corporais, práticas comuns no comércio das categorias cação e arraia. A comercialização dessas categorias é frequente na Feira Livre bragantina, o que se mostra preocupante, pois espécies com diferentes status de conservação estão sendo comercializadas em conjunto. Em consequência desses problemas é importante utilizar alternativas eficazes que possam ser aplicadas para uma identificação precisa dos táxons, como a da ferramenta do DNA Barcode que tem sido aplicada com sucesso para a identificação de peixes. O presente trabalho demonstrou a eficiência da ferramenta DNA Barcode para a identificação inequívoca das espécies de tubarão e arraia, sendo de extrema relevância para rastrear o comércio de espécies ameaçadas.

  • KAREN MONTEIRO MOY
  • EFEITO DAS MUDANÇAS AMBIENTAIS SOBRE AS COMUNIDADES DE GERROMORPHA (HETEROPTERA: HEMIPTERA) EM RIACHOS AMAZÔNICOS


     


  • Data: 28/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • As atividades de agricultura e pecuária tem se expandido nos últimos anos na Amazônia Brasileira, levando a modificações da paisagem e do uso constante da terra. Diversos usos da terra modificam as condições ambientais, ocasionando alterações significativas na biodiversidade aquática. Devido a este cenário, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das mudanças nas condições ambientais ao longo de um gradiente de diferentes usos da terra sobre a abundância, riqueza e composição de espécies de Gerromorpha em riachos da Amazônia brasileira. Testamos a hipótese de que as variáveis da estrutura do habitat local e da paisagem são melhores preditores do que as variáveis físico- químicas da água para a comunidade de Gerromorpha. Amostramos 45 riachos no município de Paragominas, estado do Pará, onde coletamos as comunidades de Gerromorpha e as variáveis ambientais (habitat local, paisagem e físico-químicas da água). Realizamos seleções de modelo específicos para cada métricas de diversidade (riqueza de espécies, composição de espécies e abundância de indivíduos) juntamente com cada conjunto de variáveis ambientais (habitat local, paisagem e físico-químicas da água). Posteriormente, realizamos a análise de redundância parcial com os dados de composição de espécies e abundância de indivíduos juntamente com o conjunto de variáveis preditores ambientais selecionadas para cada métrica de diversidade, assim como realizamos uma análise de regressão linear simples com os dados de riqueza de espécies com a variável preditora ambiental selecionada. Verificamos que para a riqueza e composição de espécies a variável preditora com maior poder de explicação foi a integridade ambiental, enquanto para a abundância de indivíduos a variável preditora de maior explicação foi a condutividade elétrica. As variáveis da estrutura do habitat, especialmente a integridade do habitat, foram as métricas mais importantes para a comunidade de Gerromorpha, possivelmente porque ela está relacionada a vegetação ciliar onde recursos como suas presas e abrigos são encontrados e com a qualidade ambiental do habitat. Contudo, destacamos que as mudanças em razão do uso da terra modificam as comunidades aquáticas, sendo necessário a implementação de medidas que venham manter e conservar a biodiversidade aquática.

  • PAULA DA CONCEICAO PRAXEDES SANTANA
  • "DNA BARCODE PARA AVALIAR A DIVERSIDADE DE PEIXES COMERCIALIZADA NO NORDESTE PARAENSE, AMAZÔNIA COSTEIRA"

  • Data: 28/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • RESUMO

     

    Na costa Norte do Brasil, Bragança é um importante centro de desembarque e comercialização de pesados. Os peixes que chegam nos portos da cidade são oriundos de pesarias realizada na costa Norte e áreas próximas a Bragança, boa parte deste pescado abastece o comercio local, na Feira Livre da cidade, onde são ofertadas diversas espécies ao longo do ano. Porém, a comercialização ocorre com o nome popular, o que não oferece precisão quanto à espécie comercializada e pode ocultar a diversidade real que é vendida. Portanto, o presente trabalho objetivou a identificação precisa das espécies de peixes comercializada na Feira Livre de Bragança, por meio da ferramenta Dna Barcode. Obteve se um total de 213 sequências, constituindo um banco de 500 pb, dentre as sequências foram recuperados 125 haplótipos. Destas foram discriminadas e delimitadas pelo ABGD e GMYC 88 espécies referente a 72 designações comercias, das quais 12 representam categorias. Registramos a primeira ocorrência de Hoplias missioneira na região Norte brasileira, uma possível nova espécie denominada Menticirrhus sp., comércio de espécies ameaçadas de extinção pela IUCN e de táxons que estavam ocultas por nomenclaturas de comercialização. No presente trabalho, a ferramenta DNA Barcode, mostrou-se extremamente eficiente na discriminação correta das espécies amostradas na Feira Livre de Bragança. Nossos resultados confirmam que nomes comuns e comerciais são imprecisos, subestimam a ictiodiversidade e que podem favorecer substituições e comércio de espécies ameaçadas e que apesar de termos uma normativa para estabelecer a relação de nomes comercias e especifico ela é incompleta e necessita de uma reformulação.

     

  • ANGELINO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR
  • "DINÂMICA DE UMA FLORESTA SUBMETIDA À EXPLORAÇÃO MADEIREIRA NA AMAZÔNIA ORIENTAL"

  • Data: 27/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • Estudos de dinâmica realizados em florestas submetidas à extração madeireira são importantes para avaliar a sua sustentabilidade. Aqui, avaliamos a dinâmica de uma floresta submetida à exploração madeireira em uma unidade de manejo localizada no conjunto de glebas Mamuru-Arapiuns, nos municípios de Juruti e Santarém, no estado do Pará. Os dados que analisamos foram coletados em 12 parcelas permanentes de 50 x 50 m (2500 m2). Inventários florestais foram realizados em três ocasiões, no período pré-exploratório no ano de 2012 e nos anos de 2013 e 2015 pós-exploração. Foram medidas todas as árvores com Diâmetro à Altura do Peito (DAP) ≥ 10 cm sendo as mesmas avaliadas segundo as seguintes variáveis: forma de copa, iluminação da copa e presença de cipós. Constatamos diminuição significativa na densidade de árvores por hectare, assim como na área basal da floresta, revelando taxas de mortalidade superiores às taxas de recrutamento. Detectamos uma redução significativa no número de árvores em quase todas as classes diamétricas avaliadas. A comunidade florestal apresentou uma taxa de incremento diamétrico de 0,82 cm ano-1 no período estudado, com as variáveis forma de copa e iluminação da copa influenciando significativamente o crescimento em diâmetro das árvores, com as árvores de copa completa e também aquelas de copa totalmente expostas à iluminação tendo um crescimento superior que aquelas de copa incompleta e totalmente sombreadas respectivamente. Concluímos que a exploração madeireira na floresta analisada impactou sua dinâmica em um nível que levanta dúvidas sobre suas perspectivas de sustentabilidade.

  • LEONARDO MARIO SIQUEIRA MORAIS
  •  "INGESTÃO DE MICROPLÁSTICOS PELA ANÊMONA-DO-MAR BUNODOSOMA CANGICUM (HEXACORALLIA: ACTINIIDAE) NA COSTA AMAZÔNICA"

  • Data: 26/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • A poluição por resíduos plásticos se tornou um problema de proporções globais. Atualmente, estes contaminantes encontram-se amplamente difundido em todos os oceanos e costas do mundo, representando cerca de 80% dos detritos marinhos. A ingestão de partículas plásticas tem sido reconhecida como uma das maiores ameaças à biota marinha e o monitoramento da contaminação por plásticos é essencial para planejar medidas de mitigação e promover o gerenciamento adaptativo. Organismos que possam ser utilizados como biomonitores são estrategicamente relevantes neste processo. O presente estudo verificou a ingestão de microplásticos (< 5 mm) pela anêmona-do-mar Bunodosoma cangicum na costa amazônica, além de avaliar seu potencial como uma possível espécie biomonitora da contaminação por plásticos na região. As coletas ocorreram durante outubro de 2018, quando 90 espécimes (30 em cada uma das três localidades distribuídas ao longo do litoral do estado do Pará: São Caetano de Odivelas, ilha de Algodoal/Maiandeua e Salinópolis) foram amostrados aleatoriamente em afloramentos rochosos da zona entremarés. Os indivíduos foram medidos (diâmetro do disco do pedal, mm) e pesados (peso úmido, g). O conteúdo da cavidade gastrovascular foi extraído e analisado sob estereoscópio. Os microplásticos foram quantificados, classificados, medidos e fotografados. Uma amostra de cada tipo de plástico identificado foi submetida a análise de polímero através da Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR). Um total de 139 microplásticos e 2 de mesoplásticos foram identificados em 68 indivíduos (75,6% do total). Foram encontrados 1,6 ± 1,5 partículas plásticas por indivíduo. As fibras representaram cerca de 84% dos plásticos ingeridos, seguida por fragmentos (~ 12%) e tecidos (~ 4%). O diâmetro das partículas variou de 0,101 a 9,168 mm (média = 1,556 ± 1,231 mm). Uma correlação positiva fraca foi encontrada entre o peso das anêmonas-do-mar e o número de plásticos dentro da cavidade gastrovascular (p = 0,03) e entre o número de presas e a quantidade de plásticos dentro da cavidade gastrovascular (p < 0,001). Os principais polímeros identificados foram: Polietileno tereftalato (PET), polipropileno (PP), poliamida (PA), poliuretano (PU), polietileno (PE), acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), poliestireno (PS) e Rayon. As anêmonas-do-mar ingeriram significativamente mais detritos plásticos nos locais de amostragem mais urbanizados e populosos. O presente estudo fornece a primeira evidência de contaminação de invertebrados marinhos por microplásticos na costa amazônica. Espécies abundantes como B. cangicum têm o potencial de monitorar os níveis de contaminação plástica na área. Nossos resultados corroboram esse potencial, pois o organismo apresentou uma alta taxa de ingestão de detritos e foi capaz de detectar contaminação por plásticos mesmo em uma área de proteção ambiental relativamente preservada.

  • ORLANDO DE FIGUEIREDO JUNIOR
  •  "CRESCIMENTO DE ESPÉCIES ARBÓREAS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO EM ÁREAS DE RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL"

  • Data: 17/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • No Brasil, existe uma grande lacuna de estudos relacionados às espécies nativas protegidas, desmotivando seu uso em plantios, e consequentemente, favorecendo mais ainda a redução da sua conservação. Nesse sentido, esta pesquisa teve como finalidade analisar os fatores bióticos e abióticos que influenciam no estabelecimento inicial, em plantio de enriquecimento, de cinco espécies florestais ameaçadas de extinção. As áreas de plantio estão localizadas em extensões cobertas por floresta secundária no município de Vitória do Xingu/PA. O perímetro total delineado para o enriquecimento com espécies correspondeu a 147,26 ha. Para avaliação das mudas foram instaladas 147 unidades amostrais de 800 m². O inventário de sobrevivência das espécies e medição da altura foi realizado 30 e 180 dias posteriores ao plantio. Foram avaliadas as condições fitossanitárias das mudas, vestígios de fauna, fertilidade do solo, estrato herbáceo e árvores adjacentes. Entre os principais resultados destacam-se: (i) C. odorata revelou-se com maior índice de mortalidade; (ii) A. leiocarpa foi a espécie que apresentou maior taxa de crescimento absoluto com diferença significativa em relação a B. excelsa; (iii) foi registrada maior mortalidade aos 30 dias do que na segunda avaliação (iv) a presença de animais dentro das parcelas teve influência na mortalidade das mudas; (v) a variabilidade na quantidade de nutrientes do solo entre as parcelas não foi suficiente para gerar comportamento diferente entre as espécies; e (vi) o estrato herbáceo e as árvores circundantes não promoveram nenhuma interferência no crescimento das plantas. Recomenda-se a utilização das espécies avaliadas neste estudo em plantios de enriquecimento.

  • ONASSIS DE PABLO SANTOS DE SOUZA
  • "SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES NATIVAS EM PLANTIO DE ENRIQUECIMENTO EM ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL DA UHE DE BELO MONTE"

  • Data: 17/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • O desenvolvimento de espécies arbóreas nativas em plantios de enriquecimento pode ser afetado por uma série de aspectos ecológicos, com impacto direto na escolha das espécies adequadas. O presente estudo teve como objetivo analisar o crescimento e a sobrevivência de seis espécies nativas da Amazônia condicionadas à variação na fertilidade do solo e interação biológica com outras plantas e animais, durante o estabelecimento inicial em campo de um plantio de enriquecimento. Foram instaladas de forma sistemática 147 parcelas de 800 m² em uma área de 147,26 ha localizada no município de Vitória do Xingu, PA. Os dados de sobrevivência e crescimento foram coletados 30 e 180 dias após o plantio. Foram considerados na análise os fatores referentes ao estrato herbáceo, árvores adjacentes, fertilidade do solo, vestígio de fauna e estado fitossanitário das mudas. Dentre os principais resultados obtidos destacam-se: (i) H. intermedia apresentou o maior número de indivíduos mortos; (ii) apesar do C. tocantinum ter denotado maior taxa de crescimento absoluto, o crescimento em altura foi similar entre as espécies; (iii)  o estrato herbáceo e as árvores adjacentes não provocaram nenhuma influência no desenvolvimento das plantas; (iv) a variação na fertilidade do solo entre as parcelas não foi suficiente para influenciar o crescimento das mudas; (v) a ocorrência de animais dentro das parcelas não teve qualquer interferência sobre as plantas analisadas; e (vi) a ocorrência de plantas vivas foi notoriamente predominante em mudas com fitossanidade sadia. Nesse contexto, conclui-se que as espécies analisadas respondem às condições ambientais de maneira equivalente.

  • ERILDA BARBOSA DE SOUSA
  • DESCRIÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE Hypancistrus (SILURIFORMES: LORICARIIDAE) DO RIO XINGU, PARÁ, BRASIL

  • Data: 04/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • Hypancistrus é um gênero de Loricariidae que possui nove espécies descritas até o momento: Hypancistrus zebra, Hypancistrus inspector, Hypancistrus contradens, Hypancistrus furunculus, Hypancistrus lunaorum, Hypancistrus debillitera, Hypancistrus vandragti, Hypancistrus margaritatus e Hypancistrus phantasma. Com exceção de H. zebra, espécie-tipo do gênero, todas as espécies descritas são de bacias que drenam o escudo das Guianas (Essequibo, Orinoco e Alto Rio Negro). Entretanto, parte considerável da diversidade deste gênero encontra-se também nos rios que drenam o escudo brasileiro, como o Xingu e o Tapajós, entre outros. No presente trabalho, material do médio e baixo Xingu foi analisado e duas novas espécies de Hypancistrus foram descritas: Hypancistrus sp. “marrom” e Hypancistrus sp. “pão”. Hypancistrus sp. “marrom” é um loricarídeo de tamanho pequeno que ocorre apenas em uma pequena porção da Volta Grande do Xingu. Diferencia-se dos congêneres pela presença de manchas marrons sobre um fundo bege claro, podendo ser anastomosadas formando padrões de manchas e listras sinuosas ao longo do corpo. Hypancistrus sp. “pão” é amplamente distribuído em todo o baixo Xingu, ocorrendo desde a porção norte da Volta Grande do Xingu até a confluência com o rio Amazonas. Esta espécie atinge tamanhos ligeiramente maiores e o padrão de colorido é extremamente variado, composto por linhas escuras vermiculadas sobre um fundo claro, que podem variar em espessura, tonalidade e padrões de anastomosamento. As três espécies de Hypancistrus ora reconhecidas para o Xingu apresentam diferentes padrões de distribuição geográfica e ocupação do substrato: H. zebra ocorre em profundidades de 0 a 10 metros em rochas granitoides ao longo da Volta Grande do Xingu e porção à montante da Ria do Xingu, Hypancistrus sp. “marrom” entre 15 e 40 metros de profundidade em rochas com encrostramentos lateríticos em um pequeno trecho da Volta Grande do Xingu, sendo muito mais restrita que H. zebra, e Hypancistrus sp. “pão” de 0 a 40 metros em variados tipos de rochas, desde granitoides até arenitos, em toda a porção baixa do rio Xingu, sendo a espécie mais plástica e generalista do gênero.

  • GEYSA KELLY OLIVEIRA VELOSO
  • INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS FÍSICO-QUÍMICAS NA COMPOSIÇÃO E
    RIQUEZA DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS DO RESERVATÓRIO DA USINA
    HIDRELÉTRICA (UHE) BELO MONTE, RIO XINGU

  • Data: 04/02/2020
  • Mostrar Resumo
  • A distribuição da comunidade de macrófitas aquáticas ao longo dos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é descrita em relação a influência das variáveis ambientais. A dinâmica do rio, é alterada com a implantação de um reservatório hidrelétrico. As macrófitas aquáticas têm influência na estrutura e dinâmica dos ecossistemas aquáticos, contribuindo para a biodiversidade e, portanto, são necessárias estratégias que visem a preservação e conservação de tais comunidades. Conhecer como as comunidades de plantas são influenciadas pelas variáveis limnológicas que caracterizam o ambiente aquático permitem desenvolver melhores estratégias de conservação e manejo. Logo, o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a distribuição de espécies de Macrófitas aquáticas e as características físico-químicas da água, como as variáveis limnológicas influenciam na composição e riqueza de macrófitas aquáticas no lago da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.  Foram amostrados 34 pontos dentro do reservatório e em cada um a riqueza e composição da comunidade de macrófitas aquáticas, junto com as variáveis ambientais (temperatura, condutividade, profundidade, transparência oxigênio dissolvido e pH) foram mensuradas. As variáveis limnológicas que foram identificadas como preditores significativos da composição de macrófitas foram, pH e transparência da água. Verificamos a predominância das espécies de macrófitas emergentes, sendo a transparência a principal variável responsável por esse resultado. Neste estudo as variáveis não exerceram influencia  sobre a riqueza de espécies de macrófitas. Macrófitas emergentes são influenciadas pela disponibilidade de luz apenas nos estágios iniciais de seu desenvolvimento e absorve nutrientes do sedimento, sendo considerada a forma de vida de macrófitas aquáticas menos dependente da qualidade da água. A composição de espécies pode ser explicada por diferentes combinações de parâmetros físico-químicos, onde cada espécie possui respostas individuais, como reflexo de suas adaptações estruturais e fisiológicas. Este estudo pode ser usado para classificar fatores ambientais influenciam a distribuição de macrófitas em reservatórios hidrelétricos e identificar espécies que podem ser utilizadas como indicadores efetivos de mudanças no ambiente aquático.

2019
Descrição
  • ROZINETE FRANCISCA REZENDE
  • PRÁTICA DA CAÇA ENTRE MORADORES URBANOS NA REGIÃO DO MÉDIO XINGU, PARÁ

  • Data: 25/10/2019
  • Mostrar Resumo
  • A caça é uma atividade importante para as comunidades humanas nas regiões Neotropicais. Apesar de ser uma atividade difusa, a caça é praticada por um grande número de pessoas nas florestas tropicais. Agindo sinergeticamente com a destruição e fragmentação das florestas esta atividade pode ocasionar extinções de determinadas espécies, alterarando as interações entre a fauna local e a vegetação como, por exemplo, no estoque de carbono ou dispersão de sementes. Ainda, os caçadores tendem selecionar as mesmas espécies de presa que os predadores de topo, diminuindo a capacidade de suporte para os carnívoros de grande porte. A caça sempre esteve presente na vida das populações amazônicas, seja de maneira cultural, esportiva ou de subsistência. Produtos derivados de animais silvestres na alimentação representam uma das principais fontes proteicas para algumas comunidades tradicionais e indígenas. As populações que vivem em aglomerados urbanos (e.g. cidades, vilas) também praticam a caça, mas o conhecimento sobre o seu papel é ainda pouco explorado. Os objetivos desse estudo serão avaliar a incidência da caça pelos moradores urbanos na região da Transamazônica no médio Xingu, PA, definir ospadrões de uso e escolha da caça e investigara importância socioeconômica dessa atividade na região. O estudo será realizado nos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo. Essa região abriga uma população de aproximadamente140.000 habitantes, sendo que mais da metade desta população vive na zona urbana. A pesquisa consistirá de entrevistas baseadas em questionários semiestruturados, complementados por entrevistas livres e conversas informais com participação voluntária dos caçadores por meio da técnica de amostragem bola de neve. Ao final da pesquisa espera-se diagnosticar a importânciada caça para os moradoresurbanos e para os ecossistemas próximos, bem como a finalidade dessa prática para as comunidades envolvidas.

     

  • JOILSON SILVA DA SILVA
  • Ecologia Reprodutiva do Muçuã (Kinosternon scorpioides) na Ilha de Marajó, Pará, Brasil.

  • Data: 08/07/2019
  • Mostrar Resumo
  • Kinosternon scorpioides é um dos quelônios mais caçados no estuário Amazônico, sobretudo na microrregião do Arari, Ilha de Marajó-PA, e nesta região não há pesquisas sobre sua ecologia reprodutiva em populações naturais. Estudos sobre os parâmetros reprodutivos, como: época de acasalamento, postura, incubação e eclosão dos ovos, número de filhotes, é fundamental para o entendimento da ecologia reprodutiva do K.scorpioides dinâmica populacional e por consequência da sua capacidade para suportar a pressão de caça. Considerando que K. scorpioides é explorado ao longo de décadas por meio de caça nesta região, fato que poderá levá-lo a extinção local, este trabalho visa o estudo da ecologia reprodutiva desta espécie em vida livre. Para isso, será observado o substrato dos ninhos, assim como aferidas a sua temperatura e umidade, com o uso de coletores remotos de dados (data-loggers). Além de verificar a quantidade de ovos, e os seus parâmetros biométricos, verificados uma vez ao mês. Será realizada captura manual de animais adultos, durante buscas ativas em um período de 9hs/dia. Após a captura, os animais serão mensurados e pesados, e em seguidas soltos. Portanto este estudo, pretende contribuir com informações sobre ecologia reprodutiva em ambiente natural, e servir como fonte para fins de manejo da espécie.

  • SUYANA KARLA FERREIRA DA SILVA
  • Atributos ecomorfológicos e recursos alimentares de anuros na região do Médio Xingu, Pará

  • Data: 11/06/2019
  • Mostrar Resumo
  • Resumo: Atributos ecomorfológicos e recursos alimentares de anuros na região do Médio Xingu, Pará. Anuros possuem grande diversidade morfológica e ecológica, ocupando tanto ambientes aquáticos como terrestres. Esta diversidade permite a ocorrência simultânea de diversas espécies em uma enorme gama de micro-habitats num mesmo ambiente, sendo a exibição de diferentes formas corpóreas especializadas é prova disto. Desse modo, a ecomorfologia apresenta-se como uma importante ferramenta para compreendermos a correlação entre as formas dos organismos e seus respectivos hábitos de vida. A ordem anura é bastante complexa, sendo a família Hylidae, representada pelas pererecas, a mais diversa, com cerca de 970 espécies. O objetivo neste estudoserá caracterizar e analisar a ecomorfologia e a dieta dos anuros dessa região, buscando entender se aspectos morfológicos estão diretamente correlacionados com a dieta e a exploração do habitat. Os indivíduos serão capturados e sacrificados com uso de anestésico, com especial atenção à fixação dos conteúdos estomacais com injeção de formol. Em laboratório, os estômagos dos indivíduos serão retirados, e seu conteúdo identificado até o menor nível taxonômico. Após isso, serão realizadas 33 mensurações morfométricas. Serão realizadas análises de agrupamento (PCA) para verificar a proximidade morfológica da dieta e taxonômica entre as espécies e uma técnica multivariada (CCA), onde será possível verificar a relação entre uma matriz morfológica e a matriz dieta para verificar se a correlação entre estas. O estudo da ecomorfologia pode nos direcionar na resposta sobre quais aspectos corpóreos-evolutivos apresentam maior importância para o sucesso de colonização e exploração do ambiente.

  • ERIC FABRICIO SANTOS MORAES
  • Rriqueza e abundância florística em áreas com diferentes níveis de perturbação por extração madeireira em floresta ombrófila densa.

  • Data: 30/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • O século XX foi um período em que houve taxas de desmatamento sem precedentes nas regiões tropicais do planeta e atualmente representam o legado de períodos sucessivos de processos de colonização, exploração, cultivo, abandono e crescimento das florestas nativas. A devastação das florestas brasileiras submete muitas espécies ao risco de extinção, tais como microrganismos, animais e plantas devido à descaracterização dos hábitats. A degradação dos ecossistemas e a perda da diversidade biológica são apenas alguns dos problemas ambientais resultantes dos sistemas de produção e consumo mundial. Devido à fragilidade dos ambientes na floresta amazônica torna-se extremamente necessário conhecer e compreender a composição e a distribuição das espécies vegetais nesses ecossistemas, para organizar e realizar de forma eficiente o manejo e a conservação da vegetação nativa. Esta pesquisa objetiva avaliar as alterações na diversidade e abundância da composição florística em áreas de extração madeireira com diferentes níveis de perturbação causadas pelo manejo florestal de impacto reduzido. O estudo será realizado na propriedade “Fazenda Uberlândia” que possui extensão de 135 mil hectares e está localizada na microrregião do Baixo Tocantins, no nordeste do estado do Pará. Esta microrregião encontra-se em uma zona intermediária da Amazônia Central e Amazônia Oriental com vegetação de floresta equatorial densa. Serão utilizadas parcelas permanentes de 50 x 50 metros dentro de cada tratamento, onde serão medidas e contabilizadas todas as árvores e arvoretas com DAP (Diâmetro Altura do Peito (1,3 metros)) a partir de 5 centímetros de diâmetro. Serão coletadas amostras de solos das áreas de acordo com a topografia e realizadas análises físicas, química e matéria orgânica. Das espécies coletadas serão preparadas (Exsicatas) e identificadas com o apoio de especialistas do Museu Paraense Emílio Goeldi. Os dados serão analisados estatisticamente utilizando um DCA. Esperamos que exista diferença entre a riqueza e a abundância na composição florística em áreas com diferentes níveis de extração madeireira de modo que em locais mais alterados tenham menos riqueza e abundancia que aqueles com menor grau de alteração antrópica.

  • ANDRESSA SASHA QUEVEDO ALVES OLIVEIRA
  • Ecomorfologia de anuros da família Bufonidae, Gray 1825 e suas relações

  • Data: 29/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • Anfíbios anuros desempenham um importante papel dentro dos ecossistemas, servindo de alimentos para diversas espécies, atuando no controle populacional diferentes taxa.São ainda bons indicadores de qualidade ambiental, no entanto, a falta de conhecimento sobre suas relações ecológicas e evolutivas, tem dificultado a tomada de decisões sobre estratégias de conservação e manejo destegrupo. Nesse sentido, o estudo da ecomorfologia é de elevada importância para a compreensão de como esses organismos interagem com o meio, e como sua morfologia corporal está relacionada com seu modo de vida.Os indivíduos da família Bufonidae apresentam hábitos terrestres ou semi-arborícolas, e sendo grandeparte das espécies noturnos.Na contramão do “anfíbio padrão”, apresentam a pele rugosa, seca e glandular, com a maioria das espécies exibindo pernas mais curtas e deslocamento desajeitado.No Brasil, encontram-se cerca oito gêneros e 85 espécies, distribuídas na serrapilheira Amazônica, às terras áridas da Caatinga, desde as florestas nebulares do Monte Roraima e Campos Rupestres da Mata Atlântica, ao nível no mar, alimentando-se de pequenos crustáceos. Esta grande diversidade de hábitos e hábitats demonstra uma longa e complexa linhagem evolutiva, apesar de uma morfologia aparentemente conservativa. Assim, o objetivo neste trabalho é verificar se a morfologiadosBufonidae brasileiros corresponde à ecologia e micro-hábitats explorados, biomas e regiões, ou aos agrupamentos taxonômicos atuais. Os animais utilizados são provenientes de coleções zoológicas, e serão mensurados em cerca de 30 medidas, convertidas em aproximadamente 20 índices morfológicos. Análises realizadas com índices morfológicos permitem a comparação entre as espécies independente de diferenças de tamanho. Por exemplo, o “Índice de compressão da cabeça” é o valor do comprimento lateral total da cabeça dividido pela sua altura. Para analisarmos os índices morfométricos, serárealizada uma análisede agrupamento (PCA), e uma análise de correlação (CCA) que irá comparar a matriz morfométrica com a matriz ecológica e verificar quais relações existem entre tais matrizes. Estes resultados possibilitarão identificar pistas sobre padrões de distribuição morfológica e ecológica ao longo das espécies e gêneros, e a identificação de histórias evolutivas dentre os Bufonidae.

  • SAMANTHA RIBEIRO DA SILVA
  •  

    USO E COMÉRCIO DE PASSERIFORMES EM ABAETETUBA, PARÁ-BRASIL


  • Data: 21/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • O conhecimento etnoecológico e as práticas de manejo de criadores de Passeriformes podem indicar os possíveis impactos sobre as populações silvestres, e auxiliar nos planos de conservação dessas aves. Esta pesquisa caracterizou o conhecimento etno-ornintológico de criadores de Passeriformes, que capturam e manejam as espécies silvestres em Abaetetuba, Pará, Brasil. Para isso, foram realizadas entrevistas informais, semiestruturadas e observação participante, nas quais pesquisou-se: 1) as espécies utilizadas, valor de uso (VU), valores econômicos, e possíveis influenciadores de preços; 2) descrição do manejo em cativeiro; 3) relato dos conhecimentos ecológicos locais sobre as espécies; 4) identificação da rede de comércio e rota de distribuição; 5) influência de aspectos sócio-econômicos e culturais entre os criadores. A família Thraupidae foi a mais representativa entre as 23 espécies utilizadas no comércio, com predominância de espécies do gênero Sporophila. Sporophila angolensis foi a espécie com maior VU e preço mais elevado (US$ 5.400,00). Características, como o canto e a territorialidade (preseiro), podem ser utilizadas como preditores nos preços. Estas informações podem ser utilizadas como critérios em ações conservacionistas para a escolha de espécies prioritárias. Este estudo constatou tal fato para S. maximiliani, S. angolenses e S. maximus. Os Passeriformes são obtidos de captura na natureza, reprodução em cativeiro ou comércio irregular. São caçados em Abaetetuba, assim como em outros municípios do Pará (Mojú, Tailândia, Acará, Concórdia do Pará, Goianésia, Jacundá, Marabá). As técnicas de captura utilizadas são: 1-gaiola com tampo; 2- gaiola com rede; 3- visgo; 4-preseiro. A rede comercial de aves em Abaetetuba-PA, apresenta cinco grupos bem definidos: 1-caçador; 2-vendedor local; 3-criador local; 4-reprodutor; 5-vendedor externo. Muito embora o perfil social pouco influencie nas diferenças entre as categorias de passarinheiros, os aspectos culturais e econômicos são relevantes na composição das diferentes categorias. Os animais são comercializados em Abaetetuba, em outras cidades do Pará (Belém, Mojú, Igarapé Miri, Cametá, arquipélago do Marajó), no Amapá, e nos países de fronteira (Guiana Francesa e Guiana). Na rota internacional, os valores de venda podem alcançar US$ 5.400,00. Desta forma, constatou-se a existência de uma rede comercial de Passeriformes em Abaetetuba-PA, que alcançam locais além da região imediata do município. Para mitigar os efeitos negativos desta atividade, sugere-se a gestão ambiental aplicada às espécies, que envolva o quadro social local. Além disso, estratégias a longo prazo devem ser almejadas, por exemplo, a implantação de parques ecológicos e práticas de observação de pássaros, oferecer alternativas de participação aos passarinheiros (guias destes locais), com incentivos financeiros a estes.

  • BRENDA STEFANY DOS SANTOS BRAGA
  • DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO E ORGANOGÊNESE DAS GÔNADAS DE Kinosternon scorpioides (Linnaeus, 1766) (Chelonia: Kinosternidae)

  • Data: 21/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • O Kinosternon scorpioides, muçuã, é bastante consumido no norte do Brasil, principalmente na Ilha do Marajó. Este animal écaçado há décadas, e não existem estudos in situ, nesta região,que indiquem o seu tamanho populacional. Pesquisas ex situ indicam que esta espécie apresenta grande aptidão zootécnica, porém existem empecilhos que dificultam a criação destes animais em cativeiro, como a carência de estudos a respeito da sua biologia reprodutiva. Assim, o intuito deste trabalho é estudar o desenvolvimento embriológico macroscópico de K. scorpioides, e caracterizar morfologicamente a organogênese das suas gônadas. O trabalho está sendorealizado no Campus Experimental Emerson Salimos - CEMES/BAGAM/Embrapa (Salvaterra, Pará, Brasil). Os ovos estão sendo incubados a uma temperatura de 30°C e 80% de umidade. Sendocoletados três ovos fertilizados, para cada fase de desenvolvimento, a partir do 15° dia de incubação. Nos embriões com mais de 35 diasestão sendo coletadas seis amostras. Esses embriõesterão o seu sistema reprodutor dissecado, e as gônadas fixadas em solução de Bouin e Karnovsky. Posteriormente, as amostras serãoprocessadaspara microscopia óptica e eletrônica de transmissão. Será realizada a morfometria do comprimento, largura da carapaça, plastrãodos embriões, e aplicada a elas uma Correlação de Spearman, seguida de uma Análise de Componentes Principais (PCA), a partir de então será realizada uma Regressão Simples, afim de que se determine a função do crescimento dos embriões. Os resultados fornecerão subsídios para o melhor conhecimento sobre o manejo reprodutivo e poderão ser utilizados em estudos futuros a respeito da incubação, eclosão e determinação sexual desta espécie.

  • WILLIAM GERARDO MONTERO FLORES
  • DINÁMICA DE UN BOSQUE MANEJADO EN LA UNIDAD DE MANEJO FORESTAL (UMF) UBERLÁNDIA, PORTEL, PARÁ

  • Data: 07/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • El 59% del territorio de Brasil representa el 12% de la cobertura forestal mundial, cobertura que contribuye al mantenimiento de la biodiversidad, ciclo hidrológico y almacenamiento del carbono mundial. Al mismo tiempo alberga una riqueza florística confirmada de 46.097 de plantas vasculares, las cuales muchas de estas, son aprovechadas forestalmente como productos maderables y no maderables. Sim embargo el aprovechamiento de muchos de estos productos se ha venido realizado de una forma no sustentable, generando degradación forestal, perdida de la biodiversidad y la cobertura. Requiriéndose de una planificación de la producción forestal,  que considere los ciclos de aprovechamiento, la resiliencia del bosque, que permita maximizar sus beneficios económicos, sociales y ambientales sin comprometer la biodiversidad. Esto puede lograrse a través del estudio del crecimiento, reclutamiento y mortalidad del bosque, proceso conocido como dinámica forestal. Pudiendo así, observar los cambios sufridos en la estructura y composición del bosque, producto de la acción humana. El conocimiento de la dinámica del bosque permite adoptar mejores prácticas de los planes de manejo forestal, que permitan la producción forestal y la conservación del recurso. Por esto el objetivo del estudio es “Evaluar la dinámica forestal de la unidad de producción anual número diez (UPA 10), en la Unidad de Manejo Forestal (UMF) Uberlandia, Portel, Para.

  • JHONNES LUCIANO BRITO DOS SANTOS
  • Transposição de peixes: Uma análise cienciométrica sobre utilização no mundo e perspectivas futuras no Brasil.

  • Data: 07/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • A construção de barragens para o aproveitamento hidrelétrico causa efeitos negativos nos ambientes, como a perda de habitat, fragmentação e interrupção do fluxo e continuidade de rios, que afeta diretamente os peixes. Para minimizar os impactos foram criados sistemas de transposição de peixes (STP), cujo objetivo é minimizar o efeito da fragmentação e descontinuidade de rios, mantendo assim a conectividade do rio e proporcionando a manutenção de rotas migratórias para reprodução, forrageio e refúgio. Esses sistemas existem a aproximadamente 300 anos em diversos designs ao redor do mundo. A proposta desse trabalho é avaliar o estado do conhecimento sobre sistema de transposição de peixes nos últimos 100 anos, suas perspectivas e utilização no Brasil e no mundo, identificando as espécies brasileiras que usam o sistema e possíveis características que facilitam ou impeçam o uso. Assim, podemos ter um conhecimento sobre a dinâmica comportamental dos peixes e suas relações com os diferentes tipos do sistema. Além disso, buscamos propor medidas que sejam eficazes para futuras construções de passagens de peixes, permitindo melhor aproveitamento nas avaliações de eficiência de passagem. Para isso, realizaremos buscas bibliográfica usando as palavras-chaves; peixe, represa, passagem para peixes, passagem, escada, canal lateral, migração, salmonídeos, potamódromos, diádromos, telemetria, hidrelétrica, barragem com passagem múltiplas, passagem ascendente, passagem descendente em português, inglês e francês. Os bancos de dados utilizados serão Web of Science, Scielo, Portal Capes e Google acadêmico. Pretendemos com essa pesquisa identificar qual o primeiro sistema criado na literatura e o tempo de latência até a chegada ao Brasil, quantificando o máximo de trabalhos possíveis, especializando os dados por continente e observando a relevância desses dados para as implantações futuras no Brasil. Buscamos também identificar quais são os padrões históricos sobre o tema, identificando se a tendência mundial é a mesma observada no Brasil e contribuindo substancialmente para futuras políticas de gestão e tomada de decisões a respeito do tema abordado.

  • LIRIANN CHRISLEY NASCIMENTO DA SILVA
  • Avaliação das populações naturais de Hypancistrus zebra (Siluriformes, Loricariidae) após a implementação da UHE de Belo Monte, Xingu, Brasil

  • Data: 02/03/2019
  • Mostrar Resumo
  • O rio Xingu é um rio de águas claras que tem uma variedade de peixes endêmicos, onde se inclui a espécie Hypancistrus zebra. Conhecido popularmente como acari zebra, essa espécie apresenta sua distribuição registrada apenas no trecho da Volta Grande do rio Xingu. Espécies que habitam esse trecho dependem das corredeiras e condições naturais do Xingu, recentemente afetados com a implantação da UHE. Não se sabe como as populações de H. zebra se portaram após o enchimento e as consequências futuras para a espécie. Espécie rara, com populações pequenas, baixa taxa de fecundidade e afetada pela sua alta exploração pode ser mais vulnerável a extinção. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo avaliar o estado atual das populações de H. zebra após as alterações ambientais advindas da implementação da UHE de Belo Monte. Para isso, será feito um levantamento de todos os trechos de ocorrência da espécie antes do enchimento da UHE de Belo Monte e com base neste levantamento serão realizadas expedições para revisitar os locais de ocorrência da espécie no período de estiagem (julho a novembro). Em cada local de ocorrência serão efetuados mergulhos com auxílio de câmeras GoPro para registrar presença e ausência da espécie. Novos pontos de ocorrência confirmada da espécie serão plotados em um mapa utilizando-se o software Quantum GIS (QGIS). Apoiado as expedições, em cada local de ocorrência será gravada a profundidade e a temperatura com auxílio de um computador de mergulho, a velocidade da água será mensurada com um fluxômetro, substrato da área caracterizado e serão medidos o pH, condutividade elétrica, turbidez e oxigênio dissolvido da água com uma sonda multiparâmetros (HANNA©). Para testar a ocorrência dos indivíduos com as variáveis abióticas, serão utilizadas as análises estatísticas Análise de Componentes Principais (PCA) e Regressão Logística. E para identificar o tamanho de população mínima viável (PMV) para espécie, estimar a viabilidade das populações e prever a sobrevivência da espécie será feito modelos através da análise de Viabilidade Populacional (AVP) utilizado o pacote de simulação computacional VORTEX versão 10.2.5. Para alimentar os modelos será coleta informações de literaturas brancas e cinzentas, uso dos dados existentes do Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingu (LAQUAX)
    e aplicação de questionários para aquaristas e pescadores. Diante disso, espera-se que este trabalho venha informar a atual situação da H. zebra e o futuro das populações diante das alterações ocorrentes com a implantação do UHE. Também que possa cooperar nas tomadas de decisões e o fortalecimento de estratégias de conservação da espécie.

2018
Descrição
  • ALINE PATRICIA SILVA DA LUZ
  • CARACTERIZAÇÃO DOS HÁBITATS AQUÁTICOS DA VOLTA GRANDE DO XINGU

  • Data: 30/10/2018
  • Mostrar Resumo
  • O Rio Xingu drena áreas do Escudo Brasileiro antes de adentrar nas terras baixas da Amazônia e desaguar no rio Amazonas. A área conhecida como Volta Grande do Xingu abrange a porção final (jusante) do Rio Xingu no Escudo Brasileiro e destaca-se por ter sido o local da instalação da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Belo Monte. A Volta Grande do Xingu possui configuração geomorfológica única, caracterizada por uma série de amplas corredeiras e canais múltiplos. Tanto no canal principal, como nas regiões marginais, apresenta diversos tipos de substratos rochosos intercalados a ilhas com vegetação de igapó e bancos de cascalho ou areia. Isto proporciona grande disponibilidade de ambientes aquáticos e de alagamento, com ictiofauna diversa, incluindo espécies endêmicas, tais como o Hypancistrus zebra. A perda de substrato rochoso e mudanças físico-químicas impostas pela alteração do regime hidrológico devido à UHE Belo Monte colocam em risco a conservação de espécies endêmicas da Volta Grande do Xingu. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi caracterizar os ambientes aquáticos da Volta Grande do Xingu, com destaque para os tipos de substrato fluvial e variáveis físico-químicas da coluna d´água no trecho sob influência da UHE Belo Monte. Neste trabalho, foram identificados quatro grandes ambientes aquáticos, os quais abrangem dez sub-ambientes. Os grandes ambientes incluem a ria, os canais sobre leito rochoso, os lagos e canal secundário (igarapé). Os sub-ambientes descritos são canal de substrato lamoso, praias, canal de substrato arenoso, canal de substrato de cascalho (“gorgulho”) e conglomerado de seixos cimentados por óxidos e hidróxidos de ferro (“mocororô”), canal com banco de areia sobre pavimento rochoso, poço em canal, pedral, lago de ilha, lago de planície de inundação marginal e poça sobre pedral. Em relação à coluna d’água, notou-se variação das características físico-químicas médias entre o período seco (nível d'água baixo) e o chuvoso (nível d'água alto). No período de cheia, o pH apresentou média de 6,5, com valor máximo de 7,0 e mínimo de 5,7, enquanto que na seca a média foi de 5,2, com valor máximo de 6,8 e mínimo de 5,0. Interpretou-se que o maior tempo de residência da matéria orgânica na coluna d'água durante o período de seca tenha contribuído para reduzir o pH, decorrente da liberação de ácidos orgânicos da decomposição da matéria orgânica. Os valores médios de turbidez foram de 20,4 uT e de 2,7 uT, respectivamente na cheia e na seca. O aumento da turbidez no período chuvoso ocorre devido à entrada de sedimentos por erosão de solos e das margens. Assim, notou-se condições físico-químicas contrastantes entre os
    2
    períodos de seca e cheia, as quais são importantes para a manutenção dos ecossistemas aquáticos. O tipo de substrato de habitats aquáticos pode influenciar a distribuição das espécies aquáticas da Volta Grande do Xingu. Os ambientes aquáticos descritos neste estudo podem ter um papel importante na distribuição de peixes especialistas em substratos rochosos.

  • TAMYRIS PEGADO DE SOUZA E SILVA
  • PRIMEIRA EVIDÊNCIA DE INGESTÃO DE MICROPLÁSTICOS POR PEIXES DO ESTUÁRIO DO RIO AMAZONAS
    Orientador:

  • Data: 24/08/2018
  • Mostrar Resumo
  • Plastic debris makes up 60 to 80% of the marine debris. The presence of the plastic items in the environment is seen as a threat, since it can generate cases of entanglement and ingestion by the aquatic fauna. Plastics can be classified according to their size, being separated into macroplastics (> 25 mm), mesoplastics (5 - 25 mm) and microplastics (< 5 mm). The objective of this study was to analyze the presence of microplastic items in the gastrointestinal tract of fish species from the Amazon River estuary. The fish analyzed are part of the bycatch fauna of the industrial shrimp trawling. In the laboratory the fishes were identified to the lowest taxonomic level, weighed and had the total and standard length measured. Subsequently the fishes were dissected for the removal of the gastrointestinal tract, which was measured and weighed before and after the extraction of the contents. The contents were removed and stored in pots with 70% alcohol until the moment of analysis in the stereomicroscope. Food items were identified through visual inspection, separated, classified and quantified. Subsequently the items classified as microplastic were submitted to a physical analysis called Attenuated Total Reflectance - Fourier Transform Infrared (ATR-FTIR) for the confirmation that they were plastics and identification of the polymers that composed them and then they were photographed and measured. In total, 228 microplastic particles were found in the gastrointestinal tract of 26 individuals belonging to 14 species, or 30% of the individuals analyzed. The microplastic items were categorized as pellets (97.4%), tissues (1.3%), thread (0.9%) and fragments (0.4%) that ranged in size from 0.38 to 4.16 mm. There was a positive correlation between the standard fish length and the number of microplastic particles found in the gastrointestinal tract. The main polymers identified by the ATR-FTIR were polyamide, rayon (a semi-synthetic polymer) and polyethylene. These results provide the first evidence of microplastic contamination in the biota belonging to the Amazon estuary and the northern coast of Brazil.

  • ANTONIO WESLEY BARROS CACADOR
  • DROSOPHILIDAE (DIPTERA) E EUGLOSSINI (HYMENOPTERA, APIDAE) COMO FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO AMBIENTAL

  • Data: 14/08/2018
  • Mostrar Resumo
  • As florestas tropicais estão desaparecendo rapidamente, e com ela grande parte da biodiversidade deste ecossistema. A remoção da cobertura florestal deve-se às atividades humanas, incluindo agricultura, extração madeireira, expansão urbana, mineração, construção de rodovias e usinas hidroelétricas. A remoção parcial, total ou fragmentação florestal contribui para a diminuição da biodiversidade através da reestruturação das comunidades (e.g. extinção, substituição de espécies nativas por exóticas) a um novo equilíbrio biológico. Entretanto, ainda sabemos pouco sobre a relação entre a diversidade, composição e estruturação das comunidades e suas relações com o desmatamento e degradação dos habitats. Vários organismos têm sido considerados como indicadores biológicos de integridade ambiental. Estes bioindicadores respondem às alterações através de variações na abundância, riqueza, diversidade, composição, fisiologia ou morfologia e essas variações podem ser usadas para caracterizar, monitorar e/ou avaliar a integridade do ambiente. Avaliamos a relação entre a abundância de dois grupos de invertebrados alados, Drosophilidae e Euglosssini, com variáveis relacionadas à perturbação ambiental em fragmentos de floresta ombrófila aberta a fim de investigar o papel deles como bioindicadores da integridade ambiental de remanescentes florestais. Drosophila malerkotliana, Scaptodrosophila latifasceaeformis, Zaprionus indianus e uma forma não identificada de Rhinoleucophenga associaram-se às variáveis indicadoras de menor cobertura florestal, enquanto D. willistoni, D. paulistorum, D. prosaltans, D. equinoxialis e D. subsaltans associaram-se às variáveis relacionadas à maior cobertura florestal. Entre as Euglossini, as espécies de Euglossa (incluindo o subgênero glossura) e Exaerete associaram-se às variáveis indicadoras de floresta preservada, enquanto as espécies do gênero Eulaema associaram-se às variáveis indicadoras de áreas degradadas. Essas associações podem indicar que mudanças no nível de degradação ambiental poderiam causar mudanças significativas na composição das comunidades destes grupos neste tipo florestal. Ainda, algumas espécies e/ou agrupamentos de espécies podem ser usadas como indicadores robustos da integridade ambiental em paisagens fragmentadas de floresta ombrófila aberta amazônica. O agrupamento de espécies exóticas (excluindo D. malerkotliana) e as espécies S. latifasceaeformis e Z. indianus (Drosophilidae), assim como o gênero Eulaema, a espécie Eul. nigrita e o agrupamento formado por Eul. nigrita + Eul. Cingulata (Euglossini) podem ser utilizados como indicadores de áreas degradadas. Entre os indicadores de áreas preservadas, destacam-se D. Sturtevanti (Drosophilidae) e as espécies do subgênero Glossura (gênero Euglossa), Eug. imperialis e Eul. Intersecta (Euglossini).

  • DIANINI CAMPOS DA MOTA
  • RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON AOS EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS (ElNiño e LaNiña) E AO AUMENTO DE TEMPERATURA EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL

  • Data: 09/08/2018
  • Mostrar Resumo
  • Climate change is a threat to biodiversity in freshwater systems and should affect from scale of individuals until the ecosystem level. In tropical ecosystems the effects of climate change on aquatic communities are still poorly understood. The objective of this study was to evaluate the effects of climatic changes on the zooplankton community of the Upper Paraná River, a floodplain strongly influenced by extreme events (ElNiño and LaNiña) and which has increased water temperature in the last 15 years. The impacts of future climate change on Biodiversity are still uncertain, but this study shows that further changes will affect the many aspects of zooplankton diversity in tropical aquatic systems.

  • LUANA FERREIRA DE JESUS
  • SEDIMENTOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DAS PRAIAS DE NIDIFICAÇÃO DE QUELÔNIOS NO REFUGIO DA VIDA SILVETRE TABULEIRO DO EMBAUBAL, BAIXO RIO XINGU

  • Data: 30/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • The sedimentological and geomorphological characteristics of sand beaches from the REVIS Tabuleiro do Embaubal archipelago in the lower Xingu River are important factors for the reproduction of aquatic chelonians of Podocnemis genus.
    3
    These factors influence, for example, the temperature of spawing chamber, which controls the sexual ratio (male/female) of new individuals. Beach morphology also defines suitable sites for spawning, as a minimum sand thickness of 50 cm above the water table (phreatic level) is required for the construction of the spawning chambers. Negative effects on the reproductive microhabitat of the chelonians can occur in the REVIS beaches as result of the construction and operation of the Belo Monte hydropower plant due to the interference of the dams in the sedimentary dynamics of the Xingu River. In this context, the objective of this study was to perform the sedimentological and geomorphological characterization of REVIS beaches to understand their formation processes and to evaluate how the implantation of the Belo Monte hydropower plant could affect P. expansa spawning beaches.
    This study involved the characterization of beaches located between the lower Iriri River and the downstream portion of the REVIS. The morphology of the beaches was characterized by aerial photographs and field surveys. Sediment samples were collected in 25 beaches and in three profiles across the Xingu river bed for grain size analysis in a laser granulometer.
    It is noted that the morphology of REVIS beaches is strongly conditioned by the action of currents generated by waves associated with northeast winds. Wave currents transport sediments upstream, contrary to the river current, and promote the formation of a secondary sand bar in the downstream portion of the beaches. This unique morphology provides protected microhabitat for populations of chelonians. Under positive sediment supply, the wave action can favor the sediment aggradation on the top of fluvial bars and formation of higher elevation, promoting greater availability of spawning areas.
    Grain size results showed that the sandy beaches (0-30 cm depth) of the study area are dominated by medium to coarse sand (250-1000 μm) and present a tendency of finning upward, with a higher concentration of very coarse sand (1000-2000 μm) at the bottom (30 cm depth) and increase in the proportion of medium to coarse sand (250-1000 μm) at the beach surface. It is observed that the beaches upstream of the Pimental dam have coarser sands (mean diameter = 420 μm, standard deviation = 644 μm) than the REVIS beaches (mean diameter = 370 μm, standard deviation = 660 μm). The sands under transport in the channel of the Xingu River downstream of the Belo Monte dam
    4
    have a higher proportion of fine sand (mean diameter = 235 μm, standard deviation = 584 μm). This suggests that the sands suffer significant segregation when transported from the channel bottom to the bar tops representing the REVIS beaches.
    With the operation of the Belo Monte hydropower plant, the dams will act as a barrier to the transport of sands coming from upstream, favoring the transport of finner sediments along the Xingu river channel. This change may affect the characteristics of the spawning chambers and the availability of suitable nesting areas in the REVIS region. The reduction of sand grain size may favor the increase of moisture in pores due to the lower permeability of the finer sand. This condition may imply reduction of sediment temperature and impact the sex ratio of the REVIS chelonians population. The decrease of the sand supply to the REVIS caused by sediment trapping upstream the Belo Monte dams can also induce beach erosion by the action of waves and then reduce the availability of habitats for nesting of P. expansa.

  • DAMIRES SANCHES PEREIRA
  • DELIMITAÇÃO MOLECULAR DE ESPÉCIES DE ARRAIAS (MYLIOBATIFORMES: POTAMOTRYGONIDAE) DO RIO XINGU

  • Data: 30/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • The family Potamotrygonidae possesses species of ornamental importance that has great value in the foreign commerce, becoming one of the most expensive fish used in Aquariofília. Despite the wide geographic distribution of Potamotrygon motoro, P. orbignyi and Paratrygon aiereba, there are many endemic species of a single basin, such as Potamotrygon leopoldi, with distribution restricted to the Xingu basin and its tributaries. A constant area of anthropic interference and complexity of species present, it is extremely important to use molecular tools to better understand these species, making it possible to understand the morphological variation in them. In addition, the other species of the family, which occur in the Xingu River, have shown problems with the wide geographic distribution and tendency towards population substructuration. Many of these species are complexes of species or cryptic species, which makes it difficult to understand the real diversity in this taxon, making use of molecular tools for a precise and efficient characterization in order to generate information capable of assisting management and conservation programs for freshwater stingrays. Therefore, three methods of species delimitation (GMYC, ABGD, PTP) in two mitochondrial regions (Cyt be COI Barcode) in a group of five species of freshwater stingrays (Potamotrygon motoro, P. orbignyi, P. scobina, P. leopoldi e Paratrygon aiereba), with samples collected in 22 collection areas along the Xingu basin, with 20 areas along the main river and one in each tributary, Iriri River and Bacajá River. Our results demonstrate haplotype sharing and the association of the geographic distribution of these species, with replication of back dyeing in different branches of neighbors clustering trees, maximum likelihood and Bayesian inference, indicating a possible case of hybridization between P. motoro-P. orbignyi-P. in the Xingu River. The comparison between mitochondrial DNA Cyt b and COI showed that the Barcode region is more adequate than Cyt b, being efficient in discriminating specimens from their respective species and also indicating speciation in Paratrygon. The GMYC method using COI sequences showed to be more sensitive than the other methods, separating the species in their respective groups.

  • SILNARA CARMO BENTO
  • USO DE CAIXAS-NINHO PELA FAUNA DE VERTEBRADOS EM RELAÇÃO ÀS VARIÁVEIS AMBIENTAIS EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA AMAZÔNICA EM ALTAMIRA-PA

  • Data: 27/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • The Amazon rainforest is considered one of the largest remnants of tropical rainforest in the world, but the sharp exploitation of natural resources in the Amazon has caused a growing loss of biodiversity. These impacts have worryingly reached the fauna that depends on natural cavities present in alive or dead trees as spots for nesting, sheltering or foraging. To compensate the loss of environmental complexity, the use of nest boxes has been successfully used, especially forests of temperate regions, for diverse groups of vertebrates, from birds to mammals. For the Neotropical region, it is necessary to evaluate the efficiency of this environmental intervention through the experimentation and observation regarding the use of these nest boxes in relation to the environmental variables, being our goal to develop these observations in a fragment of Amazon forest in Pará. The study used 30 wooden nest boxes distributed along a RAPELD research module located in a forest fragment in the Xingu region of Altamira. Eight boxes were installed in transect One and 16 transect the Two, added six boxes along the stream. Four boxes per parcel were installed, two at the beginning and two at the end, one 1.5 m hight and the other with 5 m. in relation to the ground; the boxes installed along the stream were fixed with intercalated height (1,5 and 5 m) distanced 50 m each other. Environmental and spatial variables were measured: opening the canopy edge distance, and an average density of the surrounding DAP trees, distance and altitude stream. The Principal Components Analysis (PCA), were used to correlate the occurrence of bird, amphibians and reptiles species, and used to verify the relationship between the nesting site variables and locations in relation to the sampling sites. Seven boxes were occupied by vertebrates, all then as sheltering. Four were occupied by mammals (Didelphidae and Rodentia), two reptiles (Thecadatilus rapicauda) and one amphibian (Osteocephalus taurinus). Sampling covered the entire study area through the heterogeneous distribution of the artificial cavities, there was slight variation between the variables and the nest boxes (PCA - 39.50% explanation of the axes). There was no significant correlation, but a tendency of use for T. rapicauda to occupy boxes associated with the variables distance of the stream and altitude, and mammals with the variable vegetation cover. Different from other Brazilian studies there was low occupation of nest boxes, and our results were not substantial to determine the use of nest boxes for environmental enrichment in fragmented environmental fragments in the Amazon.

  • ALYSSON ANTONIO DA COSTA LEITE
  • Rotifera community variability in a stretch of the Tocantins-Araguaia basin influenced by a reservoir

  • Data: 18/05/2018
  • Mostrar Resumo
  • Due to the short life cycle and adaptation, zooplankton is used as indicator of environmental changes. We described the rotifer community, and compared it at different river compartments led by the damming of the Tocantins-Araguaia, Western Brazilian Amazon, after the construction of the Tucuruí hydroelectric power plant about 40 years ago. In order to investigate temporal and spatial variability, we collected the zooplankton with 68 μm plankton net at a total of 16 stations divided between upstream, lake and downstream of the power plant during a hydrological cycle (trimonthly during 2015). Environmental and physical-chemical variables were obtained, such as temperature, pH, dissolved oxygen concentration, chlorophyll-a, trophic status index and others. Biomass was estimated only during the rainy (March) and dry (September) seasons. We found 85 species belonging to 31 genera. Biomass was higher in the rainy season (p = 0.001), and no difference was found between the compartments. Regarding density, differences between both the periods and compartments were found (p = 0.001), and in the relationship between period vs compartment (p = 0,008). Multivariate analysis demonstrated the seasonality as the main driving factor for the variability on the rotifers, with a lesser influence of river compartmentalization, despite indicator species as Brachionus gessneri, Hexarthra intermedia, Keratella americana and Asplanchna priodonta, Ptygura libera, Stephanoceros sp.2 were detected for the upstream and lake compartments respectively.

  • BRENDA KAROLINA GOMES ALMEIDA
  • ÁCAROS MESOSTIGMATAS ECTOPARASITAS DE MORCEGOS NA AMAZÔNIA ORIENTAL BRASILEIRA

  • Data: 02/05/2018
  • Mostrar Resumo
  • O conhecimento sobre a acarofauna é exíguo-devido principalmente a dificuldade de acesso ao bioma e à falta de especialistas no grupo. Os ácaros que parasitam a superfície externa dos corpos de hospedeiros da ordem Chiroptera compreendem quatro ordens. Para descrever o padrão de interações entre os ácaros ectoparasitas de morcegos, a ordem de ácaros mesostigmata foi o grupo-modelo. Neste grupo incluem famílias e gêneros de ácaros parasitas exclusivamente de morcegos, ou mesmo os que parasitam outros vertebrados. Realizamos coletas em 14 localidades, cada uma delas visitada pelo menos duas vezes. Caracterizamos a assembleia de ácaros mesostigmatas e os seus hospedeiros quanto a abundância e riqueza de espécies. Visualizamos e analisamos as interações entre Ácaro-Morcego em redes bipartidas usando métricas a nível de rede e de espécies. Obtivemos o registro de novas interações e novas espécies foram reconhecidas. A rede Ácaro-Morcego apresenta uma alta modularidade. A espécie de morcego Carollia perspicillata foi uma importante espécie-chave para as interações registradas, esteve conectando módulos e com ligações dentro do próprio módulo. Constatamos uma alta relação de EXCLUSIVIDADE entre uma espécie de ácaro e uma espécie de morcegos na rede. Estes resultados são um importante alerta para a conservação desses organismos e seus ambientes. Visto que a região de estudo se encontra em constante exploração dos recursos naturais causando alterações abruptas da paisagem. Tais interações são pouco conhecidas. Numa escala evolutiva estas espécies teriam pouco tempo para adaptar-se e deixariam de existir.

  • LEANDRA ROSE PALHETA DA SILVA
  • O efeito da urbanização sobre a comunidade de morcegos e moscas hipobosídeas (Nycteribiidae e Strebilidae) na Amazônia brasileira

  • Data: 28/02/2018
  • Mostrar Resumo
  • Bat's fly are hematophagous organisms, belonging to Streblidae families, five subfamilies, 32 genera and 227 species and Nycteribiidae, three subfamilies (Nycteribiinae, Cyclopodiinae and Archinycteribiinae), both families have a wide geographic distribution and in Brazil there are records of 68 species of the Streblidae family and 24 species of the Nycteribiidae family. The infestation of ectoparasites in bats is related to factors such as size of distribution area, formation of colonies, body size and type of environment in which it is found. The importance of understanding ecological processes is linked to the understanding of interactions between species, both on a temporal and spatial scale, to guide conservation measures of species, habitats and environments. In this way our objectives are: To identify if the modification of the natural environments through the urbanization changes the communities of Diptera and Quiróptera. For this, collections were carried out in five municipalities in the state of Para, Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Bragança and Nova Timboteua, considering 11 sampling points, six in urban environments and five in rural environments. With 42 collection nights (25 in urban area and 17 rural area) and 63,000 m .h of sampling effort (37,500 m .h urban area and 25,500 m .h rural) were captured 514 individuals from 30 species of bats, distributed in six families. With the study, we observed that the communities of both Diptera and Bats presented variation between urban and rural environments, this study being the first to evaluate the effect of anthropic actions on the structure of the Diptera community and that the variation observed in the community of diptera and a reflection of the variation observed in that of bats, since communities are correlated in 68%. In relation to the variation of abundance among the environments, we observed that the urban area has a greater abundance of díptera and a smaller abundance of bats, when compared with the rural areas, although the richness of species is greater in the rural environments, indicating that the variation of the composition is due to the loss of species in urban areas, with the composition of urban species being determined by few but abundant species, and that urban specimens have higher rates of infestation, thus corroborating with the literature that degraded habitats contribute to increased rates of parasitism.

  • VICTOR SACCARDI
  • Studies on species abundance are critical to understand the patterns and responses of communities to everlasting effects, like climate change, or transient disturbances, like hunting and deforestation. Millions of people in tropical forests depend on wildlife to ensure their protein intake and their food security. Terra do Meio is located in Pará state, Brazilian Amazon, in the watershed of the middle Xingu river, composing a group of protected areas that receive great deforestation pressure, where traditional indigenous and riverside populations live. In order to describe the diversity of medium and large mammals and game bird species of three Conservation Units, 835 km were covered in nine transects. Comparisons were also made between the areas, ascertaining the impacts of hunting, and proposed recommendations for the monitoring of the biodiversity. Population estimates of the species were obtained by the Distance Sampling method. Indirect data were also collected and camera traps also installed. 47 species were recorded. The results suggest that hunting does not drastically affect wild populations in the area and may indicate that local hunting currently tends to be sustainable. This study reinforces the importance of extensive areas for the maintenance of viable populations and the sustainability of hunting in these regions. This study presents estimates of species density in these areas, and it provides the first information on the diversity of mammals and game birds of Riozinho do Anfrísio Extractive Reserve.

  • Data: 28/02/2018
  • Mostrar Resumo
  • Conservation Units; biodiversity; fauna; Amazônia; conservation; distance sampling

  • KLEITON RABELO DE ARAUJO
  • Emissão de dióxido de carbono (CO2) pela usina hidrelétrica (UHE) de Belo Monte, rio Xingu (PA), Amazônia

  • Data: 23/02/2018
  • Mostrar Resumo
  • With hydroelectric reservoir implantation the dynamics of the river hydrology is altered, reducing the downstream flow. River impounding may to increase the upstream dissolved organic carbon concentration by retaining organic matter, increasing the production of carbon dioxide (CO2). In the first years post impoundment the emissions are high, stabilizing with the passage of the years due to decomposition of organic matter. Many controlling factors acts on CO2 flux and may to affect the emission rates across the river, at spatial and temporal level such as channel geomorphology, latitude, temperature, microbial community structure, organic matter input, water turbulence, wind shear and pre-damming vegetation. The aim of this work was to characterize the CO2 spatial and temporal variation between low and high water stations in the Belo Monte hydroelectric reservoirs and Xingu River emission pattern post damming. During 2016 and 2017 years, the Amazonian seasonal periods of low and high water were sampled. Thus, CO2 flows, CO2 water concentration and physical-chemical variables were sampled. On low water, the flux decreased, recording negative fluxes on main channel, otherwise, flooded areas had emission and CO2 concentration rates similar to the high water period. Main channel should receive lesser organic matter load due lower rainfall during drought station decreasing CO2 emission. A baixa precipitação durante o período de estiagem afetou as emissões, já que o canal principal deve receber menos entradas de matéria orgânica. Flooded areas still have decaying organic matter available as carbon source. The 2016 emissions showed a similar pattern than 2017, with little fluctuations among these years. Turbulence had an intrinsic role in the variation of emissions during high water along with autotrophic and heterotrophic activity. Downstream of the Belo Monte dam, a high flux was recorded during high water station which may indicate a hot spot emission during this season. The results of this work will provide a better understanding of the impacts generated by run-the-river hydroelectric plants on the clear water rivers, as well as a view of the effects caused by the local carbon balance.

2017
Descrição
  • MAYSA REIS PAIVA
  • DIVERSITY OF FLORA USE BY FAMILY FARMERS IN THE RURAL SETTLEMENT PROJECT ASSURINI, ALTAMIRA, PARÁ

  • Data: 28/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • Rural settlement projects are areas of new agricultural production units that aim at the reordering of land use. In the settlements, the use of vegetal resources represents an important alternative for improvement in the quality of life, either in the generation of income or for the family consumption. This study aims to investigate the population’s knowledge, in Assurini settlement project, about on the plant species in the region, their uses, as well as the most used plant parts and the main collection sites. In order to obtain the data, participant observation was carried out, the application of semi-structured interviews to obtain information on the socio-economic profile of the interviewee and ethnobotanical knowledge. Guided tours were also conducted for botanical collection. The values of diversity of Shannon in base 10 (H '), of Pielou (J'), Wealth (RQZ), value of use (VU) and processed principal component analysis (PCA). We interviewed 25 residents, all of them family farmers, 15 of them men and 10 women. A total of 183 useful species were recorded, of which 75 were from the backyards, 62 from the capoeira areas, 41 from the forest areas and 5 from the fields. The botanical families Fabaceae, Arecaceae, Rutaceae and Lamiaceae obtained more citations. The categories of vegetation use were identified in ten types: medicinal, food, timber, fuel (firewood and charcoal), artisanal, recreational, mystical or religious, production of artifacts (hunting, fishing or domestic), cosmetics and fodder. The most representative categories of use were medicinal (42,8%), food (30,6%), timber (15,4%) and fuel (6,6%). The values of the Shannon indexes (1.85) and Pielou (0.82) were high suggesting that the interviewees know a large part of the local diversity of plants. The mean value of use (0.21) was low. They showed higher use value the species Bertholletia excelsa (1,24), Handroanthus impetiginosus (1.20), Vouacapoua americana (1.08), Euterpe oleracea (1.00), Citrus sinensis (1.00) and Mangifera indica (1.00). The most commonly used plant parts are leaves, fruits, stem and stem bark. E. oleracea showed higher utilization with use of indication for six parts: peel the stem, stipe, leaves, fruits, seeds and roots. The wealth index ranged from 0.08 to 0.37. The mean values of the wealth index were similar between men (RQZ = 0.18) and women (RQZ = 0.17). Principal component analysis indicated compliance with plant knowledge among respondents. The results show that among the interviewees, there is a wide knowledge of locally available plants, whether native or exotic.

  • GLEIDSON PHILLIPPE SILVA FIGUEIREDO
  • ESTUDO DA MORFOLOGIA ENCEFÁLICA DE Bryconops melanurus (BLOCK, 1794), COM UMA ANÁLISE ESTEREOLÓGICA DA ESTRUTURA INTERNA DO tectum opticum.

  • Data: 13/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • O encéfalo de teleósteos tem sido objeto de abordagens que buscam descrever essa
    4 diversidade ainda pouco investigada e encontrar, por exemplo, novas fontes de
    5 caracteres filogenéticos. Contudo, essas descrições ainda são raras na literatura
    6 ictiológica atual. Este trabalho se propôs em descrever a morfologia encefálica
    7 de Bryconops melanurus com ênfase na arquitetura interna do Tectum opticum com
    8 base também em dados estereológicos através do método do Fracionador óptico que
    9 gera estimativas imparciais do número de células segundo critérios de amostragem
    10 aleatória e sistemática. Foi observado que com relação a topografia e a morfologia
    11 geral, o encéfalo estudado é condizente com o modelo generalizado para Characiformes,
    12 porém este também apresentou regiões morfologicamente diferentes, sendo
    13 marcadamente distinto por apresentar: habenula visível, bulbus olfactorius séssil e
    14 semi-fusionados, eminentia granularis com sulco vertical inconspícuo. O tectum
    15 opticum apresentou uma arquitetura interna laminar que recuperou seis camadas
    16 distinguíveis pela coloração de Nissl, elas se estendem no sentido dorso-caudal,
    17 apresentado-se sobrepostas horizontalmente uma em relação a outra. Este foi o padrão
    18 observado nos demais teleósteos e, por conseguinte, em outros vertebrados com dados
    19 disponíveis na literatura. A análise estereológica de cinco camadas nas quais as células
    20 neurais são distinguíveis no tectum opticum não detectou diferenças significativas no
    21 volume e número total de células (neurônios+glia) entre os hemisférios, o que confirma
    22 a simetria desta região, sendo o número de glias muito maior que o de neurônios.

  • RENAN LEAO REIS
  • O ENCÉFALO DE Potamorrhaphis guianensis JARDINE, 1843 (ATHERINOMORPHA: BELONIFORMES: BELONIDAE): NEUROANATOMIA E ENSAIOS ESTEREOLÓGICOS DO TECTUM OPTICUM

  • Data: 13/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • A proposta do presente estudo é descrever a neuroanatomia básica do encéfalo e
    explorar no âmbito estereológico o tectum opticum de um Belonidae Neotropical tendo
    como modelo de estudo a espécie Potamorrhaphis guianensis. Foram mensurados doze
    caracteres morfométricos das subdivisões do encéfalo para estudos da morfologia
    externa e para estudos estereológicos foram feitos cortes histológicos, montadas lâminas
    e corados com cresil-violeta. O tectum opticum compreende a maior estrutura do
    encéfalo seguido do corpus cerebelli, os centros somatossensoriais são pouco
    desenvolvidos e o corpus cerebelli é estendido em sentido rostro-caudal. Em P.
    guianensis o tectum opticum é compostos em seis camadas: (Stratum marginale,
    Stratum opticum , Stratum fibrosum et griseum superficiale , Stratum griseum centrale ,
    Stratum album centrale e Stratum periventriculare, todas as camadas não apresentaram
    diferenças de volume e número de células neurais entre os hemisférios direito e
    esquerdo. O Stratum periventriculare corresponde a camada com maior número de
    células e densidade por mm3, em contraste o Stratum opticum apresenta menor número
    de células. O Stratum griseum centrale corresponde a camada com maior volume e o
    Stratum opticum e Stratum album centrale com menores volumes, respectivamente.
    Nossos dados sugerem que os tamanhos relativos do tectum opticum, eminentia
    granularis e corpus cerebelli, podem estar associados a habilidade de P. guianensis em
    detectar objetos ágeis de fontes alóctones e autóctones, coordenação motora durante o
    nado e agilidade na captura de presas e fugas de predadores internos e externos. Este é
    um dos primeiros esforços em descrever a anatomia externa do encéfalo de um
    Belonidae Neotropical e um dos primeiros em descrever de forma sistêmica, as camadas
    do tectum opticum de um teleósteo com base em estereologia. A continuação de estudo
    com tais abordagens é de grande importância para estudos em biologia comparada,
    evolução anatômica do encéfalo, e discussão com estudos sobre comportamento,ecologia, aspectos funcionais e filogenéticos entre os Teleósteos.

  • KEILA XAVIER MAGALHAES
  • DELIMITAÇÃO DE ESPÉCIES DE Baryancistrus RAPP PY-DANIEL, 1989 (SILURIFORMES: LORICARIIDAE) DO RIO XINGU E FILOGEOGRAFIA DE Baryancistrus xanthellus RAPP PY-DANIEL, ZUANON E OLIVEIRA, 2011

  • Data: 07/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • The diversity of coloring patterns in genus Baryancistrus varies obeying its location, doing that a same species exhibits several morphotypes recognized with L-codes in the Ornamental Fish Trade. Baryancistrus xanthellus, commonly known, as acari- amarelinho displays huge importance in the ornamental fish trade. However, throughout its distribution is possible to observe distinguished patterns of yellow pigmentation forming small dots distributed in the body of the individuals, raising up to several suspicions regarding of the taxonomy of this species. Despite of the commercial relevance, little is known about the genetics of populations of B. xanthellus, due to the lack of studies. The goals of the present study were identify species boundaries of genus Baryancistrus that occur in the Xingu river basin using DNA sequences from a fragment of Cytochrome b mitochondrial gene, and, through mitochondrial and nuclear markers perform some inferences about the genetic diversity, population structure and demographic history of B. xanthellus. Our results showed the existence of seven molecular operational taxonomy units (MOTUs) to genus Baryancistrus to this basin, being that a new candidate species Baryancistrus sp. “verde”, in fact, it is a color variation of the species known as B. xanthellus, emphasizing to the importance of an integrative taxonomy approach mixing morphological identification and molecular data. In addition, all population analysis reveleated the existence of five haplogroups of B. xanthellus distributed along of the river. This pattern found may be related to possible physiographic xingu River variations, resulting from hydrological changes in the Amazon forest during the late quaternary.

  • MARIA DAYANNE LIMA DE LUCENA
  • Loricariidae, inventory, fishermen, ethnoknowledge.

  • Data: 05/04/2017
  • Mostrar Resumo
  • Among the categories of fisheries in the Amazon, ornamental fishing is characterized as an artisanal activity aimed at the maintenance of live fish. In the Xingu River, the fishes of Loricariidae family are distributed in 60 species, belonging to 26 genera. Despite the importance of these species to the ornamental market, some of them are threatened due the loss of fishing environments in Altamira region due to the Xingu river dam may influence the migration of ornamental fishery to areas upstream of the dam, such as the Xingu River and Iriri river extractive reserve areas (Resex). The amount of information about biology, ecology and diversity of ornamental species, as well as fishing characteristics in the study areas, is very scarce. Thus, the objective of this research is to inventory fish species with ornamental potential in the extractive reserves of the Xingu River and Iriri River, besides, understand the process of exploration of the species through the knowledge of fishermen of ornamental fish in these areas. Thirty-eigth species of Loricariidae were collected in these reserves through diving with air compressor and free diving (apnea). The composition of species varied according to the sampling method, seasonal periods and drainages of each RESEX. The method of catching fish by apnea showed higher species richness (df = 36, p = 0.004). The drought period had the highest variation in species composition (F = 10.5, p = 0.001). The study areas presented a high diversity of fish species associated to rapids, being able to be an alternative to strengthen the local ornamental market, besides offering another source of income for the inhabitants of these reserves. The 25 semi-structured interviews with fishermen showed that ornamental fishing after the creation of reserves was no longer the main source of income for most families. Nevertheless, these fishermen maintain their knowledge about fishing gear and handling in nurseries of ornamental species. The return of this activity is a desire of the residents, who believe that this occupation can decentralize commercial fishing efforts. The present study showed how the reserve areas may be important for the maintenance of the biodiversity of fish in the Xingu rapids, besides pointing out that the knowledge of the fishermen is of fundamental importance to access information about the ornamental fishery.

  • JANIO DA SILVA CARNEIRO
  • Fish Parasitology; Parasitic Diversity; Serrasalmidae; Nematoda.

  • Data: 30/03/2017
  • Mostrar Resumo
  • Studies with parasites in fish populations can be used as indicators of water quality and environmental changes. The objective of this study was to identify and quantify parasites of the fishes, Tometes ancylorhynchus (15 ind.), Tometes kranponhah (15 ind.), Myloplus rubripinnis (16 ind.) and Myloplus schomburgkii (14 ind. Xingu downstream of the Belo Monte main bus and to analyze the parasite-host relationship regarding the effects of the parasite community on the relative health condition of the hosts. The abundance and diversity of parasites are expected to cause harm to fish health. The parasites found in fish collects we calculated the prevalence, abundance and diversity index and the relative condition factor of the fish. In each individual, there were at least two species of endoparasites, totaling six species, three belonging to the Nematoda fillet, Myleusnema sp., Procamallanus (Spirocamallanus) sp. and Rondonia rondoni and three belonging to the phylum Platyhelminthes, class Trematoda, subclass Digenea, family Cladorchiidae. The present study is the first record of the presence of the order Nematoda, Procamallanus (Spirocamallanus) sp. in Tometes kranponhah and Tometes ancylorhynchus. The nematode Rondonia rondoni was the most frequent species with an abundance of 830.16 individuals (830.16 ± 229.05) per fish, representing a percentage of 96.55% of the total endoparasites. The least abundant was the Procamallanus (Spirocamallanus) sp. With three individuals found. We found a significant positive correlation between parasite diversity and relative fish condition factor (p <0.05), suggesting that parasite diversity influences the weight-length relationship. Also verified that the parasite with greater abundance and prevalence (Rondonia rondoni) did not influence the condition factor of the fish and that there are significant differences in the composition of parasite species between the genera of hosts Tometes and Myloplus.

  • GEUSIVAM BARBOSA SOARES
  • DACTILOGIRÍDEOS (PLATYHELMINTHES, MONOGENOIDEA) PARASITOS
    DAS BRÂNQUIAS DE HASSAR GABIRU BIRINDELLI, FAYAL ET WOSIACKI,
    2011 E HASSAR ORESTIS (STEINDACHNER, 1875) (SILURIFORMES,
    DORADIDAE) DA BACIA DO RIO XINGÚ, PARÁ, BRASIL

  • Data: 29/03/2017
  • Mostrar Resumo
  • The Xingú River (Amazon Basin; Amazon, Xingu, Iriri and Paru Sub-basin) is the fourth largest tributary of the Amazon Basin and it has one of the most diverse fish communities in the Amazon. Currently, ~ 450 species of fish are known from the Xingú River, of which 25% seems to be endemic for this sub-basin. Species of the Doradidae catfish represent one of the most important groups of fish in the Xingú River. There are 15 known species from which two valid species and one non-formally described species are endemic from Xingú River and close related rivers: Hassar gabiru Birindelli, Fayal et Wosiacki, 2011, Rhynchodoras xingui Klausewitz et Rössel, 1961 and Platydoras sp. "Xingu", respectively. Thirty four species of metazoan parasites are known to infect species of Doradidae, where parasitic flatworms from the Class Monogenoidea represent 34% of this diversity. Even though 64 nominal species of Doradidae are reported from Brazilian waters, only three species of doradid catfishes were analyzed for monogenoidean parasites, supporting the notion that the diversity of these parasites has been neglected for a long time for this region. It is evident that any effort to implement a research program aimed with documenting the diversity Monogenoidea of this host group will raise awareness of our biodiversity. Thus, this work aims to inventory the Monogenoidea fauna from the gills of Hassar gabiru Birindelli, Fayal et Wosiacki, 2011 and Hassar orestis (Steindachner, 1875) from some rivers from the Amazonas, Xingú, Iriri, Paru sub-basin with the description of new species, as well as carrying a more comprehensive taxonomic revisions when necessary. As a result of this work, four new species of monogenoids were reported from the gills of doradid catfishes collected in the Xingú river and close related rivers: Cosmetocleithrum sp. n. A. from H. orestis; Cosmetocleithrum sp. n. B from H. gabiru; Cosmetocleithrum sp. n. C and Vancleaveus sp. n. from H. orestis and H. gabiru. Cosmetocleithrum bifurcum Mendoza-Franco, Mendoza-Palmero et Scholz, 2016 is reported for the first time from Brazilian waters, as well as from a new host, H. gabiru. The genus Vancleaveus Kritsky, Thatcher et Boeger, 1986 is amended, as well as a taxonomic key for species of monogenoids from doradids is presented herein. Finally, the parasite/host distribution suggests that not only coevolution (i.e., cospeciation) would be responsible for the observed patterns, but also biological, ecological, and biogeographic components could influence the distribution of these parasites in their respective hosts.

  • CINTHIA MAGALI MOREIRA HOFFMANN
  • Conhecimento etnoecológico sobre o peixe-boi da Amazônia, Trichechus inunguis Natterer, 1883 (Mammalia, Sirenia) na RESEX Verde Para Sempre, Porto de Moz, Pará, Brasil


  • Data: 20/02/2017
  • Mostrar Resumo
  • There are two species of manatee in Brazil, Trichechus manatus manatus, the Antillean manatee subspecies and Trichechus inunguis, the Amazon manatee. The Amazon manatee, the largest aquatic sweet water mammal in South America, is found in the main rivers of the Amazon basin. Being intrinsically related to traditional hunting, it comprises an integral part of a memory of a people, who used the mammal for many years as a source of subsistence. The specie is currently in decline and there is still much to study about it in order to understand its biological and ecological aspects as well as the use of the species by the people known as the main holders of the local ecological knowledge of the animal. As a rarely observed animal, due to the difficulty in its sighting, it was necessary to study it through semi-directional interviews. Between 2015 and 2016, 31 residents were interviewed. Observations on the physical, behavioral characteristics, feeding, and use of the manatee provided the base support for the perception that hunting and consumption are not constant in the studied area. These results demonstrate that this specie has been used sustainably for many years. However, since the creation of the Extractive Reserve Verde para Sempre (Green Forever), there has been a decline in hunting, however the manatee cubs net fishing is still casual. Nevertheless, there are possible areas for refuge, with few human actions. The results demonstrate that awareness-raising measures are needed to instruct fishermen about the use of fishing nets. In addition, environmental education programs among other measures are needed, so that the hunting of the Amazon manatee decreases in the region.

  • SOLANGE HENCHEN TREVISAN
  • ECOPHYSIOLOGY AND ANATOMY OF THE ACAPU (Vouacapoua americana Aubl.), ORIENTAL AMAZON

  • Data: 08/02/2017
  • Mostrar Resumo
  • The Amazon has undergone environmental changes which have led to a series of morphological and physiological changes in the local plants. Therefore, the purpose of this research is to evaluate the echo physiological and anatomical aspects of the stages of seeding, ell and tree sprouts of Vouacapoua americana in the municipality of Medicilândia, Pará, Brazil. The highest air temperature at 2,5°C, observed during the dry season, resulted in higher values of leaf temperature and vapor pressure deficit, as well as lower values of leaf moisture, stomatal conductance and transpiration. In addition, it was observed that each stage of development of V. americana behaved in a certain way to the environmental variations, in which ells and sprouts presented more favorable responses to the variations of temperature and humidity of the air, being better adapted to the environment in which they live. Regarding the anatomical structures, it was verified that ells and tree sprouts had a thicker, dumb rib. In addition, the tree sprouts also presented greater thickness of the limb and of the parenchyma tending to palisade. In the epidermis it was possible to observe that the stomata occur only in the abaxial face (hypoestomatic leaf), with an average frequency of 719 stomata per mm². The epidermis is uniseriate, with the presence of papillae and trichomes. The medial region of the limbus presented a layer of palisade parenchyma, one or two of spongy parenchyma and one of parenchyma tending to palisade (adjacent to the abaxial face). Secretory structures are present throughout the leaf blade. In the region of the central rib and petiole it was observed that the xylem occupies the central part of the vein, presenting an arch shape. The phloem surrounds the entire xylem and has sclerenchymal fibers in its periphery. Therefore, the results of this research indicate that in the dry season, the plants presented high values of leaf temperature, high DPV and low rates of transpiration and stomatal conductance. On the other hand, in the rainy season, leaf moisture and stomatal conductance were higher. The eco physiological variables presented a different pattern to the logo of the day, with the exception of stomatal conductance and transpiration in the dry season, and chlorophyll in both seasonal periods. The results for the ell and tree sprouts showed higher values for stomatal conductance and transpiration in the rainy season. Regarding the leaf anatomy, V. americana presented data consistent with those cited for the subfamily Caesalpinioideae. Only the variables: thickness of the rib, limb and parenchyma tending to palisade, presented significant differences between the stages of development.

2016
Descrição
  • FABIOLA ANDRESSA MOREIRA SILVA
  • TRADITIONAL USES OF NATIVE PLANT SPECIES IN THE RIOZINHO DO
    ANFRISIO EXTRACTIVE RESERVE, ALTAMIRA, PARÁ, BRAZIL

  • Data: 14/10/2016
  • Mostrar Resumo
  • The extractive reserves are conservation areas which goal is to maintain the traditional
    use of resources by populations. The multiple use of resources is one of the subsistence
    strategies of these population. This study identifies the uses of plant species in the
    Riozinho do Anfrísio Extractive Reserve, Altamira, Pará, Brazil. The reserve is
    localized inside a protected areas complex named Terra do Meio. 19 sites were visited.
    Nineteen localities inside the reserve were visited. The information were collected by
    means of semi structured interviews. Information about the populations, species, their
    uses were obtained and perceptions about RESEX. The IVs and the CUs were calculated
    for qualitative analysis and H' was calculated for the quantitative analysis. 161 plant
    species and 53 botanical families were mentioned. Fabaceae and Arecaceae were the
    most cited families. The Brazil-nut, babassu, andiroba and açaí-do-morro had the most
    elevated values of importance index. Brazil-nut presented the most elevated values for
    IVs=1 and CUs=2.1. The most cited uses categories were food, medicinal and
    commerce. The H' was high (2,15) what means that there are a high knowledge about
    species uses. The abundance and safety feeling were appointed as the advantage to live
    in the RESEX. The educational and helthy services access were the most important
    benefits of the RESEx creation. Nevertheless the ilegal deforestation and is the most
    dangerous threat to the activities sustainability in the RESEX.

  • MATHEUS WATANABE GLINS
  • EVOLUÇÃO DA FORMA CORPORAL EM BAGRES DO GÊNERO PHREATOBIUS (SILURIFORMES:PIMELODOIDEA) NA AMAZÔNIA SUBTERRÂNEA

  • Data: 13/10/2016
  • Mostrar Resumo
  • The genus Phreatobius has three species formally described and four undescribed species distributed in the tributaries of the Negro River. Usually they inhabit the water table and may be occasionally found in hand-dug wells or in hyporheic environment, with wide distribution in the Amazon basin. The genus has hipogeos fish characteristics, in addition to its unique characteristics, which led to a number of uncertainties about their family allocation and within the genus itself. In this study, we will focus only on four species, the three formally described (Phreatobius cisternarum, P. dracunculus e P. sanguijuela) and on a potential new species, Phreatobius sp. “Viruá”. We used geometric morphometry to analyze the variation in body shape in these species. It was noticed that P. cisternarum, P. dracunculus and P. sanguijuela have similar body pattern, showing differences only on the tip of snout and head height. While Phreatobius sp. "Viruá" showed more compressed dorsoventrally body than the other congener species. This difference may be related to habitat, since Phreatobius sp. "Viruá" inhabits hyporheic areas with tiny and irregular spaces on burlap, in contrast to the other species associated with the water table, with conduits in the form of micro-caverns. Furthermore, we observed a difference between the group formed by P. dracunculus and P. sanguijuela, in relation to P. cisternarum, relating to the positions of the dorsal fins, insertion of the pelvic fin and anal fin. Phreatobius sp. "Viruá" showed the most morphogeometrically distinct species from the others, beyond the compressed dorsoventrally body on the posterior region of the body, other variations found were the positions of the dorsal, pelvic and anal fins. The recently described species P. dracunculus and P. sanguijuela show morphological similarity in all tested landmarks. Thus, we observed that there are informative geomorphometric differences to the taxonomy of the Phreatobius species, as well as variation in body shape that may be related to environmental factors and habitat. Also, showing the geometric morphometry efficiency as a tool for distinguishing species of subterranean fish.

  • ROBERTO PORTELLA DE ANDRADE
  • RELATIONSHIP BETWEEN ACCESSIBILITY AND ABUNDANCE OF MEDIUM-SIZED AND LARGE MAMMALS IN THE TERRA DO MEIO, ALTAMIRA-PA, BRAZIL

  • Data: 23/09/2016
  • Mostrar Resumo
  • The literature indicates that hunting areas that approach and settle in the Amazon are used more for hunters than the more distant areas, indicating an association between hunting effort and accessibility. Based on this information, we sought to analyze the effects of accessibility on a relative abundance of orders and a biomass of medium and large mammal species in two adjacent areas belonging to different protection categories without low Rio Iriri, Terra do Meio, Pará, Brazil. In this study, we used the linear transection method, complemented with photographic traps and complementary records. The relative abundance of species and orders recorded in linear transects was expressed as the rate of sightings / 10 km traveled. The observed biomass (biomass/5 km traveled) of the species, by area, was obtained by multiplying the number of adult individuals sighted every 5 km by their body weight. The accessibility coefficient was calculated from the average of the proportions of the distances of navigable rivers and roads to the central point of the trails traveled, using the Spearman correlation test to analyze the effects of accessibility on the relative abundance of the orders and biomass of the species sighted in the studied areas. Of the 52 species reported in the literature for a study region, 34 were confirmed (65.4%), being: 26 species by two or more methods. At the Ecologica Sstation Terra do Meio, 29 species belonging to 26 genera and 07 families were registered. Already, for TICS, we recorded 31 species distributed in 29 genera of 07 families. Over 240 km of the four trails, 269 records of 19 species were obtained, with a sighting rate of 11.21 / 10 km; Similar result to records in regional studies. The analysis of the effects of accessibility on a relative abundance of orders and an adult biomass sighted in the studied areas did not present significant, which may indicate that a biota studied needs a larger area for the development of its activities. On the other hand, no difference was detected between the preserved areas, but between the transects studied, which indicates that an indigenous land Cachoeira Seca and an Ecological Station Terra do Meio corresponding to a biogeographic unit, but with diferent landscape units. The species with the highest number of sightings by linear transcription method and records in photographic traps for Dasyprocta leporina (cutia). Principal component analysis (PCA) for transects indicated a strong correlation with the order Rodentia with the EETM 2 track, considered to be the most preserved, while the order Primates were positively associated with a TICS 2 track, classified as the most disturbed anthropically. We conclude then that the studied areas have good conservation conditions, however, the maintenance of hunting activities, forest exploitation and deforestation in the indigenous land can lead, in the medium term, a greater reduction in the densities of populations and until a local extinction, As was already observed in other studies.

  • JOYCE ERNESTINA MONTEIRO BRAZ
  • Efeitos da oligotrofização sobre a estrutura de tamanho de microcrustáceos planctônicos

  • Data: 12/09/2016
  • Mostrar Resumo
  • 1.      In order to contribute to understandthe plankton responses to reduced nutrient loading (oligotrophication)an experiment was performed during 23 days, using mesocosms filled with the Paraná River water.Inocula of phytoplankton and zooplankton were collected in the environments of the upper Paraná River floodplain and were subjected to combinations of nutrients and transparency treatments.

    2.      We tested whether the limitation of resources and transparency affect the community size structure through its effect on the interaction of competition and predation. According to the Size Efficiency Hypothesis (SEH), the oligotrophicationshould decrease the size structure of planktonic microcrustacean assemblages.

    3.      The results obtained for the oligotrophic scenario indicated a decrease in the size structure of zooplankton, due to the food resource limitation and its effect on the elimination of the most competitive groups. In addition, transparency contributed to this response pattern due to its effect on increasing predation pressure.

    4.      The response of the size structure to predation pressure supported the predictions of SEH, while the competitive efficiency of large zooplankton was determined by the availability of food resource, generating unexpected results.

    5.      We conclude that oligotrophicationinterfere in the relations of predation and competition by reducing both the size and abundance of zooplankton. Moreover, the reduction of the nutrient load generates different ecological implications of the observed on enriched environments, so that the predictions of the biotic interactions assumed for enriched environments can not be fully applied to oligotrophic systems.

  • ANA CAROLINA SILVA
  • THE EFFECT OF WATER FLOW AND SUBSTRATE IN SPATIAL DISTRIBUTION OF LORICARIIDAE (ACTINOPTERYGII, SILURIFORMES) IN XINGU RIVER RAPIDS

  • Data: 03/08/2016
  • Mostrar Resumo
  • In the present study, the distribution of Loricariidae in several parts of the middle Xingu river was evaluate, in order to highlight the association of this group with the various types of substrates and current velocity. There were two collections in the dry season, October, during the years of 2014 and 2015. Through the characterization of the physiography of each sampled site were found from environments to environments with bedrock or sandy bottom composed of weevil and complex pebbles (mocororô). Univariate analysis showed that the abundance and richness among the sampled sites was not homogeneous. Multivariate analyzes allowed to verify that all predictor variables measured influenced significantly (p = 0.0001) in the composition of fish populations. The variables: mocororô, weevil, slab, current velocity, medium blocks were the most influential explaining 30% of the variability in the fish fauna structure. The cluster analysis and the heat map indicating the contribution in abundance of the species most revealed different levels of spatial similarities between the collection sites.

  • SAMUEL SILVA DE CRISTO
  • COMÉRCIO E ETNOECOLOGIA DO MUÇUÃ (Kinosternon scorpioides, LINNAEUS, 1776) NO ARARI, ARQUÍPELAGO DO MARAJÓ, PARÁ

  • Data: 02/08/2016
  • Mostrar Resumo
  • In this study, we investigated the socioeconomic characteristics of the illegal trade and ethnoecology of the scorpion mud turtle (Kinosternon scorpioides) in Marajó Island – Para, Brazil. From April / 2015 to March / 2016, were performed by free and semiestructured interviews, with forms application and participating observation, in the following cities: Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari and Santa Cruz do Arari. It was investigated: a) socioeconomic profile of traders and its activity; b) the origin, commercialization form and frequency of the scorpion mud turtle; c) the demand of these products; and d) the local ecological knowledge. The hunting of scorpion mud turtle was the following: collected with hand (100%), with the muddling (62%) and burning (54%). This activity was performed for subsistence consumption and illegal trade, attending the high demand, especially in urban centers. The hunter knows the empirical aspects of the species biology in the wild, such as habitat, trophic ecology, and reproduction, among others. Thus, we conclude that the illegal trade of the K. scorpioides is still a strong activity in the region, and punitive measures are not sufficient to inhibit this practice, which is a threat to the ecological balance of this specie. Educational intervention and aggregation of economic value to the wildlife product, through the implementation of legalized farms, are required. Allowing the emergence of new technologies, that aims the employment, family income, food sovereignty and the conservation of natural populations of this species.

  • NAYRA GLAIS PEREIRA TRINDADE
  • EFFECT OF DIFFERENT WOOD HARVESTING INTENSITIES AND SOIL PHYSICO-CHEMICAL ASPECTS ON THE FLORISTIC COMPOSITION AND STRUCTURE IN A RAIN FOREST AREEA IN EAST AMAZONIA

  • Data: 13/07/2016
  • Mostrar Resumo
  • This study aimed to evaluate the floristic and structural changes in a tropical rain forest under the influence of different wood selective logging intensities, as well as possible correlations between floristic composition and soil and topographical conditions in managed forest area. The survey was conducted at the Virola Jatobá PDS's land in Anapu, Pará. Five treatments were defined, the first refers to the control area and the remaining four correspond to areas subject to logging at different times and intensities. In each treatment were installed 10 plots of 10x50m, in which all trees with DBH ≥ 10 cm were inventoried. To characterize the floristic and phytosociological composition we used: (i) Whittaker diagram, (ii) estimate parameters of density, frequency, dominance and importance value index (IVI), (iii) distribution of individuals by class of diameter, and (iv) curve of the species for the area. To check the effect of different cutting intensities the number of species, genera, botanical families and individuals between treatments, were compared through analysis of variance (ANOVA). We used the Permutation Multivariate Analysis of Variance (PERMANOVA) to compare the distribution of individuals among the diameter classes. The diversity and uniformity of treatment were analyzed by diversity profiles and the floristic similarity was calculated using the Jaccard index. To analyze the effect of environmental variables a PERMANOVA was carried out based on a Bray-Curtis similarity matrix, and partial redundancy analysis (RDA), using VEGAN Program Platform R, version 3.1.2. We recorded 1,899 individuals (760 ind.ha-1), comprising 127 species in 92 genera and 37 botanical families. Fabaceae, Lecythidaceae and Sapotaceae were the families with the greatest number of individuals. From the 1,899 individuals sampled, 55.5% had DBH < 20cm. Licania impressa Prance showed the highest Importance Value Index. The group of individuals composed of late secondary species showed higher density in all treatments. The control area showed a greater diversity of species relative to three of the four areas subjected to logging. The floristic similarity between areas showed values of Jaccard index ranging from 50 to 62%. The PERMANOVA indicated that the abundance of species was influenced only by cutting intensity, with no significant influence between slope and soil texture. The results of the RDA showed that the first two axes accounted for 21.53% of the variation in the species abundance data. Therefore, it is concluded that, in general, the cutting intensity adopted in the Virola Jatobá PDS was not severe enough to cause major floristic and structural changes. Furthermore, the physical and chemical soil variables accounted for only a small portion of the variation in the species abundance in the managed area.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2