Dissertações/Teses

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2024
Descrição
  • ANTONIO RUAN BARBOSA DO NASCIMENTO
  • Uma Proposta de Atividades Interativas para Introdução à Teoria dos Números

  • Data: 22/05/2024
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  • Um conjunto de atividades interativas, organizadas como Sequências Didáticas, é apresen tado como introdução à Teoria dos Números. As páginas iniciais contextualizam os assuntos seguindo a metodologia Storytelling e se enquadrando como avaliação diagnóstica. A teoria é apresentada formalmente, mas sem demonstrações, seguida de exemplos e exercícios de fi xação, explorando as interatividades da Camada de Computação dos Desmos, que é a TDIC utilizada como ferramenta para a proposta. Diversos tópicos têm interpretação/aplicação geométrica (conversão de bases, MDC, TFA) ou calculadoras programadas para solução de tradicionais temas da teoria dos números (inteiros de Bezout, Equações Diofantinas, Con gruência e Simplificação de Congruência Linear, e Sistema de Congruências Lineares pelo Teorema Chinês do Resto), a fim de trazer ao discente ferramentas para teste de verifica ção de seus conhecimentos. Finalizando cada grupo vem uma avaliação final para registro do aprendizado do discente. Como todas as atividades usam a Classroom do Desmos, o ge renciamento e feedback ficam a cargo do docente usando o painel de controle (trazido por um pequeno tutorial em apêndice). E já que a plataforma Desmos permite copiar e editar atividades, este trabalho possibilita aos docentes fazerem uso das sequências da forma que julgarem mais adequada, mesmo com substituição/edição de páginas. As considerações finais apontam para uma visão de que a combinação destes recursos, constitui uma promissora alternativa metodológica para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, com potencial de aprimoramento da prática docente, inovação em processos avaliativos e incentivo ao protagonismo discente.

2023
Descrição
  • DAVISON MACHADO MEDEIROS
  • O TEOREMA DE PICK COMO RECURSO NO ENSINO DO CÁLCULO DE ÁREAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Data: 14/12/2023
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  • O presente trabalho se propõe a aplicar o teorema de Pick no cálculo de Áreas de polígonos na educação básica, especificamente em turmas do sexto ano do ensino fundamental. Pois, na maioria das vezes, o estudo de Áreas nas aulas de geometria é dada na forma de ensino tradicional, descontextualizada e mecânica com simples repetição e memorização das muitas fórmulas para calcular a Área de alguns polígonos: quadrado, retângulo, triângulo, etc... Para tanto usou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica num contexto de abordagem qualitativa, no intuito de aulas mais significativas e de responder às inquietações: De que modo o emprego do teorema de Pick pode contribuir como estratégia de ensino de Áreas? Que contribuições metodológicas o teorema de Pick apresenta para o estudo de Áreas? Para tal, passando por um breve histórico do conceito de Área, de Georg Alexander Pick, de polígonos, do teorema de Pick, de uma proposta pedagógica e aplicação dessa numa turma do sexto ano.

  • ELIAS PAULO MACEDO NETO
  • Matemática Básica em Quadrinhos: Uma Proposta de Aplicação para o Ensino de Porcentagem

  • Data: 01/12/2023
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  • Este trabalho apresenta uma proposta de utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta educacional no ensino de porcentagem. O autor destaca a importância do uso de HQs como dispositivo lúdico-interativo, capaz de oferecer vantagens significativas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática se aliada ao ensino por meio de situação problema. Durante a aplicação da proposta em sala de aula, observou-se um envolvimento significativo dos alunos, otimização da compreensão do conceito de porcentagem e uma quebra de rotina em relação ao ensino tradicional. A dissertação ressalta a importância do suporte e formação adequados para os educadores, considerando a variedade de aplicativos e plataformas utilizados na elaboração de HQs. O autor conclui que o uso de histórias em quadrinhos no ensino de porcentagem oferece um potencial promissor para promover o aprendizado significativo da Matemática, sendo uma valiosa adição às estratégias de ensino tradicionais. A pesquisa destaca a necessidade de explorar e aprimorar essa abordagem, adaptando-a às necessidades específicas dos alunos e do ambiente de ensino contemporâneo.

  • HERNANDES MACEDO DE SOUSA
  • INVESTIGAÇÕES DE CARTEIRA COM O PYTHON COMO PROPOSTA NO ENSINO DE ELEMENTOS DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA

  • Data: 30/11/2023
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  • Apresentamos análises baseadas nos retornos diários de ativos de uma carteira de investimento a fim de apresentar elementos de estatística descritiva e de decisão de escolha de pesos do portfólio, mediante uma aproximação do máximo índice Sharpe no modelo de Markowitz. As informações de histórico dos ativos de renda fixa e variável são importados de endereços eletrônicos, e os dados são tratados para extrair informações relevantes para estudos. Tais tarefas são construídas no Python, através da biblioteca Pandas e cujas visualizações gráficas também fazem uso de outros pacotes. Todos os comandos na confecção para a aproximação são apresentados, com justificativas das sintaxes, e disponibilizados em notebook do Google Colaboratory. Comparamos o rendimento da carteira adotada pela aproximação com a obtida por otimização, com intuito de fomentar discussões da estratégia adotada e configurar o trabalho como um proposta de ensino de alguns elementos de estatística, de educação financeira e de lógica de programação.

  • PATRICK LOPES MARTINS
  • JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Data: 28/03/2023
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  • Considerando o crescimento constante da quantidade de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) os quais necessitam de atendimento escolar especializado é fundamental que a estrutura escolar, como um todo, passe por mudanças que possam atender as exigências e necessidades destes alunos. Essas mudanças incluem os métodos de abordagem utilizados pelos professores para o ensino da matemática, tendo em vista que os alunos autistas apresentam limitações neurológicas, que influenciam na sua maneira de aprender e se tornam, em alguns momentos, um desafio para alunos e professores alcançarem êxito no ensino desse componente curricular. O presente estudo trata da utilização dos jogos, em especial os jogos matemáticos, como recurso didático no ensino da matemática para alunos diagnosticados com autismo. O estudo é de caráter bibliográfico, com revisão de literatura e discussão de autores, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as características do TEA, saber como esse aluno se comporta e quais as suas principais dificuldades em relação ao processo de aprendizagem do conteúdo matemático, e, sobre tudo, identificar quais os jogos que podem auxiliar os professores de matemática no dia a dia da sala de aula com os alunos autistas. Diante da pesquisa nota-se que a inclusão é imprescindível e aponta para uma educação que possa oferecer a todos, oportunidades e equidade tornando o processo educacional mais justo perante a sociedade. Concluímos, então, que o uso de jogos matemáticos, como recursos pedagógicos, podem facilitar e auxiliar no desenvolvimento do aprendizado da matemática para os alunos autistas, desde que esses jogos sejam escolhidos de forma consciente e planejada com intuito de relacionar os interesses desses alunos com o aprimoramento dos conteúdos ministrado pelo professor.

     

  • OSVALDO GOMES DA SILVA NETO
  • Uma proposta de uso do Desmos como recurso digital no ensino de geometria à luz das avaliações nacionais

  • Data: 24/02/2023
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  • Este texto versa sobre a construção de uma proposta metodológica como intervenção no ensino de geometria que visa estipular parâmetros na elaboração e discussão de atividades com foco nas características de resolução abordadas em avaliações nacionais tais como o Exame Nacional de Qualificação (ENQ) e a prova de segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) disposta ao aprimoramento profissional na forma de ferramenta de ensino e como fonte de estudos por parte de estudantes. Primeiramente são apresentados os modelos destas avaliações e a justificativa da proposta baseada nos modelos, buscando contextualizar tanto estes parâmetros quanto fomentar às discussões de como se dão as avaliações e como elas podem ser usadas na formação de alunos, justificando tal escolha pela experiência em sala de aula tanto como estudante quanto como docente. Em seguida são expostas ferramentas com uso do Desmos, software que funciona como plataforma de ensino que conta com diversas ferramentaws matemáticas, que podem auxiliar nessa formação como o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, bem como caracterizar alguns critérios avaliativos e fundamentar uma metodologia baseada na discussão e possibilidades que cada elemento pode trazer. Com isso, pode-se expor a necessidade de atualização metodológica bem como uma maior aplicabilidade das ferramentas expostas e disponíveis aos profissionais da educação, culminando na diversificação da abordagem em sala de aula e no maior dinamismo das relações

2022
Descrição
  • FLAVIO DANIEL LUZ REGO
  • ENSINO DE FRAÇÕES EM TURMAS DO 6º ANO FUNDAMENTAL COM USO DA ABORDAGEM STEAM - (SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING, ARTS AND MATHEMATICS)

  • Data: 30/12/2022
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  • O presente trabalho aborda o uso das metodologias ativas para uma educação inovadora com ênfase na abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) no ensino de frações para turmas de matemática do sexto ano do ensino fundamental. Tem como objetivo analisar que contribuições podem apresentar propostas de sequência didática baseadas na metodologia STEAM para o ensino de frações. A produção desse estudo foi subdividida em dois momentos: levantamento da literatura disponível sobre o assunto e apresentação de uma sequência didática como proposta de atividade ao professor com intuito de motivá-lo a diversificar sua prática pedagógica na abordagem dos conteúdos de frações com os estudantes de turmas do sexto ano. A sequência didática sugerida, embora baseada numa ideia simples que é de, através da construção de um monocórdio com materiais do cotidiano ensinar conteúdos de frações, tem por finalidade abordar, de forma transdisciplinar, o assunto de maneira que os estudantes, fazendo uso de ferramentas de diversas áreas (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) participem de forma ativa na produção do conhecimento bem como percebam as conexões existentes entre as diversas áreas do saber. Como proposta metodológica, considera-se que as metodologias ativas, principalmente a STEAM, tem o potencial de oferecer, dentro da perspectiva da sequência didática, um norteamento ao professor que, fazendo uso das metodologias ativas de ensino na sua prática pedagógica, poderá tornar o conteúdo de frações uma atividade transdisciplinar e dinâmica em que o estudante tenha a capacidade de relacionar conteúdos de diferentes disciplinas e fazer as devidas conexões com o seu cotidiano.

  • GISELLE BALEEIRO ESPINHEIRO
  • METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E ÁREAS CORRELATAS: propostas de projetos pedagógicos para o novo Ensino Médio

  • Data: 29/12/2022
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  • A pesquisa aborda os principais desafios curriculares para a área de Matemática propostos nas discussões sobre o Novo Ensino Médio. O objetivo principal é analisar como a escola pode organizar-se a partir das metodologias ativas, para a implementação curricular nesta etapa de ensino, considerando a aprendizagem de Matemática. Quanto à metodologia, o trabalho foi subdividido em dois momentos: análise documental e da literatura pertinente e, em seguida, apresentação de propostas para a flexibilização curricular. No estudo, há um breve relato da história da educação no Brasil para poder chegar aos desafios do Novo Ensino Médio pautando, logo depois a metodologia ativa: aprendizagens baseadas em projetos. No entanto, são apresentados seis projetos para complementar a Proposta de Flexibilização Curricular - PFC que a Escola Estadual de Ensino Médio Lameira Bittencourt, localizada em Castanhal, Pará, precisa desenvolver em 2023. Ao analisar a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Currículo do Pará, na área da Matemática e suas Tecnologias, no objetivo de ser desenvolvidos no Novo Ensino Médio, constata-se o quão grande serão os desafios a todos os estados brasileiros, por isso a necessidade de propostas, a exemplo das metodologias ativas. Considera-se que a metodologia de projetos de forma interdisciplinar, busca unir as áreas de conhecimentos e instigar o pensamento para fomentar possibilidades de conhecimento, recomendadas na legislação pertinente para a educação Ensino Médio. Neste sentido, é possível que a escola se organize a partir das metodologias ativas, desde que os envolvidos no processo busquem desde a formação necessária até as metodologias mais adequadas ao seu contexto.

  • DEVENIR SOUSA MAIA
  • ENSINO DE ÁREAS E VOLUMES COM ANIMAÇÃO DE OBJETOS MATEMÁTICOS NO SOFTWARE GEOGEBRA

  • Data: 14/12/2022
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  • As tecnologias digitais são recursos que podem colaborar com a prática docente. Assim, com o objetivo de discutir uma proposta de sequência didática com uso de objetos matemáticos dinâmicos com uso do software Geogebra, descreve-se a elaboração de objetos matemáticos e aplicações de animação. Os objetos matemáticos foram construídos no software Geogebra para auxiliar na aplicação de uma sequência didática envolvendo áreas e volumes de alguns sólidos geométricos, a fim de facilitar a compreensão desses conceitos e permitir aos alunos o desenvolvimento de processos de exploração e visualização. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, exploratória de cunho bibliográfico. Considera-se que utilizar a exploração de objetos matemáticos com auxílio do Geogebra potencializa a demonstração de áreas e volumes de figuras geométricas, despertando assim a atenção e o interesse dos alunos, podendo contribuir com o ensino e aprendizagem.

  • JOSE VALERIO MOREIRA CANDIDO
  • Sala Invertida de Funções Trigonométricas usando a Camada de Computação do Desmos

  • Data: 19/10/2022
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  • Este trabalho apresenta uma sugestão de roteiro didático para o ensino de funções trigonométricas com Sala de Aula Invertida usando material teórico disponível em vídeos e material online no Desmos, na forma de atividades de conteúdo e de exercícios; além também de exercícios contextualizados de acordo com as competências e habilidades exigidas para o ENEM. O Desmos entrou não só como uma ferramenta para o ensino não presencial disponibilizando elementos de interatividade, como também uma plataforma que armazena as respostas dos discentes nas atividades criadas com a Computation Layer e sua classroom. O aplicativo auxilia o aprendizado dos alunos tanto nas aulas virtuais como nas aulas presenciais, sendo hora utilizado pelo professor, hora pelos educandos; ajudando-os a entender as aplicações no dia-a-dia das funções seno e cosseno.

  • SAMY DE SOUSA LOURENCO
  • Clube de Matemática: um aplicativo desenvolvido para conectar alunos e professores a um banco de questões da OBMEP

  • Data: 03/08/2022
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  • Este documento relata o desenvolvimento e a descrição de um aplicativo para dispositi- vos móveis criado para ajudar os professores de matemática na preparação dos seus alunospara a prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Primeiramente apresenta alguns dos impactos oriundos do avanço tecnológico no ambiente escolar, destacando o que se espera de alunos e professores – principais atores do processo de ensino e aprendizagem –   mais contato com o estilo dos problemas adotados nas provas da OBMEP. O esforço dedi- cado ao desenvolvimento resultou em uma ferramenta que permite ao professor, facilmente e de acordo com seus objetivos, criar e compartilhar com seus alunos, por meio do próprio aplicativo, atividades contendo questões de provas anteriores da OBMEP.

2021
Descrição
  • JOSE ALAN PEREIRA DE SOUZA
  • Estratégias para Combater o Índice de Reprovação e Dependência escolar na Disciplina de Matemática dos alunos de 6º a 9º ano de Uma Escola de Castanhal/PA

  • Data: 01/04/2021
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  • O  ensino educacional  brasileiro,  mais  do  que  nunca,  defronta-se  com  vários  desafios que precisam ser encarados com mais firmeza. Pensando nisso, este trabalho de Conclusão de Cursode mestrado objetiva mostrar e refletir as possíveis causas da Reprovação e Dependência escolar na disciplina de Matemática dos alunos de 6º ao 9º ano da Escola Elcione Therezinha Zahluth Barbalho a qual terá como embasamento teórico as experiências vividas por mim em 15  anos  de  magistério  lecionando  matemática  na  rede  estadual  desse  estado.  A  metodologia utilizada foi através de uma abordagem quanti/qualitativa, pois houve necessidade não só de apontar  as  causas  da reprovação dependência  escolar,  mas  trazer  dados  que pudessem comprovar a problemática em questão. Ao abordar a reprovação/dependênciana escolaElcioneBarbalho, constatou-se através dos gráficos e tabelasque nos anos de 2018 e 2019 houve um número  elevado  de  alunos em  referida  situação.  Vários  fatores  que  contribuíram  para  este índice. Nessas circunstâncias, considera-se urgente a organização de uma proposta pedagógica e  políticas públicasque  venham  revitalizar  a  escola  pública  impedindoque  o  aluno  venha  a “Reprovar” ou “ficar em dependência”em matemática, para isso, lista-se uma série de novas propostas  a  serem  trabalhadas  com esses  alunos que  ficam  em  dependência  em  matemática, ficando evidente  queas  mudanças  a  serem  realizadas  não  dependem  somente  dos técnicos  e professores,  e  sim,  de todo  sistema  educacional  em  que  a  escola  é  inserida. Ao  final  deste trabalho é  apresentada uma  forma  de  se  trabalhar  a  resolução  de  equações  do  segundo  grau utilizando como metodologia de ensino a manipulação do material dourado. Esperando-se que esta prática de ensino venha com certeza fazer com que as relações numéricas apresentadas na resolução destas equações passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão e o desenvolvimento do raciocínio, contribuindo para um aprendizado bem mais agradável.

  • ELOY SHUNPPEI KAMEYAMA
  • O Uso do Geogebra no Ensino de Geometria Espacial de Posição

  • Data: 31/03/2021
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  • O presente trabalho investigou a influência do ensino de Matemática aliado a um recurso tecnológico no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial. O objetivo foi compreender em que medida o software GeoGebra contribuiu para a aprendizagem de conteúdos da Geometria Espacial de Posição em um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. Um roteiro foi previamente elaborado para que a aplicação da metodologia pudesse, em nosso entender, ocorrer de forma mais fluida. O processo consistiu em dois momentos: ministrar uma aula de conteúdo de Geometria Espacial de Posição utilizando o software GeoGebra, e; realizar atividades utilizando o aplicativo GeoGebra 3D em smartphones. Para se ter indicações do grau de contribuição desta metodologia, dados foram coletados por meio de observações ao longo do trabalho, juntamente com a aplicação de testes e questionários. Concluímos que a utilização do recurso tecnológico em sala de aula, principalmente o uso de smartphones, elevou o nível de interesse pelo estudo da matemática, resultando também em uma melhor compreensão do conteúdo.


  • ELIAS JORGE BECHARA SOARES JUNIOR
  • Uma Sequência Didática Propositiva para o Ensino de Matemática com Ensaios de Bernoulli e a Genética

  • Data: 26/03/2021
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  • Este trabalho teve como objetivo discutir uma relação entre a probabilidade e os modelos de genética mostrando a aplicabilidade em sala de aula via proposição de uma sequência didática. Metodologicamente foi realizado a aplicação de questionário com a utilização da ferramenta Google Forms, ferramenta que tem sido de grande uso na prática acadêmica, pela sua praticidade no processo de coleta de informações possibilitando o envio do questionário, seja através de e-mail ou link, e com praticidade para as respostas. Esta pesquisa discute ainda sobre determinadas formas que o professor de matemática pode conduzir os questionamentos em uma sala de aula, aguçando e despertando o interesse do aluno para outras formas de entender a probabilidade, utilizando-se de uma parte da biologia como meio. Traz também à luz das normas de educação brasileira, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em quais os aspectos que ela se apoia. Como resultados, busca mostrar a partir do questionário com professores atuantes em sala de aula, que a produção de um conhecimento a partir de proposituras de problemas pode incentivar a descoberta e instigar a busca pelo conhecimento. Para concluir, é possível acreditar que esta interação interdisciplinar tem a força de incentivar uma aproximação entre áreas do conhecimento às vezes tão distantes na visão do estudante.

  • MARCIO ANDRE SANTA BRIGIDA LIMA
  • Modelagem Matemática, Geometria Fractal e Geogebra: Proposta de Atividades para Ensinar Conteúdos Matemáticos do Ensino Médio

  • Data: 26/03/2021
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  • A presente pesquisa tem por objetivo elaborar e apresentar cinco atividades de modelagem matemática com problemáticas derivadas de fractais a serem investigadas com o uso do GeoGebra como propostas para o ensino de conteúdos matemáticos do nível médio. Utilizaremos nessas atividades o software GeoGebra para auxiliar na visualização, experimentação e obter modelos matemáticos observados na geometria dos fractais, fixando nesse processo alguns conhecimentos matemáticos na cabeça dos discentes. Pretende-se, com isso, promover atividades experimentais com o apoio tecnológico, que desperte a curiosidade e a motivação dos alunos para o ensino de matemática. A importância desse trabalho se dá por mostrar outra forma de abordagem de conteúdos do ensino médio através da visualização, observação e reflexão de situações do mundo real. Podemos constatar nas atividades propositivas que o ensino de alguns tópicos da matriz curricular de matemática do nível médio (Triângulo equilátero, Sequências, Ponto médio, Potenciação, Área e Perímetro, entre outros) podem se tornar mais atraente quando se aplica uma sequência que usa a modelagem matemática, a geometria fractal e um software de geometria dinâmica, o GeoGebra, como suporte tecnológico.

  • EDER ARAUJO DA SILVA
  • MÉTODOS ALTERNATIVOS DE CÁLCULOS NA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: PARA ALÉM DOS ALGORITMOS USUAIS DA ARITMÉTICA

  • Data: 16/03/2021
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  • Tendo em vista que, muitas vezes, quando o professor se depara com alunos nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio com dificuldades em realizar as operações básicas, geralmente multiplicação e, mais gravemente, divisão, por motivos diversos, tende a
    repetir os conceitos e métodos usuais, sem uma reflexão se eles fazem ou não sentido aos alunos, dessa forma, pesquisa-se sobre o uso de métodos alternativos de cálculos na multiplicação e divisão, a fim de apresentar uma abordagem metodológica e prática como alternativa para os estudantes que não dominam os algoritmos usuais. Para tanto, é necessário traçar um perfil desses alunos com dificuldades e desenvolve uma proposta alternativa que vise reduzir ou eliminar tais dificuldades. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica sobre como é desenvolvido o ensino dessas operações e as possíveis causas das dificuldades, comparando com os resultados do questionário com indagações sobre a sua relação com a matemática e seu contexto social. De posse dos dados, é proporcionado aos alunos momentos que visem apresentar, desenvolver e aplicar os métodos alternativos para as operações de multiplicação e divisão e ao final, comparar os resultados obtidos dos testes aplicados antes e depois da intervenção. Diante disso, verifica-se que se obteve um avanço significativo em relação à multiplicação mas que o mesmo não ocorreu da forma esperado em relação à divisão e na resolução de problemas relacionados, possivelmente por fatores que não foram levadas em consideração na aplicação, o que impõe a constatação de que é possível amenizar, ou até mesmo eliminar, as dificuldades enfrentada pelos alunos em realizar as operações, principalmente a multiplicação, sem demandar um tempo demasiadamente longo e com estímulos adequados, a operação de divisão pode ser desmitificada como de difícil compreensão e passar a ser utilizada de forma natural no contexto escolar.

  • JOANILSON MOREIRA DA SILVA
  • O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DO PLANEJAMENTO DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO

  • Data: 10/03/2021
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  • A presente dissertação objetivou contribuir com o currículo da educação financeira para o ensino médio, através do planejamento do orçamento doméstico, base para o controle da vida financeira individual ou familiar. Perante este objetivo, através de tarefas, apresenta uma forma de como a educação financeira pode ser ensinada por
    meio do planejamento do orçamento doméstico, bem como mostrar a evolução e quais os principais conceitos educação financeira direcionada para a escola; qual a matemática de alguns investimentos financeiros de renda fixa para reserva de emergência; e elaborar uma proposta de ensino com tarefas abordando a educação
    financeira por meio do planejamento doméstico para alunos do ensino médio. Para tanto, foi utilizado como método uma pesquisa bibliográfica em livros impressos, ebooks, artigos e teses relacionados com a educação financeira, investimentos e ambientes de aprendizagem. A partir dos conceitos levantados pela pesquisa foi elaborado um conjunto de tarefas para serem utilizadas pelos professores no ensino da educação financeira. Enfim, através deste trabalho esperamos ter contribuído para facilitar o trabalho do professor que poderá ensinar os seus alunos a planejar uma vida financeira mais controlada.

  • PAULA CAROLINE DE MATOS MONTES
  • A Utilização do Geogebra no Ensino da Geometria Analítica

     

  • Data: 09/03/2021
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  • O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da geometria analítica utilizando o Geogebra como uma ferramenta auxiliar para uma melhor compreensão do tema, mostrando o quanto um recurso tecnológico pode ser de grande importância tanto para os professores quanto para os alunos. A escolha pelo software foi feita devido a facilidade de seu acesso e manuseio, além é claro de ser gratuito. Foi elaborada uma sequência de atividades de geometria analítica onde mostramos um método de resolução diferente da usada em sala de aula, sem cálculos, apenas com o conhecimento geométrico, desenvolvendo a atividade no Geogebra, com o intuito de ser uma proposta mais atraente para a aprendizagem do aluno. Destaca-se a importância dos recursos tecnológicos para o ensino da matemáticaeopapeldoprofessorfrenteaoavançotecnológico,sendoeleomediador do conhecimento, pois a tecnologia não veio para ocupar o papel do professor e sim ser um instrumento de aprendizagem para se ter aulas mais interativas edinâmicas.

2020
Descrição
  • JAIME LUIZ CARDOSO DA CRUZ
  • CONSTRUÇÃO E PLANIFICAÇÃO DOS PRISMAS REGULARES ATRAVÉS DO SUPERLOGO 3.0 E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO

  • Data: 27/07/2020
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  • Nos dias atuais os jovens vivem cercados pela tecnologia, o que lhes proporciona uma grande possibilidade de avançar nas pesquisas e fortalecer o seu conhecimento através da interação digital com as mais diversas ferramentas que estão à sua disposição. Diante dessa situação, é inquestionável a importância dos recursos tecnológicos no ambiente educacional trazendo ganhos no processo de ensino aprendizagem, pois a inclusão da
    tecnologia na educação proporciona uma integração de valores e competências nas atividades desenvolvidas.
    O objetivo deste trabalho está relacionado a uma proposta metodológica que visa trazer um mecanismo prático no aprendizado da geometria, mais especificamente na construção e planificação dos prismas regulares, que em muitos casos são abordados em sala de aula de forma superficial e sem dar condições de entendimento adequado por parte dos alunos. O uso dessa metodologia possibilita ao aluno uma percepção clara de conceitos geométricos e relações entre as dimensões dos sólidos através de um raciocínio lógico e de fácil compreensão.
    Dessa forma, a contribuição para o aprendizado será de fundamental importância, principalmente no aspecto motivacional, pois o uso da informática na educação proporciona a oportunidade de aproximar as praticas de classe com o mundo geométrico, buscando aguçar o querer aprender através das práticas e das construções por meios próprios, o que certamente irá despertar a curiosidade e o interesse de construir, planificar e visualizar os
    sólidos geométricos com o uso do software SuperLogo 3.0 e materiais concretos. O software SuperLogo 3.0 pode ser usado como ferramenta para se criar figuras planas de forma lúdica, o que servirá como estímulo no momento da criação através do raciocínio lógico, desenvolvendo habilidades de análise e entendimento do processo construtivo além de valorizar a individualidade do educando. Como resultado da aplicação dessa metodologia, imagina-se que haverá um ganho tanto no que diz respeito às habilidades como nas competências, onde o aluno terá um grande avanço, já que a informática é um elemento de grande interesse para o educando; e por sua vez a utilização de materiais manipuláveis favorece a visualização e análise das
    propriedades geométricas, motivando e facilitando da aprendizagem favorecendo a visualização e análise das propriedades geométricas.

  • ADY WALLACE JAQUES SILVA
  • O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS COMO FERRAMENTA NA MODELAGEM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

  • Data: 26/05/2020
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  • Neste trabalho, apresentamos elementos que fazem parte da modelagem matemática e estatística para alunos do ensino médio, visando fomentar um pensamento científico ainda prematuro nos estudantes. Especificamente, desenvolvemos os conceitos e resultados, já existentes na literatura, de um dos mais utilizados métodos de estimação de parâmetros em modelos de regressão: o Método dos Mínimos Quadrados. Incluímos a sua forma básica, o conceito de modelo de regressão linear e suas extensões, como o modelo de regressão exponencial e quadrático. Para dar apoio aos conceitos apresentados, bem como servir de conteúdo para a apresentação lúdica aos alunos, apresentamos três aplicações em conjuntos de dados reais utilizando como ferramenta o Microsoft Excel.

  • IDENY ESPIRITO SANTO QUEIROS MORAES
  • CÁLCULO DE VOLUME DE PRISMAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS E INTUITIVAS

  • Data: 26/05/2020
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  • Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar
    os efeitos da aplicação de uma sequencia didática, diferente da tradicional, para o ensino de
    cálculo de Volume do Prisma por meio de atividades, tem sobre a participação dos estudantes
    de uma escola publica do ensino médio regular do Pará, nas aulas de matemática e sobre o
    desempenho da resolução de questões envolvendo volume de sólidos geométricos. Para se
    alcançar tal finalidade optou-se pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a
    qual se desenvolveu em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias, primeira
    etapa da pesquisa, composta pelos aspectos históricos do Ensino de Geometria Espacial; uma
    revisão de estudos sobre o tema; estudos diagnósticos; estudos experimentais; Fundamentação
    teórica; Fundamentação Matemática e consulta aos discentes. A segunda etapa da pesquisa,
    concepção e análise a priori, apresenta o Ensino de Matemática por atividades e uma
    Sequencia Didática envolvendo o cálculo de Volume de Prisma Geométrico. A terceira etapa
    da pesquisa, experimentação, foi realizada em uma escola pública Estadual de Castanhal/PA
    com 30 alunos do 2o ano do Ensino Médio. Na última etapa da pesquisa, foi realizada a
    validação dos resultados estabelecida pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a
    priori e a posteriori. Os resultados da comparação apontam para um aumento significativo
    nas notas do pós-teste; este aumento e nenhum dos fatores sócio econômico interferiram nos
    resultados obtidos, constatando que a metodologia de ensino surtiu efeito, o que acarretou em
    uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo
    cálculo de volume de prisma geométrico.

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