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JOSE ALAN PEREIRA DE SOUZA
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Estratégias para Combater o Índice de Reprovação e Dependência escolar na Disciplina de Matemática dos alunos de 6º a 9º ano de Uma Escola de Castanhal/PA
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Data: 01/04/2021
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O ensino educacional brasileiro, mais do que nunca, defronta-se com vários desafios que precisam ser encarados com mais firmeza. Pensando nisso, este trabalho de Conclusão de Cursode mestrado objetiva mostrar e refletir as possíveis causas da Reprovação e Dependência escolar na disciplina de Matemática dos alunos de 6º ao 9º ano da Escola Elcione Therezinha Zahluth Barbalho a qual terá como embasamento teórico as experiências vividas por mim em 15 anos de magistério lecionando matemática na rede estadual desse estado. A metodologia utilizada foi através de uma abordagem quanti/qualitativa, pois houve necessidade não só de apontar as causas da reprovação dependência escolar, mas trazer dados que pudessem comprovar a problemática em questão. Ao abordar a reprovação/dependênciana escolaElcioneBarbalho, constatou-se através dos gráficos e tabelasque nos anos de 2018 e 2019 houve um número elevado de alunos em referida situação. Vários fatores que contribuíram para este índice. Nessas circunstâncias, considera-se urgente a organização de uma proposta pedagógica e políticas públicasque venham revitalizar a escola pública impedindoque o aluno venha a “Reprovar” ou “ficar em dependência”em matemática, para isso, lista-se uma série de novas propostas a serem trabalhadas com esses alunos que ficam em dependência em matemática, ficando evidente queas mudanças a serem realizadas não dependem somente dos técnicos e professores, e sim, de todo sistema educacional em que a escola é inserida. Ao final deste trabalho é apresentada uma forma de se trabalhar a resolução de equações do segundo grau utilizando como metodologia de ensino a manipulação do material dourado. Esperando-se que esta prática de ensino venha com certeza fazer com que as relações numéricas apresentadas na resolução destas equações passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão e o desenvolvimento do raciocínio, contribuindo para um aprendizado bem mais agradável.
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ELOY SHUNPPEI KAMEYAMA
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O Uso do Geogebra no Ensino de Geometria Espacial de Posição
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Data: 31/03/2021
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O presente trabalho investigou a influência do ensino de Matemática aliado a um recurso tecnológico no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial. O objetivo foi compreender em que medida o software GeoGebra contribuiu para a aprendizagem de conteúdos da Geometria Espacial de Posição em um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. Um roteiro foi previamente elaborado para que a aplicação da metodologia pudesse, em nosso entender, ocorrer de forma mais fluida. O processo consistiu em dois momentos: ministrar uma aula de conteúdo de Geometria Espacial de Posição utilizando o software GeoGebra, e; realizar atividades utilizando o aplicativo GeoGebra 3D em smartphones. Para se ter indicações do grau de contribuição desta metodologia, dados foram coletados por meio de observações ao longo do trabalho, juntamente com a aplicação de testes e questionários. Concluímos que a utilização do recurso tecnológico em sala de aula, principalmente o uso de smartphones, elevou o nível de interesse pelo estudo da matemática, resultando também em uma melhor compreensão do conteúdo.
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ELIAS JORGE BECHARA SOARES JUNIOR
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Uma Sequência Didática Propositiva para o Ensino de Matemática com Ensaios de Bernoulli e a Genética
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Data: 26/03/2021
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Este trabalho teve como objetivo discutir uma relação entre a probabilidade e os modelos de genética mostrando a aplicabilidade em sala de aula via proposição de uma sequência didática. Metodologicamente foi realizado a aplicação de questionário com a utilização da ferramenta Google Forms, ferramenta que tem sido de grande uso na prática acadêmica, pela sua praticidade no processo de coleta de informações possibilitando o envio do questionário, seja através de e-mail ou link, e com praticidade para as respostas. Esta pesquisa discute ainda sobre determinadas formas que o professor de matemática pode conduzir os questionamentos em uma sala de aula, aguçando e despertando o interesse do aluno para outras formas de entender a probabilidade, utilizando-se de uma parte da biologia como meio. Traz também à luz das normas de educação brasileira, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em quais os aspectos que ela se apoia. Como resultados, busca mostrar a partir do questionário com professores atuantes em sala de aula, que a produção de um conhecimento a partir de proposituras de problemas pode incentivar a descoberta e instigar a busca pelo conhecimento. Para concluir, é possível acreditar que esta interação interdisciplinar tem a força de incentivar uma aproximação entre áreas do conhecimento às vezes tão distantes na visão do estudante.
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MARCIO ANDRE SANTA BRIGIDA LIMA
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Modelagem Matemática, Geometria Fractal e Geogebra: Proposta de Atividades para Ensinar Conteúdos Matemáticos do Ensino Médio
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Data: 26/03/2021
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A presente pesquisa tem por objetivo elaborar e apresentar cinco atividades de modelagem matemática com problemáticas derivadas de fractais a serem investigadas com o uso do GeoGebra como propostas para o ensino de conteúdos matemáticos do nível médio. Utilizaremos nessas atividades o software GeoGebra para auxiliar na visualização, experimentação e obter modelos matemáticos observados na geometria dos fractais, fixando nesse processo alguns conhecimentos matemáticos na cabeça dos discentes. Pretende-se, com isso, promover atividades experimentais com o apoio tecnológico, que desperte a curiosidade e a motivação dos alunos para o ensino de matemática. A importância desse trabalho se dá por mostrar outra forma de abordagem de conteúdos do ensino médio através da visualização, observação e reflexão de situações do mundo real. Podemos constatar nas atividades propositivas que o ensino de alguns tópicos da matriz curricular de matemática do nível médio (Triângulo equilátero, Sequências, Ponto médio, Potenciação, Área e Perímetro, entre outros) podem se tornar mais atraente quando se aplica uma sequência que usa a modelagem matemática, a geometria fractal e um software de geometria dinâmica, o GeoGebra, como suporte tecnológico.
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EDER ARAUJO DA SILVA
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MÉTODOS ALTERNATIVOS DE CÁLCULOS NA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: PARA ALÉM DOS ALGORITMOS USUAIS DA ARITMÉTICA
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Data: 16/03/2021
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Tendo em vista que, muitas vezes, quando o professor se depara com alunos nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio com dificuldades em realizar as operações básicas, geralmente multiplicação e, mais gravemente, divisão, por motivos diversos, tende a repetir os conceitos e métodos usuais, sem uma reflexão se eles fazem ou não sentido aos alunos, dessa forma, pesquisa-se sobre o uso de métodos alternativos de cálculos na multiplicação e divisão, a fim de apresentar uma abordagem metodológica e prática como alternativa para os estudantes que não dominam os algoritmos usuais. Para tanto, é necessário traçar um perfil desses alunos com dificuldades e desenvolve uma proposta alternativa que vise reduzir ou eliminar tais dificuldades. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica sobre como é desenvolvido o ensino dessas operações e as possíveis causas das dificuldades, comparando com os resultados do questionário com indagações sobre a sua relação com a matemática e seu contexto social. De posse dos dados, é proporcionado aos alunos momentos que visem apresentar, desenvolver e aplicar os métodos alternativos para as operações de multiplicação e divisão e ao final, comparar os resultados obtidos dos testes aplicados antes e depois da intervenção. Diante disso, verifica-se que se obteve um avanço significativo em relação à multiplicação mas que o mesmo não ocorreu da forma esperado em relação à divisão e na resolução de problemas relacionados, possivelmente por fatores que não foram levadas em consideração na aplicação, o que impõe a constatação de que é possível amenizar, ou até mesmo eliminar, as dificuldades enfrentada pelos alunos em realizar as operações, principalmente a multiplicação, sem demandar um tempo demasiadamente longo e com estímulos adequados, a operação de divisão pode ser desmitificada como de difícil compreensão e passar a ser utilizada de forma natural no contexto escolar.
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JOANILSON MOREIRA DA SILVA
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O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DO PLANEJAMENTO DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO
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Data: 10/03/2021
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A presente dissertação objetivou contribuir com o currículo da educação financeira para o ensino médio, através do planejamento do orçamento doméstico, base para o controle da vida financeira individual ou familiar. Perante este objetivo, através de tarefas, apresenta uma forma de como a educação financeira pode ser ensinada por meio do planejamento do orçamento doméstico, bem como mostrar a evolução e quais os principais conceitos educação financeira direcionada para a escola; qual a matemática de alguns investimentos financeiros de renda fixa para reserva de emergência; e elaborar uma proposta de ensino com tarefas abordando a educação financeira por meio do planejamento doméstico para alunos do ensino médio. Para tanto, foi utilizado como método uma pesquisa bibliográfica em livros impressos, ebooks, artigos e teses relacionados com a educação financeira, investimentos e ambientes de aprendizagem. A partir dos conceitos levantados pela pesquisa foi elaborado um conjunto de tarefas para serem utilizadas pelos professores no ensino da educação financeira. Enfim, através deste trabalho esperamos ter contribuído para facilitar o trabalho do professor que poderá ensinar os seus alunos a planejar uma vida financeira mais controlada.
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PAULA CAROLINE DE MATOS MONTES
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Using Geogebra for Teaching Analytic Geometry
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Data: 09/03/2021
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The present work aims to present a proposal for teaching analytical geometry using Geogebra as an auxiliary tool for a better understanding of the theme, showing how much a technological resource can be of great importance for both teachers and students. The choice for the software was made due to the ease of its access and use, besides of course that it is free. A sequence of analytical geometry activities was elaborated where we present a different resolution method than the one used in the traditional classroom, without calculations, only with geometric knowledge, developing the activity in Geogebra, in order to be a more attractive proposal for learning by the student. The importance of technological resources for teaching mathematics and the role of the teacher in the face of technological advances is highlighted,asheisthemediatorofknowledge,astechnologydidnotcometooccupy the role of the teacher, but to be a learning tool to have more interactive and dynamic classes.
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