ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Linhas Pesquisa : | |
› ANÁLISE, DESCRIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DAS LÍNGUAS NATURAIS | |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS- Esta linha tem como objetivo a descrição, análise e documentação de línguas naturais, com ênfase em línguas indígenas e no português amazônico, partindo de diferentes posições teórico-metodológicas, incluindo tanto estudos voltados à avaliação e formulação de teorias linguísticas, como aqueles que estudam o contexto histórico e sócio-cultural em que as línguas se inserem. Inserem-se nesta linha os estudos do fenômeno linguístico em seu contexto social, comparativos e históricos bem como os estudos relacionados à pesquisa e análise de fontes e documentação referentes a tais línguas. Os estudos que abordam questões de planejamento linguístico e ensino bilíngue também se circunscrevem nesta linha | |
› ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES | |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS- Esta linha tem como objetivo a reflexão sobre as problemáticas referentes ao ensino-aprendizagem de línguas-culturas materna, segunda, estrangeira; organização e particularidades do campo (níveis de funcionamento, articulação dos planos políticos, metodológicos e pedagógicos, fatores de mudança, ecletismo e gestão da complexidade); concepções de aprendizagem de língua-cultura materna, segunda e estrangeira (características e papel dos aprendentes); concepções de ensino de língua-cultura materna, segunda e estrangeira (características e papel dos docentes); evolução dos modelos, das problemáticas e sua articulação com a pesquisa e com as práticas de sala de aula | |
› ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS/CULTURAS | |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS- Estudos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem de línguas/culturas materna, segunda, estrangeira sob diversas perspectivas teóricas de modelos e práticas pedagógicas em espaços formais e informais de ensino e aprendizagem; considerações epistemológicas sobre a constituição e a evolução do campo; problemáticas da apropriação linguageira, da elaboração didática e da intervenção didático-pedagógica e sua articulação; problemáticas concernentes à constituição dos sujeitos nas relações de ensino; análise de políticas linguístico-educacionais, discursos do campo educacional e suas relações com espaços de ensino e aprendizagem; formação dos professores de línguas. | |
› LINGUAS E COSMOLOGIAS INDIGENAS | |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS- A análise, documentação e descrição de línguas indígenas, narrativas, identidades, políticas linguísticas e relações de poder. Respeito à pluralidade cultural e linguística. Cosmologias indígenas: formas singulares de saberes, universos culturais próprios, ainda que intensamente fraturados pela colonização. Novas perspectivas em pesquisas acadêmicas a partir do século XX. |
ESTUDOS LITERÁRIOS |
Linhas Pesquisa : | |
› LITERATURA: INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO | |
ESTUDOS LITERÁRIOS- Estudos de literatura: tradução e interpretação de obras de diferentes gêneros literários; produção, recepção e circulação de textos literários, nacionais e estrangeiros, na Amazônia; circulação e recepção da literatura brasileira | |
› LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES | |
ESTUDOS LITERÁRIOS- Estudos de literatura e suas relações históricas, sociais e culturais; estudos das representações das relações de poder no texto literário; estudos das manifestações verbais, orais ou escritas, na perspectiva da memória e da história, individuais e/ou coletivas, com possível ênfase em literaturas e bens de cultura relativos à Amazônia | |
› POETICAS E COSMOLOGIAS INDIGENAS | |
ESTUDOS LITERÁRIOS- Estudo das práticas cosmopolíticas, das formas expressivas e poéticas e das identidades indígenas, suas relações com as cosmologias, saberes e universos culturais de cada povo. Interpretação e análise de artes verbais, visuais, plásticas e corporais, performances e cinema indígenas e sua relação com a oralidade e a escrita; e com a produção de escritores e outros artistas do século XX e XXI, tendo em vista o contexto histórico, cultural e social brasileiro; investigação de teorias e práticas decoloniais e materialistas e suas relações com questões epistêmicas, raciais, sociais, de gênero e de poder; novas perspectivas em pesquisas acadêmicas a partir do século XX, considerando a produção intelectual indígena. |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Linhas Pesquisa : | |
› ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS/CULTURAS | |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS- Estudos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem de línguas/culturas materna, segunda, estrangeira sob diversas perspectivas teóricas de modelos e práticas pedagógicas em espaços formais e informais de ensino e aprendizagem; considerações epistemológicas sobre a constituição e a evolução do campo; problemáticas da apropriação linguageira, da elaboração didática e da intervenção didático-pedagógica e sua articulação; problemáticas concernentes à constituição dos sujeitos nas relações de ensino; análise de políticas linguístico-educacionais, discursos do campo educacional e suas relações com espaços de ensino e aprendizagem; formação dos professores de línguas. | |
› LINGUAS E COSMOLOGIAS INDIGENAS | |
ESTUDOS LINGUÍSTICOS- A análise, documentação e descrição de línguas indígenas, narrativas, identidades, políticas linguísticas e relações de poder. Respeito à pluralidade cultural e linguística. Cosmologias indígenas: formas singulares de saberes, universos culturais próprios, ainda que intensamente fraturados pela colonização. Novas perspectivas em pesquisas acadêmicas a partir do século XX. |
ESTUDOS LITERÁRIOS |
Linhas Pesquisa : | |
› LITERATURA: INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO | |
ESTUDOS LITERÁRIOS- | |
› LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES | |
ESTUDOS LITERÁRIOS- | |
› POETICAS E COSMOLOGIAS INDIGENAS | |
ESTUDOS LITERÁRIOS- Estudo das práticas cosmopolíticas, das formas expressivas e poéticas e das identidades indígenas, suas relações com as cosmologias, saberes e universos culturais de cada povo. Interpretação e análise de artes verbais, visuais, plásticas e corporais, performances e cinema indígenas e sua relação com a oralidade e a escrita; e com a produção de escritores e outros artistas do século XX e XXI, tendo em vista o contexto histórico, cultural e social brasileiro; investigação de teorias e práticas decoloniais e materialistas e suas relações com questões epistêmicas, raciais, sociais, de gênero e de poder; novas perspectivas em pesquisas acadêmicas a partir do século XX, considerando a produção intelectual indígena. |
Letras |
Nenhum conteúdo disponível até o momento |
LINGUÍSTICA |
Linhas Pesquisa : | |
› DOCUMENTAÇÃO, DESCRIÇÃO E ANALISE DO PORTUGUES DA AMAZONIA | |
LINGUÍSTICA- | |
› ENSINO/APRENDIZAGEM DE LINGUAS | |
LINGUÍSTICA- | |
› DOCUMENTAÇÃO, DESCRIÇÃO E ANALISE DE LINGUAS INDIGENAS DA AMAZONIA | |
LINGUÍSTICA- | |
› ENSINO APRENDIZAGEM | |
LINGUÍSTICA- |