Linhas Pesquisa :
|
› MÍDIA E CULTURA NA AMAZÔNIA |
|
Comunicação- Estuda os processos interpretativos da mídia, na inter-relação com as identidades culturais, as redes sociais, a memória e o imaginário, que se efetivam no contexto da realidade amazônica.
|
› ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA NA AMAZÔNIA |
|
Comunicação- Estuda os processos midiáticos como constituição de sentido. Pesquisa as diversas instâncias e formas desses processos como estratégias comunicativas, da produção à recepção, observando suas particularidades na Amazônia.
|
› COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA |
|
Comunicação- A Linha de Pesquisa se propõe a investigar o papel da comunicação nas experiências culturais das sociedades amazônicas. Os fenômenos da socialidade, da produção e reivindicação das identidades, do imaginário, da intersubjetividade, e a confrontação entre as formas de poder e de resistência social experimentadas pelas populações amazônicas.
Objetivos:
1) Analisar o papel da comunicação nas experiências culturais da Amazônia;
2) Analisar os fenômenos da socialidade e a experiência comunicacional na Amazônia;
3) Analisar as práticas comunicacionais e culturais na relação com o imaginário na Amazônia;
4) Analisar os processos identitários e as formas de poder na Amazônia;
5) Desenvolver estudos teóricos, epistemológicos e/ou empíricos sobre diversos âmbitos dos processos comunicacionais. Prossegiu-se com a discussão da proposição de modificação da Linha de Pesquisa Estratégias da Comunicação Midiática na Amazônia.
|
› PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA |
|
Comunicação- A linha se volta para a análise dos processos comunicacionais no contexto amazônico em seus aspectos de produção, circulação e recepção. É orientada à compreensão dos processos comunicacionais em diversos âmbitos, que envolvem sujeitos e instituições em suas atuações, interações, usos e apropriações de meios, práticas e estratégias comunicacionais.
Objetivos:
1) Analisar a atuação dos meios de comunicação em diversos contextos históricos amazônicos, considerando seus aspectos de produção, circulação e recepção na constituição de processos comunicacionais;
2) Analisar estratégias comunicacionais como ações orientadas ao planejamento, elaboração, articulação e intervenção na realidade amazônica;
3) Analisar as experiências de usos, consumos e apropriações de meios e de práticas comunicacionais;
4) Analisar processos de midiatização no cenário amazônico;
5) Analisar as relações entre Comunicação e Meio Ambiente e Comunicação e Ciência em experiências amazônicas; 6) Analisar, pelo viés comunicacional, processos políticos na e da Amazônia; 7) Desenvolver estudos teóricos, epistemológicos e/ou empíricos sobre diversos âmbitos dos processos comunicacionais.
|