Área de Concentração
Doutorado
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO
Linhas Pesquisa :
› DINÂMICAS TERRITORIAIS NA AMAZÔNIA
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO- Está linha é única na constelação dos programas de pós-graduação do Brasil. Dialogando diretamente com a organização e gestão do território amazônico, sustenta-se e harmoniza-se com o trabalho de um conjunto de docentes e discentes, grupos e projetos de pesquisa que à luz de categorias, conceitos, teorias e métodos da geografia focam os processos de uso do território pela sociedade sob diferentes matrizes teóricas e metodológicas. O núcleo temático da linha gravita em torno de situações geográficas e empíricas no campo e na cidade, sob a ótica do rural e do urbano, analisando as dinâmicas territoriais nas escalas local, regional e o global.
› DINÂMICAS DA PAISAGEM NA AMAZÔNIA
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO- Está linha é única na constelação dos programas de pós-graduação do Brasil. Dialogando diretamente com a organização e gestão do território amazônico, sustenta-se e harmoniza-se com o trabalho de um conjunto de docentes e discentes, grupos e projetos de pesquisa que à luz de categorias, conceitos, teorias e métodos da geografia focam a análise da paisagem, duas dinâmicas, processos, agentes e conflitos. O núcleo temático da linha gravita em torno de situações geográficas e empíricas de conflitos socioambientais envolvendo terra e água, risco e vulnerabilidade socioambiental, representação da paisagem, planejamento ambiental e territorial, análise da diversidade sociocultural e suas relações com o ambiente amazônico.
› DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS E RECURSOS NATURAIS NA AMAZÔNIA
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO-
› EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E PROCESSOS ESPACIAIS
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO- Análise e debate sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que compreendem a Educação Geográfica relacionadas ao campo educacional formal e não-formal: conceitos, teorias e metodologias das pesquisas geográficas, considerando as práticas educativas dos geógrafos-educadores em diferentes contextos formativos, com seus fundamentos conceituais e referenciais teórico-práticos. Priorizando as seguintes temáticas: Práticas educativas e inovação: linguagens, recursos didáticos e tecnologia. Políticas e práticas da educação inclusiva. Espaço geográfico e educação; cidades educadoras. Educação ambiental. Cartografia escolar. Educação Patrimonial. Práticas educativas do estudo de meio e de estudos de caso. Elementos naturais e ensino de geografia. Educação do Campo. Linguagem e tecnologia no ensino de Geografia e na formação de professores. Políticas Públicas educacionais. Currículo, interdisciplinaridade e educação geográfica. ALMEIDA, Rosângela Doin de(Org.). Cartografia escolar. 2. ed. 2 reimp. São Paulo: Contexto, 2011. CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008. PORTUGAL, Jussara Fraga (Org.). Educação geográfica: temas contemporâneos. Salvador: EDUFBA, 2017. PORTUGAL, Jussara Fraga (Org.). Educação geográfica: diferentes linguagens. Salvador: EDUFBA, 2018. SANTOS, Leonardo Pinto dos; KAERCHER, Nestor André; COSTELLA, Roselane Zordan; MENEZES, Victória Sábado. Os caminhos passam pel@s alun@s: saberes e (des)construções de Geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.
Mestrado
GEOGRAFIA
Linhas Pesquisa :
› DINÂMICAS TERRITORIAIS NA AMAZÔNIA
GEOGRAFIA- Organização do espaço urbano, agrário e regional. Estudo da formação e dinâmica territorial na Amazônia. Estratégias de desenvolvimento regional e suas repercussões no ordenamento territorial amazônico. Estudo da formação e dinâmica de redes urbanas regionais.
› DINÂMICA DA PAISAGEM NA AMAZÔNIA: AGENTES, PROCESSOS E CONFLITOS
GEOGRAFIA- Análise da paisagem, dos agentes, processos e conflitos; conflitos socioambientais na Amazônia; risco e vulnerabilidade socioambiental; representação da paisagem; planejamento ambiental e territorial; estudo da diversidade sociocultural e suas relações com o ambiente amazônico.
GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE
Nenhum conteúdo disponível até o momento
GESTÃO URBANA E REGIONAL
Nenhum conteúdo disponível até o momento
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO
Linhas Pesquisa :
› GESTÃO URBANA E REGIONAL
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO-
› GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO-
› DINÂMICAS TERRITORIAIS NA AMAZÔNIA
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO-
› DINÂMICAS DA PAISAGEM NA AMAZÔNIA: AGENTES, PROCESSOS E CONFLITOS
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO-
› DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS E RECURSOS NATURAIS NA AMAZÔNIA
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO-
› EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E PROCESSOS ESPACIAIS
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO- Ementa: Análise e debate sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que compreendem a Educação Geográfica relacionadas ao campo educacional formal e não-formal: conceitos, teorias e metodologias das pesquisas geográficas, considerando as práticas educativas dos geógrafos-educadores em diferentes contextos formativos, com seus fundamentos conceituais e referenciais teórico-práticos. Priorizando as seguintes temáticas: Práticas educativas e inovação: linguagens, recursos didáticos e tecnologia. Políticas e práticas da educação inclusiva. Espaço geográfico e educação; cidades educadoras. Educação ambiental. Cartografia escolar. Educação Patrimonial. Práticas educativas do estudo de meio e de estudos de caso. Elementos naturais e ensino de geografia. Educação do Campo. Linguagem e tecnologia no ensino de Geografia e na formação de professores. Políticas Públicas educacionais. Currículo, interdisciplinaridade e educação geográfica. ALMEIDA, Rosângela Doin de(Org.). Cartografia escolar. 2. ed. 2 reimp. São Paulo: Contexto, 2011. CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008. PORTUGAL, Jussara Fraga (Org.). Educação geográfica: temas contemporâneos. Salvador: EDUFBA, 2017. PORTUGAL, Jussara Fraga (Org.). Educação geográfica: diferentes linguagens. Salvador: EDUFBA, 2018. SANTOS, Leonardo Pinto dos; KAERCHER, Nestor André; COSTELLA, Roselane Zordan; MENEZES, Victória Sábado. Os caminhos passam pel@s alun@s: saberes e (des)construções de Geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2