Linhas Pesquisa :
|
› DINÂMICAS TERRITORIAIS NA AMAZÔNIA |
|
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO- Está linha é única na constelação dos programas de pós-graduação do Brasil. Dialogando diretamente com a
organização e gestão do território amazônico, sustenta-se e harmoniza-se com o trabalho de um conjunto de
docentes e discentes, grupos e projetos de pesquisa que à luz de categorias, conceitos, teorias e métodos da
geografia focam os processos de uso do território pela sociedade sob diferentes matrizes teóricas e
metodológicas. O núcleo temático da linha gravita em torno de situações geográficas e empíricas no campo e
na cidade, sob a ótica do rural e do urbano, analisando as dinâmicas territoriais nas escalas local, regional e o
global.
|
› DINÂMICAS DA PAISAGEM NA AMAZÔNIA |
|
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO- Está linha é única na constelação dos programas de pós-graduação do Brasil. Dialogando diretamente com a
organização e gestão do território amazônico, sustenta-se e harmoniza-se com o trabalho de um conjunto de
docentes e discentes, grupos e projetos de pesquisa que à luz de categorias, conceitos, teorias e métodos da
geografia focam a análise da paisagem, duas dinâmicas, processos, agentes e conflitos. O núcleo temático da
linha gravita em torno de situações geográficas e empíricas de conflitos socioambientais envolvendo terra e
água, risco e vulnerabilidade socioambiental, representação da paisagem, planejamento ambiental e territorial,
análise da diversidade sociocultural e suas relações com o ambiente amazônico.
|
› DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS E RECURSOS NATURAIS NA AMAZÔNIA |
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO-
|
› EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E PROCESSOS ESPACIAIS |
|
ORGANIZACAO E GESTAO DO TERRITORIO- Análise e debate sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que compreendem a Educação Geográfica relacionadas ao campo educacional formal e não-formal: conceitos, teorias e metodologias das pesquisas geográficas, considerando as práticas educativas dos geógrafos-educadores em diferentes contextos formativos, com seus fundamentos conceituais e referenciais teórico-práticos. Priorizando as seguintes temáticas: Práticas educativas e inovação: linguagens, recursos didáticos e tecnologia. Políticas e práticas da educação inclusiva. Espaço geográfico e educação; cidades educadoras. Educação ambiental. Cartografia escolar. Educação Patrimonial. Práticas educativas do estudo de meio e de estudos de caso. Elementos naturais e ensino de geografia. Educação do Campo. Linguagem e tecnologia no ensino de Geografia e na formação de professores. Políticas Públicas educacionais. Currículo, interdisciplinaridade e educação geográfica.
ALMEIDA, Rosângela Doin de(Org.). Cartografia escolar. 2. ed. 2 reimp. São Paulo: Contexto, 2011.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
PORTUGAL, Jussara Fraga (Org.). Educação geográfica: temas contemporâneos. Salvador: EDUFBA, 2017.
PORTUGAL, Jussara Fraga (Org.). Educação geográfica: diferentes linguagens. Salvador: EDUFBA, 2018.
SANTOS, Leonardo Pinto dos; KAERCHER, Nestor André; COSTELLA, Roselane Zordan; MENEZES, Victória Sábado. Os caminhos passam pel@s alun@s: saberes e (des)construções de Geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.
|