Linhas Pesquisa :
|
› PROCESSO DE CRIAÇÃO, TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO EM ARTES |
ARTES-
|
› ARTE CONTEMPORÂNEA |
ARTES-
|
› PROCESSOS DE CRIAÇÃO E ATUAÇÃO EM ARTE |
ARTES-
|
› INTERFACES NA ARTE, CULTURA E SOCIEDADE |
ARTES-
|
› TRÂNSITOS E ESTRATÉGIAS EPISTEMOLÓGICAS EM ARTES NAS AMAZÔNIAS |
ARTES-
|
› TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES |
|
ARTES- : Estudos sobre teorias do conhecimento nas artes e suas perspectivas
epistêmicas em conexões inter e transdisciplinares com outras áreas do conhecimento.
Contribuições das práticas e modalidades dos saberes em arte nas interfaces entre o
local e o global e no diálogo entre culturas. Justificativa: A Linha de Pesquisa 2 é
dedicada à pesquisa teórica de/sobre artes e interfaces epistêmicas entre artes e
outras áreas do conhecimento (como as ciências, a filosofia e a antropologia, por
exemplo). Autores focados nos trânsitos entre áreas de conhecimento constituem
embasamento importante (mas não exclusivo) nesta linha.
|
› HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES |
|
ARTES- teórico-aplicados sobre modalidades de expressão, métodos e
práticas artísticas na história, na crítica e na educação, considerando seus respectivos
aspectos disciplinares, inter e transdisciplinares. Justificativa: A Linha de Pesquisa 3 é
dedicada à pesquisa teórico-aplicada de/sobre artes em relações com as disciplinas
que tradicionalmente são consideradas como do campo da arte em comum com
outros campos do conhecimento (como história da arte, crítica de arte e
2
arte/educação). Autores dedicados a estas subáreas de conhecimento constituem
embasamento importante (mas não exclusivo) nesta linha
|
› POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES |
|
ARTES- Estudos prático-reflexivos relativos à produção e atuação artística,
considerando-se a diversidade de expressões, linguagens, performances,
espetacularidades, metodologias, suportes e tecnologias. Justificativa: A Linha de
Pesquisa 1 é dedicada à pesquisa em artes, com foco nas poéticas e nos modos de
atuação. É a linha apropriada para o artista-pesquisador. As reflexões produzidas por
artistas e por artista-pesquisadores constituem embasamento importante (mas não
exclusivo) nesta linha
|
› MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E EDUCAÇÃO EM ARTES |
|
ARTES- Estudos teóricos e/ou teórico-aplicados sobre modalidades de expressão,
métodos e práticas artísticas consideradas a partir das intersecções das Artes com os
campos da História, da Museologia e da Educação em seus aspectos formais ou não
formais, institucionais ou não institucionais e observadas em contextos socioculturais.
|