Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, Reconhecido pela CAPES, avaliado com nota 4, homologado pelo CNE (Portaria MEC 1077, de 31/08/2012, seç. 1, p. 25), é composto de curso de Mestrado e Doutorado. Em sua perspectiva stricto sensu, tem como compromisso a formação do professor-pesquisador, incorporando na sua prática curricular a pesquisa e a produção de conhecimentos acerca da realidade educacional em todos os seus ângulos e relações.

A proposta pedagógica dos cursos, Mestrado e Doutorado, é norteada pelos princípios da interdisciplinaridade, flexibilidade e integração ensino-pesquisa, com vistas a entender a educação a partir de seus múltiplos determinantes, nexos e contradições, e a explorar as interligações entre as diferentes áreas do campo da educação e desta com as ciências afins.

A proposta de Estágio Pós-Doutoral tem como objetivos específicos: a) Corroborar a qualificação dos projetos científicos do PPGED; b) Fortalecer os seus grupos de pesquisa; c) Renovar a atuação docente no interior do Programa; d) Promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros no PPGED.

Academicamente, o Programa encontra-se constituído por quatro Linhas de Pesquisa, estando uma delas em fase de extinção. As Linhas são:

  • Políticas Públicas Educacionais;
  • Educação, Cultura e Sociedade;
  • Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Pedagógicas;
  • Educação: Currículo, Epistemologia e História (em extinção).

A estrutura do programa é constituída de: 1) Coordenação e Vice-coordenação; 2) Comissão de Bolsas; 3) Comissão de Avaliação do Programa (CAP). O coordenador e o vice-coordenador são escolhidos por meio de eleição direta e universal.

O quadro docente está composto de Professor PERMANENTE, Professor COLABORADOR e Professor em ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL. A média anual de discentes ingressos é de 60 estudantes.

Coordenadora: Profª Dr.ª Sônia Maria da Silva Araújo

Vice-Coordenadora: Profª Dr.ª Vera Lúcia Jacob Chaves

Endereço: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA – PPGED/UFPA

Campus Universitário do Guamá. Av. Augusto Corrêa, Nº 1. Guamá. Belém-Pará-Brasil.

CEP: 66075-110. Fone: +55 91 3201-7881. E-mail: ppged@ufpa.br

Coordenação do Programa

  • - WALDIR FERREIRA DE ABREU

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - SONIA REGINA DOS SANTOS TEIXEIRA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1