Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) faz parte do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), antigo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC), da Universidade Federal do Pará. O PPGECM visa oferecer aos graduados e formadores de professores das áreas de Ciências (Física, Química e Biologia), Matemática, Educação Ambiental e áreas afins, oportunidade de estudos e pesquisas sobre os fundamentos atuais do ensino e pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemáticas (área 46 da CAPES).

O referido Programa  iniciou em maio de 2002 com o Curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemáticas, o primeiro da região Norte.

Atualmente o PPGECM possui os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas e está organizado em duas áreas de concentração e 4 linhas de pesquisas. Recebeu nota 4 – avaliação CAPES – triênio 2007 a 2009.

1.ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

 

A área de concentração de Educação em Ciências compreende as seguintes linhas de pesquisas:

 

a) Conhecimento Científico e Espaços de Diversidade da Educação das Ciências : Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Licurgo Peixoto de Brito, Luiza Nakayama, Nádia Magalhães da Silva Freitas, Maria de Fátima Vilhena da Silva e Terezinha Valim Oliver Gonçalves;

 

b) Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências. Silvia Nogueira Chaves, José Moysés Alves, José Jerônimo de Alencar Alves e Maria dos Remédios de Brito.

2.ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

A área de concentração de Educação Matemática contêm as linha:

a) Percepção Matemática, Raciocínios, Saberes e Valores: Tadeu Oliver Gonçalves; Isabel Cristina Rodrigues de Lucena; Renato Borges Guerra e Francisco Hermes Santos da Silva;

b) Etnomatemática, Cultura e Modelagem Matemática: Adilson Oliveira do Espírito Santo, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena; Marisa Rosâni Abreu da Silveira; Erasmo Borges Filho.

Alguns docentes, mesmo que não credenciados, por razões diversas, neste momento para atuação no Curso de Doutorado, integram as linhas de pesquisa e os grupos de pesquisa do Programa, ficando com orientações no âmbito do Mestrado.

Essas Linhas de Pesquisa diversificadas, no entanto, mantêm convergências para abordagem de temas e problemas atinentes à formação inicial e continuada de profissionais do Ensino/Educação em Ciências e Matemáticas, em quaisquer dos níveis e sistemas. Incluem-se temáticas e relações de maior ou menor amplitude que envolvam tanto a formação de docentes reflexivos-pesquisadores quanto questões pedagógicas e científicas de situações/relações do ensino e da aprendizagem.

Além da dimensão comum entre as duas Áreas, na Área de Concentração em Educação em Ciências (Biologia, Química, Física e Geociências) as pesquisas realizadas englobam temáticas atinentes às relações CTSA, História da Educação Científica, Cultura, Subjetividade, Linguagem e Cognição. Já na Área de concentração em Educação Matemática as pesquisas enfocam temas que discutem as relações entre Saberes Científicos/Escolares e Culturais, Modelagem Matemática, Cognição e Linguagem Matemática.

Mais informações sobre o PPGECM podem ser encontradas nos demais ambientes desse site.

Coordenação do Programa

  • - MARCOS GUILHERME MOURA SILVA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1