DISCUSSÃO DO TEMA: PRÁTICA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E ANÁLISE DO DISCURSO
AULA INTRODUTÓRIA: História da Origem da língua Portuguesa. Texto de apoio: A fundação de Roma. Origem da Língua portuguesa. HAUÍ, Amini Boainain, 1994.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: Produção textual sobre a importância da língua portuguesa e porque ensiná-la na escola.
DISCUSSÃO TEÓRICA: TEMA1. As teorias de texto e de discurso.
Texto-base: : LIVRO I. Teoria do discurso, de Diana L. P de Barros. Humanitas FFLCH/USP, 2002.
Atividade: Produção de MEMORIAL HISTÓRICO
DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E ANÁLISE DO DISCURSO
Discussão dos temas: 2.3 Linguagem e ação. 2.4 Máximas conversacionais. 2.5 Implícitos e argumentação.
LIVRO IV. Pragmática da língua Portuguesa. ESPÍNDOLA, 2013.
Texto de apoio: Artigo 03. As máximas conversacionais e a correção de textos. VIEIRA,2015.
ATIVIDADE: Apontar no texto "O dia em que o saciu parou de fumar". Implícitos e argumentações na parte em que a pesonagem está sendo julgado no tribunal.
Discussão teórica. TEMA: Prática de Ensino de Produção de texto.
TEXTO-BASE: ARTIGO 04. Fundamentos para o Ensino da Leitura e da Escrita, de LIMA,2022.
Atividade de grupo: Leitura compreensão e Interpretação de textos.
Textos 2: A transição para a Humanidade, de Geertz,
Texto 03. A avaliação da performance das escolas, de Rubem Alves, Texto 04. Quando a escola é de vidro, de Ruth Rocha;
Textos 05. Acauã, de Inglês de Souza,
Texto 06. Continho verde, de Adelson Bayma
Texto 07: O dia em que o Saci parou de fumar, de Adelson Bayma;
Texto 08. Crônica Altamira, de Adelson Bayma,
Texto 09: poema soneto Altamira.
ATIVIDADE: Produção Oral: Resumo simples de cada texto
Atividade escrita: Analise crítica do texto lido.
ATIVIDADE: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Ida à Biblioteca do campus. Verificação de Obras que tratam do tema da disciplina. Ver Referências.
TEMA: 2. Análise do discurso: As teorias de texto e de discurso.
Texto-base: LIVRO I. Teoria do discurso, de Diana L. P de Barros. Humanitas FFLCH/USP, 2002.
Pesquisa Bibliográfica sobre conceito de Linguística, Semiótica, Pragmática, Retórica, Semântica e Hermenêutica (O que é. Para que serve. Como se aplica);
Texto-base: LIVRO II. Gêneros discursivos no ensino. Gomes, 2009, p. 133. In. Gêneros do discurso. SILVA, et al, 2009.
VIDEO-AULA: Texto: Amazonas: No ritmo das águas, de Rede Amazônica.
Objetivo: Observar o discurso no e sua finalidade. Promover reflexão acerca do modus vivendi do povo ribeirinho da Amazônia.
ATIVIDADE: Orgazizar um PODE CAST sobre a impressão da temática abordada no video.
Tema para discussão: Aspectos sociocognitivos do processamento textual. Intertextualidade e interdiscursividade
Texto-base: ARTIGO 01. SIQUEIRA, 2002.
Atividade de Leitura e escrita PARA TODOS: Texto “Terra Cahida”, de Alberto Rangel.
ATIVIDADE: Organização e Socialização de Painel Integrado da pesquisa sobre palavras do texto que tenha havido mudança morfológica, semântica e pragmática (apontar significados).
ATIVIDADE: Produção de análise argumentativa no trecho da obra "O dia em que o Saci parou de Fumar". Parte onde a personagem está em julgamento no Tribunal.
ATIVIDADE: Analisar os argumentos utilizados na Leitura da Charge no Artigo 02. Imagem e comunicação, de SILVEIRA, 2005.
AULA TEÓRICA. Tema: Tópicos de análise pragmática: categorias linguísticas da dêixis.
Textos-base: LIVRO III. Linguística textual. LIMA, 2017.
ATIVIDADE: DIA DE CINEMA NA ESCOLA. FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA, de Baba Yaga
Objetivo da aula: ampliar os Conhecimentos sobre os diferentes discursos da realidade social da escola pelo mundo. Socialização da compreensão.
TEXTO: O dia em que o saci parou de fumar, de Adelson Bayma
Objetivo: Verificação das categorias dêiticas no texto.
TEMA: DEIXIS (Operadores linguísticos); 2.Análise Pragmática de textos. 3. A teoria da relevância, de Sperber e Wilson. 4.Interpretação de Imagem.
Textos-base: LIVRO V. Interpretação de textos, de Renato Aquino, 2006.
ATIVIDADE: Exercício de interpretação de Imagem: Texto: COEXISTENCE (slaide)
ATIVIDADE: Texto de apoio: Artigo 02. A Imagem: interpretação e comunicação, de Jane Rita Caetano da Silveira.
ATIVIDADE: Texto Escrito: Analisar o texto-imagem "Ordem no congresso", Peça publicitária de Outdoor.
DISCUSSÕES SOBRE PRÁTICA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E ANÁLISE DO DISCURSO
TEMA: As condições de produção dos enunciados. A construção dos efeitos de sentido nos diferentes textos.
Textos-base: LIVRO VI – Introdução à Semântica, de Deise Cristina de Moraes Pinto, CEDERJ, 2016.
ATIVIDADE: CADA ALUNO TRAZ UMA MÚSICA (de qualquer gênero) para ser analisada à luz da AD (letras, melodia, aranjos).
ATIVIDADE: Apontar efeito de sentido no texto "Continho Verde", de Adelson Bayma
ATIVIDADE: Exercício "AS 10 coisas que me agradam". (Análise do discurso (o não-dito).
VISITA TÉCNICA EM UMA COMUNIDADE: PRÁTICA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E ANÁLISE DO DISCURSO
TEMA: Estratégias de ensino com ênfase nos aspectos discursivos do texto.
Objetivo: Entrevistar alguns menbros da comunidade para saber a história de vida, modus vivendi e perspectiva de futuro para a comunidade.
ATIVIDADE: Preparar o roteiro da entrevista. Selecionar os entrevistados, Fazer a entrtevista gravada. Depois observar e analisar os aspectos do discurso do entrevistado.
ATIVIDADE ESCRITA: Produzir um Relatório do Evento.
ASSESSORIA AOS GTS SOBRE ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E ANÁLISE DO DISCURSO
TEMA: A construção dos efeitos de sentido nos diferentes textos. A questão da autoria.
Texto-base; LIVRO VII. Autoria, Leitura e Efeitos do trabalho simbólico. ORLANDI, 2007.
Atividade: Discussão de Estratégias e suas aplicações ao ensino de produção de texto no ensino de língua portuguesa.
1. Cada grupo se reune para ensaio da apresentação e ajustes finais do trabalho.
Atividades Práticas: Assessoria aos grupos para planejamento, execução e apresentação das Atividades escolhida por cada GT.
ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E ANÁLISE DO DISCURSO
Dia 19/04 APRESENTAÇÃO DO TEMA DO GT 01
Horário: 1º grupo …... 8h às 9h30
ATIVIDADE: Avaliação coletiva das atividades apresentadas pelo grupo.
Dia 20/04 APRESENTAÇÃO DO TEMA DO GT 02
Horário: 2º grupo …... 8h às 9h30
FINAL DAS ATIVIDAS: Avaliação coletiva das atividades da disciplina.
Apresentação do BCF da disciplina. Avaliação da disciplina pelos acadêmicos. Avaliação da disciplina pelo Professor.
ENTREGA DE CERTIFICADOS AOS MEMBROS DOS GTs CH: 20H
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1 v3.14.25.252