Início das atividades. (16/03/2015 - 16/03/2015)
1 ? Apresentação da disciplina; 2 ? leitura debate sobre a ementa da disciplina; 3 ? Debate inicial sobre o ensino de geografia; 4 ? avaliação diagnóstica.
ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA COLETIVO ? O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS (18/03/2015 - 18/03/2015)

ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA COLETIVO – O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

Tellino Peres e Giselle Teixeira (Chile)

Claudino (Venezuela)

Renan Farias e Fábio Renato (Angola)

Ana Cláudia e Jonathan (Porto Rico)

Anne Rodrigues (Moçambique)

Eldon e Lenon (Uruguai)

Nilson e Herique (Bolívia)

Camila Freire e Tiago Castro (Peru)

Ludmila Sampaio e Nivaldo Tavares (Angola)

Robson e Tássio (Cuba)

Valmir Brito e Dilson Cavalcanti (Argentina)

Hugo Pinon e Joandreson (Cabo Verde)

Augusto Melo e Tayná Flexa (Panamá)

Marco e Luiz (Paraguai)

Pedro Candido e Renato Magalhães (Bolívia)

Priscila Carmona e Leandro Oliveira (Equador)

Tânia Silva e Maria do Carmo (Haiti)

Rafael Santos e William Lima (Costa Rica)

Alexandre e Danilo (Colombia)

Silvia Caroline e Gabriel Serrão (Guiana Francesa)

Bruno e Frank (Timor Leste)

Hugo e Herysson (México)

I, Item a (O ensino de geografia na educação brasileira) (23/03/2015 - 23/03/2015)
Debate do texto-base. OLIVEIRA NETO, A. A LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA CONQUISTA EM PROCESSO. Revista GeoAmazônia, Belém, v. 02, n. 04, p. 159 - 172, jul./dez. 2014. DOI: 10.17551/2358-1778/geoamazonia.v2n4p159-172 Disponível em: http://www.geoamazonia.net/index.php/revista/article/view/50/pdf_37
   A LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma conquista em processo   
Módulo I, Item a (O ensino de geografia na educação brasileira). (25/03/2015 - 25/03/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. CAVALCANTI, Lana. Bases teórico-metodológicas da geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L. (org.). Formação de professores: concepções e práticas em geografia. Goiânia, Editora Vieira, 2008.
I, Item a (O ensino de geografia na educação brasileira). (30/03/2015 - 30/03/2015)

Atividades: 1 – debate do texto-base. 

OLIVEIRA NETO, A,; BRITO NETO, C.; LIMA, S. Ensino de geografia e socioeducação: desafios ao processo ensino-aprendizagem. Boletim Amazônico de Geografia (DOI: 10.17552/2358-7040/bag.v1n2p54-68), Belém, v. 01, n. 02, p. 54-68, jul/dez 2014.

ORIENTAÇÃO DA PESQUISA COLETIVA (01/04/2015 - 01/04/2015)
ORIENTAÇÃO DA PESQUISA COLETIVA
Módulo I, Item c (Visões contemporâneas sobre a função da geografia). (06/04/2015 - 08/04/2015)
CASTELLAR, Sônia. Currículo, educação geográfica e formação docente: desafios e perspectivas. Revista Tamoios, Ano II, N° 02 ? julho/dezembro, 2006. Disponível em: www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/download/611/643
Módulo I, Item c (Visões contemporâneas sobre a função da geografia) (13/04/2015 - 15/04/2015)
SAVIANE, D.; DUARTE, N. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Revista Brasileira de Educação, v. 15 n. 45 set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/02
Módulo I, Item c (Visões contemporâneas sobre a função da geografia). (22/04/2015 - 22/04/2015)
BARBOSA, T.; AZEVEDO, J. Contribuições marxistas para pensarmos o ensino de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Rio de Janeiro, v. 1, n° 2, p. 52-73, jul/dez, 2011. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/download/28/45
Módulo I, Item c (Visões contemporâneas sobre a função da geografia). (27/04/2015 - 27/04/2015)
DIAS, A; OLIVEIRA, I. Um olhar Dusseliano sobre a pedagogia do oprimido de Paulo Freire: contribuições para a Epistemologia do Sul. In: OLIVEIRA, I. A.; ARAUJO, M. D.; CAETANO, V. N. Epistemologia e educação: reflexões sobre temas educacionais. Belém, PPGED-UEPA, 2012, p. 24-35. Disponível em: http://paginas.uepa.br/mestradoeducacao/Downloads/Ebook/E-BOOK%20Dilogos%20entre%20Epistemologia13-01-2014%20.pdf
ORIENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL (29/04/2015 - 29/04/2015)
ORIENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL
Módulo I, Item d (Concepções sobre educação na América Latina) (04/05/2015 - 04/05/2015)
Atividades: 1 ? ENTREGA DA I AVALIAÇÃO
Módulo II, Item a (A Metodologias tradicionais) (06/05/2015 - 06/05/2015)
Debate do texto-base da aula.
Módulo II, Item b (Metodologias Ativas). (11/05/2015 - 11/05/2015)
CASTELLAR, Sônia. As aproximações dos conceitos construtivistas e a aprendizagem no ensino de geografia. V Encontro Nacional de Ensino de Geografia ? Fala Professor, Presidente Prudente, SP, 2003. Disponível em: versão impressa.
Módulo II, Item b (Metodologias Ativas). (13/05/2015 - 13/05/2015)
ZANATTA, Beatriz. Contribuições da filosofia educacional de John Dewey para a geografia escolar brasileira. Revista Educativa, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 47-64, jan./jun. 2013. Disponível em: http://seer.ucg.br/index.php/educativa/issue/view/166/showToc ZANATTA, Beatriz. O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 1, p. 105-112, jan./abr. 2012 Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18569
Módulo II, Item c (Métodos dialéticos aplicados ao ensino de geografia). (18/05/2015 - 20/05/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. A educação para além do capital ? Mezaros Disponível em: versão impressa.
ENCONTRO PARAENSE DE GEOGRAFIA (25/05/2015 - 27/05/2015)
ENCONTRO PARAENSE DE GEOGRAFIA
ORIENTAÇÃO DA PESQUISA COLETIVA (01/06/2015 - 01/06/2015)
ORIENTAÇÃO DA PESQUISA COLETIVA
Módulo II, Item c (Métodos dialéticos aplicados ao ensino de geografia). (03/06/2015 - 10/06/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. LACOSTE, Yves. A geografia ? isso em primeiro lugar, serve para fazer a guerra. 1988 Disponível em: Versão impressa.
Atividade Avaliativa (15/06/2015 - 06/07/2015)
Seminários
Encerramento do Semestre (08/07/2015 - 08/07/2015)
Encerramento do Semestre

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2 v3.14.25.254