Início das Atividades (09/03/2015 - 09/03/2015)

1 - Apresentação da disciplina; 2 – leitura debate sobre a ementa da disciplina; 3 – Debate inicial sobre o ensino de geografia; 4 – avaliação diagnóstica.

SEMANA DOS CALOUROS (11/03/2015 - 11/03/2015)

SEMANA DOS CALOUROS

ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO COLETIVO DE EXTENSÃO (18/03/2015 - 18/03/2015)

ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO COLETIVO DE EXTENSÃO – MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Módulo I, Item a (A história da didática na educação brasileira) (23/03/2015 - 23/03/2015)
Atividades: 1 - Debate do texto-base da aula. MARTIN, P.; ROMANOWSKI, J. A didática na formação pedagógica de professores. Revista Educação. Proto Alegre, v. 33, n. 3, p. 205-212, set./dez. 2010. Dispoível em: http://www.redalyc.org/pdf/848/84816931006.pdf Responsáveis: Albery e Eduardo. VEIGA, Ilma Passos. Didática: uma retrospectiva histórica. In VEIGA, I. P. (coord.) Repensando a didática. 29ª ed. Campinas, SP: PAPIRUS, 2012. Disponível em: versão impressa. Responsáveis: Ana MArcela e Valéria.
   A didática na formação pedagógica de professores   
Módulo I, Item b (Relação entre didática e concepção de ensino) (25/03/2015 - 25/03/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. DAMIS, Olga Teixeira. Didática e Ensino: relações e pressupostos. In VEIGA, Ilma Passos (coord.). Repensando a didática. 29ª ed. Campina, SP: PAPIRUS, 2012. Disponível: versão impressa. Responsáveis: ANDERSON e THAYSSA MOREIRA, Suely. Estado del arte de la didáctica de la geografía hoy: actualidades y desafios. Revista monográfica de educación. Edición n. 3. Didáctica en Genel, 2012. Disponível: http://www.editorialskepsis.org/pdf/2012/I-VII.pdf Responsáveis: GABRIEL e DAYANE
Módulo I, Item b (Relação entre didática e concepção de ensino). (30/03/2015 - 30/03/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. OLIVEIRA NETO, A. C. A educação brasileira e o projeto nacional: debates sobre o espaço agrário, a educação do campo e políticas públicas. Boletim Amazônico de Geografia, Belém, n, 1, p. 124-136, jan./jun. 2014. DOI: 10.17552/2358-7040/bag.n1v1p124-136 Disponível em: https://www.academia.edu/10286748/A_EDUCACAO_BRASILEIRA_E_O_PROJETO_NACIONAL-DEBATES_SOBRE_O_ESPACO_AGRARIO_EDUCACAO_DO_CAMPO_E_POLITICAS_PUBLICAS Responsáveis: EMANUELLE e GUILHERME
ORIENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL (01/04/2015 - 01/04/2015)

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL

Módulo I, Item b (Relação entre didática e concepção de ensino) (06/04/2015 - 08/04/2015)

Atividades: 1 – Debate do vídeo “Educação, Modernidade e Pós-Modernidade”.

 

DURATE, Newton. Educação, Modernidade e Pós-Modernidade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YIHN6ihXi4I   acessado em: 17/03/2014

Módulo I, Item b (Relação entre didática e concepção de ensino) (13/04/2015 - 15/04/2015)

Atividades: 1 – Debate do vídeo “A escola tradicional”.

DUARTE, Newton. A escola tradicional. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VwOpVkeZXNA acessado em: 17/03/2014 

Módulo I, Item c (A importância da didática na formação do (a) geógrafo (a) educador (a). (22/04/2015 - 22/04/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. SOUZA , Vanilton. Fundamentos teóricos, epistemológicos e didáticos no ensino da geografia: bases para formação do pensamento espacial crítico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 47-67, jan./jun., 2011. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/15/12 Responsáveis: CARLOS RAMON e MARCELO
Módulo I, Item c (A importância da didática na formação do (a) geógrafo (a) educador (a)). (27/04/2015 - 27/04/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. CALLAI, Helena. A geografia escolar - e os conteúdos da geografia. Revista Anekumene. N° 01, 2011. Disponível em: http://www.anekumene.com/index.php/revista/article/view/14 Responsáveis: THIAGO MACIEL e RENATO MOREIRA, S.; MARÇAL, M.; ULHÔA, L. A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico. Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, 17 (33): 23-30, jun. 2006 Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9217 Responsáveis: ELIENAI e DENISE CARLA
ORIENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL (29/04/2015 - 29/04/2015)

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL

Módulo I, Item d (A didática como campo de investigação) (04/05/2015 - 04/05/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. CANDAU, Vera (org.). Rumo a uma nova didática. 21ª ed. Petrópolis, RJ: VOZES, 2011. (p. 13-45) Disponível em: versão impressa. Responsáveis: MARCIEL e VITOR RODRIGUES CANDAU, Vera. Memória(s), diálogos e buscas: aprendendo e ensinando didática. Educação Unisinos, v. 12, n° 3, set/dez, 2008. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_memorias_dialogos_buscas.pdf Responsáveis: JULLY e ANDRE
Módulo II, Item a (A seleção e o tratamento dos conteúdos e a sua importância no ensino de geografia). (06/05/2015 - 06/05/2015)
SENE, José. O livro didático como produto da geografia escolar: obra menor? Revista Brasileira de Educação Geográfica, Campinas, v. 4, n. 7, p. 27-43, jan./jun., 2014 Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/143/120 Responsáveis: SABRINA e LUZIANE SILVA, M.; OLIVEIRA, A. Dialogando com o livro didático de Geografia: análise do discurso sobre a questão agrária em obras do ensino médio. Geografia Ensino & Pesquisa, vol. 17, n. 3, set./ago. 2013. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/geografia/article/view/12494/pdf SPÓSITO, M. E. As Diferentes Propostas Curriculares e o Livro Didático. In PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (orgs.) Geografia em perspectiva. 3ª ed. São Paulo: CONTEXTO, 2009. (p. 297-311). Disponível em: versão impressa. Responsável: THIAGO CARNEIRO
Módulo II, Item a (A seleção e o tratamento dos conteúdos e a sua importância no ensino de geografia) (11/05/2015 - 11/05/2015)

Atividades: 1 – Debate do texto-base da aula.

CARVALHO, Alcione. A relação entre conteúdo acadêmico e conteúdo escolar no ensino da geografia. Revista Paranaense de Geografia, Curitiba, n.5, p. 73-79, 2000.

Disponível em: http://www.pluridoc.com/Site/FrontOffice/default.aspx?module=Files/FileDescription&ID=7746&state=FVC

KAERCHER, N. O Gato comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia. In PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (orgs.) Geografia em perspectiva. 3ª ed. São Paulo: CONTEXTO, 2009. (p. 217-220).

Disponível em: versão impressa.

 

OLIVEIRA, L.O Ensino/Aprendizagem de Geografia nos Diferentes Níveis de Ensino. In PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (orgs.) Geografia em perspectiva. 3ª ed. São Paulo: CONTEXTO, 2009. (p. 217-220).

Disponível em: versão impressa.

Módulo II, Item a (A seleção e o tratamento dos conteúdos e a sua importância no ensino de geografia). (13/05/2015 - 13/05/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. OLIVEIRA NETO, A. C. Educação Popular do Campo e Território: uma análise da prática educativa do GETEPAR-NEP na Amazônia ribeirinha. Belém: PPGED/UEPA, 2011. 203f (p. 155-181). DOI: 10.12702/A.C.OliveiraNeto-DO-000000001 Disponível em: http://www.bibliotekevirtual.org/index.php/2013-02-07-03-02-35/2013-02-07-03-03-00/763-o/7510-educacao-popular-do-campo-e-territorio-uma-analise-da-pratica-educativa-do-getepar-nep-na-amazonia-ribeirinha.html Responsáveis: GABRIEL e JOÃO CRUZ
Módulo II, Item c (Os métodos de ensino de geografia) (18/05/2015 - 18/05/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. CASTELLAR, Sonia. La superación de los límites para Una educación geográfica significativa: un estudio sobre la ciudad y en la ciudad. Revista Anekumene, N° 01, 2011. Disponível em: http://www.anekumene.com/index.php/revista/article/view/10/11 Responsáveis: MARCUS VINICIUS e RODRIGO AUGUSTO
ENCONTRO PARAENSE DE GEOGRAFIA (25/05/2015 - 27/05/2015)
ENCONTRO PARAENSE DE GEOGRAFIA
ENCONTRO PARAENSE DE GEOGRAFIA (25/05/2015 - 27/05/2015)

ENCONTRO PARAENSE DE GEOGRAFIA

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL (01/06/2015 - 01/06/2015)

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL

Módulo II, Item c (Os métodos de ensino de geografia). (03/06/2015 - 03/06/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. ARROYO, M. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: VOZES, 2011 (p. 362-374) Disponível em: versão impressa. Responsáveis: THAMIRES e GUSTAVO
Módulo II, Item d (Planejamento e avaliação educacional aplicados ao ensino de geografia). (08/06/2015 - 08/06/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. ARROYO, M. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 5ª ed. Petrópolis, RJ: VOZES, 2009. (p. 352-364). Disponível em: versão impressa. Responsáveis: LUIS PAULO e ELISON RODRIGO
Módulo II, Item d (Planejamento e avaliação educacional aplicados ao ensino de geografia). (10/06/2015 - 10/06/2015)
Atividades: 1 ? Debate do texto-base da aula. HOFMANN, Jussara. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 35ª ed, revisada. Porto Alegre: EDITORA MEDIAÇÃO, 2005. (p. 37-54). Disponível em: versão impressa. Responsável: ROBSON HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 20ª ed. revisada. Porto Alegre: EDITORA MEDIAÇÃO, 2003. (p. 13-25). Disponível em: versão impressa. Responsáveis: TAMIRES DRAGO e ISABELLE
Atividade Avaliativa (15/06/2015 - 06/07/2015)

Seminário

Encerramento do Semestre (08/07/2015 - 08/07/2015)

Encerramento do Semestre

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2 v3.14.25.251