maria clara vianna sa e matos

ILC - INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICACAO

Produção Intelectual

Artigos (2)

  • 2021, Maria Clara Vianna Sá e Matos, NIWA, SÔNIA LUMI, CARNEIRO, TIAGO DA FONSECA , Formação complexa de conselheiro linguageiro: Experiência vinculada ao centro de autoacesso Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma, ISSN: 25253409
  • 2019, Maria Clara Vianna Sá e Matos, Eder Cruz, Walkyria Magno e Silva , UMA NOVA COMPREENSÃO DE ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS, ISSN: 23184574 Download do arquivo

Publicação em Eventos (2)

  • 2017, Maria Clara Vianna Sá e Matos, O processo motivacional no aconselhamento voltado à aprendizagem de inglês como língua adicional: estudo sob a perspectiva de sistemas complexos, XVI SEPA -Seminário de Pesquisas em Andamento, Outros
  • 2016, Maria Clara Vianna Sá e Matos Eder Cruz, A Evolução da compreensão de estratégias motivacionais, V CIELLA, Outros

Capítulos de Livros (5)

  • 2022, Formação de conselheiro linguageiro com viés empreendedor e o processo motivacional de equipe de centro de autoacesso, Saberes e Práticas Docentes no Ensino, na Pesquisa e na Extensão de línguas e literaturas, Maria Clara Vianna Sá e Matos
  • 2022, Motivação e Aconselhamento linguageiro, Saberes e Práticas Docentes no Ensino, na Pesquisa e na Extensão de línguas e literaturas, Bruno Costa, Luciana da Silva Carvalho, Maria Clara Vianna Sá e Matos, Camilo dos Santos Ramos
  • 2022, Atividades da Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma, Saberes e Práticas Docentes no Ensino, na Pesquisa e na Extensão de línguas e literaturas, Erik Ribeiro, Rodrigo Ribeiro, Maria Clara Vianna Sá e Matos
  • 2022, Abordagem Complexa e Aconselhamento linguageiro, Saberes e Práticas Docentes no Ensino, na Pesquisa e na Extensão de línguas e literaturas, Dâmarys Arruda, Thais Almeida, Maria Clara Vianna Sá e Matos
  • 2016, Estados atratores em trajetórias de aconselhamento linguageiro na aprendizagem de línguas estrangeiras, No livro: Complexidade em Ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais, Maria Clara Vianna Sá e Matos, Sadie Morhy

Participações em Bancas de Concursos (1)

  • 2019, O gerenciamento da automotivação na aprendizagem de língua inglesa feito por estudantes da graduação em letras do CEFET-MG, por meio de um instrumento de planejamento, estabelecimento e manutenção de metas, Lilian Maria dos Santos Carneiro Cavalcante

Participações em Bancas de Cursos (2)

  • 2023, Qualificação de Mestrado GUIA DIGITAL AFLORAR: REFLEXOES E PRATICAS PARA O FOMENTO DO BEM-ESTAR DE PROFESSORES DE LINGUAS EM FORMACAO, CAMILA RODRIGUES MENDES
  • 2017, Monografia de Graduação Using warm-up activities to teach linguistic variation for the" languages without boarders students" at UFPA, Maria Clara Matos, Rosana Assef

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (2)

  • 2021,Responsavel pela Organização de Evento, FALEM UFPA, Nacional, Coordenação da Comissão Geral do II SIEPELL
  • 2016,Outra, Universidade Federal do Pará, Nacional, V CIELLA

Trabalho de Fim de Curso(19)

  • Literatura Anglófona, MOYSES MONTEIRO MONTE , 08/2014
  • Literatura Anglófona, GLAUCE FERNANDA PANTOJA DE SOUSA , 08/2014
  • Short stories: a tool for English teaching and learning, DAVID RODRIGUES DOS SANTOS JUNIOR , 12/2014
  • Language Advising; THE ADVISEES' PERSPECTIVE, JEAN DOS SANTOS SILVA , 12/2014
  • Literature in the English as a foreign language classroom: A proposal for "The Cat in the rain", VANESSA SIMOES MACHADO , 12/2014
  • How to deal with motivation in foreign language learning, CAMILO DOS SANTOS RAMOS , 12/2015
  • How mobile devices can promote English as a foreign language learning, NAIADE ALMEIDA FERREIRA , 12/2015
  • USING SHORT STORIES TO ENHANCE STUDENTS’ CRITICAL CULTURAL COMPETENCE: a teaching project , ADAIZE CORREA DIAS , 12/2019
  • THE USE OF ENGLISH APPS TO IMPROVE ENGLISH SKILLS, LARISSA DA CRUZ DO NASCIMENTO , 02/2021
  • SELF-ACCESS CENTER: Affordances for foreign language learners’ development of intercultural competence, ANA CRISTINA DOS SANTOS OLIVEIRA SAMPAIO , 02/2021
  • Managing activities in self-access centers: reflections from the Ícone Project experience , ANTONIA ARYELLY NASCIMENTO DA SILVA , 06/2021
  • FOSTERING AUTONOMOUS ATTITUDES IN LEARNING ACTIVITIES BY USING HARRY POTTER MOVIE AND SUMMARY MATERIAL, GABRIELA FREIRE DE SOUZA , 06/2021
  • IMPROVING LANGUAGE LEARNING WITH MASSIVELY MULTIPLAYER ONLINE ROLE-PLAYING GAMES, JOAO VITOR TEIXEIRA MORAES , 02/2022
  • “MOTIVAÇÕES INICIAIS DE CALOUROS DE LETRAS/LÍNGUA ESTRANGEIRA COMO FOMENTO PARA A ATIVIDADE DE ACONSELHAMENTO”, BRUNO COSTA DA SILVA , 12/2022
  • FANFICTION AS A TOOL FOR ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE LEARNING: LITERATURE REVIEW AND PRINCIPLES, INGRID DA CRUZ LEMOS , 12/2022
  • ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO COMPLEXO: MODELO E AÇÕES, THAIS ALMEIDA CARDOSO , 12/2022
  • AUTONOMY IN FOREIGN LANGUAGE LEARNING: DEFINITIONS AND POSSIBILITIES FOR PRACTICE , RENNAN CARRERA SANTOS , 07/2023
  • FACING AUTONOMY AFTER ATTENDING “LEARNING TO LEARN A FOREIGN LANGUAGE” DISCIPLINE: undergraduate students’ views on autonomy, ESTER LOUISE MARTINS OLIVEIRA , 12/2023
  • Enhancing English Language Proficiency Among Non-Native Speakers: Exploring the Efficacy of Game-Based Learning , IARA FERNANDA DE SOUZA DA ROCHA , 12/2023

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1 v3.14.25.249