joao claudio brandemberg quaresma

ICEN - INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS

Produção Intelectual

Artigos (11)

  • 2017, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma , História e ensino de Matemática, ISSN: 22379460
  • 2017, José dos Santos Guimarães Filho, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma , Um Estudo do Liber Quadratorum, (1225) e suas Potencialidades para o Ensino de Matemática, ISSN: 19803141
  • 2017, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma , Uma Introdução ao Christophori Clavii Epitome Arithmeticae Practicae (1614), ISSN: 24478504
  • 2017, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma , Sobre o Uso da História da Matemática no Ensino de Equações Algébricas, ISSN: 22370315
  • 2016, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma, Stephany Glaucia de Oliveira Paulo , Aspectos do Ensino de Derivada, ISSN: 24478504
  • 2015, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma, José Augusto Nunes Fernandes , Um desenvolvimento histórico ecológico do conceito de limite, ISSN: 24478504
  • 2015, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma , Enculturação, Formação de Professores e Ensino de Matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo, ISSN: 18060560
  • 2015, MESSIAS, MARIA ALICE DE VASCONCELOS FEIO, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma , Discussões sobre a Relação entre Limite e Continuidade de uma Função: investigando Imagens Conceituais, ISSN: 19804415
  • 2014, Marcelo Miranda Serrão, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma , Problemas matemáticos da Antiguidade como estratégia para o ensino de equações no 9º ano da educação básica, ISSN: 19803141
  • 2014, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma, Tatiana Lopes de Miranda , A Noção de Variável no Contexto Histórico de Desenvolvimento da Álgebra, ISSN: 23578661
  • 2014, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma , Um estudo exploratório sobre evocações de estudantes universitários acerca do conceito de limite de uma função, ISSN: 19811322

Capítulos de Livros (1)

  • 2016, Imagem Conceitual e Definição Conceitual: uma reflexão sobre a aprendizagem de conceitos matemáticos, Ciências e matemática: investigações no ensino, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias

Livros (1)

  • 2017, O Idioma da Álgebra, Joao Cláudio Brandemberg Quaresma

Trabalho de Fim de Curso(83)

  • Investigação Histórica no Ensino de Matemática: Os Números Figurados Planos, GIOVANNI ALMEIDA MARQUES , 12/2014
  • Sobre a Resolução de Equações Algébricas, GUILHERME COSTA MACEDO , 12/2014
  • O FRACASSO ESCOLAR EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SUPERAÇÃO A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, REGIANE DE SOUZA ALVES , 01/2015
  • SOBRE DERIVADA E DIFERENCIAL NO CÁLCULO, GILMAX RODRIGUES WANZELER , 01/2015
  • “Introdução à álgebra linear: investigações e proposições”, MAICO TAILON SILVA DA SILVA , 12/2015
  • Uma Proposta para o Ensino de Simetria na Educação Básica, MARCOS MAIA DO NASCIMENTO , 08/2015
  • “A utilização da Historia da Matemática como estratégia de ação para a construção da matemática na sala de aula”, MAX CANTAO DE LEAO , 12/2015
  • História e Ensino de Derivada, GLESSA NAZARE LIMA DE SOUZA , 09/2015
  • Uma História do Cálculo Integral, SUYANE LOBO DE ASSUNCAO , 09/2015
  • O Cálculo de Newton x Leibniz, ANA FLAVIA FERREIRA MARTINS , 05/2017
  • Aspectos Inerentes ao Processo de Ensino Aprendizagem de Matemática em duas Classes de EJA, DANIELLE COELHO SOUZA , 05/2016
  • Números Irracionais e sua Abordagem no Ensino Fundamental, EDER DO ESPIRITO SANTO CUNHA , 05/2016
  • O Ensino-Aprendizagem de Matemática Através da Resolução de Problemas, MAX CANTAO DE LEAO , 05/2016
  • A Dialética Ferramenta-Objeto no Ensino de Geometria: Utilizando Elementos da Geometria Analítica na "Verificação"de Problemas Referentes ao Cálculo de Área de Figuras Planas, MAICO TAILON SILVA DA SILVA , 05/2016
  • Lei de Reciprocidade Quadrática, SERVULO MARCOS MOURA E SILVA , 05/2016
  • Equações Diofantinas Lineares, LUANA DE NAZARE LIMA FONTES , 05/2016
  • “MEMÓRIAS SOBRE O ENSINAR MATEMÁTICA NO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO – SOME – NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS - PA”, , CARLOS IVAN GONCALVES LIMA , 05/2017
  • "ARITMÉTICA COMO UM OBJETO DE ARTICULAÇÃO PARA O ESTUDO DA ÁLGEBRA", NILCE PINHEIRO RODRIGUES FARIAS , 02/2019
  • “Elementos de Geometria na pintura corporal de povos indígenas no alto Rio Guamá, GILVANDRO SOARES DA CONCEICAO , 07/2017
  • Filosofia e Ensino de Matemática, MARCO ANTONIO PAIVA DE SOUSA , 03/2018
  • Uma História das Séries Infinitas, MARCELO CLEYTON CARDOSO DO NASCIMENTO , 09/2017
  • ASPECTOS INERENTES AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM DUAS CLASSES DA EJA, DANIELLE COELHO SOUZA , 05/2017
  • O Uso de Tecnologias no Ensino de Matemática , LEANDRO MATOS MONTEIRO , 03/2018
  • Sobre Símbolos Numéricos e Sistemas de Numeração, GLEIDSON CASTRO DOS REIS , 05/2017
  • “Elementos da Matemática na cultura da laranja e mandioca: O Caso dos produtores rurais da Vila do Iacaiacá do Pedoca, Capitão Poço - PA”,, FRANCISCO TONYS PERES DA COSTA , 06/2017
  • “Conceitos matemáticos envolvidos na atividade do futebol”, RAIMUNDO GILSON GONCALVES DE BRITO , 06/2017
  • “Dificuldades no ensino e aprendizagem nas quatro operações básicos com números inteiros no 7º ano”, FRANCISCO EUDES DA SILVA SOUZA , 06/2017
  • A Matemática utilizada Empiricamente Pelos Pescadores (provisório), ENEAS DE JESUS FAVACHO CHAGAS , 04/2017
  • A Matemática na Atividade da Pesca: o caso dos pescadores de São João dos Ramos / São Caetano de Odivelas - PA, ENEAS DE JESUS FAVACHO CHAGAS , 01/2018
  • Uma história da Astronomia, WARLESON SILVA FERREIRA , 01/2018
  • Uma História da Multiplicação, RUDEMBERG THIAGO ROCHA DOS SANTOS , 02/2018
  • "SABERES E FAZERES ETNOMATEMÁTICOS NAS CASAS DE FARINHA DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO MUNICÍPIO DO ACARÁ", VALDIRENE CARDOSO DOS SANTOS , 03/2018
  • '' O manejo do açaí como uma metodologia para o ensino da Matemática'', MARCIO FRANK PEREIRA PEREIRA , 06/2018
  • PROJETO ESCOLA DA VIDA: O Lúdico como ferramenta pedagógica para o ensino de matemática na Educação Básica, JOAO ZALOI BARROS ALMEIDA , 08/2018
  • SOBRE O ENSINO DOS CONTEÚDOS BÁSICOS DO CÁLCULO (LIMITE E DERIVADA), NO 3o. ANO DO ENSINO MÉDIO., FABRICIO MARTINS SOUSA , 08/2018
  • SOBRE O ENSINO DOS CONTEÚDOS BÁSICOS DO CÁLCULO (LIMITE E DERIVADA) NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, FABRICIO MARTINS SOUSA , 08/2018
  • "UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS E DIFICULDADES NO ENSINO DO 7º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.", VALDENOR OLIVEIRA DA CUNHA , 09/2018
  • A RÉGUA DO CÁLCULO E SUA RELEVÂNCIA COMO INSTRUMENTO HISTÓRICO E PEDAGÓGICO, SERGIO DA SERRA BRAGA , 12/2018
  • Uma História da Astronomia: de Ptolomeu a Newton , WARLESON SILVA FERREIRA , 12/2018
  • Metodologias do Ensino da Matemática trabalhadas por professores do Ensino Médio da rede pública, ERICA DO SOCORRO MELO DOS REIS LOURINHO , 12/2018
  • UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE POTENCIAÇÃO NO SEXTO ANO DA ESCOLA BÁSICA, NILDA NEIRE RODRIGUES COUTO , 12/2018
  • "CAUSAS DA REJEIÇÃO E UMA FORMA DE INTERVENÇÃO A ESTAS CAUSAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA", RENATA CAROLINA FREITAS DOS SANTOS BENTES , 01/2019
  • "O USO DE MATERIAIS CONCRETO NO ENSINO DE GEOMETRIA NAS TURMAS DO 7º E 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL", ANTONIO MACHADO DOS REIS , 07/2019
  • "SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: O ENSINO DE CLASSE E ORDEM DOS NÚMEROS NATURAIS", ANTONIO JEAN CORREA LIMA , 07/2019
  • "DIFICULDADES COM OS NÚMEROS INTEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL", AMOS DE MORAES VILHENA , 07/2019
  • "ENSINO PRESENCIAL MEDIADO POR TECNOLOGIA", CHARLES LIMA DOS SANTOS , 07/2019
  • A Contextualização e a História da Matemática: uma contextualização da equação do 1 grau relacionada com a História da Matemática, YGOR ALBERTO MOURA DA SILVA , 07/2019
  • Estudo de análise comparativo dos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação ao conteúdo programático do Ensino Médio com a prova do ENEM do ano de 2017, JOSELENO BRUNO SALES MOURA , 07/2019
  • Projeto de Pesquisa, IVAN AUGUSTO TRINDADE MACEDO , 06/2019
  • Projeto de Pesquisa, RONILSON SALES CORREA JUNIOR , 06/2019
  • A Régua de Cálculo e sua relevância como instrumento Histórico-pedagógico, SERGIO DA SERRA BRAGA , 07/2019
  • SOBRE DIFICULDADES COM A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL, MERILUCE SIQUEIRA DE FREITAS , 08/2019
  • Projeto: sobre linguagem universal, SANDRO MEIRELES PIRES , 12/2019
  • O Conhecimento da Matemática Elementar e sua Relevância relacionada aos Saberes aplicados no curso de Técnico em Enfermagem, RONILSON SALES CORREA JUNIOR , 12/2019
  • Sobre o Uso da Derivada em algumas situações do Cotidiano, LUCIFRANCE FERNANDES DA COSTA UCHOA , 12/2019
  • Elementos de Geometria (Simetrias) nas Práticas de Bordado em Tecido, MARIA DO PERPETUO SOCORRO GONCALVES FERREIRA , 12/2019
  • Sobre o Papel da História e das Tecnologias no Ensino de Matemática: As Barras de Napier (1550-1617), IVAN AUGUSTO TRINDADE MACEDO , 12/2019
  • Algumas Técnicas de Multiplicação, RUDEMBERG THIAGO ROCHA DOS SANTOS , 12/2019
  • Mulheres na Matemática: Uma História de Emmy Noether (1882-1935), SANDRO JHORDAN DA SILVA SANTOS , 12/2019
  • "ASPECTOS GEOMÉTRICOS NA PRODUÇÃO DE CERÂMICA: SOBRE ÁREAS E VOLUMES NA CONFECÇÃO DE TIJOLOS EM OLARIAS NO INTERIOR DO PARÁ", GENIVAL OLIVEIRA CARNEIRO , 01/2020
  • A Matemática como uma Linguagem Universal e os Mistérios das Culturas Antigas, SANDRO MEIRELES PIRES , 01/2021
  • Problemas e Demonstrações na Geometria Grega com Ênfase em Triângulos para Alunos do 1 ano do Ensino Médio, FERNANDO FERREIRA COSTA , 01/2021
  • Projeto de Pesquisa TCC, ABNER BRAZ SIQUEIRA DA SILVA , 12/2019
  • Sobre o Ensino de Matemática para Alunos Surdos, ABNER BRAZ SIQUEIRA DA SILVA , 01/2021
  • O Ensino de Matemática: Alguns Estudos Sobre a Importância de Novas Práticas no Processo de Aprendizagem, PEDRO GUSTAVO MIRANDA DE OLIVEIRA , 01/2021
  • Análise dos Microdados ENEM 2019: Uma Breve Comparação entre as Médias por Escolas Paraenses, LEONARDO BENTES CARMEZIM DA SILVA , 01/2021
  • Projeto sobre: A utilização de materiais manipuláveis no ensino de mate mática para pessoas com deficiência visual, MARCOS VIANA CUNHA , 02/2021
  • Por que estudar Equações do Segundo Grau?, BEATRIZ TEIXEIRA DE OLIVEIRA , 02/2021
  • UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM TRIÂNGULOS: CONCEITO, ELEMENTOS CLASSIFICAÇÃO USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA, DAVID RODRIGUES MACIEL , 03/2021
  • A Matemática no Antigo Egito (provisório), ANA CLAUDIA DAMASCENO CARRILHO , 06/2021
  • A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ANTIGO EGITO: SISTEMA DE NUMERAÇÃO, FRAÇÕES UNITÁRIAS E MÉTODO DA FALSA POSIÇÃO, ANA CLAUDIA DAMASCENO CARRILHO , 09/2021
  • A MATEMÁTICA E O MISTÉRIO: A busca pelo divino no universo dos números., LAURO ALEX RIBEIRO DA SILVA , 09/2021
  • TEORIA E PRÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM , PATRICK FERREIRA RODRIGUES , 09/2021
  • UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FONTE DE ATIVIDADES CONSTRUTIVISTAS NO ENSINO , TALYSSA DO VALE ARAUJO , 09/2021
  • UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E TECNOLÓGICA DA CONSTRUÇÃO DO PENTÁGONO REGULAR POR EUCLIDES , RENAN CASTRO DE MELO , 02/2022
  • APLICAÇÃO DO XADREZ COMO OBJETO DE ESTUDO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO NO ENSINO MÉDIO, ELIZEU DE LIMA DANTAS , 07/2022
  • PROJETO DE TCC, TAYNARA DE CASSIA CONCEICAO CORREA , 07/2022
  • PROJETO DE TCC, SAMUEL MONTEIRO LOBO JUNIOR , 07/2022
  • PROJETO DE TCC, ALECSANDER GOMES ESTEVES DA COSTA , 07/2022
  • Método Lúdico para o Ensino de Conjuntos e Funções: "uma guerra de funções", SAMUEL MONTEIRO LOBO JUNIOR , 06/2023
  • Uma História dos Números Complexos e como eles se tornaram Ferramenta Fundamental na Matemática, ADAM GABRIEL VIANA ALVES , 12/2023
  • Tecnologias Digitais no Ensino: O Cálculo de áreas de regiões poligonais com uso do Geogebra., EWERTON LUIZ BASTOS CEARENSE , 12/2023
  • Uma História do Teorema de Pitágoras: Demonstrações e Curiosidades, JAIRO SENA DO AMARAL , 12/2023

Orientações de Pós-Graduação (28)

  • Doutorado, JOSE DOS SANTOS GUIMARAES FILHO, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, JOAO NAZARENO PANTOJA CORREA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, RENAN MARCELO DA COSTA DIAS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, EDILSON DOS PASSOS NERI JUNIOR, 03/2020 - 06/2020 , Finalizada em 06/2020
  • Doutorado, MARIA ALICE DE VASCONCELOS FEIO MESSIAS, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, MARCOS FABRICIO FERREIRA PEREIRA, 03/2019 - 03/2019 , Finalizada em 03/2019
  • Doutorado, ALAILSON SILVA DE LIRA, 05/2018 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, FLAVIA HELENA VASCONCELOS DOS PASSOS SALES, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, EDNA MACHADO DA SILVA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, STEPHANY GLAUCIA PAULO FERREIRA, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, MARCELO MIRANDA SERRAO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, AMANDA MOURA DA ROCHA, 03/2015 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NAYRA DA CUNHA ROSSY SANTOS, 03/2012 - 07/2012 , Finalizada em 07/2012
  • Mestrado, JOSE DOS SANTOS GUIMARAES FILHO, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ROBSON DO CARMO DUTRA DIAS, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LORENA AMADOR VILHENA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, IVONNE COROMOTO SÁNCHEZ SÁNCHEZ, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, PATRICIA SHEILA FIGUEIREDO PEREIRA, 05/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EDSON FERREIRA DA SILVA, 08/2012 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA ALICE DE VASCONCELOS FEIO MESSIAS, 03/2011 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCELO MIRANDA SERRAO, 03/2012 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, TATIANA LOPES DE MIRANDA, 03/2012 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LOURENCO ANTONIO DA CRUZ CORDEIRO, 08/2012 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EDSON RAMON LOBO LOPES, 08/2012 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RENAN MARCELO DA COSTA DIAS, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DEMETRIUS GONCALVES DE ARAUJO, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANDERSON LUIS DA SILVA BATISTA, 09/2015 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, STEPHANY GLAUCIA PAULO FERREIRA, 03/2014 - 03/2016 , Finalizada em 03/2016

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1 v3.14.25.245