2024, A HISTÓRIA ENSINADA: SABERES DOCENTES, LIVRO DIDÁTICO E NARRATIVA, FACHISTORI
Artigos (54)
2024, Erinaldo Vicente Cavalcanti , TIEMPO PRESENTE Y AUTORITARISMO, ISSN: 27107639
2024, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Los libros de texto en los cursos de formación inicial de profesores de historia en Brasil, ISSN: 01234870
2023, Erinaldo Vicente Cavalcanti , ?Para que serve a história?? O que pensam os professores em formação inicial?, ISSN: 01048929
2023, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Por dentro da aula de História, ISSN: 19849036
2023, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Ensino de História: escola e referências de leitura representadas nas ementas curriculares, ISSN: 19846444
2023, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Historia, memoria y enseñanza de la Historia: entre usos y abusos, ISSN: 24150959
2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , O lugar da aprendizagem histórica nos percursos de formação inicial do professor de história no Brasil, ISSN: 19843356
2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios, ISSN: 18063993
2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , La clase de Historia desde la perspectiva de los estudiantes de Educación Básica en la Amazonía brasileña, ISSN: 2222081X
2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Cómo representan los alumnos la historia enseñada en educación básica: reflexiones desde la amazonia brasileña, ISSN: 22565248
2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , El lugar de la Amazonia en los libros detexto de historia en Brasil: sobre historia,narrativa y enseñanza, ISSN: 22153934
2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre) a região de Carajás: notas iniciais, ISSN: 21797536
2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , La enseñanza de la Historia en la formación inicial del profesorado de historia en Brasil, ISSN: 23623063
2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Disputas narrativas y enseñanza de la historia: aportes de una reflexión teórica, ISSN: 24628603
2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A história sem presente e o ensino sem futuro: representação do tempo no ensino de História pelos alunos da Educação Básica, ISSN: 21751803
2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Entre práticas e representações: o livro didático de História na percepção dos estudantes da Educação Básica a partir do Projeto Pibid, ISSN: 21777691
2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A HISTÓRIA ENSINADA:sentidos e significados atribuídos pelos alunos da Educação Básica a partir da experiência do PIBID/Fahist, ISSN: 18088031
2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , La enseñanza de la Historia y los libros de texto: producción, posibilidades y desafíos para la formación del profesorado, ISSN: 25942956
2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , ?Likes? para a história no Instagram: algumas questões sobre história, ensino e representação, ISSN: 19840187
2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Onde está o ensino nas disciplinas de Teoria da História ensinadas no Brasil? Reflexões sobre a formação docente dos professores de História, ISSN: 19839928
2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , El lugar de la Amazonia en los libros de texto de historia en Brasil: sobre historia, narrativa y enseñanza, ISSN: 23864540
2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Izanne Carvalho, Camila M. Caetano , Desafios do aprender a ensinar História: reflexões sobre o livro didático a partir do Projeto Pibid (Fahist), ISSN: 23170875
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Fagno da Silva Soares , História, História Oral e Ensino de História: práticas de percurso da trajetória de Marieta de Moraes Ferreira, ISSN: 26747758
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A Amazônia representada nos livros didáticos de história: sobre história, narrativa e ensino, ISSN: 22383018
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Helenice Rocha , Disputas pela História, pelo Ensino e pela Docência: desafios de uma luta permanente (Apresentação do Dossiê), ISSN: 26747758
2020, DIAS SILVA, LEILDO, Erinaldo Vicente Cavalcanti , COMO OS ESTUDANTES INTERPRETAM A GEOGRAFIA ENSINADA:, ISSN: 22363904
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , El lugar del aprendizaje histórico en la formación inicial de profesor de historia en la Amazonia brasileña, ISSN: 24434566
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , La formación docente inicial del profesor de Historia en Brasil: temas, reflexiones y desafíos, ISSN: 25907344
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , ¿Qué pasados se enseñan en la formación inicial del profesor de Historia en Brasil?, ISSN: 2500607X
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Manualística escolar y docencia en los inicios formativos del profesor de Historia en Brasil: diálogos, limites y possibilidades, ISSN: 24516333
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , História, narrativa e ensino: diálogos, limites e possibilidades de uma reflexão teórica, ISSN: 25262378
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Historia, narrativa y enseñanza: Un campo de disputas, ISSN: 11339810
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , O que deve aprender o professor de História? Reflexões sobre aprendizagem, ensino e formação docente, ISSN: 21776059
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti, ROCHA, HELENICE , O Ensino de História entre lutas, alegrias e esperanças, ISSN: 26747758
2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , ?Para não ver só a letra?: interrogatórios e relatos orais em tempos de ditadura militar (1964-1968), ISSN: 1983201X
2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Investigar, processar e punir: um tribunal de exceção ou a Comissão de Investigação Sumária - 1964, ISSN: 21751803
2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Para destruir a memória e demolir o patrimônio: algumas questões sobre a história e seu ensino, ISSN: 22380094
2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Ensino de História, livro didático e formação docente de professores de História no Brasil, ISSN: 20147694
2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rocha, Helenice; Reznik, Luis e Magalhães, Marcelo de Souza (org). Rio de Janeiro, FGV, 2017., ISSN: 22383018
2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , O futuro do passado no tempo presente: memórias e narrativas amazônicas nas encruzilhadas do tempo, ISSN: 19849036
2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , História, livro didático e formação docente: produção, limites e possibilidades, ISSN: 19843356
2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , ?Não imaginávamos que existia mais fascistas do que gays dentro do armário?: o Brasil à beira do abismo., ISSN: 21774404
2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Crônica, história e política em tempos de ditadura militar: embates e combates no campo da escrita (PE, 1960-1968), ISSN: 18076971
2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história, ISSN: 19840411
2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Pere Petit Peñarocha, Dernival Venâncio Ramos Júnior , ENTRE-VISTAS COM O PROFESSOR ALESSANDRO PORTELLI, ISSN: 22387188
2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Geovaani Gomes Cabral , Entrevista com Joana Maria Pedro (Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidenta da Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil - biênio 2018-2019), ISSN: 21750742
2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Drummond estava errado ou vivemos tempos de pupilas dilatadas? Algumas reflexões sobre sobre o mal-estar provocado pelo exposição ?Para ver e ser visto visto? na Unifesspa!, ISSN: 21774404
2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A história nos 'entretempos' de incertezas: uma breve reflexão, ISSN: 21774404
2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , História e história local: desafios, limites e possibilidades, ISSN: 18063993
2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA E LIVRO DIDÁTICO: A FORMAÇÃO DOCENTE EM DEBATE, ISSN: 23176725
2017, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Maria Clara Sales Carneiro Sampaio, Melo, Valeria Moreira Coelho , EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA E HISTÓRIA INDÍGENA NA AMAZÔNIA ORIENTAL: ENTRE DEMANDAS ACADÊMICAS E FORMAÇÃO DOCENTE, ISSN: 22387188
2016, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Fagno da Silva Soares , HISTÓRIA ORAL ENTRE REFLEXÕES E MEMÓRIAS: Revisitando o percurso de Antônio Torres Montenegro e suas trilhas metodológicas do fazer historiográfico, ISSN: 24474266
2016, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Livro didático: produção, possibilidades e desafios para o ensino de História, ISSN: 18063993
Publicação em Eventos (1)
2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti, O lugar do ensino de História nas disciplinas de Teoria da História: sobre disputas e silenciamentos na formação inicial do professor, 31° Simpósio Nacional de História [livro eletrônico] : história, verdade e tecnologia, Resumo
Capítulos de Livros (14)
2024, ¿Qué historias se enseñan sobre la Amazonia y los países amazónicos en las carreras de grado en Historia en Brasil?, Enseñanza de la historia y formación docente en la región Panamazónica: panorama de investigación, diálogos y reflexiones, Erinaldo Vicente Cavalcanti
2024, Quais histórias se ensinam sobre a Amazônia e os países amazônicos nos cursos de licenciatura em História no Brasil?, Ensino de história e formação docente na região Panamazônica: panorama de pesquisa, diálogos e reflexões, Erinaldo Vicente Cavalcanti
2022, Como ressignificar o ensino de História na sala de aula? Algumas questões sobre História, tempo e narrativa, Historiografia: rastros e vestígios documentais de trabalhadoras e trabalhadores, Erinaldo Vicente Cavalcanti
2022, Com quais passados se forma um professor de história? contribuições ao debate sobre a formação inicial do professor de História, Estágio, práticas e extensão: vivências dos professores de história no tempo das incertezas e esperanças, Erinaldo Vicente Cavalcanti
2021, Base Nacional Comum Curricular do estado do Pará: entre o prescrito e o inscrito ? notas preliminares sobre o processo de construção e implantação do documento, BNCC de História nos estados: o futuro do presente, Erinaldo Vicente Cavalcanti
2021, A história ensinada entre sentidos e aprendizagens: percepções dos alunos da Educação Básica sobre o ensino de História, Caminhos da Aprendizagem Histórica: Ensino, Reflexão e Ação., Erinaldo Vicente Cavalcanti
2021, Literatura como arma política: crônica jornalística como estratégia de combate à ?ameaça comunista?, Pernambuco na mira do golpe: educação, arte-cultura e religião (vol. I), Erinaldo Vicente Cavalcanti
2021, Representação dos/as alunos/as da Educação Básica sobre História ensino e livro didático: desafios para o ensino e a pesquisa, História: memória, narrativa e ensino na Amazônia brasileira, Erinaldo Vicente Cavalcanti
2020, Aprendizagem e ensino de geografia na Amazônia brasileira: o que dizem os alunos da educação básica?, Historia, patrimonio, arte y ciudadanía Aportaciones desde la educación, Leildo Dias Silva, Erinaldo Vicente Cavalcanti
2020, O que deve saber um professor de história na Amazônia brasileira: reflexões sobre história e ensino, Historia, patrimonio, arte y ciudadanía Aportaciones desde la educación, Erinaldo Vicente Cavalcanti
2020, A Rainha encastelada e o Plebeu emparedado: algumas reflexões sobre a História e seu ensino, Ultrapassando fronteiras: narrativas e reflexões para o ensino de História, Erinaldo Vicente Cavalcanti
2020, História, ensino e livro didático: reflexões sobre formação docente a partir do projeto PIBID, Práticas de ensino e aprendizagem na Educação Básica: a experiência da Unifesspa no PIBID, Erinaldo Vicente Cavalcanti
2019, O tempo passado ensinado no presente: história, ensino, tempo e formação docente, Coleção História do tempo presente: volume I, Erinaldo Vicente Cavalcanti
2018, A história e o ensino nas encruzilhadas do tempo: entre práticas e representações, História: demandas e desafios do tempo presente - produção acadêmica, ensino de história e formação docente, Erinaldo Vicente Cavalcanti
Livros (4)
2024, Ensino de história e formação docente na região Panamazônica: panorama de pesquisa, diálogos e reflexões, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Nilson Javier Ibagón Martín, Raimundo Inácio Souza Araujo, Sandra Patrícia Rodrigues Ávila
2021, História: memória, narrativa e ensino na Amazônia brasileira, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Raimundo Inácio Souza Araujo, Geovaani Gomes Cabral, Ramon de Souza Cabral
2021, Leituras sobre a Amazônia: cultura, memória e ensino, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Raimundo Inácio Souza Araujo, Geovaani Gomes Cabral, Ramon de Souza Cabral
2021, A História 'encastelada' e o ensino 'encurralado': escritos sobre História, ensino e formação docente, Erinaldo Vicente Cavalcanti
Produção Artistica, Literária e Visual (4)
2019, Narrativas Amazônicas - Agricultura familiar, Divulgação Cientifica, Outra classificação Áudio visual, Erinaldo Vicente Cavalcanti, José Amilton de Souza
2019, Narrativas Amazônicas: Cooperativa de Castanha, Divulgação Cientifica, Outra classificação Áudio visual, Erinaldo Vicente Cavalcanti, José Amilton de Souza, Valeria Moreira Coelho de Melo
2019, Narrativas Amazônicas: memórias do Itacaiunas, Divulgação Cientifica, Outra classificação Áudio visual, Erinaldo Vicente Cavalcanti, José Amilton de Souza, Karla Leandro Rascke
2019, Narrativas Amazônicas: Educação no Assentamento, Divulgação Cientifica, Outra classificação Áudio visual, Erinaldo Vicente Cavalcanti, José Amilton de Souza, Geovaani Gomes Cabral
Participações em Bancas de Cursos (35)
2024, Dissertação de Mestrado A Presença/Ausência das Questões Étnico-Raciais no Currículo de Referência Único do Acre de História, Antônio Marcos Miranda Barros
2024, Dissertação de Mestrado Em busca do trabalhador brasileiro nos livros didáticos: as representações da identidade de classe nas narrativas didáticas da Primeira República (1889-1930), Isaque Souza de Oliveira
2024, Qualificação de Mestrado Com uma câmera na mão e muitas histórias na cabeça: a produção de vídeo no ensino de História, Adriano Tiago Nogueira
2024, Dissertação de Mestrado Estradas e Histórias: o ensino de história e a rodovia Belém-Brasília nas memórias dos moradores de Guaraí-TO (1958-1970), Dionathan Soares Fragoso
2023, Dissertação de Mestrado Trajetória dos cursos de História: ensino e pesquisa nos cursos de História das IES públicas de Goiás uma análise dos PPC?s (2012?2019), Ewerton Andrade da Silva
2023, Monografia de Graduação EJA - Educação de Jovens e Adultos e o Ensino de História Em Uma Escola De Belém/PA., Adria Milena Alves da Cunha
2023, Qualificação de Mestrado ?Estradas e História: a Rodovia Belém Brasília, formação identitária de Guaraí-TO e o Ensino de História?., Dionathan Soares Fragoso
2023, Monografia de Graduação Educação inclusiva no ensino de história. O lugar ocupado pela educação inclusiva no curso de licenciatura em história da UFPA/Ananindeua, MELLAINE GIOVANNA LAUNÉ PEREIRA
2023, Dissertação de Mestrado A estrutura curricular dos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica do IFPA/Câmpus Marabá Industrial entre os anos de 2015 a 2019: o componente de História na organização curricular, Jackeline Oliveira Viana
2023, Monografia de Graduação História e cultura afro-brasileiras em livros didáticos usados em uma escola do distrito de Mosqueiro, Belém do Pará (PNLD/2018 e PNLD/2020), ANTÔNIO FELIPE SÁ DE SOUZA
2023, Monografia de Graduação EJA - EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE HISTORIA EM UMA ESCOLA DE BELEM/PA, ADRIA MILENA ALVES DA CUNHA
2023, Monografia de Graduação Historia e cultura afro-brasileiras em livros didaticos usados em uma escola do Distrito de Mosqueiro, Belem do Para (PNLD/2018 e PNLD/2020), ANTONIO FELIPE SA DE SOUZA
2022, Tese Doutorado ETNOGENESES E CIDADANIZACAO NO BRASIL: MOVIMENTOS INDIGENAS E EDUCACAO PARA A CIDADANIA NO TEMPO PRESENTE (1964-2021), FERNANDO ROQUE FERNANDES
2022, Dissertação de Mestrado A mediação do professor no Ensino de História a partir da teoria de Reuven Feuerstein: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental nos anos finais, Kellyenne Silveira Souza
2022, Tese Doutorado ETNOGÊNESES E CIDADANIZAÇÃO NO BRASIL: MOVIMENTOS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO TEMPO PRESENTE (1964-2021), FERNANDO ROQUE FERNANDES
2022, Qualificação de Mestrado OS CURSOS DE HISTÓRIA DAS IES PÚBLICAS EM GOIÁS: UMA ANÁLISE DOS PPCS (2012?2019), EWERTON ANDRADE DA SILVA
2022, Dissertação de Mestrado Educação das relações étnico-raciais nos livros didáticos de história no Ensino Fundamental PNLD (2008-2020), Alan Bizerra Martins
2022, Dissertação de Mestrado Educação moral e cívica e ensino de história no Pará (Xinguara, 1969-1983), Claudia Vanessa Brisoso Santos
2022, Dissertação de Mestrado HISTÓRIAS DE PARAUAPEBAS EM SALA DE AULA: ensino de História Local e Amazônia nas escolas Chico Mendes II e Carlos Drummond entre 2014-2019, Luis Lima de Sousa
2021, Monografia de Graduação TEMPO PRESENTE E NARRATIVA: os Governos do PT nos livros didáticos de História, Adriano Oliveira dos Santos
2021, Monografia de Graduação O movimento operário nos livros didáticos de História; narrativas em disputas no PNLD 2020, Isaque Souza de Oliveira
2021, Dissertação de Mestrado Educação Moral e Cívica e Ensino de História no Pará (Xinguara, 1969-1983), Claudia Vanessa Brisoso Santos
2021, Dissertação de Mestrado HISTÓRIAS DE PARAUAPEBAS EM SALA DE AULA: ensino de História Local e Amazônia nas escolas Chico Mendes e Carlos Drummond entre 2014 e 2019, Luís Lima de Souza
2021, Dissertação de Mestrado O CASO ARAGUAIA E A PUNIÇÃO DOS AGENTES DA REPRESSÃO: uma análise a partir das práticas e representações em torno da denúncia judicial contra o Major Curió, Kassia Evangelista Gonçalves
2021, Qualificação de Mestrado Currículo, narrativa e ensino de História Local no município de Pombos-PE., Gabriel Valença Rios
2020, Dissertação de Mestrado A temática indígena á luz das práticas pedagógicas dos professores de História: saber histórico escolar, currículo e formação docente, Radanes Aurélio Lima Vale
2020, Qualificação de Mestrado A Guerrilha do Araguaia entre práticas e representações: uma análise a partir do ?Caso Curió?, Kassia Evangelista Gonçalves
2020, Dissertação de Mestrado Aprendizagem histórica e História local: uma experiência com alunos do 8.° Ano sobre o ensino da História de Parauapebas-PA., Mayara Alves Leite
2019, Monografia de Graduação O acervo fotográfico da Escola Municipal Silvino Santis: entre histórias e memórias das práticas escolares, Amanda Jacqueline Vieira dos Santos
2019, Monografia de Especialização A história de Marabá nos folhetos de cordel, Maria Rejane Pereira Oliveira
2019, Qualificação de Mestrado A (In)visibilidade dos povos indígenas nas escolas básicas frente à Lei 11.645/2008, Radanes Aurelio Lima Vale
2019, Monografia de Especialização Educação em Direitos Humanos: uma perspectiva a partir do ensino de história, Antonélia Silva Cunha
2019, Qualificação de Mestrado Aprendizagem história e história local: uma experiência com alunos do 8° ano sobre ensino de história em Parauapebas - PA, Mayara Alves Leite
2018, Dissertação de Mestrado Políticas repressivas do século XX e consciência histórica: um propositivo didático das aulas de história no Colégio Santa Cruz - Araguaina - TO, Kamila Soares de Araujo Coimbra
2018, Dissertação de Mestrado Ensino de História: da prática tradicional ao saber reflexivo, Bruno Thiago Tomé
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (6)
2023,Responsavel pela Organização de Evento, SENAC, Belém, Nacional, Coordenador Geral do evento
2022,Responsavel pela Organização de Evento, UFPA, Brasil, Internacional, REPAMFEH
2022,Membro da Comissões Organizadora, UFRJ, Nacional, Associação Brasileira de História Oral
2022,Responsavel pela Organização de Evento, iTemnpo - Online (YouTube), Nacional, Coordenador Geral do evento
2020,Membro da Comissões Organizadora, Encontro online (https://www.encontro2020.historiaoral.org.br/site/capa), Nacional, Membro da comissão organizadora da ABHO
2020,Presidente da Comissões de Programa, Atividade online (no endereço https://www.youtube.com/channel/UC3hx9oM-FjEhGzllE1kR7TA), Nacional, Coordenador Geral do evento
Trabalho de Fim de Curso(3)
QUAL É O CONTEÚDO DE HISTÓRIA MAIS IMPORTANTE: Perspectivas de estudantes da Educação Básica., REBEKA KATELLEN SANTOS DO NASCIMENTO ,
12/2023
A HISTÓRIA ENSINADA: Sentidos e significados sobre a escola e a história pelos alunos da Educação Básica, CARLOS AUGUSTO GUEDES SOUZA ,
12/2023
A Ciência e a Educação Paraense: o discurso de José Veríssimo em 1883, FERNANDO RAIOL MARECO ,
12/2023
Orientações de Pós-Graduação (1)
Doutorado, DOUGLAS DE OLIVEIRA E OLIVEIRA, 04/2024
- ,
Orientação em Andamento