erinaldo vicente cavalcanti

IFCH - INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, A HISTÓRIA ENSINADA: SABERES DOCENTES, LIVRO DIDÁTICO E NARRATIVA, FACHISTORI

Artigos (54)

  • 2024, Erinaldo Vicente Cavalcanti , TIEMPO PRESENTE Y AUTORITARISMO, ISSN: 27107639
  • 2024, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Los libros de texto en los cursos de formación inicial de profesores de historia en Brasil, ISSN: 01234870
  • 2023, Erinaldo Vicente Cavalcanti , ?Para que serve a história?? O que pensam os professores em formação inicial?, ISSN: 01048929
  • 2023, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Por dentro da aula de História, ISSN: 19849036
  • 2023, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Ensino de História: escola e referências de leitura representadas nas ementas curriculares, ISSN: 19846444
  • 2023, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Historia, memoria y enseñanza de la Historia: entre usos y abusos, ISSN: 24150959
  • 2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , O lugar da aprendizagem histórica nos percursos de formação inicial do professor de história no Brasil, ISSN: 19843356
  • 2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios, ISSN: 18063993
  • 2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , La clase de Historia desde la perspectiva de los estudiantes de Educación Básica en la Amazonía brasileña, ISSN: 2222081X
  • 2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Cómo representan los alumnos la historia enseñada en educación básica: reflexiones desde la amazonia brasileña, ISSN: 22565248
  • 2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , El lugar de la Amazonia en los libros detexto de historia en Brasil: sobre historia,narrativa y enseñanza, ISSN: 22153934
  • 2022, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A escola como objeto de pesquisa histórica na (e sobre) a região de Carajás: notas iniciais, ISSN: 21797536
  • 2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , La enseñanza de la Historia en la formación inicial del profesorado de historia en Brasil, ISSN: 23623063
  • 2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Disputas narrativas y enseñanza de la historia: aportes de una reflexión teórica, ISSN: 24628603
  • 2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A história sem presente e o ensino sem futuro: representação do tempo no ensino de História pelos alunos da Educação Básica, ISSN: 21751803
  • 2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Entre práticas e representações: o livro didático de História na percepção dos estudantes da Educação Básica a partir do Projeto Pibid, ISSN: 21777691
  • 2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A HISTÓRIA ENSINADA:sentidos e significados atribuídos pelos alunos da Educação Básica a partir da experiência do PIBID/Fahist, ISSN: 18088031
  • 2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , La enseñanza de la Historia y los libros de texto: producción, posibilidades y desafíos para la formación del profesorado, ISSN: 25942956
  • 2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , ?Likes? para a história no Instagram: algumas questões sobre história, ensino e representação, ISSN: 19840187
  • 2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Onde está o ensino nas disciplinas de Teoria da História ensinadas no Brasil? Reflexões sobre a formação docente dos professores de História, ISSN: 19839928
  • 2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti , El lugar de la Amazonia en los libros de texto de historia en Brasil: sobre historia, narrativa y enseñanza, ISSN: 23864540
  • 2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Izanne Carvalho, Camila M. Caetano , Desafios do aprender a ensinar História: reflexões sobre o livro didático a partir do Projeto Pibid (Fahist), ISSN: 23170875
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Fagno da Silva Soares , História, História Oral e Ensino de História: práticas de percurso da trajetória de Marieta de Moraes Ferreira, ISSN: 26747758
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A Amazônia representada nos livros didáticos de história: sobre história, narrativa e ensino, ISSN: 22383018
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Helenice Rocha , Disputas pela História, pelo Ensino e pela Docência: desafios de uma luta permanente (Apresentação do Dossiê), ISSN: 26747758
  • 2020, DIAS SILVA, LEILDO, Erinaldo Vicente Cavalcanti , COMO OS ESTUDANTES INTERPRETAM A GEOGRAFIA ENSINADA:, ISSN: 22363904
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , El lugar del aprendizaje histórico en la formación inicial de profesor de historia en la Amazonia brasileña, ISSN: 24434566
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , La formación docente inicial del profesor de Historia en Brasil: temas, reflexiones y desafíos, ISSN: 25907344
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , ¿Qué pasados se enseñan en la formación inicial del profesor de Historia en Brasil?, ISSN: 2500607X
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Manualística escolar y docencia en los inicios formativos del profesor de Historia en Brasil: diálogos, limites y possibilidades, ISSN: 24516333
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , História, narrativa e ensino: diálogos, limites e possibilidades de uma reflexão teórica, ISSN: 25262378
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Historia, narrativa y enseñanza: Un campo de disputas, ISSN: 11339810
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , O que deve aprender o professor de História? Reflexões sobre aprendizagem, ensino e formação docente, ISSN: 21776059
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti, ROCHA, HELENICE , O Ensino de História entre lutas, alegrias e esperanças, ISSN: 26747758
  • 2020, Erinaldo Vicente Cavalcanti , ?Para não ver só a letra?: interrogatórios e relatos orais em tempos de ditadura militar (1964-1968), ISSN: 1983201X
  • 2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Investigar, processar e punir: um tribunal de exceção ou a Comissão de Investigação Sumária - 1964, ISSN: 21751803
  • 2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Para destruir a memória e demolir o patrimônio: algumas questões sobre a história e seu ensino, ISSN: 22380094
  • 2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Ensino de História, livro didático e formação docente de professores de História no Brasil, ISSN: 20147694
  • 2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rocha, Helenice; Reznik, Luis e Magalhães, Marcelo de Souza (org). Rio de Janeiro, FGV, 2017., ISSN: 22383018
  • 2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , O futuro do passado no tempo presente: memórias e narrativas amazônicas nas encruzilhadas do tempo, ISSN: 19849036
  • 2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , História, livro didático e formação docente: produção, limites e possibilidades, ISSN: 19843356
  • 2019, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Educação e Cotidiano Escolar (apresentação), ISSN: 19823231
  • 2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , ?Não imaginávamos que existia mais fascistas do que gays dentro do armário?: o Brasil à beira do abismo., ISSN: 21774404
  • 2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Crônica, história e política em tempos de ditadura militar: embates e combates no campo da escrita (PE, 1960-1968), ISSN: 18076971
  • 2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história, ISSN: 19840411
  • 2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Pere Petit Peñarocha, Dernival Venâncio Ramos Júnior , ENTRE-VISTAS COM O PROFESSOR ALESSANDRO PORTELLI, ISSN: 22387188
  • 2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Geovaani Gomes Cabral , Entrevista com Joana Maria Pedro (Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidenta da Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil - biênio 2018-2019), ISSN: 21750742
  • 2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Drummond estava errado ou vivemos tempos de pupilas dilatadas? Algumas reflexões sobre sobre o mal-estar provocado pelo exposição ?Para ver e ser visto visto? na Unifesspa!, ISSN: 21774404
  • 2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , A história nos 'entretempos' de incertezas: uma breve reflexão, ISSN: 21774404
  • 2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , História e história local: desafios, limites e possibilidades, ISSN: 18063993
  • 2018, Erinaldo Vicente Cavalcanti , HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA E LIVRO DIDÁTICO: A FORMAÇÃO DOCENTE EM DEBATE, ISSN: 23176725
  • 2017, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Maria Clara Sales Carneiro Sampaio, Melo, Valeria Moreira Coelho , EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA E HISTÓRIA INDÍGENA NA AMAZÔNIA ORIENTAL: ENTRE DEMANDAS ACADÊMICAS E FORMAÇÃO DOCENTE, ISSN: 22387188
  • 2016, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Fagno da Silva Soares , HISTÓRIA ORAL ENTRE REFLEXÕES E MEMÓRIAS: Revisitando o percurso de Antônio Torres Montenegro e suas trilhas metodológicas do fazer historiográfico, ISSN: 24474266
  • 2016, Erinaldo Vicente Cavalcanti , Livro didático: produção, possibilidades e desafios para o ensino de História, ISSN: 18063993

Publicação em Eventos (1)

  • 2021, Erinaldo Vicente Cavalcanti, O lugar do ensino de História nas disciplinas de Teoria da História: sobre disputas e silenciamentos na formação inicial do professor, 31° Simpósio Nacional de História [livro eletrônico] : história, verdade e tecnologia, Resumo

Capítulos de Livros (14)

  • 2024, ¿Qué historias se enseñan sobre la Amazonia y los países amazónicos en las carreras de grado en Historia en Brasil?, Enseñanza de la historia y formación docente en la región Panamazónica: panorama de investigación, diálogos y reflexiones, Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2024, Quais histórias se ensinam sobre a Amazônia e os países amazônicos nos cursos de licenciatura em História no Brasil?, Ensino de história e formação docente na região Panamazônica: panorama de pesquisa, diálogos e reflexões, Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2022, Como ressignificar o ensino de História na sala de aula? Algumas questões sobre História, tempo e narrativa, Historiografia: rastros e vestígios documentais de trabalhadoras e trabalhadores, Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2022, Com quais passados se forma um professor de história? contribuições ao debate sobre a formação inicial do professor de História, Estágio, práticas e extensão: vivências dos professores de história no tempo das incertezas e esperanças, Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2021, Base Nacional Comum Curricular do estado do Pará: entre o prescrito e o inscrito ? notas preliminares sobre o processo de construção e implantação do documento, BNCC de História nos estados: o futuro do presente, Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2021, A história ensinada entre sentidos e aprendizagens: percepções dos alunos da Educação Básica sobre o ensino de História, Caminhos da Aprendizagem Histórica: Ensino, Reflexão e Ação., Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2021, Literatura como arma política: crônica jornalística como estratégia de combate à ?ameaça comunista?, Pernambuco na mira do golpe: educação, arte-cultura e religião (vol. I), Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2021, Representação dos/as alunos/as da Educação Básica sobre História ensino e livro didático: desafios para o ensino e a pesquisa, História: memória, narrativa e ensino na Amazônia brasileira, Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2020, Aprendizagem e ensino de geografia na Amazônia brasileira: o que dizem os alunos da educação básica?, Historia, patrimonio, arte y ciudadanía Aportaciones desde la educación, Leildo Dias Silva, Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2020, O que deve saber um professor de história na Amazônia brasileira: reflexões sobre história e ensino, Historia, patrimonio, arte y ciudadanía Aportaciones desde la educación, Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2020, A Rainha encastelada e o Plebeu emparedado: algumas reflexões sobre a História e seu ensino, Ultrapassando fronteiras: narrativas e reflexões para o ensino de História, Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2020, História, ensino e livro didático: reflexões sobre formação docente a partir do projeto PIBID, Práticas de ensino e aprendizagem na Educação Básica: a experiência da Unifesspa no PIBID, Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2019, O tempo passado ensinado no presente: história, ensino, tempo e formação docente, Coleção História do tempo presente: volume I, Erinaldo Vicente Cavalcanti
  • 2018, A história e o ensino nas encruzilhadas do tempo: entre práticas e representações, História: demandas e desafios do tempo presente - produção acadêmica, ensino de história e formação docente, Erinaldo Vicente Cavalcanti

Livros (4)

  • 2024, Ensino de história e formação docente na região Panamazônica: panorama de pesquisa, diálogos e reflexões, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Nilson Javier Ibagón Martín, Raimundo Inácio Souza Araujo, Sandra Patrícia Rodrigues Ávila
  • 2021, História: memória, narrativa e ensino na Amazônia brasileira, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Raimundo Inácio Souza Araujo, Geovaani Gomes Cabral, Ramon de Souza Cabral
  • 2021, Leituras sobre a Amazônia: cultura, memória e ensino, Erinaldo Vicente Cavalcanti, Raimundo Inácio Souza Araujo, Geovaani Gomes Cabral, Ramon de Souza Cabral
  • 2021, A História 'encastelada' e o ensino 'encurralado': escritos sobre História, ensino e formação docente, Erinaldo Vicente Cavalcanti

Produção Artistica, Literária e Visual (4)

  • 2019, Narrativas Amazônicas - Agricultura familiar, Divulgação Cientifica, Outra classificação Áudio visual, Erinaldo Vicente Cavalcanti, José Amilton de Souza
  • 2019, Narrativas Amazônicas: Cooperativa de Castanha, Divulgação Cientifica, Outra classificação Áudio visual, Erinaldo Vicente Cavalcanti, José Amilton de Souza, Valeria Moreira Coelho de Melo
  • 2019, Narrativas Amazônicas: memórias do Itacaiunas, Divulgação Cientifica, Outra classificação Áudio visual, Erinaldo Vicente Cavalcanti, José Amilton de Souza, Karla Leandro Rascke
  • 2019, Narrativas Amazônicas: Educação no Assentamento, Divulgação Cientifica, Outra classificação Áudio visual, Erinaldo Vicente Cavalcanti, José Amilton de Souza, Geovaani Gomes Cabral

Participações em Bancas de Cursos (35)

  • 2024, Dissertação de Mestrado A Presença/Ausência das Questões Étnico-Raciais no Currículo de Referência Único do Acre de História, Antônio Marcos Miranda Barros
  • 2024, Dissertação de Mestrado Em busca do trabalhador brasileiro nos livros didáticos: as representações da identidade de classe nas narrativas didáticas da Primeira República (1889-1930), Isaque Souza de Oliveira
  • 2024, Qualificação de Mestrado Com uma câmera na mão e muitas histórias na cabeça: a produção de vídeo no ensino de História, Adriano Tiago Nogueira
  • 2024, Dissertação de Mestrado Estradas e Histórias: o ensino de história e a rodovia Belém-Brasília nas memórias dos moradores de Guaraí-TO (1958-1970), Dionathan Soares Fragoso
  • 2023, Dissertação de Mestrado Trajetória dos cursos de História: ensino e pesquisa nos cursos de História das IES públicas de Goiás uma análise dos PPC?s (2012?2019), Ewerton Andrade da Silva
  • 2023, Monografia de Graduação EJA - Educação de Jovens e Adultos e o Ensino de História Em Uma Escola De Belém/PA., Adria Milena Alves da Cunha
  • 2023, Qualificação de Mestrado ?Estradas e História: a Rodovia Belém Brasília, formação identitária de Guaraí-TO e o Ensino de História?., Dionathan Soares Fragoso
  • 2023, Monografia de Graduação Educação inclusiva no ensino de história. O lugar ocupado pela educação inclusiva no curso de licenciatura em história da UFPA/Ananindeua, MELLAINE GIOVANNA LAUNÉ PEREIRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado A estrutura curricular dos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica do IFPA/Câmpus Marabá Industrial entre os anos de 2015 a 2019: o componente de História na organização curricular, Jackeline Oliveira Viana
  • 2023, Monografia de Graduação História e cultura afro-brasileiras em livros didáticos usados em uma escola do distrito de Mosqueiro, Belém do Pará (PNLD/2018 e PNLD/2020), ANTÔNIO FELIPE SÁ DE SOUZA
  • 2023, Monografia de Graduação EJA - EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE HISTORIA EM UMA ESCOLA DE BELEM/PA, ADRIA MILENA ALVES DA CUNHA
  • 2023, Monografia de Graduação Historia e cultura afro-brasileiras em livros didaticos usados em uma escola do Distrito de Mosqueiro, Belem do Para (PNLD/2018 e PNLD/2020), ANTONIO FELIPE SA DE SOUZA
  • 2022, Tese Doutorado ETNOGENESES E CIDADANIZACAO NO BRASIL: MOVIMENTOS INDIGENAS E EDUCACAO PARA A CIDADANIA NO TEMPO PRESENTE (1964-2021), FERNANDO ROQUE FERNANDES
  • 2022, Dissertação de Mestrado A mediação do professor no Ensino de História a partir da teoria de Reuven Feuerstein: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental nos anos finais, Kellyenne Silveira Souza
  • 2022, Tese Doutorado ETNOGÊNESES E CIDADANIZAÇÃO NO BRASIL: MOVIMENTOS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO TEMPO PRESENTE (1964-2021), FERNANDO ROQUE FERNANDES
  • 2022, Qualificação de Mestrado OS CURSOS DE HISTÓRIA DAS IES PÚBLICAS EM GOIÁS: UMA ANÁLISE DOS PPCS (2012?2019), EWERTON ANDRADE DA SILVA
  • 2022, Dissertação de Mestrado Educação das relações étnico-raciais nos livros didáticos de história no Ensino Fundamental PNLD (2008-2020), Alan Bizerra Martins
  • 2022, Dissertação de Mestrado Educação moral e cívica e ensino de história no Pará (Xinguara, 1969-1983), Claudia Vanessa Brisoso Santos
  • 2022, Dissertação de Mestrado HISTÓRIAS DE PARAUAPEBAS EM SALA DE AULA: ensino de História Local e Amazônia nas escolas Chico Mendes II e Carlos Drummond entre 2014-2019, Luis Lima de Sousa
  • 2021, Monografia de Graduação TEMPO PRESENTE E NARRATIVA: os Governos do PT nos livros didáticos de História, Adriano Oliveira dos Santos
  • 2021, Monografia de Graduação O movimento operário nos livros didáticos de História; narrativas em disputas no PNLD 2020, Isaque Souza de Oliveira
  • 2021, Dissertação de Mestrado Educação Moral e Cívica e Ensino de História no Pará (Xinguara, 1969-1983), Claudia Vanessa Brisoso Santos
  • 2021, Dissertação de Mestrado HISTÓRIAS DE PARAUAPEBAS EM SALA DE AULA: ensino de História Local e Amazônia nas escolas Chico Mendes e Carlos Drummond entre 2014 e 2019, Luís Lima de Souza
  • 2021, Dissertação de Mestrado O CASO ARAGUAIA E A PUNIÇÃO DOS AGENTES DA REPRESSÃO: uma análise a partir das práticas e representações em torno da denúncia judicial contra o Major Curió, Kassia Evangelista Gonçalves
  • 2021, Qualificação de Mestrado Currículo, narrativa e ensino de História Local no município de Pombos-PE., Gabriel Valença Rios
  • 2020, Dissertação de Mestrado A temática indígena á luz das práticas pedagógicas dos professores de História: saber histórico escolar, currículo e formação docente, Radanes Aurélio Lima Vale
  • 2020, Qualificação de Mestrado A Guerrilha do Araguaia entre práticas e representações: uma análise a partir do ?Caso Curió?, Kassia Evangelista Gonçalves
  • 2020, Dissertação de Mestrado Aprendizagem histórica e História local: uma experiência com alunos do 8.° Ano sobre o ensino da História de Parauapebas-PA., Mayara Alves Leite
  • 2019, Monografia de Graduação O acervo fotográfico da Escola Municipal Silvino Santis: entre histórias e memórias das práticas escolares, Amanda Jacqueline Vieira dos Santos
  • 2019, Monografia de Especialização A história de Marabá nos folhetos de cordel, Maria Rejane Pereira Oliveira
  • 2019, Qualificação de Mestrado A (In)visibilidade dos povos indígenas nas escolas básicas frente à Lei 11.645/2008, Radanes Aurelio Lima Vale
  • 2019, Monografia de Especialização Educação em Direitos Humanos: uma perspectiva a partir do ensino de história, Antonélia Silva Cunha
  • 2019, Qualificação de Mestrado Aprendizagem história e história local: uma experiência com alunos do 8° ano sobre ensino de história em Parauapebas - PA, Mayara Alves Leite
  • 2018, Dissertação de Mestrado Políticas repressivas do século XX e consciência histórica: um propositivo didático das aulas de história no Colégio Santa Cruz - Araguaina - TO, Kamila Soares de Araujo Coimbra
  • 2018, Dissertação de Mestrado Ensino de História: da prática tradicional ao saber reflexivo, Bruno Thiago Tomé

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (6)

  • 2023,Responsavel pela Organização de Evento, SENAC, Belém, Nacional, Coordenador Geral do evento
  • 2022,Responsavel pela Organização de Evento, UFPA, Brasil, Internacional, REPAMFEH
  • 2022,Membro da Comissões Organizadora, UFRJ, Nacional, Associação Brasileira de História Oral
  • 2022,Responsavel pela Organização de Evento, iTemnpo - Online (YouTube), Nacional, Coordenador Geral do evento
  • 2020,Membro da Comissões Organizadora, Encontro online (https://www.encontro2020.historiaoral.org.br/site/capa), Nacional, Membro da comissão organizadora da ABHO
  • 2020,Presidente da Comissões de Programa, Atividade online (no endereço https://www.youtube.com/channel/UC3hx9oM-FjEhGzllE1kR7TA), Nacional, Coordenador Geral do evento

Trabalho de Fim de Curso(3)

  • QUAL É O CONTEÚDO DE HISTÓRIA MAIS IMPORTANTE: Perspectivas de estudantes da Educação Básica., REBEKA KATELLEN SANTOS DO NASCIMENTO , 12/2023
  • A HISTÓRIA ENSINADA: Sentidos e significados sobre a escola e a história pelos alunos da Educação Básica, CARLOS AUGUSTO GUEDES SOUZA , 12/2023
  • A Ciência e a Educação Paraense: o discurso de José Veríssimo em 1883, FERNANDO RAIOL MARECO , 12/2023

Orientações de Pós-Graduação (1)

  • Doutorado, DOUGLAS DE OLIVEIRA E OLIVEIRA, 04/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1 v3.14.25.249