Projeto Político Pedagógico

É da natureza da formação oferecida pela Universidade Federal do Pará a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Esse princípio constituinte da formação superior serviu de norte para as discussões e proposições do Conselho da Faculdade de História, sem prejuízo de outras questões consideradas essenciais à formação do Historiador, bacharel ou licenciado. 7 Em primeiro lugar, estabeleceu-se que a distinção dos percursos curriculares não deveria alterar o pressuposto de que os saberes relacionados à produção de conhecimento histórico e à consequente conformação da historiografia constituem a formação de todos aqueles que operam a memória a partir da História. Em segundo lugar, compreendeu-se que em qualquer dos cursos a formação oferecida deverá voltar-se para o entendimento das questões amazônicas, de modo a formular soluções e encaminhamentos para os problemas e lacunas existentes. Por fim, em terceiro lugar, convencionou-se que a formação nos dois cursos oferecidos pautar-se-á pela ampliação das formas de atuação do egresso.

O egresso deverá estar capacitado ao exercício do trabalho docente, como professor de História, habilitado a operar os instrumentos da produção do conhecimento histórico, conhecedor das principais correntes teóricas e das principais correntes historiográficas da Historiografia Brasileira. O graduado deverá estar capacitado a operar o conhecimento historiográfico, de forma a produzir, a partir dele, Saber Histórico Escolar.

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De acordo com os objetivos do curso, e com o perfil do profissional a ser formado, espera-se que o Licenciado em História possa: a) Conhecer as principais correntes historiográficas da historiografia brasileira; b) Conhecer as variações dos processos históricos, bem como suas diferentes modalidades de combinações no tempo e no espaço; c) Conhecer e diferenciar as interpretações históricas propostas pelas principais escolas historiográficas, visando com isso dominar o conhecimento sobre procedimentos teórico-metodológicos e as modalidades de narrativa histórica; d) Saber transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento, sendo capaz de diferenciá-las e, sobretudo, de qualificar o que é específico do conhecimento histórico; e) Compreender e explicar os diferentes conceitos que formam as estruturas e relações sócio-históricas de uma dada realidade; f) Operar o conhecimento historiográfico de modo a transformá-lo em Saber Histórico Escolar; g) Compreender a complexidade da atividade docente, não dissociando-a de seus

fundamentos político-pedagógicos e da pesquisa, tanto no âmbito formal como em práticas não-formais de ensino; h) Refletir sobre as questões educacionais e pedagógicas referentes ao ensino da História nos níveis Fundamental e Médio, de forma a propor projetos de intervenção na realidade escolar, capazes de permitir a educação histórica do cidadão; i) Transitar pelos saberes históricos e pedagógicos com competência de forma a elaborar material didático em diversas linguagens, amparados em referências teórico-metodológicas trabalhadas no curso; j) Promover a educação de crianças, adolescentes e adultos no sentido amplo, incluindo, além do ensino de disciplinas escolares e o desenvolvimento cognitivo, o cuidado com aspectos afetivos, físicos, sócio-culturais, ambientais e éticos, sobretudo atuando na formação plena da cidadania; k) Selecionar e organizar conteúdos de História de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos, a partir da realidade discente, bem como da cultura local; l) Selecionar e usar recursos didáticos adequados e estratégias metodológicas do ensino da História de acordo com o grau de maturidade pedagógica e psicológica dos alunos. Assim, serão desenvolvidos conteúdos que atendam às políticas públicas voltadas para a educação básica (PCNs, LDBN/96, Diretrizes Curriculares para a Formação do Educador) e que sinalizam a direção que os estudos históricos devem tomar na formação do cidadão:

• Conteúdos historiográficos que enfoquem, sob diferentes matizes, a problemática teórico-metodológica e os grandes recortes espaços-temporais, preservando as especificidades constitutivas do saber histórico; • Conteúdos, leituras e práticas de ensino e pesquisa; • Conteúdos que possibilitem ao egresso o tratamento da historiografia, de modo a transformá-la em Saber Histórico Escolar.

Em que pese a obrigatoriedade em distinguir os percursos curriculares do Bacharelado e da Licenciatura, a Faculdade de História da Cidade Universitária José da Silveira Neto reitera a sua opção por vincular teoria e prática, conhecimento historiográfico e saber histórico escolar. Nesse sentido, a distinção dos percursos curriculares não significa endosso a 9 qualquer perspectiva que encaminhe a estratificação de saberes ou sua hierarquização. O recurso a um núcleo comum de disciplinas as quais deverão atender à Licenciatura e ao Bacharelado tem por objetivo, justamente, dimensionar a produção do conhecimento histórico (seus princípios teóricos e metodológicos e a historiografia) como a base a partir do qual os demais saberes são engendrados e relacionados. Trata-se, no entanto, de dois percursos curriculares, com entradas independentes, por meio dos processos de seleção consagrados pela instituição para o ingresso no Ensino Superior. Uma vez completado o percurso curricular da Licenciatura, o egresso poderá requerer a formação em Bacharelado por meio dos procedimentos institucionais que normatizam a Mobilidade Externa, nos termos regimentais.

A metodologia de ensino privilegiará a formação do intelectual autônoma, criativa e empreendedora. Nesse sentido, trabalhar-se-á com o objetivo de desenvolver o gosto pelo debate acadêmico, o respeito à crítica e a compreensão de que esta última é parte do fazer científico. Para tanto, os docentes encaminharão, além das aulas expositivas, necessárias ao desenvolvimento do tempo de explicação, estratégias que exijam de si mesmos e dos discentes o exercício da crítica historiográfica, o confronto de perspectivas e a crítica às bases teóricas e metodológicas que as informam. No que concerne às disciplinas de natureza prática, a metodologia de ensino privilegiará o exercício de competências e habilidades necessárias à vivência profissional, proporcionando aos discentes as situações necessárias para o seu desenvolvimento.

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