Apresentação

A Geografia é uma ciência (básica), fundamental para a compreensão da realidade social e da dinâmica ambiental, a partir dos estudos da relação sociedade/natureza, foco principal desta ciência. As Diretrizes Curriculares do Ensino Médio preveem que cada disciplina seja ministrada por professores com licenciatura nas respectivas áreas. No entanto, 51,7% dos docentes brasileiros que atuam neste nível de ensino não têm formação na matéria em que atuam.


O município de Ananindeua está localizado na Grande Belém. É o segundo mais populoso do Estado. O Município possui 14 ilhas que servem como um centro de reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônica. São pequenos povoados habitados por homens, mulheres e crianças que vivem na rotina do encher e ser das águas do Rio Maguari e que necessitam melhor atenção dos governantes.

 

Segundo dados oficiais da Unidade Regional de Educação (SEDUC), é muito grande a carga horária que deixa de ser ministrada, anualmente, nas escolas públicas de ensino médio, por falta de professores licenciados. Além disso, o município de Ananindeua possui 95 escolas ou anexos e a carência destes professores para o Ensino Fundamental no município, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, também é grande.

 

Uma das características fundamentais da produção acadêmica da Geografia nesta última década é a definição de abordagens que considerem as dimensões subjetivas e, portanto, singulares que os homens em sociedade estabelecem com a natureza. Essas dimensões são socialmente elaboradas, fruto das experiências individuais marcadas pela cultura na qual se encontram inseridas e resultam em diferentes percepções do espaço geográfico e sua construção. Concebe-se, portanto, que a atual tendência da Geografia é, essencialmente, a busca de explicações mais plurais, que promovam a interseção da Geografia com outros campos do saber, como a Antropologia, a Sociologia, a Biologia, as Ciências Políticas, por exemplo.

 

Segundo o parecer CES 492/2001, que define as diretrizes curriculares para os cursos de Geografia:

"A geografia vem evoluindo, nas últimas décadas, tanto pela introdução e aprofundamento de metodologias e tecnologias de representação do espaço (geoprocessamento e sistemas geográficos de informação, cartografia automatizada, sensoriamento remoto etc.) quanto no que concerne ao seu acervo teórico e metodológico em nível de pesquisa básica (campos novos ou renovados como geo-ecologia, teoria das redes geográficas, geografia cultural, geografia econômica, geografia política e recursos naturais, etc.), quanto em nível de pesquisa aplicada (planejamento e gestão ambiental, urbana e rural) (p. 10)"

 

Dessa forma, podemos inferir que essas transformações no campo dos conhecimentos geográficos vêm colocando desafios para a formação do professor nos ensinos fundamental, médio e superior. Portanto, a oferta do Curso de Licenciatura em Geografia no Campus de Ananindeua é de suma importância, pois visa contribuir com a formação de professores de Geografia, para atuar na educação básica. Neste sentido, o curso se desenvolve em turno integral e noturno. 

 

O turno integral caracteriza por apresentar um total de 8 período, ocorrendo em caráter letivo intensivo, enquanto que o turno noturno que iniciará a partir de 2018, apresenta um total de 9 períodos, ocorrendo em caráter letivo extensivo. O acréscimo de um período a mais para o turno do noturno ocorre em função das necessidades e especificidades pedagógicas que o ensino noturno apresenta.

 

Objetivos do Curso de Licenciatura em Geografia

 

O Objetivo do curso de Licenciatura em Geografia é formar licenciados críticos com visão humanista e comprometido com o conhecimento geográfico, capazes de desempenhar suas habilitações com eficiência na docência da educação básica e realizar pesquisas em Ensino de Geografia, coordenar e supervisiona equipes de trabalho. 
 

Dentre os objetivos específicos, citam-se: 
 

• Capacitar profissionais para a análise crítica, proposição e atuação no campo das políticas e práticas educacionais, especialmente relacionadas a educação básica. 
 

• Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia; 
 

• Dominar e aprimorar as ferramentas e métodos científicos pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico. 
 

Características Gerais do Curso

 

Modalidade Oferta: Presencial
Ingresso: Processo Seletivo / ENEM
Vagas: 40
Forma de Oferta: Modular
Carga Horária Total: 3303 horas
Título Conferido: Licenciado em Geografia
Regime Acadêmico: Seriado

 

Turno: Noturno
Total de Períodos: 9
Duração mínima: 4.50 anos
Duração máxima: 6.00 anos
Período Letivo: Extensivo

 

Turno: Integral
Total de Períodos: 8
Duração mínima: 4.00 anos
Duração máxima: 6.00 anos
Período Letivo: Intensivo

 

 

Contatos

 

Direção: Prof. Dr. Daniel Araujo Sombra Soares
 

Vice-diretor: Prof. Ms. Raimundo Sócrates Carvalho de Castro
 

Secretaria: 

 

E-mail: fageo-canan@ufpa.br
 

Localização: Conjunto Cidade Nova IV, WE-26, n° 02 - CEP: 67130-660 Ananindeua/PA

Coordenação do Programa: DANIEL ARAUJO SOMBRA SOARES

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso curso de Graduação.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.2.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2