Apresentação

No que diz respeito ao histórico do Curso de Licenciatura em Educação Física, da Faculdade de Educação Física (FEF) do Instituto de Ciências da Educação (ICED), cabe destacar que o mesmo completou dez anos de fundação em 2016, e tem sua origem vinculada ao processo de criação do Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus de Castanhal, ocorrido em 2000. Com efeito, foi o corpo docente do antigo Departamento de Educação Física (DEF) do Centro de Educação (CED), hoje Faculdade de Educação Física do Instituto de Ciência da Educação, que aceitou o desafio de criar o Curso naquele campus, a partir de uma demanda dos campi de Bragança, Santarém e Castanhal. Tal demanda seria atendida no formato intervalar. Após uma série de discussões, o Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão - CONSEPE aprovou, em 2000, a oferta do Curso de Licenciatura em Educação Física no modelo regular, apenas para o município mais próximo de Belém (Castanhal). Com isso, o corpo docente do DEF passou a compor o quadro do Curso do Campus de Castanhal, permanecendo assim até 2005. 

 

Após a conclusão das primeiras turmas do Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus de Castanhal, constatou-se que um número significativo de egressos morava no Município de Belém, e para esse retornava já na condição de professor (a) de Educação Física, deixando de cumprir com o objetivo inicial do Curso de Castanhal, qual seja, atender às demandas daquele Município e de Municípios vizinhos. Desse modo, percebeu-se a existência de uma demanda reprimida em Belém, já que naquele tempo histórico havia um único Curso de Licenciatura em Educação Física, oferecido pela Universidade do Estado do Pará. Justificava-se, portanto, a criação do Curso de Licenciatura em Educação Física em Belém, fato ocorrido em 2006.

 

Projeto Pedagógico em vigência

O Projeto Pedagógico foi aprovado pela Resolução n. 4.348, de 21 de novembro de 2012 (CONSEPE/UFPA). (link)

Nome do Curso: Educação Física - Licenciatura
Carga horária: 3.107 (três mil cento e sete horas)
Título conferido: Graduado em Educação Física (Licenciatura)
Turnos de funcionamento: Diurno (matutino e vespertino- alternando-os a cada ano)
Local de oferta: Cidade Universitária José da Silveira Netto
Duração: mínimo de 8 semestres e máximo de 12 semestres.
Períodos letivos: segundo e quarto (extensivos).

 

Para obter mais informações sobre o Curso, acesse o site da Faculdade: https://www.fefbelem.ufpa.br/ 

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Educador Físico Área de Conhecimento CNPQ: Ciências da Saúde Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso curso de Graduação.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.2.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2