Objetivo do Curso
O objetivo do curso é formar profissionais interculturalmente competentes para exercer a docência nos Ensinos Fundamental e Médio, em instituições públicas e privadas e outras situações de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
Preparando-os para atuar na escola, inserindo-se nos processos de mudança que atravessam a nossa sociedade, bem como contribuir para que sejam interculturalmente competentes, capazes de lidar crítica e objetivamente com a linguagem humana a partir das suas variedades orais e escritas, de forma a realizar estudos linguísticos e literários fundamentados na percepção da língua e literatura como práticas sociais e veículos de ideologias a serem desveladas de forma crítica, tendo o papel fundamental do professor de língua inglesa no processo de construção da cidadania e que possam também trabalhar com as diversas semioses possíveis, inclusive as advindas das novas tecnologias da informação, que invariavelmente se instauram no processo de interação social. Além de torná-los conscientes de sua inserção na sociedade e da construção das relações de troca que estabelecem com os outros, formando-os com base no pressuposto de que a formação só é possível se a mesma estiver assentada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Perfil do Egresso
O perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa contempla um profissional fluente no idioma, competente no uso do mesmo para fins comunicativos; capaz de descrever o idioma em seus aspectos fonéticos, morfossintáticos e semânticos, aplicando-os no ensino da língua inglesa; competência em didática no que tange ao ensino do idioma com fins comunicativos e conhecimento básico sobre os aspectos da tradução, da literatura anglófona e do uso de recursos tecnológicos em aulas de língua inglesa.
O licenciado em Língua Inglesa, além de ser identificado pelo domínio desta língua, sua estrutura e funcionamento, literaturas, culturas e suas relações com as diversas áreas, poderá atuar não só como professor da educação básica em seus diversos níveis e modalidades, mas também, graças à sua formação teórico-prática, como professor em cursos livres, colaborador e/ou elaborador de materiais didáticos da área, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros; não excluindo a possibilidade de atuação em campos como: tradução, interpretação, revisão de textos bilíngues, assessoria em empresas públicas ou privadas e assessorias culturais e turísticas.
O profissional formado a partir dessa proposta de Curso deverá utilizar as diferentes fontes de conhecimentos e observar, analisar e criticar a realidade que o circunda, formulando problemas, levantando hipóteses e apontando soluções viáveis para as dificuldades do cotidiano. Para tanto, correlacionará teoria e prática empregando em seu exercício de docência métodos que utilizem os conteúdos disciplinares como realidades em construção, permeados de valores e atitudes coerentes, éticas e científicas, que possibilitem a criação de uma sociedade democrática, atentando para as práticas de inclusão social voltadas para a educação especial, na qual ele passa ser um agente formador de opiniões e um cidadão consciente de seu dever, bem como de seus direitos sociais e profissionais.
Nessa perspectiva, pretende-se que o licenciado em Letras Língua Inglesa seja um profissional que compreenda educação como um processo totalizante e relacional, inserido em um contexto histórico-social, cujas atividades primem pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico. (MEC, Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos, 2010).
Projeto Pedagógico do Curso (link)
Regimento do Curso (link)
Regimento do Estágio (link)
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