O curso Formação de professores em Educação e Interculturalidade na Amazônia é a primeira edição do curso de Especialização direcionado a egressos advindos dos cursos de graduação (Licenciatura e Bacharelado) reconhecidos pelo Ministério da Educação. O curso faz parte de metas e estratégias da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, da Universidade Federal do Pará de se constituir uma política de Pós-Graduação relacionada ao desenvolvimento territorial da região, fortalecer o processo reflexivo das práticas socioculturais, educativas e interculturais da região amazônica paraense.
O Curso delineia Linhas de Pesquisa que abarcam a Educação intercultural de um modo geral e a formação de professores e agentes sociais interculturais, margeadas pelos saberes e as práticas socioculturais, educativas e interculturais na Amazônia. Objetiva assim, contribuir para a especificidade da educação intercultural que se desenvolve na Amazônia paraense, considerando ao mesmo tempo as práticas educativas formais quanto as não formais, nos ambientes escolares e não-escolares.
A presente proposta de curso possui estrutura curricular e carga horária obrigatória, de acordo com a Resolução Nº 4.065 CONSEP 08/10/10 e está construída a partir de quatro áreas ou eixos de conhecimentos:
a) Políticas Públicas de Educação e Interculturalidade nos Territórios Amazônicos;
b) Memórias, Linguagens e Relações na Diversidade Amazônica;
c) Sujeitos e Práticas Socioculturais e Educativas na Amazônia Paraense;
d) Pesquisa Educacional e Interculturalidade.
Estes eixos são alicerçados por componentes curriculares, disciplinas, aqui nominados de tópicos temáticos.
Assim, a Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança/UFPA pela experiência acumulada há mais de três décadas e pela importância histórica para a região nordeste paraense, na formação de docentes, gestores escolares e coordenadores pedagógicos para a educação básica no campo e na cidade foco esforços no campo da educação e interculturalidade por entender que esta demanda é proeminente nessa região amazônica paraense. Certamente, os profissionais egressos dos cursos de graduação desta região atendem uma população diversa: urbana, campesina, costeira, ribeirinha, quilombola, indígena, dentre outras e, que necessita de formação especializada para que esses povos sejam entendidos e compreendidos a partir de seus ambientes, de suas relações geracionais e de suas práticas produtivas. Assim, a presente proposta aloca alguns objetivos e elementos a serem firmados:
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