Apresentação

            O curso Formação de professores em Educação e Interculturalidade na Amazônia é a primeira edição do curso de Especialização direcionado a egressos advindos dos cursos de graduação (Licenciatura e Bacharelado) reconhecidos pelo Ministério da Educação. O curso faz parte de metas e estratégias da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, da Universidade Federal do Pará de se constituir uma política de Pós-Graduação relacionada ao desenvolvimento territorial da região, fortalecer o processo reflexivo das práticas socioculturais, educativas e interculturais da região amazônica paraense.

O Curso delineia Linhas de Pesquisa que abarcam a Educação intercultural de um modo geral e a formação de professores e agentes sociais interculturais, margeadas pelos saberes e as práticas socioculturais, educativas e interculturais na Amazônia. Objetiva assim, contribuir para a especificidade da educação intercultural que se desenvolve na Amazônia paraense, considerando ao mesmo tempo as práticas educativas formais quanto as não formais, nos ambientes escolares e não-escolares.

A presente proposta de curso possui estrutura curricular e carga horária obrigatória, de acordo com a Resolução Nº 4.065 CONSEP 08/10/10 e está construída a partir de quatro áreas ou eixos de conhecimentos:

a) Políticas Públicas de Educação e Interculturalidade nos Territórios Amazônicos;

b) Memórias, Linguagens e Relações na Diversidade Amazônica;

c) Sujeitos e Práticas Socioculturais e Educativas na Amazônia Paraense;

d) Pesquisa Educacional e Interculturalidade.

Estes eixos são alicerçados por componentes curriculares, disciplinas, aqui nominados de tópicos temáticos. 

Assim, a Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança/UFPA pela experiência acumulada há mais de três décadas e pela importância histórica para a região nordeste paraense, na formação de docentes, gestores escolares e coordenadores pedagógicos para a educação básica no campo e na cidade foco esforços no campo da educação e interculturalidade por entender que esta demanda é proeminente nessa região amazônica paraense. Certamente, os profissionais egressos dos cursos de graduação desta região atendem uma população diversa: urbana, campesina, costeira, ribeirinha, quilombola, indígena, dentre outras e, que necessita de formação especializada para que esses povos sejam entendidos e compreendidos a partir de seus ambientes, de suas relações geracionais e de suas práticas produtivas. Assim, a presente proposta aloca alguns objetivos e elementos a serem firmados:

  • Contribuir para melhorar a qualidade da educação básica nos territórios amazônicos, especialmente educação básica escolar voltada para povos e comunidades tradicionais;
  • Qualificar profissionais para atuarem nos espaços educativos formais e não formais na concepção de educação intercultural;
  • Assegurar a formação do profissional de educação intercultural articulada ao contexto e práticas socioeducativas e as questões sociais, políticas, econômicas do território amazônico, com ênfase na região do nordeste paraense;
  • Fortalecer a articulação do Ensino de Graduação e Pós-Graduação com as iniciativas já existentes de projetos de base interdisciplinar;
  • Ampliar a produção intelectual com participação em eventos, organização de seminários, simpósios, fóruns e encontros, assim como publicações em e revistas nacionais e internacionais. 
Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Período do Curso: 01/07/2018 à 31/07/2019 Modalidade de Curso: Presencial
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