Apresentação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Curso de Especialização em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Softwares tem como ponto de partida a experiência acumulada na realização de tarefas de ensino, pesquisa e extensão, as quais são desenvolvidas pelos integrantes da Faculdade de Sistemas de Informação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Este curso visa atender uma demanda crescente de profissionais egressos de cursos ofertados pela UFPA e outras Universidades localizadas na região Tocantina.

OBJETIVO GERAL: Qualificar profissionais de nível superior, das áreas de ciências exatas e da terra, por exemplo: sistemas de informação, matemática, física, estatística, entre outros, para atuarem na área de projeto, análise e desenvolvimento de sistemas e aplicativos computacionais, capacitando estes para trabalhar em atividades profissionais, consultorias, ensino, pesquisa e extensão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Contribuir para a difusão de tecnologias junto à comunidade profissional regional;

 Propiciar uma oportunidade de capacitação e atualização para profissionais nas áreas de exatas e tecnológicas;

 Fomentar a pesquisa e desenvolvimento de artigos baseados em projetos de monografia voltados ao projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais;

 Promover a UFPA Campus Cametá como centro difusor de tecnologia da informação junto à comunidade acadêmica e profissional da região nordeste do Pará.

Ao especialista em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Sistemas Computacionais corresponde o conhecimento do desenvolvimento tecnológico na área da Computação Aplicada, com o uso de modernas tecnologias de informação e ênfase na gestão e no desenvolvimento de sistemas de informação em organizações públicas e/ou privadas. Concomitantemente à aquisição de conhecimentos profissionalizantes sólidos, deve ser desenvolvida, através da formação de atitude e treino de desempenho, uma postura de pesquisador.

Dentre ações e proposições estabelecidas para o alcance de seus objetivos institucionais, a UFPA busca construir um modelo de ensino sintonizado com a produção/socialização do conhecimento com compromisso ético e social.

O currículo do Curso de Especialização em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Softwares assenta-se no pressuposto de que define a identidade do Curso, enquanto área de conhecimento é de que a atuação em Sistemas Computacionais exige uma ação profissional fundamentada no conhecimento teórico-prático aprofundado da aplicação das soluções oferecidas pela tecnologia da informação aos problemas existentes nas unidades de uma organização. Assim, os discentes das áreas exatas devem dispor de uma sólida formação conceitual (conhecimento explícito) aliada a uma capacidade de aplicação destes conhecimentos científicos em sua área de atuação (conhecimento tácito). Espera-se que ao longo de sua formação, o egresso adquira competências que englobem autonomia, responsabilidade na tomada de decisões, respeito, conhecimento dos benefícios que os projetos e sistemas computacionais podem trazer para a sociedade, considerando a ética no seu desempenho profissional.

O curso visa atender a uma expressiva demanda da cidade e de outros municípios que compreendem a nordeste do Estado, de profissionais formados nas áreas da computação, matemática, ciências naturais e áreas afins. Além de Instituições como prefeituras municipais, empresas como Bit Control, DataLink, BitNet, entre outras, que reiteradamente solicitam cursos e profissionais nesta área. Estas instituições já desenvolvem atividades de parcerias como a realização de estágios para alunos dos cursos de graduação.

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Período do Curso: 29/05/2017 à 30/11/2018 Modalidade de Curso: Presencial
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1