Apresentação

HISTÓRICO DO CURSO:

Os primeiros cursos para a formação de professores de História no Brasil foram criados em 1934 por meio das FFCL, num momento histórico de transição política, econômica e social pelo projeto reformista do governo de Getúlio Vargas e somente duas décadas depois é que este curso foi criado no Pará.

O curso de História da Universidade Federal do Pará tem suas origens na extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) que iniciou suas atividades em 1955, com a autorização para funcionamento de seus seis primeiros cursos. Efetivamente, somente quatro desses cursos passaram a funcionar e, entre eles, estava o então curso unificado de História e Geografia.

Três anos após a criação da FFCL em nosso Estado, foi implantada a Universidade do Pará, por meio da Lei Federal nº 3191 de 02 de maio de 1957, assinada pelo presidente Juscelino Kubitschek, após cinco anos de tramitação do projeto original do deputado paraense Epílogo de Campos.

A universidade inaugurada incorporou sete faculdades existentes no Pará, entre elas a FFCL que passou a denominar-se Faculdade de Filosofia, e manteve o curso de História, que ainda congregava tanto os conhecimentos históricos quanto geográficos. Somente no ano de 1961 ocorreu o desmembramento para dois cursos distintos.

Em Bragança já houve quatro turmas de História, todas ofertadas de forma intervalar (intensivo) nos anos de 1987, 1990, 1997 e 2004. O ano de 2009 apresenta outro marco para o Campus de Bragança com a implantação do curso de História regular (extensivo), que amplia a formação de professores desta disciplina para atuar na região e minimizar a grande demanda destes profissionais, o que contribuirá significativamente para a produção historiográfica em nosso Estado.

O Curso de História da UFPA completou 50 anos em 2004, representando um momento muito significativo que o legitima com um grande acúmulo de conhecimento histórico produzido sobre a região, o que evidencia uma vasta experiência na condução de novas ações no campo historiográfico e na formação de professores de História.

 

OBJETIVOS DO CURSO:

O curso de História deverá possibilitar o desenvolvimento de um conjunto de habilidades necessárias à Licenciatura em História, através da mobilização e reflexão do saber histórico e os usos destes na formação do cidadão. A compreensão da prática de ensino e trabalho em História se orienta também pelo exercício recorrente das formas de operar neste campo do conhecimento. Com efeito, ao discutir a epistemologia e a metodologia em História, busca-se compreender o movimento e a ação do homem no tempo.

 

Perfil do Profissional a ser formado:

O graduado do Curso de História da UFPA em Bragança deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de professor-pesquisador em todas as suas dimensões, o que pressupõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão nos âmbitos acadêmico e escolar. Neste sentido, o curso forma o profissional de História fundamentando-se no exercício da pesquisa e em sua capacidade de produzir conhecimento, tanto no ambiente escolar quanto nos demais espaços onde o exercício profissional assim o exija.

 

PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO

A orientação do curso tem como pressuposto a indissociabilidade entre o Ensino, com ênfase à Formação Docente, a Pesquisa e a Extensão, entendendo-se que esses aspectos só adquirem significado na medida em que não se desvinculam das experiências e problemáticas presentes no tecido social. Com isso, o graduando ganha o sentido das relações de força entre seus estudos e o andamento de suas atividades profissionais, pois se espera capacitado a construir, aprender, questionar e refletir sobre o conhecimento histórico já produzido e em produção.

 

DURAÇÃO DO CURSO:

A duração do Curso de Licenciatura em História é de 4 anos para o regime extensivo vespertino e regime intensivo e de 4 anos e meio para o regime extensivo noturno, garantindo a modalidade da formação do profissional em História, com uma carga horária de 2.903 horas. O tempo máximo de duração do curso é de 6 a 6 anos e meio.

 

CARACTERÍSTICAS DO CURSO:

Curso: História (Licenciatura).

Local de funcionamento: Campus Universitário de Bragança.

Forma de ingresso: processo seletivo anual.

Número de vagas: 40 (quarenta).

Turno de funcionamento: vespertino, noturno (extensivo) e integral (intensivo).

Modalidade de oferta: presencial.

Título Conferido: Licenciado em História.

Regime acadêmico de matrícula: seriado.

Número de disciplinas obrigatórias: 37.

 

Avaliações externas: os discentes do Curso de História de Bragança serão avaliados pelo Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE), que, atualmente, é o principal instrumento do Ministério da Educação para avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em funcionamento no país. Esta avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), conforme o disposto na Lei nº 10.861/2004.

 

PRODUÇÃO: Faculdade de História – UFPA Bragança

Coordenação do Programa: DARIO BENEDITO RODRIGUES NONATO DA SILVA

Telefone/Ramal: 91) 34251593/212

E-mail: fahist@ufpa.br

Título do Profissional: Licenciado em História Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso curso de Graduação.
  • 30/11/2023 - 05/12/2023 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 02/01/2024 · Início do período letivo 2024.1.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1