Apresentação

 

A Oceanografia é a ciência que investiga os oceanos e ambientes transicionais, como mares, rios, estuários e lagunas, a partir de uma visão integrada dos aspectos físicos, químicos, biológicos geológicos e sociais. O Oceanógrafo realiza avaliação e monitoramento ambiental, através da Coleta e interpretação de informações bióticas e abióticas dos ambientes aquáticos. Atua na investigação dos processos marinhos e costeiros com foco no uso e exploração racional de recursos renováveis e não renováveis. Desenvolve novas tecnologias para utilização dos recursos marinhos atendendo as demandas dos objetivos do desenvolvimento sustentável, como geração de energia a partir das ondas e marés, manejo do pescado e mitigação da poluição marinha. E também atua de forma empreendedora na identificação e resolução de problemas decorrentes das atividades humanas sobre o ecossistema.

 

Área de atuação

A “Década da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável” na Agenda 2021-2030 da ONU ampliou a atuação do oceanógrafo no cenário internacional principalmente na promoção a preservação dos oceanos e na gestão dos recursos naturais das zonas costeiras.  O panorama atual, por exemplo, destaca a área de Oceanografia como essencial ao planejamento, instalação, execução e monitoramento de atividades de exploração de recursos naturais, especialmente para evitar riscos diretos ou indiretos aos ambientes aquáticos. Assim, a atuação do oceanógrafo pode ocorrer em centros de investigação estatais como universidades, órgãos federais, estaduais e municipais vinculados a temática ambiental, principalmente de controle ambiental. A atuação na iniciativa privada ocorre em empresas de consultoria socioambiental, de aquicultura e pesca, de engenharia oceânica, análises ambientais e de observações e previsões. Mais recentemente, a atuação do oceanógrafo vêm crescendo no terceiro setor, que inclui organizações  não-governamentais, com oportunidades ligadas a projetos de conservação e proteção da biodiversidade marinha.

 

O curso

Somos multidisciplinar e isso significa que estudamos muito cálculo, química, física, além da geologia e biologia. E para entender os oceanos e toda sua complexidade, temos disciplinas como poluição marinha, direito do mar, geoquímica marinha e ecologia aquática. No fim do curso, navegar é preciso, por isso, ter noção de meteorologia e cartografia e entender a interação oceano-atmosfera é fundamental!  Tudo isso para atender e solucionar as demandas sociais e ambientais através do gerenciamento costeiro.

 

Onde estamos

O curso de Oceanografia da UFPA está sediado na Faculdade de Oceanografia no campus Básico, na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, e integra o Instituto de Geociências. Essa região está situada às proximidades das águas do Atlântico Tropical (a nordeste)  e das águas fluviais de importantes regiões hidrográficas como a Amazônica (a oeste) e Tocantins-Araguaia (ao sul). Além disso, a zona costeira amazônica faz parte do segundo maior cinturão de manguezais do mundo e tem sua economia baseada no extrativismo de recursos vivos e não vivos, na agricultura, na pecuária, na indústria e no turismo. Portanto, diversos setores da economia local, especialmente aqueles em zona costeira, são os primeiros beneficiados pelo conhecimento interdisciplinar do profissional oceanógrafo egresso da UFPA. Sua formação, além de estar em consonância com a Lei 11.760, que dispõe sobre suas capacidades e habilidades, está baseada em um programa acadêmico que considera o conhecimento integrado sobre os ambientes costeiros, particularmente da Amazônia, a dinâmica dos oceanos, dos recursos naturais vivos e minerais, e de sua utilização sustentável.

Coordenação do Programa: SURY DE MOURA MONTEIRO

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Oceanógrafo Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso curso de Graduação.
  • 23/01/2021 - 31/01/2021 · Matrícula para o período 2021.1.
  • 01/03/2021 · Início do período letivo 2021.1.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91) 3201-7288/7808/7802/7391/7800/2061 | Copyright © 2006-2021 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1