Apresentação

A Faculdade de Engenharia de COmputação e Telecomunicações (FCT) faz parte do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), sendo responsável pela oferta regular dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Telecomunicações. 


O Curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Centro Tecnológico (CT), foi criado em 2000, com início de atividades em 2001, tem como objetivo formar recursos humanos em Engenharia de Computação na Região Amazônica. No contexto da Universidade Federal do Pará o Curso de Engenharia de Computação formará um engenheiro de concepção, capacitando-o para atuar tanto no mercado de aplicações, como prosseguir em estudos mais avançados, envolvendo atividades de pesquisa e de desenvolvimento, mais especificamente em Sistemas de Telecomunicações e em Automação de Processos. O objetivo do curso de Engenharia de Computação é prover uma formação que capacite o profissional para a solução de problemas do mundo real, por meio da construção de modelos computacionais e de sua implementação.


O curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações, criado em 2012, é uma decorrência natural do processo de crescimento do Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA. Este curso surge como uma iniciativa da Faculdade de Engenharia da Computação (ENGCOMP), em concordância com a área de concentração de Telecomunicações do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE). O curso de Engenharia de Telecomunicações se beneficiará do know-how acumulado na área nos cursos de Engenharia da Computação e de Engenharia Elétrica do ITEC. E espera-se também que o novo curso fortaleça a área de telecomunicações desses dois cursos, reforçando a ênfase em telecomunicações que ambos possuem.

Coordenação do Programa: ILAN SOUSA CORREA

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Bacharel em Engenharia da Computação Área de Conhecimento CNPQ: Engenharias Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso curso de Graduação.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.2.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2