Notícias > NOTA DE PESAR

Universidade Federal do Pará

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Faculdade de Ciências Sociais

 

NOTA DE PESAR

 

A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará vem, por meio da presente nota, expressar seu imenso pesar pelas perdas de nossos alunos, colegas de trabalho, servidores e seus familiares decorrentes da pandemia da Covid-19 que atinge o país. Diante do anúncio de nosso retorno às aulas por meio do Ensino Remoto Emergencial, achamos importante não esquecer daqueles que, infelizmente, foram vítimas dessa doença.

Nos encontramos tristes e consternados, convivendo esses 200 dias de quarentena com as notícias de pesar. É forçoso desnaturalizarmos a ocorrência de mortes que certamente poderiam ter sido evitadas não fosse a deliberada negligência de autoridades em diversos níveis de governo. A gestão desastrosa da política de saúde do país levada a cabo pelo governo federal já matou mais de 130 mil e infectou mais de quatro milhões de cidadãos brasileiros e cidadãs brasileiras, levando-nos a um cenário catastrófico no campo da saúde pública. As desigualdades sociais já existentes se transformaram em números crescentes, atingindo impiedosamente aos mais desprotegidos.

Compartilhamos da dor de cada família, amigo, colega, conhecido ou figura proeminente que admirávamos e que tiveram suas vidas ceifadas pelo vírus. Foram pais, mães, filhos, filhas, irmãos e irmãs, avós, alunos e alunas e colegas discentes que se foram, muitas vezes, cedo demais. Ficaram as lembranças e a indignação em nossos corações. Restaram também a força para lutar e a confiança em nossos saberes/fazeres diversos para construirmos alternativas de vida, dentro e fora da sala de aula. É o que as Ciências Sociais vêm nos ensinando. Essas pessoas não podem ser esquecidas, tornando-se números nas estatísticas oficiais.

A Faculdade de Ciências Sociais se solidariza com todos aqueles tocados pela tragédia sanitária que pertencem à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará e, extensivamente, a toda sociedade brasileira. Esperamos que possamos emergir do luto coletivo com o aprendizado de que a valorização da vida humana deve estar no centro das preocupações de um país que se pretenda mais justo e igualitário.

Temos o compromisso ético de assumir, com muita seriedade, o papel de agentes disseminadores de ações e políticas que reformulem as pautas organizacionais, institucionais e de prioridades da nossa sociedade. Colocamo-nos, respeitosa e solidariamente, à disposição de nossos concidadãos para construirmos a esperança em dias melhores, certos de que esse é o papel da Universidade pública, inclusiva, gratuita e de qualidade.  

 

Belém, 17  de  Setembro de 2020


Notícia cadastrada em 17/09/2020 17:34  
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2