UFPA disponibiliza materiais sobre diversidade e inclusão
Temáticas da diversidade e da inclusão na educação superior estão presentes em diferentes setores, projetos, normativas, eventos, atividades de ensino, pesquisa, extensão, ações, discussões e reflexões da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A UFPA, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), organizou um repositório com materiais que tratam das temáticas das relações étnico-raciais, educação inclusiva, diversidade sexual, questões de gênero, cosmovisões, relações culturais, dentre outros temas correlatos.
O objetivo do repositório é possibilitar que a comunidade acadêmica tenha acesso rápido aos materiais produzidos, que reiteram o compromisso da UFPA com o respeito mútuo, a aceitação da diferença e a construção de uma sociedade com justiça social.
Os materiais disponibilizados pela Assessoria de Diversidade e Inclusão social (ADIS) da UFPA buscam defender direitos e combater todas as formas de preconceitos e discriminação.
O “Manual de Comunicação LGBTI+”, por exemplo, objetiva diminuir preconceitos e estigmas praticados contra população LGBTI+, que estão presentes em processos comunicativos. Já o “Manual de Atenção Psicossocial aos Povos Indígenas” é um documento orientador sobre acolhimento e atenção psicossocial diferenciada às populações indígenas.
Outros materiais disponíveis no repositório são os livretos “Turma do Beira que foram produzidos pelos projetos da UFPA “Contracatografias”, coordenado pela professora Ana Cláudia Duarte Cardoso, e “IQ Conhecimento e Resistência”, coordenado pelas professoras Socorro Amoras e Solange Maria Gayoso da Costa, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os livretos colaboram para superação do racismo e para o aumento da consciência socioambiental nas cidades amazônicas.
Também é possível encontrar no repositório, Guias e Cartilhas Pedagógicas que tratam sobre inclusão e acessibilidade. O material foi disponibilizado pela Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess), subunidade da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), com o objetivo de diminuir barreiras atitudinais, didático-pedagógicas, informacionais e metodológicas com estudantes com deficiência (visual, auditivo, físico, TEA) e neurodiversos (Transtorno Específico de Aprendizagem, TOD e TDA/H) no Ensino Superior.
Todos os materiais disponíveis no repositório tratam da valorização da diversidade, da importância de ambientes inclusivos, da necessidade de uma formação acadêmica antirracista e cidadã como caminho para erradicação de todas as formas de intolerância, de discriminação e de violação dos direitos humanos.
Serviço:
Link do repositório:
https://drive.google.com/drive/folders/1NgxQbK5BBqbr4lqeAkQtA4ad_xxElllk?usp=drive_link