Universidade Federal do Pará Belém, 31 de Outubro de 2026

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: ORIENTAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR E ADEQUAÇÃO NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS EM AMBULATÓRIO DE REFERÊNCIA EM PEDIATRIA E ESPECIALIDADES PEDIÁTRICAS NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ.
Ano: 2026 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado:
Área Principal: SAÚDE Grande Área: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: INSTITUTO DE CIENCIAS MEDICAS Unidade(s) e Sub-unidade(s) Envolvidas:
FACULDADE DE MEDICINA - FAMED/ICM / UFPA , FACULDADE DE NUTRICAO / UFPA
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: BELÉM - PA
Espaços de Realização: Centro de Atencao a Saude da Mulher e da Crianca (CASMUC/FAMED/ICM/UFPA)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Eixo Transversal 2026)
Url da Acão: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91796883


Resumo

A qualidade e a quantidade de alimentos consumidos pela criança são aspectos críticos e têm repercussões ao longo de toda a vida, associando-se ao perfil de saúde e nutrição, já que a infância é um dos estágios da vida biologicamente mais vulnerável às deficiências e aos distúrbios nutricionais.3 A introdução inadequada de alimentos à dieta, bem como a ingestão de alimentos considerados não saudáveis (industrializados e guloseimas por exemplo), podem resultar em consequências danosas para a saúde da criança, principalmente quando a oferta é realizada antes do completo desenvolvimento fisiológico.1 Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2013 já revelavam alta prevalência de comportamentos alimentares não saudáveis na infância.7 Sabe-se que os alimentos com alta concentração de açúcares e gorduras estão atrelados a hipertensão, obesidade e diabetes, fatores que demonstram a relevância da orientação adequada aos pais e/ou responsáveis com relação à alimentação do público pediátrico. Sendo assim, o presente projeto visa trabalhar essa temática abordando pacientes com uma equipe multidisciplinar (discentes da área da medicina e nutrição) por meio de palestras ilustrativas aos pais e/ou responsáveis acerca da importância da alimentação adequada. Além de reconhecer o padrão alimentar dessas crianças e adolescentes atendidos no CASMUC (Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), facilitando futuras ações de conscientização e produzindo estudos e pesquisas.



Membros da Equipe

  ALDAIR BAIA FARIAS
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  ALESSANDRA DOS SANTOS DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  KELLEN FREITAS SILVA DE ALMEIDA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  VANIA CLAUDIA DE SOUZA GUIMARAES BONUCCI
Categoria: DOCENTE
Função : INSTRUTOR / SUPERVISOR
  ANABELA MORAES NASSER
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2026 - UFPA - castanha-dk.castanha2 v3.14.25.349