Universidade Federal do Pará Belém, 01 de Novembro de 2026

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CAMPUS DE TUCURUÍ: UM ESPAÇO PARA ACOLHER, BRINCAR E APRENDER
Ano: 2026 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 300
Área Principal: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA Grande Área: Ciências Humanas
Unidade Proponente: CAMPUS UNIVERSITARIO DE TUCURUI Unidade(s) e Sub-unidade(s) Envolvidas:
CAMPUS UNIVERSITARIO DE TUCURUI / UFPA , FACULDADE DE ENGENHARIA ELETRICA - TUCURUI / UFPA , FACULDADE DE ENGENHARIA MECANICA - TUCURUI / UFPA , FACULDADE DE ENGENHARIA DA COMPUTACAO - TUCURUI / UFPA , FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL - TUCURUI / UFPA , FACULDADE DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL - TUCURUI / UFPA
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: TUCURUÍ - PA
TUCURUÍ - PA
TUCURUÍ - PA
Espaços de Realização: Auditório ACIT
Espaço Acolher
Escolas de Educação Infantil
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (PIBEX 2026)
Url da Acão: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91796528


Resumo

A Brinquedoteca Espaço Acolher é uma das estratégias do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias (PMME) para promover a equidade de gênero para discentes-mães no campus Tucuruí. Muitas universitárias enfrentam dificuldades para conciliar a maternidade com os estudos, o que compromete sua permanência acadêmica. Com a brinquedoteca, essas mães podem frequentar regularmente as aulas, participar ativamente das atividades acadêmicas e melhorar seus rendimentos escolares. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2023 nesta brinquedoteca do campus, que atualmente beneficia 23 mães e 32 crianças, um espaço lúdico e acolhedor, onde as crianças das discentes permanecem com a equipe de brinquedistas, socializando, brincando e aprendendo. O efeito tem impacto significativo na vida das alunas atendidas, permitindo que continuem seus estudos com maior tranquilidade. Os indicadores mostram que a frequência acadêmica e o desempenho universitário das mães discentes aumentaram desde a implementação do espaço, contribuindo para a redução da evasão e a melhoria do aproveitamento acadêmico. A articulação com o PMME existe para desenvolver ações de empoderamento das alunas e aumentar as ingressantes e concluintes nos cursos de engenharia. A proposta visa atuar nos eixos de acesso e permanência de mulheres na universidade, através de ações de conscientização e elaboração de materiais didáticos (apresentações, cartilhas, etc) em direitos da mulher e realização de eventos e ações formativas nas escolas, no campus e no conselho/associações de mulheres; do oferecimento de uma brinquedoteca para as crianças das mães do campus; e do acompanhamento das mães com indicadores de rendimentos acadêmicos, desempenho, coleta de feedbacks e frequência, e também de suas crianças com indicadores lúdicos.


Público Alvo

Crianças de alunas da graduação do campus Tucuruí



Membros da Equipe

  DERIVALDO MACHADO DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  KEILA SANTOS DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  TAMARA MACHADO DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  VIVIANE ALMEIDA DOS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  SIMONY SILVA NASCIMENTO POMPEU
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  JOAO BATISTA GONCALVES JUNIOR
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)

  ILDENE FREITAS DA SILVA MOTA
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Porta de entrada da brinquedoteca Espaço Acolher.

[Foto não Encotrada!]

Brinquedoteca na divulgação da ouvidoria.

[Foto não Encotrada!]

Oficina com as crianças na brinquedoteca.

[Foto não Encotrada!]

Contação de Histórias

[Foto não Encotrada!]

Dia de limpeza da brinquedoteca.

[Foto não Encotrada!]

Dia de comemoração do dia das crianças.

[Foto não Encotrada!]

Premiação recebida como menção honrosa à brinquedoteca Espaço Acolher no evento internacional de brinquedotecas da ABBrI 2025.

[Foto não Encotrada!]

Apresentação da brinquedoteca para a comunidade acadêmica do campus.

[Foto não Encotrada!]

Apresentação da brinquedoteca nas escolas da região.

[Foto não Encotrada!]

Exposição itinerante da brinquedoteca.

[Foto não Encotrada!]

Exposição itinerante da brinquedoteca.

[Foto não Encotrada!]

Roda de conversa do Dia dos Pais.

[Foto não Encotrada!]

Aniversário de 1 ano da brinquedoteca.

[Foto não Encotrada!]

1 ano de brinquedoteca

[Foto não Encotrada!]

Aniversário de 2 anos da brinquedoteca.

[Foto não Encotrada!]

Visita do reitor Prof. Gilmar à brinquedoteca.

[Foto não Encotrada!]

Exposição nas escolas.

[Foto não Encotrada!]

Formatura de uma aluna-mãe beneficiada pela brinquedoteca.

[Foto não Encotrada!]

Plantão de Dúvidas e Apresentação da UFPA/Campus Tucuruí nas escolas na época do ENEM, com destaque para a aluna grávida do campus.

[Foto não Encotrada!]

Visitação de alunas do ensino médio aos ambientes do campus, incluindo a brinquedoteca.



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2026 - UFPA - buruti-dk.buruti v3.14.25.349